Como cuidar de um coelho? Veja dicas de criação!

Como cuidar de um coelho? Veja dicas de criação!

Sabia que é muito fácil cuidar de um coelho? Confira neste tudo sobre como preparar um bom lar para seu pet, alimentá-lo e cuidar da sua saúde.


Como cuidar de um coelho?

Alguém segurando um filhote de coelho

Muitas famílias têm preferência em criar outros animais em casa além dos tradicionais cães e gatos. Nesse caso, os coelhos tornam-se uma excelente opção. Fofinhos e peludinhos, são animais adoráveis, trazendo muita alegria aos seus donos. São ágeis, comilões e muito exigentes na preparação de sua morada. Aqui você saberá como e quando interagir com seu coelho, aprendendo a dar a você e ao seu pet a oportunidade de terem um ótimo convívio.

Podem ser criados em gaiolas e em cercados, precisando de algumas horas por dia fora de suas casinhas para se exercitarem. Caso opte pela gaiola, certifique-se de que ela tenha tamanho adequado para suportar confortavelmente sua altura e os acessórios que compõem seu pequeno lar.

A seguir, descubra tudo o que você precisa saber para preparar, de forma ideal, o lar de seu coelhinho e descubra como cuidar muito bem dele!

Como cuidar de um coelho em diferentes fases?

Mulher brincando com dois mini coelhos

Os coelhos, assim como todos os animais, têm suas particularidades. A cada fase de vida, é necessário um tipo de cuidado. Se vai adotar ou comprar um coelho, certifique-se de que ele tenha mais de 8 semanas de idade, pois, a partir daí, os cuidados são mais fáceis. Descubra, a partir daqui, como cuidar de seu coelho em todas as fases de sua vida:

Como cuidar de um coelho filhote?

O ambiente deve ser limpo, acolhedor e caloroso para o filhote. A alimentação deve ser adequada, pois ele possui um sistema digestivo bastante sensível. Nas três primeiras semanas, ele deve se alimentar apenas do leite materno e, caso não seja possível, consulte um veterinário para saber como substituir o leite da mãe. De 3 a 4 semanas ele já pode comer alfafa misturada com água.

Como cuidar de um coelho adulto?

A partir de 12 semanas você já pode ministrar outros tipos de vegetais na alimentação do seu coelho. Faça essa transição de forma gradativa, dando apenas um tipo de vegetal por vez. Desta forma, sua flora intestinal vai assimilar mais fácil a mudança. Após 4 meses, sua alimentação fica mais simples, devendo ser ministradas porções de ração, feno e vegetais, além de água fresca.

Como criar um coelho idoso?

Os orelhudos vivem de 6 a 8 anos com boa saúde, mas alguns podem chegar aos 10 anos de idade! Algumas características podem te ajudar a identificar a velhice do seu coelho, como obesidade, excesso de sono, falta de higiene e cegueira. Nesses casos, você deve aumentar a atenção e o cuidado com seu bichinho.

Aumente a frequência das visitas ao veterinário e mantenha a atenção nos sinais que seu pet dá. Sempre mantenha a alimentação em ordem e evite qualquer situação que possa estressá-lo.

Como cuidar de uma fêmea de coelho grávida?

Após engravidar, a fêmea deve receber uma alimentação diferenciada e balanceada. Na preparação do ninho, deve ser usado tecido limpo e macio para os filhotes se aquecerem. Ademais, o macho deve ficar distante da fêmea quando ela estiver próxima do parto. As coelhas são excelentes mães e a atenção delas se volta mais para os filhotes do que para si mesmas.

Cuidando da ambientação e da gaiola do coelho

Coelho em sua gaiola

O ambiente em que o coelho vive deve ser muito limpo e bem preparado, já que ele é um animalzinho muito exigente, tanto na alimentação, quanto na sua casa. Sua morada deve ser preparada com materiais corretos, além de conter toda a infraestrutura para mantê-lo confortável. Veja, a seguir, dicas de como preparar bem esse ambiente.

A gaiola deve ser apropriada para o coelho

A gaiola deve ter capacidade de manter o coelho em pé sem que ele bata a cabeça no topo da gaiola. Deve acomodar bem o bichinho e todos os acessórios necessários como bebedouro, comedouro, banheiro e brinquedos. Mantenha o ambiente sempre limpo, pois são animais de saúde frágil e detestam sujeira.

Forre a gaiola com os materiais certos

A gaiola para coelhos deve ser forrada com materiais específicos, como feno, madeira ou papel reciclável. A madeira deve ser em forma de lascas finas encaracoladas, oriundas da operação das plainas de marcenaria. O papel deve ser cortados em tiras apropriadas para o ambiente.

Tais materiais servem para que o animal sinta-se confortável em seu habitat e podem, inclusive, ajudar a aquecê-lo nas noites mais frias.

Ponha o viveiro em um local seguro

Os coelhos podem ser criados tanto em gaiolas quanto em cercadinhos. Ambos devem ser preparados de forma adequada e devem conter todos os materiais necessários para o bem-estar do seu pet. Estes ambientes devem ficar em uma área fresca e ventilada, evitando lugares acima do solo, já que o coelho é naturalmente ágil e, por segurança, deve ficar sempre no chão.

Providencie uma caixa de areia para o coelho

Os coelhos são fáceis de educar e eles têm o hábito de defecar e urinar sempre no mesmo local. Para isso, coloque um pouco de feno e/ou um pouco das fezes do bichinho no local destinado para ser o banheiro dele. Isso vai ajudá-lo a reconhecer o lugar certo.

Ter um local específico para isso evita que a gaiola do animal exale cheiros desagradáveis, fato que pode, inclusive, causar aversão no bicho. Assim, com uma caixa de areia, odores desnecessários não ocorrem na gaiola do coelho.

Cuidando da saúde do animal

Veterinário examinando um coelho

Os cuidados e atenções com a saúde do seu pet já começam no ato da compra, escolher o criadouro certo é de suma importância para a qualidade da saúde do seu animal. Além disso, é importante lembrar que os coelhos são animais fisicamente frágeis, que precisam de atenção especial desde a preparação de seu lar até os cuidados com sua alimentação. Conheça os cuidados que você deve ter com a saúde de seu coelhinho:

Procure criadouros responsáveis e legalizados

Se for comprar um coelho, busque informações relacionadas ao criadouro. Veja se o local é legalizado e possui toda a documentação em dia para evitar futuras dores de cabeça. Procure locais em que os coelhos são bem criados. Não compre em qualquer pet shop. Muitos deles têm animais de criação em massa e isso pode prejudicar a saúde do animal.

Leve o animal ao veterinário

Como todo animal, às vezes os coelho necessitam cuidados médicos. Fazer check-ups é fundamental, posto que, assim, o veterinário avalia a saúde do animal de perto e pode medicá-lo ou receitá-lo suplementos vitamínicos de acordo com necessidades que só são reconhecidas através de um olhar profissional.

Ao visitar o médico veterinário, é importante levar a ele algumas informações sobre o modo de vida do bicho que não são conhecidas só pela aparência do pet. Por exemplo relatar qual é o aspecto das fezes e da urina é imprescindível para que sejam avaliadas de modo efetivo as condições de saúde do coelho.

Limpeza da gaiola

O ambiente deve ser limpo toda semana, e caso você tenha disponibilidade, todos os dias. Use vinagre branco e evite todo o tipo de produtos mais fortes, como detergente e desinfetante, por exemplo. Retire todo o material orgânico, inclusive resíduos de comida velha. Limpe e seque todos os recipientes e troque a forração se necessário.

Escove os pelos do seu pet

A limpeza do pelo do seu coelhinho deve ser feita diariamente. Escove seu pelo retirando os pelos mortos e qualquer tipo de material que esteja enrolado nele. Isso vai ajudá-lo a manter a gaiola mais limpa. O hábito de praticar a escovação com constância ajuda a remover a pelagem desnecessária e resíduos, como poeira, que ficaram aderidos aos fios do bicho. Ele ajuda, inclusive, a evitar problemas de pele no animal!

Cuidados com o físico dos coelhos

Coelho filhote saltando sobre a grama

Os coelhos podem ser criados em qualquer ambiente, mas temos que tomar algumas precauções. Devido à agilidade natural desses fofinhos, é sempre bom manter uma vida de exercícios contínuos para evitar o estresse e a depressão.

Mas como já dito antes, apesar dessa energia toda os coelhos são animais frágeis, então sempre tome cuidado ao manusear o seu pet. Além disso, cortar as unhas do pet é importante para incentivar sua mobilidade. Confira:

Tenha cuidado ao manusear o coelho

Nas primeiras vezes que pegar seu coelho no colo, certifique-se de que você esteja sentado no chão, para evitar qualquer tipo de queda, já que a coluna vertebral dos coelhos é frágil. Sendo assim, pegue-o sempre apoiando as patas dele na sua mão, colo ou peito. Evite de toda forma pegá-lo pelas orelhas, pois esse ato causa muita dor ao seu animal.

Permita que o animal se exercite

O coelho deve sair de sua gaiola pelo menos uma vez por dia e precisa de um tempo fora dela para se exercitar. É um animal muito ativo e brincalhão a sua maneira. É preciso que você reserve um tempo para brincar com ele para evitar o estresse e a depressão. Mantenha-o fora da gaiola por cerca de 6 a 8 horas por dia para que faça seus exercícios de forma natural.

Apare as unhas do coelho

Para que o animal possa correr e brincar sem se machucar, a cada quatro ou seis semanas suas unhas devem ser aparadas. O processo é parecido com o corte das unhas de um gato. Peça para alguém seu coelhinho, apertando de leve as ancas ou enrolando-o em uma toalha. Usando uma tesoura especial, faça o corte, uma unha por vez, e uma pata por vez, com muito cuidado para não atingir a área de vasos sanguíneos.

Como cuidar de um coelho: alimentação do pet

Cinco coelhos se alimentando

A alimentação do seu coelho deve ser feita de maneira cuidadosa respeitando as fases de sua vida. Quanto ao filhote recém nascido, a melhor opção é o leite materno, passando por alfafa misturada com água, antes de passar para os alimentos da fase adulta. Já adultos, os coelhos podem ser alimentados com outros vegetais e legumes. Veja tudo isso a seguir:

Forneça bastante feno para o animal

O feno é um dos principais alimentos para seu coelho, posto que auxilia no crescimento saudável e, devido à quantidade de fibras, ajuda na digestão. Ele deve ser mantido em abundância no viveiro de forma a propiciar uma boa alimentação. Mesmo que seja oferecido algum vegetal como um diferencial, é importante que o feno esteja sempre presente.

Dieta balanceada com proteínas e fibras

Além dos vegetais que já citamos antes, uma vez ou outra, você pode ministrar outros tipos de alimentos como, legumes e frutas para seu coelho. Se optar por legumes, ofereça cenoura ou abobrinha e, caso sejam frutas, opte por maçã, banana, ameixa e pera.

Proporcione vegetais para seu coelho

Sendo herbívoro o coelho, come apenas vegetais e semelhantes. Ademais, a ração e o feno são a base de sua alimentação e devem estar sempre à disposição do bichinho. Quanto ao grupo de vegetais, você pode oferecer ao animal opções como agrião, rúcula, folhas de beterraba, escarola, alface roxa e espinafre.

Coelho come ou não cenoura?

Pode comer sim, mas não é seu alimento principal. Essa lenda nasceu em 1934, quando o ator Clark Gable, em uma cena do filme "Aconteceu Naquela Noite", mastiga uma cenoura. O cartunista do Pernalonga, gostando da cena, colocou tal ato como sendo uma das características de seu personagem.

Portanto, você pode oferecer o alimento, mas não se surpreenda caso seu pet demonstre desinteresse e não queira comer cenouras.

Fofinhos e orelhudos

Coelho sentado

Aqui você pôde desmistificar algumas histórias sobre os coelhos como a maneira correta de carregá-lo e sua principal fonte de alimentação. Creio que, a partir de agora, você terá condições de participar ainda mais da vida de seu coelho, podendo aumentar de forma agradável o relacionamento entre você e seu amiguinho orelhudo. Lembre-se, também, que o animal gosta bastante de ficar no chão. Por isso, evite altura, tanto na hora de pegá-lo no colo quanto no local onde deixar a sua gaiola.

Aqui vimos, também, que as crianças não são boas companhias para seu coelho, portanto, evite que seu bichinho se estresse sem necessidade. No mais, viva bem com seu pequeno orelhudo e será possível compartilhar alegrias e bons momentos entre você, o dono, e ele, o mascote!

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.