O banho em filhote de cachorro
O momento do banho deve ser um dos mais gostosos entre o cão e o seu tutor. É o instante de criar laços de afeto, passar confiança e até mesmo brincar. No entanto, pode ser estressante para alguns donos de pets estreantes ou sem prática.
Este artigo traz tudo o que você precisa saber a respeito. Juntamos todas as informações necessárias para que esse momento delicado na criação do seu filhote se torne um agradável encontro entre você e seu filhote. Desde o ambiente e dia mais indicado. Além de um passo a passo e dicas imperdíveis. Confira!
Passo a passo de como dar banho no seu pet
O que deve ser feito primeiro: a limpeza dos ouvidos ou dos pelos do corpo? É preciso secá-lo ou ele o fará sozinho? Veja abaixo um passo a passo de como dar banho no filhote de cachorro.
■Molhe o cachorro todo
Primeiramente, é importante molhar todo o pelo do cachorro. Ele pode estar no chão do box do banheiro ou em uma banheira. Não se deve usar muita pressão na água para não assusta-lo. Nesse instante ele deverá ficar parado, pois os pelos molhados irão pesar um pouco. Não jogue água no focinho nem nos olhos e lembre-se que a água dever estar morna.
■Espalhe o shampoo no seu animal
Momento de passar o shampoo. Após higienizar os olhos com algodão ou lenços, coloque uma quantidade pequena nas mãos e espalhe com movimentos circulares por todo o pelo do filhote. Comece pelo pescoço e prossiga em direção à cauda de forma suave. O cão deve relaxar com o toque, como se recebesse uma massagem.
■Enxágue corretamente
Após esfregar o corpo, patas, barriga e cauda, retire toda a sujeira com o chuveirinho com água morna inclinado. Tenha sempre o cuidado para não acertar os olhos do cão. Retire o produto desde a nuca te o rabo e repita o processo quantas vezes for necessário para retirada de todo o produto.
É preciso paciência nessa etapa, pois restos do produto químico podem causar feridas na pele do cachorro.
■Não pule a etapa da secagem
Não se deve acreditar que o hábito do cachorro se sacudir secará totalmente os pelos. Após a lavagem, ainda no local do banho, inicie a secagem completa do filhote.
Com uma toalha macia, toque nos pelos devagar; primeiro no corpo e depois em cada pata. Com uma segunda toalha, levante entre os pelos para que não haja proliferação de fungos. Se desejar, use secador em potência baixa.
Como dar banho em filhote de cachorro com pulgas ou parasitas?
Caso o filhote esteja com pulgas ou carrapatos há cuidados que devem ser tomados diferentes dos normais para garantir a saúde do seu filhote. Fique atento a essas informações.
■Uso de produtos específicos para pulgas e parasitas.
Assim como há shampoos próprios para cachorros filhotes, há também para cachorros filhotes que estejam com problemas de pulgas e parasitas. Não se preocupe, isso é muito normal. Esses produtos podem ser encontrados em qualquer pet shop ou também na internet.
Se estiver em dúvida sobre qual comprar, você pode se informar com o veterinário de seu cachorro ou com os atendentes de qualquer loja de venda de produtos animais.
■Uso de produtos específicos pós banho
Além do banho com produtos específicos há alguns produtos antipulgas e parasitas que devem ser aplicados no filhote logo após o banho, quando a pele está limpa de sujeiras e poeira e melhor receptiva para a absorção do produto. Alguns spray e loções que são encontrados facilmente em pet shop, lojas especializadas e internet.
■Uso do pente anti-carrapatos para cachorro filhote
Alguns dos produtos para banho em filhotes com pulgas e parasitas já vem com pente específico para parcial retirada dos parasitas. Caso seu filhote possua muito pelo, aproveite o momento do banho em que o cachorro está molhado, com produto espalhado no corpo e passe o pente. Ele provavelmente irá gostar bastante pois verá isso como carinho além do alívio que sentirá com a retirada os parasitas.
Dicas de como dar banho em filhote de cachorro
Materiais a mão, ainda assim pode ser um momento desafiador. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para que a tarefa de dar banho em filhotes seja um sucesso. Confira a seguir!
■Prepare tudo de antemão
Antes de ir atrás do cachorro para dar banho, é importante reunir os materiais e deixa-los a mão. Isso evitará o transtorno de ter que soltar o cachorro para ir buscar algo, permitindo assim que ele saia correndo molhado pela casa. Então tenha a mãos o shampoo, o condicionador, duas toalhas para secagem total dos pelos, escova de cerdas macias (se o filhote for peludinho) e algodão para as orelhas.
Todo o material deve ser de uso próprio para o cachorro. Caso tenha mais de um, é interessante que sejam individuais.
■Dica valiosa: dê um brinde por banho
Para subtrair a tensão, aposte em mimos que distraiam o filhote de cachorro como brinquedos e outros objetos. Vale a pena passar no pet shop e adquirir bichinhos de borracha, bolinhas, mordedores, osso fake. Há também a possibilidade de uma guloseima o satisfazer. Um lanche leve, como um biscoito, pode ter efeito positivo.
Cuidados ao dar banho em filhote de cachorro
É importante ter calma, pois é uma experiência nova para o animal. Assim, desde o contato com a água até a secagem dos pêlos há uma série de pequenos cuidados. Veja a seguir alguns deles.
■O momento certo de dar banho no seu cachorro filhote
O banho deve se tornar um hábito na vida do pet. É recomendável esperar que o cachorro filhote atinja ao menos três meses de vida para ter o primeiro banho. Durante esse período o animal ganha imunidade natural, diminui a sensibilidade da pele e fica menos assustado. Também para que ele se acostume, e até goste, da hora do banho.
Por isso, não se deve prolongar o momento da primeira higienização do pet.
■Certifique-se de usar o tipo certo de shampoo
Tão importante quanto as informações já dadas é a escolha dos materiais apropriados para seu filhote. Os shampoos, por exemplo, precisam ser específicos para filhotes, pois a pele do animal quando filhote é muito frágil e não deve absorver produtos químicos muito fortes. Isso poderia prejudicar a saúde dele e causar reações alérgicas.
O mesmo cuidado deve se estender outros produtos, como condicionadores e colônias, por exemplo.
■Água morna
Uma dica preciosa é a temperatura da água. A água precisa estar morna, não quente, apenas morna. Isso evitará não só que a variação de temperatura deixe seu filhote de cachorro doente, mas também que ele se assuste e fique desconfortável como uma água fria deixaria.
■Os melhores dias para dar banho no cachorro filhote
O dia do banho pode ser aleatório? Após o período de adaptação do cão no novo lar, o banho deve acontecer em um dia que ele não esteja agitado e o clima esteja propício. Nada de dar banho em dias muito frios, isso traumatizaria seu animal.
Caso passe a noite em área externa, é recomendado que o banho seja pela manhã para que haja tempo de todo o pêlo secar, mesmo após ser enxuto por toalha e secador.
Agora é hora de dar banho no seu filhote e cachorro!
Como pode observar, o banho de um filhote de cachorro assemelha-se ao de um bebê humano. É preciso paciência e certa desenvoltura para a atividade. Os cuidados para que seja bem sucedido têm relação com a escolha dos materiais (toalha macia, água morna, shampoo neutro) e com a prática do tutor.
Vimos também que é importante considerar a temperatura da cidade no dia do banho. Além de ótimas dicas para tornar esse momento mais fácil e menos traumático para seu cachorro filhote. Todos esses fatores contribuirão para que a hora do banho seja divertida e festejada ao chegar a próxima vez. Agora você está pronto para cuidar higiene do seu filhote.
Formada em Letras - Língua Portuguesa e Brasileira e Literatura Portuguesa e Brasileira pela Universidade Federal do Piauí. Produtora de conteúdo, revisora e professora. Criadora da página "Concurseira do Piauí" no Instagram.