Amphiprion ocellaris: tudo o que você precisa saber o peixe palhaço

Amphiprion ocellaris: tudo o que você precisa saber o peixe palhaço

Já conhece o ocellaris? Certeza que sim! Veja aqui os detalhes e características do peixe palhaço, um animalzinho curioso e muito simpático.


Amphiprion ocellaris: o nome científico do peixe palhaço

Amphiprion ocellaris ou peixe palhaço

O peixe ocellaris é um dos mais carismáticos do reino aquático. Certamente pelo nome científico pode parecer um pouco estranho, mas com certeza você já o conhece pelo seu nome popular: peixe palhaço.

Existem duas categorias de peixes palhaço: o peixe palhaço oriental, conhecido também como o peixe palhaço verdadeiro e o peixe palhaço ocidental, ou peixe palhaço falso. Quando falamos em peixe palhaço ocellaris, estamos falando do peixe palhaço ocidental.

Esse peixinho que já foi tema de filme tem cores muito chamativas e também se destaca pelos seus hábitos, ficando geralmente entre as anêmonas do mar como forma de se esconder de predadores.

Suas características também costumam atrair muitos dos fotógrafos da vida marinha, que se admiram com a sua beleza.

A seguir, vamos trazer algumas informações curiosas sobre o peixe palhaço, com características, reprodução, criação e curiosidades acerca desse animal tão simpático.

Características do peixe Amphiprion ocellaris

Amphirion Ocellaris

Apesar de termos a impressão de que o peixe palhaço é enorme, ele apenas pode chegar a um tamanho de até 16 centímetros.

O mais comum é encontrar peixes coloridos e com listras brancas em seu corpo. Tanto o peixe verdadeiro como o falso são laranjas, envoltos por três listras brancas. A diferença é o contorno preto, que é mais espesso na espécie verdadeira.

Além disso, o ocellaris também é coberto por uma fina camada de muco para se proteger das anêmonas.

Quanto custa um peixe palhaço

O peixe palhaço tem uma variação pequena de preço, sendo encontrado em uma faixa de R$50 a R$70.

É recomendado procurar por locais que ofereçam o ocellaris de modo legal, com todos os protocolos bem designados, a fim de que você também tenha o resguardo legal para cuidar de seu amigo marinho.

Também, é possível investir no peixe palhaço para reprodução em casa, desde que você tenha como oferecer as condições adequadas.

Anatomia do Amphiprion ocellaris

O ocellaris é um peixe que tem o seu tamanho variando de 5 centímetros a 16 centímetros. São animais com características até robustas, apesar do tamanho, e apresentam uma característica oval em seu corpo.

Possuem uma nadadeira dorsal alongada, podendo até cobrir o corpo todo, acompanhado de nadadeiras peitorais e ventrais.

Distribuição geográfica do peixe palhaço

O peixe palhaço é originário do Oceano Índico e Pacífico, sendo encontrados em maior quantidade nas proximidades da Austrália e do Japão.

A espécie ocellaris é a que mais se encontra fora desse recorte geográfico. Ainda, ela tomou outros oceanos, e chegou a ser encontrada na Indonésia e até mesmo nos mares próximos à Inglaterra.

Hoje os peixes palhaços são encontrados em diversos mares tropicais de baixa profundidade e habitam próximos ao continente africano.

Parentes do peixe amphiprion ocellaris

O peixe ocellaris pertence à família Pomacentridae e subcategoria Amphiprioninae. São muito próximos e até parecidos com os peixes palhaços verdadeiros, os Amphiprion perculas que apresentam a mesma característica com pouca diferenciação.

Reprodução e crescimento do peixe ocellaris

peixe palhaço falso

Há quem cuide do ocellaris para a procriação, o que é possível desde que dentro de um ambiente ideal para esse tipo de finalidade.

Em termos de reprodução do peixe palhaço, um dos fatos curiosos é que as fêmeas costuma escolher os seus pares.

Caso contrário é muito difícil que ela receba bem o ocellaris macho e pode reagir até mesmo com violência.

Dimorfismo sexual do peixe palhaço

O Ocellaris possui dimorfismo sexual, ou seja, os machos e fêmeas da espécie podem ser diferenciados pelas características físicas.

No caso do peixe palhaço, as fêmeas são maiores e mais robustas, mas não é só isso. Esses peixes possuem características sexuais hermafroditas, funcionando primeiramente como linhagens masculinas e depois se diferenciando de acordo com a questão genética.

Desova

A desova é feita em ambientes protegidos, como esconderijos e ambientes similares. O recomendado é deixar os ovos neste local por 5 dias, quando permanecem junto aos pais.

Depois disso, os ovos devem ser retirados e colocados em outro aquário com aeração constante e pequenas algas Nannochloropis oculata, que ajudam a manter a água com uma melhor qualidade.

Passado esse período de cuidado específico, chega o momento de eclosão dos ovos, algo que é muito importante, especialmente para quem cria ocellaris para reprodução.

Eclosão dos ovos

Depois de ter retirado os ovos e separado em outro aquário levam 7 a 8 dias para que a eclosão ocorra, sendo um fenômeno sempre noturno.

A inclusão de Brachionus plicatilis nesse momento é crucial para o crescimento e desenvolvimento das larvas do ocellaris, que vão ser alimentadas a partir das algas.

Passados 10 dias podem ser adicionadas artemias recém-eclodidas, junto com Brachionus plicatilis, e então, depois de 30 dias a alimentação dos pequenos peixes palhaço pode ser realizada com rações.

Criação comercial

A criação comercial do ocellaris é possível, desde que você compre exemplares de aquaristas que já trabalhem com peixes voltados para essa finalidade específica.

Isso acontece pelo fato de ter que adquirir casais já formados e maduros, ou juvenis, mas que já tenham uma convivência, de modo que não se corra o risco de a fêmea rejeitar o macho.

Entender esse momento é fundamental já que para começar a montar um sistema de criação comercial você sempre precisa de um casal já formado, visto a possibilidade de dificuldade de adaptação entre a fêmea e o macho.

Curiosidades do peixe ocellaris

Amphiprion ocellaris ou peixe palhaço

O ocellaris ou peixe palhaço é uma espécie muito interessante e curiosa. Muitas dessas curiosidades já são conhecidas, mas outras não tanto, já que é um peixe que não se conhece profundamente sobre seus hábitos, comportamento e até mesmo como eles se relacionam.

A seguir, serão trazidos os fatos mais curiosos sobre o ocellaris e também alguns que certamente você não sabia.

Algumas anêmonas podem comer o peixe palhaço

Geralmente, as anêmonas são aliadas dos ocellaris, ajudando a proteger e também servindo de um local seguro para se descansar, ou mesmo como armadilha para atrair algumas presas e se alimentar.

No entanto, essa relação não é sempre tão amistosa, pois as anêmonas podem comer o peixe palhaço, apesar de serem muito raras as vezes em que isso acontece.

A fêmea do peixe ocellaris é maior que o macho

Como já relatado na parte de dimorfismo sexual, a fêmea do peixe ocellaris é maior que o macho. Isso costuma confundir quem não conhece a espécie e sempre acha que pode ser o contrário.

Além dessa diferença de tamanho, também divergem no comportamento. Quando não gostam do seu par, muitas fêmeas podem acabar sendo agressivas.

Não sabem nadar

Claro que aqui tem um exagero, mas é verdade que os peixes ocellaris não são bons nadadores, e por isso coexistem com as anêmonas, em busca de proteção e de ajuda para alcançar a sua presa.

Sendo assim, diferente de outros peixes, ele não precisa se lançar ao mar e nadar grandes distâncias para conseguir alcançar sua presa.

O peixe que é famoso e simpático

Amphiprion ocellaris ou peixe palhaço

O Amphirion Ocellaris é o nome mais difícil para o peixe palhaço que todos nós já conhecemos.

Conhecido também como peixe palhaço falso, o mesmo que aparece no filme famoso, e que conquistou muitas pessoas, é muito simpático e convive bem com outras espécies.

Suas cores vibrantes chamam a atenção de qualquer pessoa e dão vida aos aquários. Para conseguir cuidar corretamente é importante observar todos os pontos aqui destacados. Desta forma, é possível encontrar todas as condições para a sua criação e sua presença dentro dos aquários.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.