Peixe cascudo: aquário, ração e muito mais deste "limpa vidros"

Peixe cascudo: aquário, ração e muito mais deste "limpa vidros"

Conheça tudo a respeito dos famosos peixes cascudos! Aqui você saberá tudo sobre aquário, alimentação, preço e muito mais!


Peixe cascudo: Aquário, tipos, alimentação e muito mais!

Peixe cascudo em áquario

Os peixes cascudos são animais pertencentes à família dos Loricariidae e à ordem dos siluriformes, a mesma dos populares bagres. É interessante saber que os cascudos são considerados bagres e que têm a boca muito parecida com ventosas, fato que faz com que eles se alimentem e respirem ser perder a aderência das superfícies.

Os cascudos são comumente conhecidos como limpa vidros, pois tendem a se prender a vidros, cascalhos ou pedras, alimentando-se de lodo e de algas. Em aquários, o animal chama bastante atenção de observadores, devido ao seu diferente formato corporal e aos seus hábitos alimentares.

Há algumas informações cruciais para se entender mais a respeito dos intrigantes cascudos. Neste artigo você conhecerá, em detalhes, os cuidados com aquário, alimentação, custos, preços, como criar e alguns tipos de peixe cascudo. Vamos lá?

Alimentação do peixe cascudo no aquário

Peixe cascudo em áquario

Para nutrir os pequenos cascudos no aquário, é preciso alimentá-los com comidas específicas e palatáveis. Adaptando a dieta da vida em natureza para a vida no viveiro, há opções de rações e outros incrementos que servem muito bem os pequenos cascudos. Conheça:

O que o peixe cascudo come?

Na natureza, o cascudo costuma comer algas, lodo, tanino (substância natural das plantas responsável pelo amarelamento da água), matéria orgânica e pequenos crustáceos. Como são animais onívoros, são capazes de ingerir várias classes alimentares sem problemas.

Assim, para alimentar o peixe cascudo no aquário, são indicados alimentos variados: algas in natura que se proliferam com facilidade nas águas do ambiente, ração de algas,

Ração para peixe cascudo

Enquanto boa parte dos peixes comem rações que flutuam, a ideal para o cascudo é aquela voltada para peixes de fundo de aquário ou “bottom fishes”. Há rações à base de algas que são mais densas e que, por isso, caem para o fundo do aquário, possibilitando a palatabilidade e a saciedade dos peixes.

Saiba que os cascudos podem ficar subnutridos caso tenham que se alimentar só de restos ou de detritos orgânicos. É fundamental fornecer alimentos próprios para eles, e a ração de fundo de aquário é a melhor opção.

Melhores horários para alimentar o peixe cascudo

Assim como a maioria dos bagres, os cascudos têm hábitos noturnos. Por isso, a melhor hora para alimentar esses bichinhos é pela noite ou, então, antes de dormir e de apagar as luzes do aquário.

É importante estabelecer uma rotina de horários: seja constante e pontual. Além disso, sempre coloque os grãos de ração, os vegetais ou os alimentos vivos no mesmo lugar; assim, o animal irá se habituar à dinâmica do aquário.

Incrementando a dieta do peixe cascudo

Conforme dito anteriormente, o peixe cascudo é onívoro, ou seja, pode comer carnes, vegetais, dentre vários outros grupos alimentares. Assim, além da ração e das tradicionais algas, fornecer ao peixe outras comidas nutritivas é extremamente válido.

Para incrementar a dieta do animal, forneça a ele, ocasionalmente, vegetais, como pepinos, alface e couve. Ótimas opções também são pequenos crustáceos, como dáfnias, cyclops e gammarus. Outros alimentos vivos muito apreciados pelos cascudos são enquitréias e bloodworms.

Aquário para peixe cascudo

Peixe cascudo em áquario

Para melhor comportar seu cascudo, é preciso um aquário bem espaçoso e confortável. O ambiente deve ter, no mínimo, 200 litros, equipamentos que circulam e que tratem a água e plantas para ornamentar o habitat. Confira em detalhes:

Tamanho ideal do aquário para peixe cascudo

Cascudos são peixes bentônicos, ou seja, vivem no fundo do aquário. Assim, é preferível que o formato do ambiente para criar esses animais tenha uma área superficial maior.

Por exemplo, vamos analisar duas situações hipotéticas: o primeiro aquário possui 100 cm de largura, 40 cm de comprimento e 50 cm de altura; o segundo aquário possui 100 cm de largura, 20 cm de comprimento e 100 cm de altura. Ainda que os dois possuam a mesma capacidade de 200 litros (ideal para cascudos), o primeiro aquário, mais baixo, é o ideal, já que possui maior área de superfície!

Como preparar o aquário para peixe cascudo

Para preparar o aquário para o animal há algumas sugestões: é preciso areia fina de rio para a superfície do ambiente, rochas dragonstone, folhas secas e pequenos troncos para o animal se esconder eventualmente e se sentir protegido.

Ademais, você precisará de um filtro, para limpar e circular a água e de um termostato, para manter a temperatura da água constante em torno de 24º C.

Plantas para o aquário do peixe cascudo

O aquário ideal para o peixe cascudo não deve ser muito novo, pois o animal precisa de algas e de lodo bem instalados no ambiente, já que se alimenta dessas matérias. Além de troncos e de esconderijos para o peixe, será preciso uma boa quantidade de plantas para formar refúgios e regiões sombreadas.

Os cascudos, enquanto onívoros, comem plantas. Por isso, como esses animais geralmente vivem no fundo do aquário, uma espécie altamente indicada para compor o ambiente é o musgo de java, planta capaz de formar “tapetes” densos de musgo. Ela deixa o aquário agradável e aconchegante para o peixe, além de eventualmente alimentá-lo.

Limpeza do aquário do peixe cascudo

Peixe cascudo em áquario

Ainda que sejam conhecidos como peixes “limpa vidros”, é importante saber que, ainda que haja cascudos no aquário, é preciso fazer constantemente a limpeza da água com filtros e outros itens. Esses animais não são capazes de desinfetar o ambiente, posto que essa não é a função deles:

Peixe cascudo deixa o aquário limpo?

O peixe cascudo aprecia muito se alimentar do lodo acumulado nas paredes e no solo do aquário. Ou seja, o animal ajuda na manutenção e no controle das algas e de outras plantas, fazendo com que o ambiente se torne esteticamente agradável fazendo com que a água, por conseguinte, permaneça translúcida.

O que o peixe cascudo não consegue limpar

Os cascudos não conseguem limpar coliformes fecais, restos de peixes ou de outros animais mortos, restos de comida ou de ração, dentre outros restos não vivos de matéria orgânica. Por isso, caso você queira adotar um cascudo objetivando a limpeza do aquário, não adote! Compre um filtro para executar tais funções.

Mitos envolvendo os hábitos do peixe limpa vidros

Um dos maiores mitos envolvendo os cascudos diz respeito à coprofagia. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cascudos não se alimentam de fezes ou de quaisquer excretas de outros animais marinhos. Engana-se quem pensa que o animal é capaz de filtrar o aquário eliminando coliformes fecais ou controlando o excesso de alimentação.

Cuidados com o peixe cascudo no aquário

Peixe cascudo em áquario

Para criar peixes cascudos em aquário, há alguns cuidados para que esses animais vivam com qualidade de vida. Por exemplo, controlar o pH da água, cuidar do ambiente e prezar pela boa convivência com outros peixes são fatores essenciais!

pH da água do peixe cascudo

O índice de pH é uma escala representativa de quantos íons de hidrogênio, responsáveis pela acidez, estão presentes na água. Ainda que os cascudos domésticos sejam tolerantes a vários parâmetros de água, é preferível mantê-los em um ambiente no qual o pH seja levemente ácido, entre 6.0 e 7.0.

Por isso, é válido adquirir testadores descartáveis de pH e de cloro em lojas de produtos para peixes e pet shops. Assim o controle é mais efetivo.

Cuidados com o ambiente do peixe cascudo

Apesar do nome “cascudo” indicar rigidez e força, esses peixes são relativamente frágeis. Ao invés de possuírem escamas, eles têm uma carcaça dorsal óssea para protegê-los contra ataques de predadores.

Ainda assim, não se deve colocar cascalhos pontiagudos no solo do aquário, pois, como eles ficam boa parte do tempo se arrastando, as pedrinhas podem cortar sua pele; a melhor e mais segura opção para compor o ambiente é a areia fina.

O peixe cascudo e a convivência com outros peixes

Quanto à convivência dos cascudos com outros peixes, deve-se tomar cuidado para não colocar dois indivíduos da espécie em um mesmo aquário. Considerando que boa parte dos cascudos pode chegar aos 20 cm de comprimento, eles se tornam bastante territorialistas e competitivos com seus semelhantes.

Para conviver com tais animais, são indicadas espécies de peixes não tão pequenas, para os cascudos não as engolir, e nem muito grandes, para que estas não machuquem o cascudo.

A fauna e a flora ideais para o peixe cascudo

Para compor um ambiente confortável e adequado para o peixe cascudo no aquário, é preciso reproduzir ao máximo seu habitat natural. Por exemplo, deve haver troncos e algas fixadas neles; os cascudos apreciam muito se fixar a tais superfícies.

Além disso, é imprescindível adicionar ao aquário uma boa quantidade de plantas, as quais são essenciais para que os cascudos se alimentem e se escondam. Refúgios artificiais também são uma ótima opção.

O que é preciso para ter um peixe cascudo

Peixe cascudo em fundo de aquário

Antes de adotar um cascudo, há alguns requisitos a serem verificados e cumpridos. Por exemplo, você precisará de um aquário apropriado com tocas, filtros e iluminação, além de alimentos nutritivos e específicos para o peixe.

Aquário para peixe cascudo

O aquário para o peixe cascudo deve possuir, no mínimo, 200 litros de capacidade. Deve ser espaçoso, contendo uma gama de plantas ornamentais e palatáveis para que o animal se alimente. Além disso, o solo não pode conter cascalhos pontiagudos; assim acidentes são evitados.

Não se esqueça de controlar a temperatura, mantendo-a a 24º C e de regular o pH da água para que ele esteja levemente ácida, prezando pelas condições ambientais ideais para que o animal sinta-se confortável.

Tocas e esconderijos para peixe cascudo

É imprescindível inserir esconderijos e tocas para o peixe cascudo no aquário. Uma ótima opção é colocar placas de ardósia em cima de rochas ornamentais para que os peixes se escondam e repousem sobre elas. Assim, para que eles sintam-se à vontade, é preciso disponibilizar várias tocas e rochas.

Filtro e iluminação do aquário para peixe cascudo

Como qualquer aquário de água doce, o do peixe cascudo também deve ter um ótimo filtro para circular e oxigenar a água e limpar impurezas. A filtragem é fundamental para retirar os resíduos tóxicos e purificar o ambiente. O filtro “Hang On”, um dos mais populares entre aquaristas, é excelente para cumprir tais funções; a água impura é sugada do aquário e, após passar pelo tratamento, retorna purificada.

Quanto à iluminação, cuidado: os cascudos são peixes de hábitos noturnos e costumam apreciar luzes baixas e ambientes escuros. Entretanto, como o ambiente deverá ter muitas algas e elas fazem fotossíntese, é preciso haver iluminação constantemente para preservar as plantas.

Comida para peixe cascudo

O cascudo é um animal onívoro e nada exigente quanto à alimentação. Uma boa ração para peixes de fundo de aquário e alguns petiscos eventuais irão satisfazê-lo facilmente. Ademais, certifique-se de incrementar a dieta dos cascudos com pequenos animais vivos e com legumes e vegetais. Assim, com outros alimentos nutritivos, o bem-estar dos peixes será constante.

Preço do peixe cascudo

Peixe cascudo em áquario

Antes de adquirir um peixe cascudo, consultar e pesquisar preços é fundamental. A seguir você conhecerá a média de custo do animal, onde comprá-lo e quais serão as despesas para tratar da saúde dele:

Quanto custa um peixe cascudo?

Os cascudos domésticos apresentam grande variação de preços. Isso ocorre porque há muitas espécies e grande variedade de tamanho desses peixes. Por exemplo, os cascudos Ancistrus comuns costumam custar, em média, R$50,00. Entretanto, há peixes maiores, com cerca de 30 cm, e outros mais raros, que custam entre R$80,00 e R$200,00.

Onde comprar peixe cascudo?

É possível comprar um peixe cascudo em lojas especializadas de animais aquáticos e de aquarismo. Ademais, alguns pet shops e criadores responsáveis também vendem o animal. Outra opção é adquirir o peixe online; nesse caso, tome cuidado quanto ao transporte e ao frete do animal para que ele chegue em segurança até sua casa.

Quanto investir na saúde do peixe cascudo?

Ainda que se invista em uma boa filtragem para remover as impurezas do aquário, os cascudos ainda estão suscetíveis a infecções oportunistas por bactérias, fungos e parasitas.

Caso contraiam doenças, além de investir em medicamentos para purificar a água, será preciso preparar um aquário-terapêutico. Nele, será preciso regular o pH e do ambiente e contar com a ajuda de um veterinário especializado em aquarismo para comprar os remédios corretos.

Custo de vida do peixe cascudo

Vários peixes cascudo m tanque

O custo de vida do peixe cascudo envolve a compra de itens de necessidades básicas, como ração e aquário, e de utensílios para ornamentar e incrementar o ambiente em que o peixe vive. Confira os principais gastos:

Preço de ração para peixe cascudo

A ração para peixe cascudo, mais especificamente as voltadas para os “bottom fishes”, são à base de algas, com nutrientes que satisfazem os peixes de modo balanceado. É possível comprá-las em lojas de produtos voltados ao aquarismo, em pet shops ou, ainda, na internet.

Os preços costumam ser bem acessíveis: potes com cerca de 50 g custam, em média, R$15,00. Ademais, não se esqueça: também é importante lembrar-se de acrescentar legumes e vegetais na dieta desses peixes.

Preço de aquário para peixe cascudo

Conforme citado anteriormente, o aquário para peixe cascudo deve suportar, no mínimo, 200 litros de água para uma boa acomodação do animal. No mercado é possível encontrar opções a partir de R$300,00. Porém, à medida que o acabamento e o design do aquário é aprimorado, os preços podem subir um pouco. Vale a pena avaliar bem e comprar algo de boa qualidade e que não dê problemas futuramente.

Preço de equipamentos para o aquário do peixe cascudo

Para que o cascudo viva bem no aquário adquirido, será preciso alguns utensílios. Dentre eles, o termostato e o filtro.

Quanto ao termostato, ideal para manter a temperatura da água constante entre 24 º C, há opções à venda online a partir de R$30,00. No entanto, lembre-se de optar pelo item que trará o melhor custo-benefício a longo prazo; nesse caso, há opções que custam cerca de R$100,00.

Quanto ao filtro, há várias opções, com filtros de filtragem química, mecânica e biológica. O filtro tipo “Hang On” ou externo é uma ótima escolha, posto que tem ótimo custo-benefício, se adapta às necessidades do aquário e possui refil para troca. Esse modelo custa por volta de R$120,00.

Preço da ornamentação do aquário do peixe cascudo

Ornamentar o aquário é decorá-lo, e sua importância é determinante na qualidade de vida e no bem-estar dos peixes. Conforme orientado anteriormente, troncos, algas fixadas ao substrato e rochas são ótimas escolhas.

Em pet shops e lojas de aquarismo há troncos de resina a partir de R$50,00. Quanto às algas, o musgo de java, ideal para o aquário dos cascudos, prolifera-se rapidamente e algumas mudas custam cerca de R$15,00. Já boas rochas, como a dragonstone, custam a partir de R$40,00.

Um pouco mais sobre este peixe limpa vidros

Peixe cascudo em áquario

Além de conhecer a fundo informações básicas sobre os peixes limpa vidros, há outros aspectos a respeito deles que você não pode deixar de se inteirar. Por exemplo:

Ficha técnica

Os cascudos são peixes siluriformes, ordem esta que designa peixes popularmente conhecidos como peixes-gato ou bagres. Como são esteticamente diferentes da maioria dos coloridos peixes da fauna brasileira e têm a boca com formato de ventosa, chamam muita atenção.

São peixes predominantemente dulcícolas e possuem espinhos entre as placas ósseas ausência de nadadeira adiposa. Apresentam entre 23 e 38 vértebras e dois pares de barbilhões.

Curiosidades

Como os cascudos não são escamosos, eles possuem placas ósseas que revestem o corpo e uma fina camada de muco epitelial externo. Por causa desta, os peixes não são tão escorregadios ao toque como a maioria dos outros animais aquáticos e são bastante sensíveis a sais na água.

Outra curiosidade diz respeito à respiração: como os cascudos são capazes de viver em ambientes com baixas concentrações de oxigênio, eles têm o estômago adaptado como um sítio de trocas gasosas; por isso, são capazes de subir à superfície e de respirar ar atmosférico pelas narinas.

Reprodução

Caso haja um casal de cascudos no aquário, eles devem ser separados dos demais peixes até que acasalem. Geralmente, a fêmea desova até 3 mil ovos, mas apenas alguns são fecundados. O macho cuida deles até que ocorra a eclosão, entre uma a três semanas após a postura.

Os cascudos costumam ser bons pais e os alevinos, ao nascerem, alimentam-se do saco vitelínico e de alimentos dimensionalmente pequenos.

Dimorfismo sexual

Um fato marcante a respeito dos cascudos é quanto ao dimorfismo sexual desses peixes. As fêmeas costumam ter a cabeça arredondada e o abdômen mais largo. Já os machos possuem a cabeça angulada e larga e as nadadeiras peitorais com pequenos espinhos (odontódeos). Além disso, os machos são maiores e mais robustos do que as fêmeas.

Tipos de peixe cascudo

Existem mais de 200 tipos de peixes cascudos de vários tamanhos, morfologias e cores diferentes. Algumas espécies são mais conhecidas e comuns do que outras. Conheça os principais tipos de cascudos abaixo:

Cascudo-Zebra

Peixe cascudo zebra

Os cascudos-zebra (Hypancistrus zebra), também conhecidos como zebras-pleco, são extremamente chamativos devido às belas listras corporais que remetem às zebras. São raros e naturais da Bacia Amazônica. Infelizmente, correm severo risco de extinção devido à construção da Usina Belo Monte, no Rio Xingu.

Cascudo-Leopardo

O cascudo-leopardo (Pterygoplichthys gibbiceps) também é natural da Bacia Amazônica e seu nome é devido à similaridade com um animal, desta vez, um leopardo. Atingem até 50 cm de comprimento e apreciam viver sozinhos na natureza, juntando-se aos seus semelhantes somente em épocas reprodutivas.

Violinha

Peixe cascudo violinha em aquário forrado de pedras brancas

O cascudo violinha (Rineloricaria eigenmanni), também conhecido como cascudo chicote, é um belíssimo representante do grupo dos cascudos. Seu corpo alongado cresce até aproximadamente 10 cm. Os violinhas são bastante tímidos e, como os demais do grupo, apreciam escuridão e esconderijos em troncos e em rochas.

Cascudo Comum

Peixe cascudo comum em áquario

Já os cascudos comuns (Hypostomus plecostomus) são os mais fáceis de serem encontrados, muito apreciados no mundo do aquarismo. Ainda que sejam populares, costumam ser bem grandes, crescendo até 50 cm! Devido ao tamanho, exigem aquários grandes e espaçosos com, no mínimo, 400 litros!

Cascudo Bola de Neve

E por ultimo, este aqui é o cascudo bola de neve (Baryancistrus sp). De coloração preta e com varias pintas brancas pelo seu corpo, está entre as espécies de cascudos mais procuradas pelos aquaristas. A sua beleza, alinhada com o seu comportamento pacifico, o faz ser um dos peixes exóticos muito procurado por aquaristas não só do Brasil, como do mundo todo!

Os cascudos são fascinantes e detentores de inúmeras qualidades!

Peixe cascudo em áquario

Além da amplamente difundida fama como “limpa vidros”, os cascudos possuem muitos outros atributos e hábitos e, contradizendo o senso comum, não são coprófagos, ou seja, não são capazes de sobreviver ingerindo fezes de outros peixes ou animais aquáticos. É extremamente necessário fornecê-los ração e petiscos, como legumes e vegetais.

Aqui você conheceu, em detalhes, os peixes cascudos, suas principais características físicas e comportamentais, hábitos alimentares, como compor o aquário ideal para eles, dentre muitas outras curiosidades. E, com certeza, descobrindo o quão incríveis e cativantes os cascudos são, você desejará tê-los em seu aquário!

Autor deste artigo

Sempre me interessei muito pela escrita e, principalmente, por pets. Uni ambas as coisas e comecei a escrever me inspirando, primeiramente, em meus pets e, posteriormente, em outros.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.