Quero comprar animais exóticos: quais posso ter como pets?
Você sabia que existe uma diferença entre animais exóticos e silvestres? Animais exóticos são aqueles que não pertencem à fauna brasileira, enquanto aqueles que pertencem ao grupo de animais brasileiros se classificam como silvestres.
Se o seu objetivo é comprar animais exóticos, existem alguns pontos a serem considerados, como a procura de lugares que façam a venda de forma legalizada, pois a aquisição de um animal feita fora das normas legais é considerada tráfico de animais.
O IBAMA possui uma lista de animais domésticos que abrange animais exóticos que podem ser criados em casa. Alguns exemplos são: cacatua, calopsita, iguana, furão, tartaruga de aquário e algumas espécies de serpentes. O recomendável é estar sempre atento à lista que pode sofrer alterações a qualquer momento.
Exemplos de animais exóticos para ter como pet de estimação
A lista de animais exóticos permitidos como pets de estimação é bem variada. Conheça alguns que podem ser comercializados e criados como companhias que farão do seu lar bem mais alegre e divertido.
■Cacatua
Quem não se encanta com o charme desse animal de plumagem bonita e personalidade forte. A cacatua possui uma expectativa de vida de 40 a 60 anos. Geralmente possui cor branca, mas seus tons podem variar entre tonalidades de creme ou salmão. São companheiras divertidas e muito curiosas.
■Serpentes domésticas
Lindas e intrigantes, as serpentes também podem ser uma escolha de animal exótico de estimação. O IBAMA autoriza apenas espécies não peçonhentas e devem constar na listagem de animais domésticos permitidos. Algumas espécies podem viver até 30 anos.
■Iguana
A iguana é um animal tranquilo, mas deve ser tratada com cuidado, pois é um animal que se assusta fácil com a presença de humanos. O ideal é acostumá-la com esse contato desde pequena. Se for tratada com carinho pode se tornar uma grande amiga. Ela também necessita de um terrário bem estruturado para sua acomodação. Sua expectativa de vida é de 20 a 30 anos.
■Furão
O furão é um animal que conquista corações. Sua aparência chama a atenção para o seu corpo comprido, magro e a pelagem bonita e sedosa. Para criá-lo bastam alguns cuidados com a higiene, saúde e alimentação. São curiosos e afetuosos. Podem viver de 5 a 10 anos.
■Chinchila
Esse mamífero roedor é peludinho e dócil, sendo uma ótima opção de pet. Para criá-la é preciso de uma gaiola ampla, com mais de um andar, pois a chinchila é um animal que ama pular e escalar. Uma curiosidade sobre ela é que os banhos não devem ser feitos com água e sim com uma higienização feita por um pó de banho seco para evitar a umidade nos pelos e proliferação de doenças. Sua expectativa de vida é de 10 a 20 anos.
■Mini pig
Considerado uma animal exótico esse pequeno tem conquistado fãs por todo o mundo. Mesmo pertencendo a linhagem dos suínos sua altura não passa dos 50cm e o peso de 35kg. É um pet muito inteligente. São encontrados nas mais variadas cores e sua idade pode chegar aos 20 anos.
Como comprar animais exóticos legalizados: cuidados e mais!
Diferente de cães e gatos que podem ser obtidos de forma fácil e prática, o passo a passo para conseguir a autorização para ter o seu pet exótico em casa ocorre através de um processo muito burocrático e deve ser seguido rigorosamente a fim de evitar qualquer problema.
■O que diz a legislação?
Inicialmente é necessário realizar um cadastro no IBAMA, obter a licença como dono legal do animal e a autorização de uso e manejo da espécie desejada. Certifique se o criadouro escolhido está dentro das normas legais. Ao efetuar a compra, na nota fiscal deve constar a identificação correta do animal, informações sobre o número do registro, nome popular e científico, sexo e data de nascimento.
Fique atento aos animais que são proibidos e não constam na lista de autorização para criação doméstica segundo o IBAMA.
■ Antes de comprar animais exóticos: verifique se a empresa possui a documentação necessária
A empresa responsável pela venda de animais exóticos deve possuir um sistema de marcação aprovado pelo IBAMA, além de obrigatoriamente fornecer a nota fiscal ao comprador. Também é preciso verificar se o criadouro possui autorização de uso e manejo das espécies.
■Rede de criatórios legalizados e autorizados pelo Ibama para comprar animais exóticos
A busca pelo local onde pretende comprar seu animal exótico é muito importante para evitar penalidades de um crime ambiental. São criatórios registrados e legalizados pelo IBAMA.
Para saber quais os empreendimentos comerciais de fauna estão autorizados, consulte o Sisfauna (Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre): www.ibama.gov.br/sistemas/sisfauna.
O estado de São Paulo utiliza o Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Fauna (Gefau), portanto para maior conhecimento sobre os estabelecimentos legalizados no estado contate a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
■Controle na identificação de animais exóticos
Para melhor identificação, algumas espécies devem ser marcadas com anilha (anel com um número em uma das patas do animal) ou microchip. Essas ferramentas de registro funcionam como o RG do animal e ajudam a comprovar sua procedência.
O que eu preciso saber antes de comprar animais exóticos? Cuidados especiais!
Antes de fazer do seu bichinho o mais novo integrante da sua casa, é preciso se informar sobre suas necessidades. Muitos desses animais exigem cuidados especiais e condições apropriadas para a sua criação. Veja alguns exemplos de informações essenciais que farão a diferença na chegada do seu pet exótico.
■Alimentação dos animais exóticos
Já decidiu qual pet fora do comum você vai querer como companhia? Então fique atento a sua alimentação. Alguns animais necessitam de alimentos vivos ou congelados de boa qualidade, como camundongos e insetos. Outros se alimentam de feno, granulado ou vegetais. O importante é que seu animal tenha uma dieta correta e balanceada que atenda suas necessidades nutricionais, promovendo saúde e bem estar.
■Saúde e Higiene: cuidados com os animais exóticos
A importância de se informar com antecedência sobre os cuidados com o seu pet ajuda a evitar erros que podem levar a doenças graves e até mesmo fatais. O ideal é realizar visitas regulares ao médico veterinário para melhores informações e prevenção de doenças.
■Terrários e habitats para animais exóticos
Procure saber mais sobre as necessidades da espécie que você deseja. Alguns animais necessitam de ambientes com controle de temperatura, espaço, iluminação e estrutura adequada. A limpeza de terrários e hábitats dos seus pets influenciam diretamente em seu comportamento natural.
■Fique atento as regras impostas pelo IBAMA
Além da documentação e cuidados que variam de acordo com cada espécie, deve-se atentar às medidas impostas pela legislação. A propriedade de animais exóticos de estimação não autoriza a reprodução, exposição à visita pública ou qualquer outra finalidade que não seja a de companhia.
Responsabilidade é fundamental com animais exóticos
Antes de iniciar o processo para a compra de animais exóticos, é preciso refletir se há condições para criá-lo. O conhecimento deve ir além do nome da espécie desejada, realizando uma pesquisa sobre seus hábitos e as condições de adaptação, além de toda a burocracia necessária para a legalização.
Verifique se há veterinário de animais exóticos na região onde você mora para consultas periódicas e emergenciais.
Lembre-se que ao escolher o seu pet é preciso ter muita responsabilidade com os cuidados que farão da vida dele mais saudável e feliz.
Olá, sou Jessyca, muito prazer! Sou bióloga e amo escrever! Já faço isso há um bom tempo. Outra coisa que me deixa apaixonada é a companhia dos meus "filhos de pelo". São dois cachorros (Zorro e Sid Wilson) e dois gatos (Dastan e Ulisses), que me servem de inspiração muitas vezes, principalmente aqui no Guia Animal. Animais me encantam! Todos eles e suas peculiaridades. Convido você a descobrir sobre muitos deles comigo.