Tamanho e peso do Yorkshire pelos meses: veja o crescimento!

Tamanho e peso do Yorkshire pelos meses: veja o crescimento!

Será que é possível saber o peso e o tamanho que seu Yorkshire vai ter no futuro? Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre o crescimento dos Yorkshires!


O crescimento do Yorkshire varia de acordo com os meses!

dois filhotes de yorkshire

O Yorkshire surgiu no condado de Yorkshire, na Inglaterra, no século XIX, como resultado do cruzamento de raças, como Maltês, Dandie Dinmont Terrier e Skye Terrier. No começo, eles eram muito usados para caçar ratos nas minas, pois conseguiam entrar em espaços pequenos.

Após a Rainha Vitória adotar um Yorkshire, a raça se popularizou muito entre a burguesia e a população geral. Os cães desta raça realmente são pequenos —quando adultos, pesam no máximo entre 2,3 e 3,5 kg e chegam a uma altura que vai de 15 a 18 cm. Ademais, o crescimento do Yorkshire varia conforme os meses.

Assim, neste artigo, você vai descobrir informações importantes que te ajudarão a saber o quanto o seu Yorkshire irá crescer conforme os meses, para conseguir dar-lhe as melhores condições de espaço e de bem-estar, e cuidar de seu amigo da melhor maneira possível. Vamos lá?

Crescimento do Yorkshire de acordo com os meses de idade

cachorro yorkshire

Há alguns fatores para se considerar para determinar como vai ser o tamanho de um Yorkshire. Por exemplo, é importante saber como será o crescimento do seu cãozinho segundo os meses de idade. Saiba mais informações sobre o crescimento mensal do Yorkshire a seguir.

Tamanho e peso do Yorkshire de 1 a 3 meses

Os bebês Yorkshire devem ficar ao lado da mãe até a 15.ª semana, para terem uma amamentação adequada, o que é essencial para o crescimento correto. Nas primeiras semanas, os Yorkshires são bastante pequenos, delicados e frágeis.

Ao nascerem, pesam entre 50 e 156 g e possuem um tamanho que é similar a um abacate. Entre a 2.ª e a 8.ª semana, o tamanho do Yorkshire é parecido com o tamanho de um mamão, e seu peso varia entre 340 e 910 g nesta fase do crescimento. Aos três meses, o peso do Yorkshire vai de 900 g a 1,4 kg.

Tamanho e peso do Yorkshire de 4 a 6 meses

Entre o 4.º e o 6.º mês de idade, o Yorkshire cresce do tamanho de uma toranja para o tamanho de um abacaxi. O peso aumenta de 1,6 para até 2,5 kg, e é nesta fase da vida que seu cãozinho vai começar a latir e aprender a se comunicar e a pedir as coisas para você.

É também nesta época, por volta dos 5 meses, que o seu Yorkshire vai ajustar e alinhar a mordida, que até esse período da vida, é desajustada. Esse alinhamento da mordida será fundamental para que o filhote de Yorkshire consiga mastigar os alimentos.

Tamanho e peso do Yorkshire de 7 a 9 meses

A partir dos 7 meses, de modo geral, o Yorkshire já vai ter um crescimento muito próximo ao tamanho máximo que irá chegar quando for adulto. O cãozinho vai continuar a crescer, mas em um ritmo bem mais lento.

Entre os 7 e os 9 meses, os Yorkshires são considerados adolescentes. A esta altura, seu cachorro já começará a pegar o jeito de ser característico da raça. O pelo dele começará a crescer muito e ele terá muita energia para brincar.

Tamanho e peso do Yorkshire de 10 a 12 meses

Entre 9 e 10 meses de idade, o crescimento de seu Yorkshire vai reduzir mais ainda o ritmo. Aos 12 meses, o Yorkshire terá atingido a idade adulta e terá o tamanho de uma abóbora-menina.

O peso final do Yorkshire adulto depende de cada cão, mas o peso ideal é entre 1,4 e 3,2 kg. Menos que isso, como acontece com os mini Yorkshires, irá causar sérios danos, pois eles sofrem de problemas de saúde congênitos causados pelo fato de serem criados para possuírem um tamanho reduzido, em vez de obedecerem aos padrões saudáveis de peso e de tamanho.

Crescimento a partir dos 12 meses

A maioria dos cachorros da raça Yorkshire atingem o tamanho máximo aos 12 meses, mas há casos de animais que crescem até os 15 meses e até mesmo até os dois anos, ainda que isso aconteça em um nível quase imperceptível.

O peso, por outro lado, continuará aumentando bastante nesta fase da vida do Yorkshire. Por isso, é importante cuidar bem da alimentação e garantir que o animal tenha o hábito de se exercitar e de brincar no cotidiano, pois ele tem energia de sobra para gastar!

Yorkshire idoso

O Yorkshire é considerado idoso ao atingir os 8 anos de idade. É uma raça famosa pela longevidade, pois pode chegar até os 15 anos. Ademais, com o passar dos anos, o ritmo acelerado e a energia de irão diminuir cada vez mais. O seu cãozinho irá passar mais tempo sozinho, também.

Por isso, você não pode dar a mesma quantidade e tipo de ração. Uma boa nutrição deve conter uma combinação de nutrientes para manter a síntese proteica, antioxidantes para prevenir a oxidação das células e níveis adaptativos de fósforo, para manter a função renal funcionando corretamente.

Fatores que influenciam o tamanho do Yorkshire

yorkshire filhote na mesa

A seguir, vamos destacar alguns fatores que influenciam o tamanho do Yorkshire, como exercícios diários, alimentação adequada, qualidade do sono, cuidados veterinários regulares, criação e carinho. Confira tudo isso a seguir!

Exercícios diários

Um dos principais fatores que afetam o crescimento do Yorkshire é a prática de exercícios diários. É de vital importância fazer com que seu Yorkshire se exercite e se movimente todos os dias, pois isso influencia no desenvolvimento da musculatura, impedindo que seu cão ganhe sobrepeso.

O Yorkshire é, como já dissemos, um cachorro cheio de energia e personalidade. Ele adora passear e conhecer lugares novos. Faça exercícios leves com seu Yorkshire, como caminhadas de 30 minutos por praças, parques, ou mesmo nas ruas de seu bairro.

Alimentação adequada

Mais um fator que influencia o crescimento e a saúde do Yorkshire é a falta de uma alimentação adequada. A dieta deve ser bem balanceada e precisa conter todos os ingredientes e nutrientes essenciais que ajudam no crescimento e na saúde dos ossos e de outras funções reguladoras internas.

Os ossos do Yorkshire merecem bastante cuidado e atenção, pois, por serem tão pequenos, os tecidos conjuntivos deste animal são muito frágeis, o que pode causar fraturas e luxações apenas com simples quedas ou batidas. Por isso, uma boa suplementação de cálcio é essencial para a saúde óssea do Yorkshire.

Qualidade do sono

A qualidade do sono é essencial para uma boa saúde e, consequentemente, para um tamanho saudável e adequado. Quando eles são mais novos, é comum que os Yorkshire tirem cochilos entre uma brincadeira e outra durante o dia. Mas, com o tempo, eles acabam se adaptando à rotina dos donos e passam a dormir de noite.

Uma boa noite de sono irá ajudar o seu Yorkshire a recarregar as energias e ficar pronto para aguentar mais um dia. Um Yorkshire adulto deve dormir entre 13 e 18 horas por dia, fora os cochilos que aumentam conforme o Yorkshire fica idoso.

Cuidados veterinários regulares

Mesmo que você tenha uma boa noção do tamanho e peso do Yorkshire conforme as fases do crescimento, caso você perceba qualquer anormalidade ou alteração no peso e no tamanho, consulte um veterinário. É sempre importante levar seu cãozinho para os cuidados veterinários regulares, como vacinas, banho e tosa. Assim, você garante um crescimento saudável.

Se ele continuar a ganhar altura após o quarto ano, pode estar sofrendo de acromegalia. Os Yorkshires com acromegalia têm um problema de glândula pituitária, que libera hormônios de crescimento em excesso, fazendo com que eles cresçam além de um tamanho saudável.

Atenção e carinho

Atenção e carinho também são essenciais para o crescimento saudável do Yorkshire. Mas,' preste atenção às brincadeiras das crianças e garanta que elas tenham atenção e carinho, principalmente devido ao tamanho e aos frágeis ossos do animal.

Muito colo pode prejudicar o crescimento dos ossos e colunas, causando danos ao desenvolvimento e crescimento. Apesar disso, é muito importante que você reserve momentos do dia para o seu Yorkshire: brinque, corra, faça bastante carinho e cafuné, pois, se o Yorkshire se sentir isolado ou esquecido, ele pode entrar em depressão.

Mais dicas sobre tamanho e peso do Yorkshire

filhote de yorkshire

Agora que você já sabe como é o crescimento do Yorkshire com o passar dos meses e quais os principais fatores que influenciam em seu crescimento, vamos ver mais algumas dicas sobre tamanho e peso dele. Ademais, você saberá como acompanhar o tamanho e peso, analisar as costelas e cinturas, e mais. Leia!

Faça o acompanhamento regular de peso e tamanho

Apesar de você conhecer o peso e tamanho do Yorkshire, é bom sempre fazer o acompanhamento regular do peso e do tamanho. O peso ideal de um Yorkshire adulto varia entre 2 e 5 kg, enquanto a altura vai de 18 a 30 cm.

Cuidado com os mini Yorkshires. Criados para terem peso abaixo do normal e uma estatura perigosamente pequena, alguns chegam a pouco mais de 900 g e medem cerca de 12 cm de um ombro ao outro. Estes Yorkies sofrem de problemas de saúde congênitos causados pelo fato de serem criados apenas para terem um tamanho reduzido.

Analise as costelas e cintura do seu Yorkshire

Um cachorro pode ficar muito magro por diversos motivos, como carrapatos, parasitas, alimentação inadequada e até estresse. Por isso, analise as costelas, os ossos e a cintura de seu Yorkshire. Essas partes devem ser sentidas com o toque, mas não podem estar visíveis.

Caso as costelas, espinhas e ossos estejam visíveis e a cintura esteja destacada, isso significa que seu Yorkshire está abaixo do peso. Agora, se as costelas, espinhas e ossos estiverem muito à mostra, sem gordura corporal aparente, seu Yorkshire estará desnutrido.

Caso não esteja no peso ideal, procure um profissional

Após verificar as costelas, espinhas, ossos e cintura de seu Yorkshire, caso não esteja no peso ideal, procure um profissional imediatamente. O veterinário vai realizar exames e fazer uma avaliação para descobrir o motivo para o Yorkshire estar abaixo do peso ideal.

Assim que ele confirmar a razão para o baixo peso, você poderá seguir as orientações e a dieta feita pelo veterinário para fazer seu Yorkshire ganhar uns quilos e ficar no peso ideal. A quantidade de calorias e o número de refeições necessárias para o Yorkshire engordar vão depender do nível de desnutrição.

Agora você conhece o tamanho e peso ideais do Yorkshire

três filhotes de yorkshire

Neste artigo, você conheceu um pouco sobre o tamanho e peso do Yorkshire pelos meses. Você aprendeu sobre o peso e tamanho ideal em várias fases da vida do animal: de 1 a 3 meses, de 4 a 6 meses, de 7 a 9 meses, a partir de 12 meses, e na fase idosa.

Aqui, mostramos também alguns fatores que influenciam o crescimento do Yorkshire, como exercícios diários, alimentação adequada e qualidade do sono. Além disso, você também aprendeu um pouco sobre a origem do Yorkshire e recebeu mais dicas sobre tamanho e peso do Yorkshire, desde fazer o acompanhamento regular do peso e tamanho, até analisar as costelas e cintura do animal.

Autor deste artigo

Tradutor e Revisor Freelancer, Jornalista e Redator Web. Apaixonado por livros, filmes, séries, música, comunicação e super interessado no mundo dos animais desde que adotou seus gatos Tom e Kira.

Palavras-chave relacionadas


Características Dicas Filhotes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.