Como cortar unha de cachorro em casa: dicas, cão bravo e mais

Como cortar unha de cachorro em casa: dicas, cão bravo e mais

Você precisa cortar as unhas do seu cachorro, mas não sabe como, porque ele não deixa, agindo com agressividade? Conheça, neste artigo, dicas para ajudar nisso!


Pode cortar unha de cachorro?

unha de cachorro sendo cortada

A prática de cortar as unhas do seu cachorro, em casa ou no veterinário, é essencial para manter a saúde, o bem-estar e a higiene do seu cão. Assim, não é necessário ficar esperando meses e meses para levá-lo ao veterinário somente para aparar as unhas.

Com auxílio e conhecimento, você pode cortar as unhas dele em casa com frequência, sem causar desconforto incômodo. Com isso, descobriremos, a seguir, as principais dicas e orientações sobre como fazer isso em casa, além dos benefícios e quais são os problemas que você terá caso demore demais para aparar as unhas do seu cãozinho. Boa leitura!

Dicas iniciais de como cortar unha de cachorro

unha de cachorro sendo cortada

A prática de cortar as unhas de cachorro em casa ainda é um assunto novo para muitas famílias. Dessa forma, vamos dar dicas essenciais para você conseguir aparar as unhas do seu pet em casa com segurança e sem desespero. Venha descobrir tudo sobre isso!

Acostume com o corte desde filhote

Como aparar as unhas pode ser uma experiência carregada de ansiedade para muitos cães, comece a mexer nas patas do seu filhote e a aparar suas unhas quando eles forem pequenos, para que eles se acostumem com o processo. Em apenas uma semana, ele já pode nem estar ligando. Mas, se seu filhote demorar um pouco mais para se acostumar, não se desespere.

Seja paciente, mantenha uma atitude gentil e positiva e continue a oferecer elogios e mimos. Você também pode tornar o processo mais divertido para o seu cão, deixando-o lamber algum petisco enquanto você manuseia as unhas.

Conte com ajuda de alguém em casa

Embora seja tentador procurar um profissional sempre que seu cão precisar que as unhas sejam aparadas, isso é algo que você definitivamente pode aprender a fazer em casa. Especialmente se as unhas do seu cão tendem a crescer rapidamente.

Para fazê-lo, sempre conte a ajuda de uma segunda pessoa para lhe auxiliar, acalmando o cão, segurando-o ou oferecendo petiscos. Ela também pode te ajudar caso você precise pegar algum objeto.

Use as ferramentas adequadas

Sempre use as ferramentas adequadas para cortar as unhas do seu pet. Jamais use alicates comuns de humanos ou ferramentas brutas, pois a unha do seu cachorro possui bastantes nervos e circulação. Um cortador não adequado poderia machucá-lo seriamente.

Assim, use cortadores em estilo guilhotina para aparar as unhas do seu cão. Posicione o cortador com os cabos no sentido lateral, e não para baixo, pois, na hora de cortar, isso lhe dará maior sustentação, evitando que as unhas se dobrem ao meio.

Escolha o melhor momento do dia

Cada cão possui uma rotina e horários específicos para brincar, relaxar, passear, dormir, realizar atividades e treinamento. Dessa forma, escolha o melhor momento do dia para aparar suas unhas, geralmente, momentos em que o cão está cansado ou relaxado, pois essa situação poderia lhe causar estresse.

Sendo assim, escolher o melhor momento faz com que essa experiência seja menos traumática a ele. Caso ele se apresente muito ansioso ou bravo, espere o momento e tente outro dia, não forçando o pet.

Corte as unhas na frequência certa

Um problema que é recorrente é quando o dono deixa as unhas do cão crescerem em um comprimento muito longo, causando incômodo ao pet e também dificultando na hora de cortar as unhas em casa. A melhor opção é cortá-las na frequência adequada, de acordo com o crescimento da raça.

No mínimo uma vez por mês, avalie suas unhas e repare se elas precisam ser cortadas ou não. Também perceba os sintomas do cão quando ele anda, corre e perceba os barulhos no chão. É possível notar, através dele, se elas estão muito grandes ou se ainda estão em um tamanho adequado, respeitando a espera.

Como cortar unha de cachorro em casa

unha de cachorro sendo cortada

Agora que você já entendeu as principais dicas sobre os cortadores, ferramentas e momentos para cortar as unhas do seu pet, vamos descobrir exatamente como fazer isso, explorando o passo a passo e orientações para a prática segura. Acompanhe!

Acaricie seu amigo

Antes de tudo, é importante você construir uma relação de confiança com seu cão. Comece acariciando o seu pet, se aproximando aos poucos e mostrando o cortador guilhotina a ele. Demonstre que o objeto não fará mal a ele, relacionando-o com petiscos ou com algo que ele goste.

Portanto, acaricie suas costas, sua cabeça, orelhas e por fim as suas patas. Ao chegar nesse ponto, aproxime o objeto e vá acalmando o cão até o momento que ele se sentir seguro, quando você poderá começar a cortar suas unhas.

Segure as patas corretamente

É essencial que você saiba segurar as patas do seu cão de forma adequada, para não machucar o seu amigo e também para não o deixar desconfortável, ampliando aquele momento de ansiedade. Sendo assim, sente ao seu lado no chão, pegue uma de suas patas e coloque-as em cima de suas pernas.

Com uma mão, segure firmemente a pata, e com a outra, comece a aparar as unhas. Não deixe com que ele mexa a pata para que você não corte a unha de modo equivocado, o que pode prejudicar sua circulação sanguínea.

Corte as unhas do cão com cuidado

Sempre preste muita atenção na hora de cortar as unhas do seu cão. Comece com cuidado e devagar, analisando o comprimento e afastando os pelos das unhas se o seu cão possui pelos longos.

Não realize o corte desatento ou conversando com alguém, pelo contrário, peça auxílio para uma segunda pessoa para segurar a pata ou os pelos enquanto você se dedica ao corte.

Saiba como cortar unha de cachorro preta

Caso você ainda possua dúvidas sobre como cortar unhas de cachorro em casa, ou se é a sua primeira vez realizando essa atividade, tente se informar antes com veterinário do seu pet ou converse com alguém que já possui alguma experiência e conhecimento sobre o assunto.

As unhas dos cachorros possuem muitos nervos, e cortá-las curtas demais pode causar sérios problemas para eles. As consequências do contrário também são válidas, já que deixar as unhas longas demais pode atrapalhar na hora de andar e principalmente de correr, fazendo o cão mancar e podendo gerar até algum machucado.

Finalize com a lixa

Muitas pessoas não possuem o hábito de lixar a unha do cão. Isso acontece por motivos de o animal não gostar, não querer, ou simplesmente não possuir costume, pelo próprio andar e correr do animal automaticamente já ser uma prática de "lixar as unhas".

Entretanto, finalizar lixando as unhas do seu pet pode trazer ótimos benefícios, pois isso ajuda a evitar que elas enrosquem em mobílias, rasguem móveis, risquem pisos e também evita causar dor no bichinho, caso tais situações aconteçam.

Ofereça uma recompensa

A melhor opção para fazer com que o seu cão acostume como corte de unhas frequente é oferecer uma recompensa positiva a ele. Isso pode ser um petisco que ele goste de sabores variados, um pedaço de fruta, pedaços de carnes magras, brincadeiras com bolinhas e objetos chamativos. Passear com o pet também o agradará muito.

A grande maioria dos cachorros se sente realizada em agradar ao dono, sendo que isso gera um sentimento muito positivo para o bem-estar dos pets. Quando eles notarem que o ato de cortar as unhas alegra os donos, certamente aceitarão o hábito melhor.

Problemas comuns ao cortar unha de cachorro em casa

unha grande de cachorro

Como toda prática possui um lado bom e um lado ruim, descobriremos, a seguir, quais são os principais problemas ao cortar a unha do seu cachorro em casa. Vamos entender sobre os momentos em que ele fica bravo, situações onde a unha fica curta demais ou ferimentos e doenças nas patas. Leia!

O cão fica bravo e querendo morder

Visto que essa prática pode gerar estresse, ansiedade e incômodo a eles. Até os cachorros que são mansos e bastante agradáveis podem ficar bravos, querendo morder você. Caso isso aconteça, respeite seu tempo e pare por um momento.

Depois vá se aproximando novamente aos poucos quando ele se acalmar. Nunca fique mais bravo ou ansioso que ele, pois ele sente a sua energia, gerando um caos naquele momento. Se mostre firme e adestre o seu cão para que ele não fique agressivo.

Corte muito profundo na unha

Muitas pessoas se confundem com o comprimento adequado da unha do pet, cortando-a demais e ferindo o animal. Afinal, o comprimento correto é aquele curto o suficiente para não bater no chão. Assim que as unhas tocam o solo e crescem além das almofadas da pata do seu cão, isso é um sinal de que elas estão muito compridas e que você deve cortá-las.

Mesmo em cães muito peludos, a unha deve aparecer pelo menos um pouco aquém do pelo, pois isso indica o comprimento de segurança das unhas.

Em dúvida sobre cortar ou não a unha

Se, por algum momento, você perceber que a unha do seu cão está com algum ferimento, doença, infecção ou qualquer outro sintoma que mostre que ele está se sentindo machucado, não a corte em casa. A melhor opção e levá-lo ao veterinário para realizar exames e verificar a situação.

Posteriormente, o veterinário irá averiguar se as unhas estão normais e saudáveis, podendo apará-las no consultório, ou devolvendo o cão para você cortar as unhas dele em casa, com segurança.

Benefícios de cortar as unhas do cachorro

unha de cachorro sendo cortada

Assim como para nós, humanos, existem diversas vantagens ao cortar as unhas dos cachorros, mantendo-as em um comprimento adequado para que eles se sintam bem e consigam andar, correr e se movimentar sem sentirem incômodos. Descobriremos, a seguir, quais são os principais benefícios dessa prática.

Evita acidentes

O principal benefício em cortar as unhas do seu pet será evitar acidentes e machucados. Unhas grandes podem enroscar em objetos e mobílias, podendo causar um ferimento, sangrar ou até em situações mais graves, arrancar a unha do seu cãozinho.

Além disso, é essencial para a sua higiene mantê-las aparadas e limpas. Unhas grandes acumulam mais bactérias e fungos, podendo proliferar doenças mais sérias, necessitando de exames, medicamentos e prejudicando a sua saúde.

Previne as unhas encravadas

Unha encravada não é um mal que acontece somente conosco, humanos. Os animais também podem desencadear unhas encravadas, e essa situação causa um desconforto gigante a eles. Conforme as unhas do seu pet vão crescendo, elas vão ficando em formato arredondado e curvado, em estilo de círculo, fazendo com que a ponta cutuque a pata ao pisar.

Sendo assim, essa unha encravada pode gerar infecções e machucados, fazendo o seu cão mancar e desencadeando outros problemas, como dor, inflamação, sedentarismo e doenças.

Unhas menos sensíveis ao corte

Conforme a prática do corte vá sendo feita de forma frequente, o cão começa a se importar menos e fica mais acostumado com a experiência.

Isso acontece também pelo fato de as suas unhas ficarem menos sensíveis ao corte como era no início. Os seus vasos sanguíneos ficam mais retraídos, não causando desconforto ao cortar a unha e fazendo com que ele se sinta bem com essa situação.

Já está pronto para cortar as unhas do seu cão em casa?

unha de cachorro sendo cortada

Como vimos neste artigo, a prática de cortar a unha do seu pet é essencial não somente para sua saúde e higiene, mas também para evitar acidentes, para evitar que o pet rasque e risque pisos e mobílias, e, sobretudo, para manter o bem-estar dos cães.

Dessa forma, caso você não possua experiência com isso e queira realizar essa prática em casa, converse com seu veterinário antes ou com uma pessoa já acostumada com isso. As unhas do seu pet necessitam de um comprimento adequado, não podendo ser curtas demais para não prejudicar a circulação. Assim, escolha cortadores guilhotina, os mais adequados para as unhas caninas.

Sempre estabeleça uma relação de confiança com seu pet para que ele se sinta confortável com você, e caso ele seja um cão bravo ou demonstre agressividade nesse momento, respeite o seu tempo e vá adestrando-o aos poucos. Gradativamente, essa prática não gerará ansiedade ou estresse, e sim, alívio para ele.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Dicas Características

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.