Quati: Veja tipos, fotos e mais sobre esse animal exótico!

Quati: Veja tipos, fotos e mais sobre esse animal exótico!

Você já se encantou com a beleza de um quati? Então está na hora de conhecer a fundo fatos incríveis sobre este mamífero!


Conheça o quati!

Quati andando sobre corda

O quati é um belíssimo mamífero do gênero Nasua capaz de atrair admiração de pessoas por todo o mundo que admiram a feição amável e característica do animal. Além de chamarem muita atenção quando vistos em zoológicos, os quatis, naturalmente encontrados em regiões de matas densas, são fisicamente bem parecidos com guaxinins, mas detêm uma série de particularidades.

O nariz pontiagudo detentor de um focinho poderoso e certeiro, a cauda comprida e garras longas e afiadas são apenas alguns dos inúmeros atributos dos quatis. Neste artigo você conhecerá as principais características físicas e comportamentais dos quatis, seus hábitos alimentares, os diferentes tipos desses animais e, inclusive, curiosidades. Vamos lá?

Características do quati

Dois quatis em cima da árvore

Animais silvestres são aqueles que originalmente vivem na natureza e que não têm (ou que não deveriam ter) contato com seres humanos. Os quatis, caracterizados como silvestres, possuem particularidades que vão muito além das conhecidas pelo senso comum. Por isso, a seguir você conhecerá aspectos técnicos e fundamentais para conhecer a fundo esses animais. Vamos lá!

Ficha técnica

Dentre o gênero dos quatis, Nasua, há três espécies conhecidas: Nasua nasua, Nasua narica e Nasua nelsoni. De modo geral, eles possuem entre 110 e 130 cm de comprimento, de modo que metade do tamanho corporal é relativo à cauda, geralmente bastante extensa. Ademais, os quatis podem pesar até 11 kg, mas a média de peso costuma ser menor, por volta de 4 kg.

Os quatis possuem o focinho fino, alongado e preto e manchas esbranquiçadas no rosto e ao redor dos olhos. Quanto à pelagem, sua coloração varia de amarelo a marrom escuro no dorso, de modo que o ventre do animal é mais claro. Suas orelhas são pequenas e arredondadas e o rosto é triangular.

Hábitos

Os hábitos do quati são predominantemente diurnos, de modo que esse mamífero costuma subir até as copas das árvores para descansar e se recolher à noite, já que é um excelente escalador e usa sua cauda como fator de estabilidade no alto dos galhos. O animal é bastante sociável, principalmente a quati fêmea, e costuma viver em bandos que podem chegar a ter mais de 25 indivíduos.

Ademais, os integrantes do bando costumam se comunicar entre si emitindo sons de alerta quando são ameaçados. Os machos preferem viver sozinhos, juntando-se às fêmeas em épocas de acasalamento.

Local de origem e distribuição

A maioria dos quatis é originária da América do Sul, local com foco de florestas tropicais. Eles habitam principalmente o sul da Colômbia e do Paraguai e estão presentes, também, no norte da Argentina. Quanto ao Brasil, é possível encontrá-los em quase todo o território, exceto no Rio Grande do Sul, devido às temperaturas mais amenas.

Os quatis também podem ser encontrados na América do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos. Eles preferem o sul do país, onde há predominância de áreas arborizadas, embora existam alguns bandos em áreas desérticas, no Arizona.

Vida familiar dos quatis

Quanto à vida familiar, os quatis costumam reservar determinado território para conviver entre si e cuidar dos filhotes. As fêmeas são mais ativas e permanecem na comunidade criando os mais jovens e buscando comida. Enquanto isso, os machos adultos tendem a ser mais solitários, não ajudam a cuidar dos filhotes e buscam somente alimentos suficientes para sobreviver.

Reprodução

A reprodução dos quatis costuma ser periódica, ocorrendo entre janeiro e março. Os machos juntam-se a grupos de fêmeas e mostram seus dentes e suas garras aos concorrentes. Quando encontram uma parceira, acasalam.

A gestação da fêmea dura aproximadamente dois meses e ela se afasta do restante do grupo durante esse período. São gerados de dois a sete filhotes, os quais voltam com a mãe ao bando após seis semanas de idade.

Alimentação do animal quati

Quati comendo melancia

Os quatis são animais onívoros por natureza, ou seja, não têm maiores problemas em ingerir comidas que pertencem a distintas classes alimentares. Inclusive, alimentos muito visados por eles são insetos, frutas, ovos e carnes. Confira a seguir:

Insetos

Insetos são alimentos com alto poder nutritivo, proteicos e ricos em sais minerais, como cálcio, zinco e ferro. Os quatis apreciam comê-los devido à facilidade de encontrá-los: seja no alto das árvores, entre os galhos ou mesmo no subsolo, esses animais utilizam o focinho comprido para revirar superfícies e para buscar pelos pequenos artrópodes.

Frutas

Geralmente, a grande facilidade e extensa disponibilidade na aquisição das frutas pelos quatis, que as buscam nas árvores ou no solo, faz com que elas se enquadrem na classe alimentar preferida dos quatis. Ademais, os benefícios das frutas são incontáveis, afinal, elas possuem vitaminas, sais minerais, antioxidantes, nutrientes e proteínas.

Esses mamíferos apreciam muito goiabas, figos, maçãs, laranjas e peras sem sementes, já que estas podem ser tóxicas a eles.

Ovos

Além de insetos e de frutas, os quatis também podem comer ovos, grande fonte de proteínas e nutrientes. No entanto, ainda que comam aqueles que são oriundos de galinhas, nem sempre tal ave está disponível para que o mamífero se alimente desse suprimento. Neste caso, para se alimentar, o quati pode roubar ovos de ninhos de pássaros na copa de árvores ou em galhos.

Carne

Por ser um animal onívoro, o quati também se alimenta de carne. Ele pode caçar alguns animais, como lagartos, cobras, aves e até pequenos mamíferos, por exemplo, ratos e esquilos. No geral, pelo fato de os quatis serem onívoros oportunistas, eles comem o alimento que está em maior disponibilidade. Caso haja tais animais em grande oferta, eles tenderão a se alimentar deles.

Tipos de quati

Há três espécies conhecidas de quatis pertencentes ao gênero Nasua: Nasua nasua, Nasua narica e Nasua nelsoni. O primeiro é conhecido por quati-de-cauda-anelada, o segundo, por quati-de-nariz-branco e o terceiro, por quati-de-cozumel. Vamos lá:

Quati-de-cauda-anelada

Quati de cauda anelada (nasua nasua)

O quati-de-cauda-anelada (Nasua nasua) é o quati mais conhecido e difundido dentre os três tipos. Ele costuma habitar áreas florestais dispersas por toda a América do Sul, nas quais ajuda bastante com a dispersão de sementes, já que quando vão comer os frutos das árvores, removem a polpa e jogam-nas no chão, as quais, futuramente, florescem.

Quati-de-nariz-branco

Quati de nariz branco (nasua narica)

Já o quati-de-nariz-branco (Nasua narica) é um quati que, como seu próprio nome indica, possui o nariz esbranquiçado, que além disso, também é comprido e achatado, fato que o diferencia dos demais do grupo. Além disso, ele é amplamente encontrado no Arizona, estado dos Estados Unidos, e no Panamá.

Quati-de-cozumel

Quati-de-cozumel

O quati-de-cozumel (Nasua nelsoni) é um quati endêmico do México nativo da Ilha de Cozumel. Não se sabe muito a respeito desses quatis e, inclusive, por muito tempo acreditou-se que eles fossem uma subespécie do quati dos Nasua narica. Ainda assim, é provável que estejam criticamente ameaçados de extinção.

Curiosidades sobre o quati

Quati olhando para cima

Além de conhecer os principais fatos a respeito dos quatis e do modo de vida desses mamíferos, há curiosidades fascinantes a respeito desses bichos. Por exemplo, você sabe qual a diferença entre quati e guaxinim? Confira isto e muito mais abaixo:

Diferença entre o quati e o guaxinim

Ainda que quatis e guaxinins sejam bastante parecidos, eles representam animais distintos. A maior diferença reside no porte desses bichos: os guaxinins costumam ser bem menores do que os quatis, podendo chegar a mais de 50 cm de diferença entre ambos. Outra diferença é quanto às mãos: a mão do guaxinim é pelada, fato que faz com que ele seja chamado de mão-pelada no Brasil.

Quati é perigoso?

O quati não é perigoso caso você não o deixe inseguro. Ou seja, se você não ameaçá-lo ou invadir seu território, ele não irá representar nenhum perigo para você! Ainda assim, vale ressaltar que os dentes dos quatis são bem afiados e que suas garras são cortantes e fortes. Por isso, ao ver um quati, não faça brincadeiras de mau gosto ou tente pegá-lo!

Importância ecológica do quati

É extremamente importante ajudar a preservar os quatis, visto que esses animais ajudam como dispersores de sementes nas florestas. Ao comerem as frutas das árvores, eles, muitas vezes, eliminam tais sementes nas fezes que, posteriormente, germinam no solo. Esse fato contribui bastante para a manutenção das árvores e ressalta a importância ecológica do quati.

Quatis nos zoológicos

Quatis são animais sinantrópicos, ou seja, apreciam viver próximo de comunidades humanas em troca de abrigo, alimentos e água. Por isso, há unidades de conservação e zoológicos que mantêm quatis em suas dependências para que eles tenham conforto e segurança no dia-a-dia. É possível, inclusive, encontrá-los no Zoológico de Brasília, no Distrito Federal.

Fatores que ameaçam os quatis

Ainda que haja vários tipos de quatis, existem fatores que configuram grandes ameaças para todos eles. Os principais são: a caça ilegal para retirar a pele do animal com fins comerciais e têxteis; a perda do habitat natural devido ao desmatamento e à invasão humana; e o tráfico de animais que os coleta para comerciálizá-los como bichos de estimação.

Por isso, para preservar esses mamíferos, é preciso ser consciente e saber respeitar o espaço vital deles.

Os quatis são fascinantes e devem ser preservados!

Quati na árvore

Os quatis são animais que, além de belos, são muito inteligentes, peculiares e chamam a atenção de todas as pessoas que o veem. Existem três espécies conhecidas e, dentre elas, a mais comum é a que representa os quatis-de-cauda-amarela. Os três tipos de quati, entretanto, apreciam viver em áreas de florestas densas e tropicais.

Aqui você pôde conhecer a fundo várias características dos quatis, por exemplo, onde vivem, o que comem, como se dá a reprodução, a vida familiar, dentre muitos outros fatos. Além disso, você entendeu que esses mamíferos não são equivalentes aos guaxinins e, também, que eles não representam perigo algum para quem não os ameace!

Autor deste artigo

Sempre me interessei muito pela escrita e, principalmente, por pets. Uni ambas as coisas e comecei a escrever me inspirando, primeiramente, em meus pets e, posteriormente, em outros.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.