Qual é o cachorro mais bravo do mundo: raças e características

Qual é o cachorro mais bravo do mundo: raças e características

Pitbull? Rottweiler? Confira neste artigo quais são os cachorros mais bravos e suas principais características.


Qual é o cachorro mais bravo do mundo?

Pitbull e outro cachorro lado a lado

Algumas raças de cachorro são conhecidas por serem perigosas, servindo como verdadeiros cães de guarda e causando medo em quem chega perto. Mas, na realidade, esse comportamento é uma consequência de hábitos incentivados pelos donos desde cedo.

Portanto, não é correto dizer que existe um cachorro específico mais bravo do que o outro. No entanto, há raças de grande porte com instintos mais selvagens que são treinadas para oferecerem perigo quando necessário. Da mesma forma, os cães também podem ser ensinados a serem dóceis.

Eles são os melhores amigos do homem, mas também podem ser bem agressivos se forem criados com essa intenção. Confira, ao longo deste artigo, características sobre algumas das raças que são vistas como os cachorros mais bravos do mundo.

Raças de cachorros mais bravos do mundo

Antes de adotar ou comprar um cachorro de raça, é importante saber como é o comportamento do animal. Assim, o dono saberá que alguns tipos tendem a ser mais difíceis de adestrar ou de cuidar do que outros. Ou seja, é fundamental escolher com consciência para não ter maiores problemas.

Husky Siberiano

Dois cães Huskys Siberianos

O lindo cão Husky Siberiano surgiu na Rússia e era muito utilizado para o trabalho, mas a criação doméstica já existe há centenas de anos em diversos países. É um cachorro inteligente e com bastante apego aos donos, até mesmo crianças. Para isso, é importante que sejam adestrados logo quando filhotes.

Ao procurar por um Husky Siberiano, o ideal é ter contato com o animal desde o seu nascimento. Por ser considerada uma raça teimosa, o dono deve ser paciente e não se irritar com o cachorro durante os treinamentos. Caso contrário, pode resultar em um cão desobediente no dia a dia.

Chow Chow

Cão Chow Chow

Uma raça bem imponente, o Chow Chow é uma dos cachorros mais antigos da história. Os primeiros registros indicam que sua origem vem de países como a China e a Mongólia, onde acompanhava tribos em longas caminhadas. Atualmente, é um animal que deve receber carinho e ser educado desde cedo para não se tornar um cão dominante.

A socialização inclui a interação com desconhecidos e outros animais, passeio em locais públicos, brincadeiras e treinamentos frequentes. O Chow Chow que não é adestrado pode ter um temperamento complicado na fase adulta. De qualquer forma, nunca se deve estressar os animais com treinos longos e cansativos.

Pitbull

Cão Pitbull na floresta

O Pitbull é possivelmente a raça mais popular do mundo quando o assunto é cachorro bravo. No entanto, essa característica não é algo natural do animal, e sim imposta pelos criadores que buscam um cão de guarda feroz. Por isso, o fato de que todo Pitbull é perigoso é um preconceito que deve ser combatido.

A raça é realmente forte e musculosa, mas ela só irá atacar pessoas se for treinada para isso. Caso seja criado com amor e carinho, sem agressividade, o cão será dócil e companheiro. Em alguns países, o Pitbull é proibido ou é obrigado a circular de focinheira.

Rottweiler

Cão Rottweiler com seu filhote

Assim como o exemplo anterior, o Rottweiler também é visto como um cachorro para não chegar perto. Mais uma vez, a fama de mau deve ser desmistificada, já que se trata de um ótimo amigo e protetor da casa.

A raça atinge grande porte na fase adulta, adquirindo também força e peso. Por esse motivo, o Rottweiler deve ser observado perto de crianças para não machucá-las durante as brincadeiras ou momentos de descontração.

Dobermann

Dois cães Dobermann

A raça alemã Dobermann foi criada a partir da mistura de diferentes linhagens, como o Rottweiler e o Pastor Alemão. A ideia era unir cães inteligentes e perigosos para formar o melhor cão de guarda possível, mas essa característica ficou no passado.

Quem cria o Doberman com carinho desde o seu nascimento terá um animal brincalhão, amigável e fiel. Assim como em outras raças, a falta de socialização pode causar problemas como agressividade com estranhos ou com outros animais.

Pastor Alemão

Cinco cães pastores almães

Uma das raças mais famosas em filmes policiais e programas de TV em geral, o Pastor Alemão é extremamente obediente. Eles são capazes de aprender truques e comandos com facilidade, por isso é tão utilizado para atividades como resgate, rastreamento e proteção.

O temperamento típico do Pastor Alemão é de fidelidade e companheirismo. É importante incentivar a sociabilidade desde cedo para evitar qualquer instinto agressivo no animal.

São Bernardo

Cão São Bernardo sobre a neve

Outro cachorro que ficou popular em filmes foi o São Bernardo. É uma das raças mais protetoras que existem, tornando-se realmente possessiva com seus donos e com o território. Por esse motivo, o cão pode ficar desconfiado e incomodado na presença de estranhos, mas a agressividade é realmente rara.

Adestrar um São Bernardo logo filhote é a melhor maneira de garantir que o cão seja o mais fiel e amoroso possível com os donos e qualquer outra companhia visitante.

Fila Brasileiro

Cão Fila Brasileiro

Uma raça desenvolvida no Brasil, o Fila é um ótimo cão de guarda. Sua origem remete desde o período da colonização após o cruzamento de outros cães trazidos da Europa. Pelo tamanho grande e bastante força física, é visto com receio por aqueles que não o conhecem direito.

A verdade é que o Fila Brasileiro é dedicado à proteção de seus donos, por isso fica sério e imprevisível perto de estranhos. Apesar disso, com os cuidados certos, não deve oferecer perigo no cotidiano.

Cuidados necessários com os cachorros mais bravos

Cão Pitbull sobre um pier

Como você já pode ter percebido, os cachorros mais bravos também podem ser bem carinhosos. Entenda a seguir mais sobre o temperamento dos cães.

Porque os cachorros se tornam agressivos?

Tudo depende da forma como a raça é criada. Muitas pessoas veem os cães como objetos de proteção, treinando-os para serem ferozes desde pequenos. Uma vez ensinados a atacar, dificilmente será possível adestrá-los para serem pacíficos.

Além disso, muitos cães são negligenciados e maltratados, o que pode resultar em agressividade do animal em relação aos outros.

Como evitar que o cachorro se torne agressivo?

Um cão doméstico não é agressivo por natureza. Por isso, não há segredos para evitar que esses animais cresçam bravos a não ser oferecer muito amor e socialização para eles desde o nascimento.

Apenas certifique-se de dar muito amor e carinho para o seu pet e ele será recíproco! Além disso, é importante cuidar do bem-estar e saúde do animal para evitar qualquer problema

É possível criar estas raças com crianças?

A maioria dos cachorros é amorosa com crianças, até mesmo as raças consideradas bravas citadas aqui neste artigo. A convivência desse animal de estimação com os pequenos é totalmente possível, mas é sempre recomendado vigiar as brincadeiras e os momentos perto de pessoas desconhecidas.

Todos os cães podem ser carinhosos

Uma mulher grávida e um Fila Brasileiro

A ideia de que existe um cachorro mais bravo do mundo deve ser repensada. Muitas raças realmente foram desenvolvidas para atacar em situações de perigo e proteger seus donos, mas esses hábitos não são naturais do animal. O adestramento bem feito é o melhor caminho para que eles sejam apenas carinhosos e nunca agressivos.

Um fato a ser considerado é a força física que o animal possui. Com isso, os cães mais fortes e pesados são mais propensos a machucar as pessoas, mesmo que durante brincadeiras e sem essa intenção.

Caso você esteja pensando em comprar um cão de raça, não deixe de consultar o histórico da criação do animal e procure saber sobre o temperamento. Tudo isso é fundamental para o bem-estar tanto do cachorro quanto do dono!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Sonhar com pitbull manso, bravo ou atacando: o que significa?

Sonhar com pitbull manso, bravo ou atacando: o que significa?

Você sabe o que significa sonhar com pitbulls? Sonhar com esses cães pode ter diversos significados, saiba o que significa.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.