Tecido anti-gato: veja tipos e dicas importantes para gatos arranhões!

Tecido anti-gato: veja tipos e dicas importantes para gatos arranhões!

Está cansado de ver a tapeçaria e os estofados da sua casa sendo destruídos pelos seus gatos? Calma! Esse artigo vai te ajudar a evitar esse tipo de problema!


O hábito de arranhar dos gatos

Gato deitado arranhando tecido de sofá

Até os egípcios sabiam que os gatos têm mania de dominarem todo o lugar em que eles estiverem e para dominar bem um lugar é preciso demarca-lo bem, e é por isso que gatos arranham! Arranhando um móvel, um estofado ou qualquer outra coisa da sua casa eles querem delimitar seu território. Lógico, esse não é o único motivo, ele também arranha para afiar as unhas enquanto removem lasquinhas ou pedaços que estiverem desgastados.

E claro, como nem todo gato come lasanha e odeia segundas-feiras (olá, Garfield), quando eles partem pro ‘arranha-arranha’ eles se alongam e se esticam, o que é muito importante principalmente porque o gato não é um animal tão sociável quanto o cachorro que adora passear. Muitos gatos também gostam, mas preferem se exercitar arranhando algum objeto.

Principais características dos tecidos anti-gato

Mulher observando gato sobre sofá

Apesar de qualquer tecido da sua casa estar à mercê de um ataque felino, eles têm uma preferência: sofás! Os sofás possuem um tecido que retém a unha do gato e eles adoram essa pressão do tecido na unha porque isso facilita ainda mais o afiamento delas. Então, calma, não é nada pessoal contra o seu sofá, eles simplesmente são vidrados em tecidos que segurem suas unhas!

Tramas fechadas

Num bom roteiro, quanto mais fechada a trama, melhor ela é! E com os gatos não é diferente: dentro do universo dos tecidos existem as ‘tramas’, conjunto de fios se entrelaçam transversalmente ou em teia elas dão origem a um tipo de tecido chamado trama. Quanto mais essas tramas são fechadas mais elas são resistentes aos ataques felinos. Portanto, tecidos anti-gato possuem esta característica.

Nada de prender a unha!

Tecidos com a trama aberta são os favoritos dos gatos. Eles perfuram o tecido e suas unhas enroscam nele facilitando a afiação das unhas enquanto destroem o estofado, já que basta puxar um fio e tudo pode se desfazer, por isso deve-se optar por tecidos anti-gato, de trama fechada, que vão enroscar menos.

Seus companheiros felinos vão ficar tristes com a mudança mas você vai conseguir prolongar a vida útil do seu sofá em uns bons anos.

Quais tecidos são mais recomendados?

Existem muitas opções para que os donos de gatos respirem mais aliviados. Muitos tecidos garantem maior proteção ao estofado, estando entre eles: lona, brim, sarja, suede, ultrasuede e o extremamente recomendável Acquablock Karsten, que além de impermeável, é um excelente tecido anti-gato.

Com o tempo, os gatos vão perdendo a vontade de arranhar o estofado pela falta dos fios para enroscar.

Bye, bye, pelos!

Quem tem gato sabe que os bichanos soltam muito pelo no sofá, na cama, no colo do dono... enfim, pelo pra caramba! A melhor solução é optar por tecidos sem muito acabamento, mais ‘lisos’, digamos assim, pois além da malha fechada que vai garantir um maior tempo de uso ao sofá contra arranhões, irá facilitar também a limpeza dele.

Tecidos anti-gato mais resistentes

Gato tentando arranhar tecido de sofá

Além do Acquablock Karsten existem muitas entre os tecidos de malha fechada existem muitas outras opções altamente recomendáveis para ‘blindar’ sua casa contra ataques felinos. Entre os tecidos citados anteriormente aqui, têm dois que merecem um carinho especial! São eles o gorgurão impermeável e o suede! Não o Chay Suede, o tecido Suede mesmo!

Gorgurão: a ressignificação de um tecido

Até por volta de 1920, o gorgurão era utilizado como uma alternativa mais barata do que a seda e a lã na produção de roupas, mas isso caiu em desuso com o surgimento de tecidos mais ainda mais baratos e delicados para o setor de vestuário.

Inclusive, o gorgurão deu a volta por cima e nos últimos anos e voltou como tecido de roupas para casamentos entre outros eventos sociais. E, curiosamente, é um excelente tecido anti-gato.

A sua rigidez impede que os gatos desfiem o estofado e a sua impermeabilidade blinda o estofado de possíveis derramamentos de bebidas ou até de urina dos bichanos. Tanto suas nervuras quanto a sua rigidez ajudam a torna-lo fácil de limpar.

Tecido com nome de galã: Suede

Não, não estamos falando do Chay Suede, mas o tecido suede é quase tão bonito quanto o galã. Em contraponto com a rigidez do gorgurão, o suede é um tecido macio que lembra vagamente a camurça e tem uma malha um pouco mais aberta do que a do gorgurão, mas que não fica muito atrás de outros tecidos em questão de resistência a felinos.

Ele também possui fios pouco prováveis de serem puxados e desfeitos por gatos, se tornando um bom tecido anti-gato.

Nem tudo que se apresenta como suede é anti-gato

Existem variações do tecido suede e nem todas são anti-gato, por isso fique atento: quando você for em busca de comprar esse tecido ou escolher um estofado forrado por ele em caso da frente ser diferente do verso você já pode ficar sabendo: ele tem uma malha aberta e não irá resistir ao seu gatinho manhoso. Entretanto, se a sua frente e o seu verso forem iguais aí pode se jogar! Ele é anti-gato e, mais, uma ótima proteção!

Sugestões complementares aos tecidos anti-gatos

Gato tentando arranhar tecido de sofá

Já que você pretende tirar o sofá da lista de ‘pontos para arranhamento’ do seu gato, nada mais justo do que dar a eles novos objetos para arranhar, já que o ato do arranhar é o afiamento das unhas e como os gatos retraem as unhas, afia-las é muito necessário pois caso isso não seja feito as lasquinhas e pedaços velhos de unha podem machucar as patinhas do animal.

Arranhador de canto de sofá

Já que você não quer que o seu companheiro felino ‘avance o sinal’ no seu sofá, além de reforçar o estofado com um tecido anti-gato, uma atitude que você pode tomar é colocar um arranhador no canto do sofá.

Existem vários modelos de diversos tamanhos que vão se adaptar muito bem às medidas do seu sofá, basta escolher que o seu gato terá um novo objeto para se exercitar.

Não tente fazer seu gato parar de arranhar

Arranhar é algo que faz parte da natureza dos gatos. Como dito anteriormente, ele usa para afiar as unhas e se exercitar. Sem isso ele pode acabar ficando sedentário e com as unhas machucadas pelas unhas mal afiadas. É muito compreensível querer preservar a mobília da sua casa, mas você precisa dar opções de coisas que o seu gato pode arranhar.

Escolhendo o melhor arranhador para o seu gato

Cada gato tem uma preferência do que preferem arranhar. Observe o que ele gosta mais antes de comprar um arranhador pois existem inúmeros tipos de arranhadores no mercado, então observando você pode identificar a preferência do seu gato e oferecer a ele um arranhador que irá ser de seu agrado.

Por exemplo, se ele gosta de arranhar superfícies lisas, ásperas ou enrugadas, na vertical ou na horizontal... coisas assim que irão definir o tipo de arranhador ideal para seu bichano.

Que papelão, hein!

É fácil fazer seu gato feliz! Usando papelão você pode criar inúmeras coisas para o seu gatuxo e de quebra ainda faz reciclagem. Algumas ideias são tampar extremidades de um rolo de papel higiênico, fazer furos nela, colocar ração dentro e deixar os gatos ‘caçarem’ o rolo para tentarem achar a melhor forma de pegarem a comidinha.

Você também pode criar circuitos para eles explorarem e se exercitarem, pode inclusive criar arranhadores de papelão. São inúmeras as possibilidades, use a criatividade e o carinho com o seu gato que boas ideias virão!

Agora é só deixar seu gato deitar e rolar (ou arranhar)!

Unha de gato tentando arranhar tecido

Depois dessas dicas é só colocar tudo em prática! Com tecido anti-gato você pode salvar sua estofado e sua mobília. Mas, lembre-se sempre: o sedentarismo afeta também os animais. Exercício são essenciais pro seu bichano crescer forte e saudável e arranhar contribuirá para a sua saúde.

Remover as unhas para evitar que o animal arranhe é uma crueldade com o animal, não seja o tipo de pessoa que vai por esse lado aparentemente "mais fácil", mas que agride muito o animal. Dê ao seu gatuxo opções de exercícios Gatos adoram arranhar e explorar, então use a criatividade e deixe seu carinho pelo seu filhote falar mais alto.

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.