Flying fox: veja características e curiosidades sobre a espécie!

Flying fox: veja características e curiosidades sobre a espécie!

Neste artigo, você irá descobrir quais são as principais características e curiosidades do peixe flying fox. Saiba como cuidar desse pet aqui!


Peixe flying fox: o comedor de algas

Peixe flying fox próximo a pedras

Em português, esse peixe pode ter seu nome traduzido para “raposa voadora”. O apelido foi adotado por causa da aparência e da coloração única do animal. Ele também é frequentemente confundido com o chamado comedor de algas siamês e com o peixinho-de-pedra, mas tratam-se de espécies diferentes e distantes.

O flying fox, cujo nome científico é Epalzeorhynchos kalopterus, é um peixe asiático conhecido pela capacidade de comer algas em grande quantidade. Essa característica faz com que ele seja escolhido por aquaristas para garantir um aquário “limpo”, sem o acúmulo desse material orgânico.

Ficou interessado em conhecer mais características sobre o flying fox? Então, continue lendo este artigo e descubra os principais fatos sobre esse animal!

Descrição do peixe flying fox

Peixe flying fox próximo ao substrato

Será que o peixe flying fox é a espécie ideal para colocar no seu aquário? O pet tem um temperamento calmo, mas pode apresentar comportamento agressivo com outras espécies. Saiba mais sobre isso e outras curiosidades a seguir.

Origem do comedor de alga flying fox

O flying fox é nativo de regiões de água doce do sudeste da Ásia. Mais especificamente, países como Tailândia, Malásia, Indonésia, ilhas de Bornéu, Java e Sumatra. No entanto, como é um peixe ornamental, ele também passou a ser comercializado como animal de estimação e é bem popular entre os criadores brasileiros e em outros lugares do mundo.

A popularização do flying fox em cativeiro deve-se à facilidade de cuidados, assim como sua função de comedor de algas. A venda de espécimes selvagens, ou seja, retiradas do habitat natural, não é permitida.

Comportamento do peixe flying fox

Tanto na natureza quanto em cativeiro, o flying fox é um peixe pacífico e solitário. Ele é compatível com algumas outras espécies, podendo compartilhar o mesmo aquário sem grandes problemas, mas é importante verificar a compatibilidade para que não haja brigas por disputa de território. No geral, vários machos do tipo flying fox não se dão bem juntos.

Além do temperamento, o peixe raposa voadora também pode ser classificado como um animal ativo e rápido. É um animal que gosta de ficar no fundo do aquário, nadando próximo ao substrato.

Formato e tamanho

As características físicas do flying fox são muito interessantes. Ele é um peixe único, sendo que alguns detalhes são fundamentais para diferenciá-lo de outras espécies semelhantes. Com um corpo longo e achatado, esse animal não costuma ser maior do que 12 centímetros de comprimento (em alguns casos pode ser encontrado com cerca de 15 centímetros).

A parte dorsal do flying fox tem coloração que varia entre oliva e marrom escuro. Logo abaixo, uma faixa que vai da cabeça à cauda em tom de amarelo dourado. Na porção da barriga, a cor da escama é mais clara, próximo ao branco acinzentado.

As nadadeiras pretas com um contorno branco e vermelho são o diferencial do flying fox, junto com os dois barbilhões mais compridos.

Curiosidades sobre o flying fox

Peixe flying fox próximo a algas

Quem deseja ter um peixinho flying fox no aquário já pode aprender quais são algumas das principais particularidades nos cuidados do pet. Nos tópicos seguintes, leia mais sobre reprodução, habitat, e descubra por que ele é chamado de “comedor de algas”.

Reprodução do peixe flying fox

Apesar de ter dimorfismo sexual, não é tão fácil detectar a diferença entre machos e fêmeas nesta espécie, principalmente quando ainda são muito jovens. O flying fox do sexo feminino costuma ser um pouco maior durante a fase adulta, com o ventre mais proeminente.

A reprodução em cativeiro é incomum, mas consiste em separar um casal que esteja apto para a fecundação em um aquário próprio. Nesse espaço, quando a fêmea estiver com os ovos prontos, a oxigenação do tanque deve ser aumentada. Os pais não cuidam dos filhotes após o nascimento e eles devem ser imediatamente separados.

Aquário para o flying fox

O tamanho do aquário sempre irá depender da espécie e da quantidade de peixes que se deseja criar. No caso de um flying fox, um tanque com capacidade para 96 L costuma ser suficiente. Quanto mais indivíduos conviverem no mesmo lugar, maior deverá ser o habitat.

O fundo do aquário deve conter substrato como areia ou cascalho. Certifique-se de comprar um componente próprio para peixes, evitando itens cortantes que possam machucar o pet. A casinha do seu flying fox também deve conter vegetação aquática com várias plantas grandes, rochas e raízes.

Condição da água

O flying fox gosta de águas mais frescas, com temperatura mínima de 23 ºC e máxima de 27 ºC. No caso do pH, o nível aceitável fica entre 6 e 7. Além disso, para promover o crescimento de algas, a iluminação deve ser adequada durante o dia.

Alimentação

Como o próprio apelido já fez entender, o flying fox gosta de se alimentar de algas. Todavia, essa não é a sua única dieta. Os criadores dessa espécie devem oferecer também ração própria em flocos, vegetais e até mesmo alimentos vivos ou congelados, como pequenos crustáceos e larvas de insetos.

O flying fox irá comer as algas que crescem no aquário, e por isso são vendidos como “peixe limpa vidros”. No entanto, vale mencionar que essa não é a principal característica desse peixe, já que outras espécies fazem isso de forma mais natural e frequente.

Flying fox: que tal adquirir um?

Dois peixes flying fox

Agora que você já sabe como é um flying fox, poderá decidir se esse peixe é ideal para o seu aquário. Os apaixonados por animais aquáticos que desejam criar um tanque cheio desses animais encontram diversas espécies compatíveis com a raposa voadora.

Caso você esteja procurando um verdadeiro peixe comedor de algas, também vale a pena conhecer outros tipos de peixinhos de estimação. De qualquer forma, o flying fox é uma ótima opção para aqueles que buscam um bichinho fácil de cuidar e de beleza única.

Quer saber mais sobre outras curiosidades incríveis do mundo animal? Então, continue acompanhando outros artigos do blog e descubra mais pets diferenciados como o flying fox.

Autor deste artigo

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.