Quantos quilos de ração um gato come por mês? Confira a resposta.

Quantos quilos de ração um gato come por mês? Confira a resposta.

Você sabe qual o tipo e a quantidade de ração você deve dar para seu felino e que essa pode variar conforme o tempo? Confira aqui tudo o que precisa saber!


Quantos quilos de ração um gato come por mês: saiba tudo

Gato com vasilha laranja de ração.

Gatos são animais maravilhosos, ideais para serem criados em qualquer ambiente. Sabemos que dormem quase o dia inteiro, mas quando resolvem brincar, brincam com vontade. E para manter sua saúde equilibrada precisam de uma boa alimentação e a quantidade é de suma importância.

Considerados comilões, para os gatos é tão importante não exagerar na quantidade de ração tanto quanto não deixar faltar. Neste artigo você verá tudo o que precisa saber a respeito dessas quantidades por mês, quanto isso lhe custará e em que momentos as porções podem variar. Livre-se das dúvidas e confira aqui!

Ração para gato filhote

Homem dando ração a gato

Nessa fase a ração dos gatinhos deve ser rica em nutrientes. Devido ao desmame, o alimento que o substitui deve ser forte, pois o leite materno é um dos alimentos mais ricos para os animais, daí a importância em oferecer a quantidade certa de ração nesses primeiros meses. Confira como alimentar seu filhote!

Quantos quilos de ração um gato filhote come por mês?

Mensalmente, um filhote de gato com idade de 3 a 6 semanas consome algo entre 450 a 900 g de ração. Os gatos filhotes de 6 semanas a 6 meses consomem de 900 a 1,8 kg de ração por mês. Já os filhotes com idade entre 6 meses a 1 ano consomem aproximadamente 3 kg de ração por mês. Vale lembrar que estas são as médias, e dependendo do seu gato, os valores podem variar. Além disso, prestar atenção na variação do consumo do seu gato pode auxiliar na detecção de problemas de saúde!

Quantidade de ração para gatos filhotes

Diariamente um gato filhote com idade de 3 a 6 semanas consome de 3 a 4 porções de ração, não podendo ultrapassar um total diário de 15 a 30 g. Os gatos filhotes de 6 semanas a 6 meses consomem de 3 a 4 porções de ração, sendo que a quantidade total fique entre 30 a 100 g por dia. Já os filhotes com idade entre 6 meses a 1 ano consomem uma quantidade de 100 g dividida em de 2 porções diárias.

Quando devo dar ração para o filhote?

Após 2 meses, os filhotes deixaram de mamar na mãe de forma natural, passando a comer alimentos mais sólidos. No primeiro mês os dentinhos já começão a aparecer, dando ao filhote a preparação para mastigar. Assim você poderá introduzir a ração na alimentação de seu pequenino os poucos.

Faz mal dar ração de adulto para filhote?

Dar ração de adulto para filhote pode sim ser prejudicial, isso porque cada fase da vida do seu gato necessita de uma determinada quantidade e tipo de nutriente que compõe a ração. Quanto mais novo é o filhote, mais nutritiva deve ser a ração. Desse modo, se você der uma ração de adulto para seu filhote, estará privando-o algumas necessidades nutritivas necessárias para um desenvolvimento saudável.

Além disso, há os riscos que envolvem a proporção. Como a ração para gatos adultos são maiores, elas podem prejudicar a pequena e frágil dentição do filhote, por exemplo. Por esses motivos, é melhor evitar.

Ração para gato adulto

Quatro gato de raças diferentes comendo ração

A ração de menor qualidade nem sempre será a solução mais barata, pois necessitará de quantidade para manter o seu gato nutrido. Veja a seguir como proceder!

Quantos quilos de ração um gato adulto come por mês

Mensalmente gatos adultos com peso entre 4 a 6 kg consomem de 1,2 a 2,4 kg de ração. Devemos levar em consideração algumas particularidades como gatas em gestação e sua saúde. O tipo de ração ministrada ao seu gato é muito importante, opte pelas rações tipo premium que contem nutrientes de melhor qualidade.

Quantidade de ração para gatos adultos

Gatos adultos com peso entre 4 a 6 kg consomem diariamente de 40 a 80 g de ração. Mas existem particularidades. No mercado existem rações especiais para os pequenos felinos que possuem algum tipo de distúrbio de saúde como infecção urinária ou problemas renais, por exemplo. Nesse caso o veterinário deverá ser consultado para saber qual a melhor opção para seu pet.

Meu gato não quer comer ração

Nesse caso a primeira coisa a ser feita é trocar a ração. O sabor e a consistência tem muita importância para esses bichinhos exigentes e sensíveis. Caso persista a rejeição, procure um veterinário, pois existe a possibilidade das rações ministradas conterem algum componente que esteja fazendo mal à saúde do seu gato.

Comida caseira para o gato que não come ração

É possível dar uma alimentação natural para seu gato. Uma opção de dieta balanceada e nutritiva. Uma mistura de elementos naturais como cenoura, ervilha, ovos, fígado bovino, fígado de frango e carne picada de vitela ou frango, formam uma receita básica para essa alimentação. Como preparar a quantidade e a frequência para consumo podem ser conferidas com seu veterinário.

Ração para gato idoso e castrado

Pata branca de gato em vasilha de ração

Essa é uma fase complicada para qualquer ser vivo. Nesse caso é necessário um acompanhamento veterinário mais periódico, pois a ração poderá variar de acordo com o estado de saúde do seu gato.

Quantos quilos de ração um gato idoso e o castrado comem por mês

Um gato idoso pesando 4 kg consome cerca de 1,2 kg de ração por mês. É importante levá-lo ao veterinário em períodos menores para acompanhar sua saúde. Já os gatos castrados costumam comer a mesma quantidade de um gato normal, mas com a ração apropriada para seu estado, para que não venha a engordar muito já que tornam-se menos ativos após a castração.

Quantidade de ração para gatos idosos

O gato mais velho tende a uma vida mais sedentária e em muitos casos apresenta problemas de saúde como queda dos dentes, bico de papagaio e problemas renais. Nesse caso é necessário ministrar rações específicas para cada caso. Geralmente um gato idoso de aproximadamente 4 kg consome cerca de 40 g de ração por dia.

Gatos idosos e castrados emagrecem comendo ração?

Um dos motivos para o emagrecimento do gato idoso é a perda nutricional, e isso ocorre, não por causa da quantidade de ração que você está dando para ele, mas pela qualidade e o tipo de ração que deve ser ministrada nessa idade. Pode acontecer o contrário se ele for castrado. Os gatos quando castrados, como dito anteriormente, tendem a aumentar de peso, principalmente as fêmeas.

Gatos comem ração quando perdem os dentes?

Um dos problemas que aflige os animais mais velhos, inclusive os felinos, é a perda dos dentes. Com isso você deve observar se ele está conseguindo comer a ração. Caso não esteja conseguindo você deverá facilitar as coisas para ele, umedecendo a ração ou, até mesmo, misturando com água e batendo no liquidificador, fazendo uma espécie de papa. Essa facilidade deve ser controlada, caso seu gato seja castrado, pois caso aumente a quantidade de ração ministrada, o bichano pode ganhar sobrepeso.

Ração para gatas lactantes

Gato marrom comendo

Como todas as mamães gestantes e lactantes, as gatas precisam alimentar, além dela própria, toda a sua prole. É necessário ministrar rações ricas em nutrientes e com porções bem mais generosas que o normal. Veja como fazer isso de modo correto.

Quantos quilos de ração uma gata lactante come por mês?

A gata com peso de 2 a 3,5 kg consumirá de 2,1 a 3,0 kg de ração por mês se for gestante e de 3,0 a 4,5 kg se estiver em período lactante. Caso a gata tenha o peso de 5,5 a 6,5 kg consumirá de 3,0 a 4,5 kg de ração por mês se for gestante e de 4,5 a 7,2 g se estiver em período lactante.

Quantidade de ração para gatas gestantes e lactantes

A gata que possui peso de 2 a 3,5 kg consumirá de 70 a 100 g de ração por dia se for gestante e de 100 a 150 g se for lactante. Caso a gata possuir peso de 5,5 a 6,5 kg consumirá de 100 a 150 g de ração por dia se for gestante e de 150 a 240 g se for lactante.

Aumento da digestibilidade comendo ração

A digestibilidade nada mais é que a quantidade de alimento digerido foi de fato absorvido pelo organismo do animal. O aumento da digestibilidade para a gata gestante se faz necessário, pois precisam de uma energia bem maior e o espaço físico em seu abdome é bem menor em decorrência da presença dos filhotes.

Posso dar leite para meu gato além de ração?

Quando for aumentar a nutrição do seu gato, principalmente das gatas gestantes ou lactantes, evite dar o leite que consumimos, não é recomendável. O leite que consumimos em casa não tem a composição saudável que possa substituir o leite da mãe. As altas taxas de lactose e um tipo de açúcar encontrado no leite que consumimos causam, por muitas vezes, intolerância aos filhotes.

Gatos: A fama procede?

Gato cinza com vasilha de ração

Os gatos tem fama de serem preguiçosos e comilões. Essa é uma ideia, por muitas vezes, generalizada sobre nossos pequenos felinos. Alguns se enquadram nessa generalização, mas a maioria tem uma agitação saudável de se ver. Para mantê-lo assim, a ração de seu gato deve ser bem nutritiva contendo proteínas originadas e oferecida em quantidade adequada.

É necessário que você observe o comportamento de seu gato em todas as fases de sua vida para ministrar a alimentação certa, principalmente a ração diária. Vimos aqui que muitos são os itens que influenciam na escolha da ração do animal como peso, idade, condição de saúde, etc. Você agora já sabe tudo o que precisa saber sobre as quantidades, fases e preços mensais da ração para seu gato.

Gostou desse artigo? Que tal aprender mais sobre os cuidados de seu felino? Acompanhe outros artigos a respeito em nosso site!

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.