Spitz alemão: confira preço, cuidados e informações importantes!

Spitz alemão: confira preço, cuidados e informações importantes!

Sob sua falsa aparência de raposa, é difícil não se render ao seu charme. Nesse artigo vamos saber mais sobre o spitz alemão, um cão que chama muito a atenção.


Conheça o spitz alemão: ancestral dos cachorros puxadores de trenós

Spitz alemão

O spitz alemão é um cão robusto, reconhecível por seu pelo abundante, sua coleira e cauda espessas, sua cabeça que lembra a de uma raposa e suas orelhas pontudas. Tudo isso lhe confere uma aparência elegante e lúdica.

O que talvez você não saiba é que essa raça de cães é muito antiga, podendo receber o título de “cães primitivos”. Mas conhecendo um pouco da história desse dócil e leal animal, isso não é surpreendente, já que seus ancestrais eram cães de trenó.

Esses cães são de origem alemã e têm pelo e subpelo muito espessos e uma aparência física semelhante à do lobo. São tradicionalmente utilizados como cães de guarda, mas são particularmente apreciados como cães de companhia, devido à sua beleza e elegância.

Características do spitz alemão

Spitz alemão com gato

O que todos os spitz alemães têm em comum é que sua cabeça lembra a de uma raposa com olhos amendoados, focinho pontudo, orelhas triangulares eretas e testa larga, por isso é fácil ver suas características comuns.

Tamanho

Existem diversos tipos de spitz alemão, no entanto, é um cão com características físicas muito semelhantes. Sendo assim, o que geralmente o caracteriza é justamente a variação de tamanho, como vamos ver daqui a pouquinho.

Assim, estando entre os maiores, médios ou grandes, suas características são proporcionais ao seu tamanho. O spitz alemão é um cão geralmente robusto, que tolera muito bem o frio e o mau tempo. Tenha cuidado para monitorar seu peso, já que são cães que precisam de dieta para não engordar muito e ter problemas de saúde por conta disso.

Temperamento

O spitz alemão é um cão alerta, animado, atencioso e extremamente apegado ao seu dono . Desprovido de qualquer instinto de caça, ele é dotado de uma desconfiança natural para com os estranhos, mas nunca é medroso ou agressivo.

Descrito assim, portanto, ele tem todas as qualidades de um bom cão de guarda. Além disso, ele tolera a solidão com facilidade, podendo residir em apartamentos e em áreas urbanas em geral. Mas também é muito feliz no campo, onde goza de maior liberdade.

Pelagem

Sua pelagem é longa, larga e reta, associada a um subpelo curto, espesso e sedoso. Já na cabeça, orelhas, faces anteriores dos membros e pés, o pelo é curto e aveludado. Também tem uma juba abundante no pescoço e ombros, além de franjas generosas nas nas patas dianteiras.

Sua cor também pode variar dependendo da raça, sendo cinza turvo no spitz lobo. Já no spitz alemão grande é marrom e branco. Por sua vez no spitz médio e nas espécies menores pode variar em preto, marrom, branco, laranja ou cinza.

Características da cabeça

A cabeça de um spitz alemão tem o crânio mais largo em sua parte posterior, estreitando-se e tomando forma de cunha até a ponta do nariz. A testa nunca é reta, sendo moderadamente bem marcada.

Suas orelhas são pequenas, triangulares, pontudas, bem eretas e inseridas no alto da cabeça, sendo um traço característico dos spitz. Finalmente, seus olhos são meio grandes, ligeiramente alongados e de cor escura.

Corpo e cauda

Seu corpo forma uma linha superior começando na ponta das orelhas e continuando após uma ligeira curvatura nas costas curtas e horizontais. A cernelha é bem alongada, o dorso é curto, reto e robusto. A traseira é larga, o peito é bem descido e arredondado, o ventre ligeiramente levantado.

Igualmente, um dos detalhes que lhe dá graça é sua cauda, a qual é mito espessa e está inserida no alto da traseira. Tem comprimento médio, sendo dobrada para baixo e enrolada para as costas.

Um pouco da história do spitz alemão

spitz alemão

O spitz alemão tem uma história bastante atípica, sendo descrito em livros desde a antiguidade e compartilhando da vida das maiores personalidades dos últimos séculos. Saiba mais sobre as peculiaridades desta bola de pelos.

Origem

O Spitz alemão tem uma longa e bela história, tratando-se de uma raça muito antiga, da qual descobrimos os primeiros vestígios na Antiguidade e na Idade Média. Ele é considerado um descendente do cão do pântano da Idade da Pedra, que é o ancestral da maioria das raças de hoje.

Os ancestrais do spitz foram usados principalmente como cães pastores. Indivíduos grandes e menores não apareceram até por volta do século XVIII. Mesmo assim, o spitz alemão só foi definitivamente reconhecido pela Federação Cinológica Internacional em 1º de janeiro de 1957.

Popularidade

Apenas spitz brancos e pretos eram conhecidos no início, a cor laranja apareceu mais tarde. A partir do século XIX, o spitz alemão experimentou a miniaturização e também a diversificação.

Foi justamente no reinado de Rainha Victoria no início do século XIX que apareceu o pequeno spitz da Pomerânia, como foi chamado na época, e que se tonou cão de estimação dessa rainha.

De pet de elite a cão de guarda

Como prova da sua popularidade, além da famosa rainha, na história o spitz alemão foi o animal de estimação preferido de várias personalidades, podendo ser citados Mozart, Michelangelo, Maria Antonieta ou Émile Zola.

Com o tempo, ele começou a ser usado para trabalho, tendo seus talentos apreciados como cães de guarda. Mas não é por isso que deixou de ser um cão extremamente belo.

O spitz alemão no século XX

É dessa forma que o spitz alemão chega ao século XX: elogiado como cães zeladores. Por isso se tonou comum que lojistas europeus tivessem um lulu da Pomerânia para avisá-los de qualquer problema.

Finalmente, por volta de meados da década de 30 do século passado, os outros padrões da raça também foram listados como espécimes já popularizados.

Tamanhos e tipos de spitz alemão

spitz alemão

Como dissemos, este cão caracteriza-se pela variação de tamanho. Nesse sentido, o spitz alemão existe em 5 variedades, variando do maior ao menor, passando pelo spitz pequeno e médio.

Keeshond

Keeshond

O keeshond ou spitz de lobo é uma variedade de tamanho do spitz alemão, uma raça de cão originária da Alemanha. Trata-se da maior variedade, chegando até os 49 cm de altura.

O keeshond possui apenas pelagem cinza, semelhante à do lobo. E, por ser bom nadador, o keeshond foi usado durante anos como cão de salvamento pelos holandeses.

Spitz alemão grande

Spitz alemão grande

Esta é a segunda maior variedade, que chega até um total de 46 cm de altura e que admite três cores de pelagem:

• Preta: o subpelo e a pele são pretas, sem vestígios de branco e sem qualquer marca.
• Marrom: a pelagem é de um marrom escuro uniforme.
• Branco: branco puro, sem tonalidade amarelada, inclusive nas orelhas.

Spitz alemão médio

Spitz alemão médio

Essa é a variedade de tamanho imediatamente intermediário, chegando a 34 cm de altura e admite todas as cores de pelagem do spitz alemão:

• Preto: subpelo e pele escuros.
• Marrom: escuro uniforme.
• Branco: branco puro, sem tonalidades.
• Laranja: cor laranja uniforme em tom médio.
• Cinza: cinza-prateado como o dos lobos, com as pontas pretas.
• Outras cores: outras tonalidades, incluindo creme, laranja, preto, castanho e variada.

Spitz alemão pequeno

Spitz alemão pequeno

É a menor variedade depois do spitz anão, chegando a uma altura de 26 cm. Pelo seu tamanho e graciosidade, sempre foi um dos preferidos como cão de estimação.

Assim como o spitz médio, o spitz pequeno admite todas as cores de pelagem do spitz alemão, conforme foram descritas acima.

Spitz alemão anão

Spitz alemão anão

O spitz anão, também conhecido como lulu da Pomerânia e às vezes apenas como Pomerânia, é a menor variedade dos spitz alemães, chegando à altura máxima de 20 cm.

O nome desse cachorrinho em miniatura vem da província da Pomerânia, hoje abrangendo a Alemanha oriental e a Polônia. Admite todas as cores de pelagem do spitz alemão, conforme foram descritas acima.

Preço do filhote de spitz alemão

lulu da pomerania

Se você ficou com vontade de ter um desses cães, com certeza deve estar se perguntando quanto custa um exemplar de algum desses espécimes. Nesse caso, vamos deixar aqui uma média do valor desses fabulosos animais.

Spitz Alemão: preços de todos os tamanhos

Geralmente, os preços dos spitz alemães sobem do maior para o menor. Um keeshond, por exemplo, custa em média 3 mil reais. Já o spitz alemão grande e o spitz alemão médio custam em média 4 mil reais.

Por sua vez, os cães menores dessa espécie costumam ter um valor mais elevado. Sendo assim, um spitz alemão pequeno custa em média 5 mil reais e spitz alemão anão ou lulu da Pomerânia custa em média 7 mil reais.

Onde comprar filhote desta raça?

Hoje em dia, o spitz alemão é uma raça de cães encontrados em todo o mundo. Como na maioria dos casos, não é difícil encontrá-lo, já que uma simples busca na internet aponta inúmeras lojas de animais e canis que os vendem.

No entanto, principalmente por não ser um dos animais dos mais baratos, é bom ter cuidado. O ideal é procurar um local conhecido e confiável, ainda que para isso você tenha que pagar um pouco mais.

Aspectos que influenciam no preço

Como estamos falando de uma das raças de cães mais caras do mundo (alguns spitz anões especiais chegam a 20 mil reais), obviamente há variação dependendo do vendedor e também de alguns critérios.

Nesse sentido, como geralmente ocorre com os cachorros, as fêmeas costumam ser mais caras que os machos. Nas espécies com mais de uma cor, também, quanto mais colorida a pelagem, maior o preço.

Custos com a raça Spitz Alemão

lulu da Pomerania

Na hora de comprar o seu spitz alemão, no entanto, você não deve observar somente o valor do animal em si. Evidentemente, deve levar em conta também os custos para ter um desses belos animais.

Preço de ração para Spitz Alemão

O ideal é alimentá-lo com ração específica. Os preços, atualmente, variam entre 30 e 80 reais, dependendo da marca. A ração deve ser administrada três vezes ao dia e a quantidade depende do tamanho e do peso normal do animal:

• de 3,5 a 7 kg = 67 a 112 g diárias;
• de 7 a 13,5 kg = 112 a 184 g diárias;
• de 13,5 a 22 kg = 184 a 265 g diárias;
• de 22 a 38 kg = 265 a 399 g diárias;
• de 38 a 48,5 kg = 399 a 479 g diárias.

Preço de vacinas para Spitz Alemão

Para que seu spitz alemão se mantenha livre de cinomose, parvovirose, leptospirose e outras enfermidades, duas vacinas são anualmente fundamentais. Tratam-se da V8 e a V10, que custam entre 60 e 90 reais cada.

Além dessas, deve tomar ainda vacinas para vermes, gripes, raiva, entre outras enfermidades. Cada uma delas custa em média 40 reais. É fundamental consultar um veterinário e manter seu cão com as vacinas em dia.

Preço de tosa para Spitz Alemão

Os preços de tosa para spitz alemão, evidentemente, variam de acordo com o tosador, mas geralmente estão entre os 70 e 150 reais. Como é um cão com pelagem espessa e particular, o mais provável é encontrá-la acima dos 100 reais.

Igualmente, se quiser complementar com um banho com hidratação, o valor varia entre 40 a 90. Já um banho carrapaticida pode ser realizado por um valor entre 40 e 70 reais aproximadamente.

O que você deve saber antes de comprar ou adotar um cão desta raça

lulu da Pomerania

Para quem vai criar um animal com características particulares, principalmente se o valor é alto, é necessário estar muito bem informado sobre ele antes mesmo de adquiri-lo.

Cães desta raça têm muita energia

No caso do spitz alemão, é bom saber que esta é uma espécie de cão que possui muita energia. É um cão que gosta muito de jogos e brincadeiras, as quais são extremamente importantes para o pet não entrar em depressão.

Portanto, você precisará de tempo para lhe dedicar longas saídas diárias e manter seu equilíbrio físico e emocional. Ele precisa sempre passar muito tempo com seu dono, embora conviva com outras pessoas.

Spitz alemão não é agressivo, mas pode estranhar desconhecidos

O spitz alemão é um cão que, basicamente, não tem agressividade se for bem educado e é muito apegado aos seus donos.

Porém, é um tipo de cachorro muito inteligente e, se treinado, pode ser usado como cão de guardo e avisar sempre que aparecerem desconhecidos ou até mesmo detectar e avisar sobre comportamentos de uma pessoa estranha.

Escovar o pelo

O pelo espesso do Spitz Alemão requer manutenção extensa e regular para preservar sua limpeza e aparência. Este cão realiza duas mudanças por ano, durante os quais a queda de cabelo é significativa.

Recomenda-se escovar o cão várias vezes por semana e diariamente durante o período de mudança. Da mesma maneira, é possível escovar contra o crescimento do pelo para adicionar volume ao seu pelo. Ainda, em vez de lavá-lo, é melhor limpá-lo com um xampu seco.

Como cuidar do seu Spitz Alemão

spitz alemão após banho

Além de ser um cão de alto valor, com seu amigo, você não vai querer ter problemas indesejados e por isso vai estar muito atento a todas as demandas que o seu pet merece.

Escolha a ração

Grande parte dos problemas de saúde que um spitz alemão pode desenvolver pode ser evitado com uma boa alimentação. Sendo um cão conhecido pela sua robustez, ele é bem exigente com sua alimentação.

Dessa forma, não adianta comprar a ração mais barata, por exemplo, se o cão não a está comendo. Ao mesmo tempo, as rações devem ser vigiadas, pois os spitz tendem a engordar muito rapidamente.

A importância do pós-banho

Como um cão de pelo comprido, o banho é fundamental para o spitz alemão, por isso dê um banho todos os meses. Isso é ainda mais importante para raças pequenas que dormem em camas!

Após o banho, chega a hora de enrolar o cachorro em uma grande toalha felpuda para torcer na direção do cabelo, sem esfregar muito. É para absorver o máximo de água possível e evitar o resfriamento.

Como fazer a tosa no spitz alemão

Sendo um cão com pelo e subpelo tão espessos, o ideal é levá-lo a um profissional. No entanto, se preferir você talvez possa fazê-lo, embora é provável que não obtenha um ótimo resultado na primeira vez.

Neste tipo de cabelo, principalmente para principiantes, é melhor deixar o comprimento simplesmente nivelando as franjas, ou optar por um corte não muito curto.

Dúvidas sobre e raça spitz alemão

lulu da Pomerania

Existem muitas informações sobre os spitz alemães, mas sempre é fundamental exaurir todas as dúvidas antes de adquirir o seu maravilhoso pet.

Como saber se o spitz alemão é puro?

Uma das maiores dúvidas na hora de comprar um spitz alemão é saber se um determinado cão é realmente de raça pura. Por isso leia sobre a raça e veja as fotos dos filhotes para aprender a reconhecer sua aparência.

Suas principais características é que se parecem a uma raposa, não tem nariz muito comprido e não tem orelhas muito grandes ou orelhas caídas. Além disso, têm uma espessa pelagem dupla.

Qual a diferença do Spitz Alemão para o Lulu da Pomerânia?

Como vimos, a diferença fundamental entre todos os cinco tipos de spitz alemães é basicamente o tamanho. Então o lulu da Pomerânia é uma dessas espécies, sendo a menor delas.

Principalmente entre o spitz anão ou lulu da Pomerânia e o spitz pequeno as diferenças são mínimas. Quando filhotes, a certeza sobre qual raça se trata depende de conhecer sua origem. Quando adultos, o spitz pequeno é um pouco maior.

Queda de cabelo?

O spitz alemão tem duas mudanças de cabelo anuais, mas tenha certeza de que seu cabelo crescerá novamente e de forma muito rápida.

Durante este período de mudança de pelagem, a queda de cabelo pode ser impressionante. Contudo não se preocupe, pois tirando a mudança os spitz não perdem muito cabelo.

Convivência com outros animais

O spitz alemão é uma raça de cão muito afetuosa e que pode viver sem problemas com outros animais, principalmente outras raças de cães.

Mas não apenas com cães. Se treinado, esse cão pode conviver perfeitamente e sem atritos inclusive com outras espécies de animais, como coelhos, furões e até gatos.

Como educar seu spitz alemão

Com o seu cachorro spitz ainda pequeno, estabeleça imediatamente as regras que você deseja que eles adotem mais tarde. Peça a ele que se sente, que não pule em você, etc.

Para parar de latir, o treinamento do spitz também deve começar o mais rápido possível. Esse aprendizado precoce será uma garantia de tranquilidade, tanto para você quanto para sua vizinhança.

Um cão inteligente e de beleza única

lulu da pomerania

Animado e inteligente, é um companheiro cativante, alegre e astuto, descontraído e muito carinhoso. Há muita energia em seu corpo e, de fato, o spitz brilha com energia e alegria.

Precisando de muito carinho e atenção, o spitz é desprovido de qualquer instinto de caça e também não são cães fugitivos. Ele sabe ser muito carinhoso e ama todos em sua família, mas ele escolherá especialmente uma pessoa a quem dedicará a maior parte de sua adoração.

É simplesmente o companheiro de brincadeiras perfeito para crianças. Sua resistência e seu carisma podem animar a todos à sua volta.

E então, o que acha do spitz alemão? Não é mesmo uma das mais formidáveis espécies de cão? Deixe-nos o seu comentário!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Dachshund arlequim: origem, características, preço e mais!

Dachshund arlequim: origem, características, preço e mais!

Popularmente conhecido como "salsichinha", o Dachshund arlequim é uma raça encantadora. Se quer saber tudo sobre ele, entre e confira!


Qual o preço do Schnauzer (mini, gigante e  standard)?

Qual o preço do Schnauzer (mini, gigante e standard)?

Quer saber o preço deste adorável cãozinho? O Schnauzer é um cachorro companheiro e guardião para a família! Veja aqui, tudo sobre o preço e custos da raça!


Criação de codorna: Guia completo para iniciar e ter lucro

Criação de codorna: Guia completo para iniciar e ter lucro

Saiba tudo que um criador precisa conhecer para poder ter uma avicultura de criação de codorna de sucesso.


Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça tudo sobre essa raça conhecida como caçadora de leões, da alta performance combinado à sua personalidade dócil, cuidados e custos necessários.


Samoieda filhote: preço, personalidade, cuidados e mais!

Samoieda filhote: preço, personalidade, cuidados e mais!

Você conhece Samoieda? Se deseja saber sobre essa raça, reunimos nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre esse cachorro.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.