Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Cachorro dormindo indica várias coisas!

Cachorro dormindo

O sono dos cães pode revelar muitas coisas sore eles. Um cão adulto saudável costuma dormir em torno de 12 a 14 horas por dia. Por outro lado, filhotes e cães idosos podem dormir um pouco mais, o que é natural para essas fases da vida de um cão.

Mas não é só o tempo de sono do cão que pode dizer algo sobre ele, o jeito que o pet dorme também pode falar muita coisa, desde a sua saúde até mesmo o quanto ele se sente confortável no seu lar. Um tutor deve observar muita coisa sobre o seu cão, e notar como ele dorme é uma delas. Isso pode ajudar a cuidar ainda melhor do seu pet, seja em relação à saúde ou ao em bem-estar emocional do animal. Saiba mais sobre isso neste artigo!

Cachorro dormindo em diferentes posições

Cachorro dormindo

As diferentes posições que os cães dormem podem dizer muita coisa sobre eles. A posição geralmente diz sobre o quanto o cão se sente bem dormindo naquele ambiente. Veja, a seguir, as principais formas como os cães dormem e o que elas significam.

Barriga para cima ou de lado

Um cachorro que dorme com a barriga exposta está demonstrando que se sente confortável e seguro no local onde está e com as pessoas e animais que o rodeiam. A barriga é um local de vulnerabilidade, e os cães no geral preferem proteger os órgãos internos.

Se o cachorro gosta de dormir com a barriga para cima ou de lado, deixando a barriga exposta, do ponto de vista comportamental, esse cão se sente muito confortável e seguro na sua casa. Mas esta também é uma boa posição para o animal evitar superaquecimento.

Dormindo com olho aberto

O cachorro dormindo com o olho aberto ou entreaberto não é sinal de alarme. Muitas pessoas se assustam com isso, mas no geral esse tipo de situação tem explicação no instinto do animal.

Os ancestrais dos cães precisavam estar sempre atentos para sobreviverem. Então, se o cão às vezes dorme com um ou dois olhos abertos ou entreabertos, tenha em mente que esta é uma ação instintiva de sobrevivência, e que provavelmente o animal está bem. O corpo dele apenas segue ações instintivas que não são pensadas.

Com a cabeça no topo das patas

O cachorro dormindo assim indica que, embora ele esteja descansando, estará pronto para se levantar a qualquer momento. Ou seja, mesmo o cão dormindo, ele está relaxando pouco e tendo um sono leve e se mantendo em alerta. É como se o pet estivesse apenas tirando um breve cochilo. É muito comum que o cachorro nessa posição se levante logo e não durma por longas horas nesta posição.

Barriga para baixo e patas esticadas

Geralmente, os cães que dormem assim, com as patas esticadas a barriga para baixo, são pets mais agitados. São animais muito animados e de forte personalidade que gostam de estar sempre prontos para a animação. Com essa posição, eles podem levantar rapidamente e brincar.

Muitos filhotes dormem assim, geralmente por terem mais energia. Mas isso não é uma regra, já que o animal pode dormir do jeito que achar mais confortável, independentemente da idade.

Cachorro dormindo na posição de bolinha

O cachorro dormindo em posição de bolinha pode dizer duas coisas. A primeira é que pode estar frio e essa posição o ajuda a aquecer o animal. Mas, se não estiver frio, pode haver outra razão para o cachorro dormir assim.

Cães também dormem nessa postura enroladinhos quando não estão se sentindo tão seguro. Então, o animal dorme nessa posição por ser uma postura que protege a barriga e, assim, os órgãos internos. Portanto, ele não está tão vulnerável a ataques.

Posição de carinho

Cães que dormem na posição de carinho podem demonstrar apego a brinquedos, a outros pets da casa ou até ao tutor. Nessa posição, o animal dorme por cima ou encostado em um objeto, pessoa ou animal.

É muito comum na natureza animais que vivem em grupo dormirem encostando uns no outros. Isso garante que os companheiros estão lá, e pode ser uma forma de proteção do grupo. Mas, o seu cão também pode dormir encostando em você e em brinquedos por se sentir bem nessa companhia.

Cachorro dormindo no chão

Em dias de calor, é muito normal os cães mesmo com caminhas confortáveis preferirem dormir no chão. Isso acontece pelo fato de o chão ser um local mais fresco, aliviando o calor que o animal está sentindo. Você pode ajudar o seu pet colocando um ventilador para ele.

Mas também existe o caso de animais que não se acostumam a dormir em camas e preferem dormir no chão. Nesse caso, não tem muito o que fazer. Vale a pena continuar oferecendo a caminha, mas permita que o pet durma onde ele prefere.

Com cabeça e pescoço levantados

O cachorro que deita, mas mantém a cabeça e o pescoço levantados está apenas descansando o corpo. Muito provavelmente não vai chegar a dormir. Em alguns casos é possível observar o animal fechar os olhos. Mas geralmente, quando o cão fica nesta posição, ele não chega a dormir e está apenas em um momento de descanso e de relaxamento. Mas, se você o chamar o animal, provavelmente ele vai se levantar e responder.

Cachorro dormindo e fazendo diferentes coisas

Cachorro dormindo

O cachorro pode fazer várias coisas enquanto ele está dormindo ou indo dormir. Muitas pessoas ficam curiosas com o que pode significar essas coisas. Então, saiba quais são esses fatores e o que eles significam.

Roncando

Qualquer cachorro pode roncar dormindo, o que acontece é que algumas raças, como o Pug e o Buldogue possuem uma tendência maior a roncar, já que existem alguns fatores que interferem, como a predisposição genética.

No geral, o ronco eventual não é um problema, mas, se é algo que persiste, pode ter algum problema de saúde envolvido. Nesse caso, o indicado é procurar a ajuda de um médico veterinário para investigar o caso, de modo que o profissional poderá determinar se o ronco é um problema para o cão ou não.

Tendo contração muscular

É normal ver o cachorro ter contrações musculares tendo movimentos involuntários repentinos enquanto dorme. O nome cientifico para esses movimentos é mioclonia, e isso acontece também com humanos.

No geral, esses movimentos são considerados inofensivos e não significam nenhum problema para a saúde do pet. Essa movimentação também pode ser causada por sonhos que o cachorro esteja tendo, fazendo com que ele acabe se movendo, como no seu sonho.

Girando ou cavando

Quando se preparam para dormir, muitos cães podem ficar girando em cima da cama ou até mesmo cavando o local que vão se deitar. Nesse caso, o pet pode até chegar a se deitar e depois se levantar, voltando a repetir esse processo.

O animal faz essas coisas para arrumar o local onde vai deitar e também para decidir qual é a posição mais confortável. Cavar a cama ou o local onde ele vai dormir é muito comum em épocas mais quentes. Na natureza, os animais cavam a terra para deitar em uma superfície mais fofa e fresca, assim, o animal pode simplesmente estar com calor, e por isso ter o hábito de cavar.

Correndo

Assim como os movimentos involuntários, os cães também podem se mover de forma involuntária como se estivessem correndo enquanto dormem. Pode ser que eles estejam movendo as patas dianteiras e traseiras, e em algumas situações, até saindo do lugar e ou acordando pela movimentação.

Isso acontece quando o cão está sonhando e acaba repetindo os movimentos, de forma que quem vê a cena entende que o animal está sonhando que está correndo. Quando isso acontece eventualmente, não é um problema.

Latindo

Cães que sonham que estão latindo podem latir enquanto dormem. Assim como no tópico anterior, é possível ver um cão sonhando e se movendo, e até mesmo latindo. Os animais fazem isso de forma involuntária, e pode ser até um pouco divertido de assistir. Assim como os cães que se movem, um cachorro latindo enquanto dorme também não indica problemas de saúde, se isso acontecer eventualmente.

Esse tipo de latido é mais abafado, e o cachorro não costuma abrir a boca para latir enquanto dorme. A dica é nunca o acordar: deixe o pet dormir e provavelmente ele vai se acalmar com o tempo ou vai acordar sozinho.

Cachorro dormindo muito? Veja possíveis causas

Cachorros filhotes dormindo

Cães dormem por um tempo maior que os humanos ao longo do dia. Mas é preciso ficar atento para saber, caso o seu pet esteja dormindo mais que o adequado. Veja a seguir quais são as causas para o cachorro estar dormindo além do normal e para cuidar do seu amigo nesse caso.

Cachorro filhote e idoso dormem muito

Os cães na fase adulta não dormem tanto quanto um filhote e um cão idoso. Enquanto um adulto dorme entre 12 a 14 horas, um filhote pode dormir bem mais. De modo geral, o filhote precisa dormir mais para se desenvolver melhor.

Já um cão idoso pode dormir entre 12 e 18 horas por dia. Isso é normal, afinal, o pet está em uma fase em que não tem mais tanta energia quanto na fase adulta e mais jovem. Essas horas de sono costumam ser divididas em várias sonecas ao longo do dia, e é ideal também que o cão durma bem ao longo do dia.

Algumas raças dormem muito

Existem raças que dormem mais do que outras e, portanto, um cão adulto de raças como Lhasa Apso e Pequinês pode dormir mais do que o considerado normal. Se você estiver preocupado com isso, mantenha os exames do pet em dia para detectar qualquer problema.

Mas, por ser uma questão de predisposição genética, no geral, não há nenhum problema que signifique que o pet tenha problemas por estar dormindo mais do que o normal para outras raças.

Tédio faz o cão dormir muito

Muitos cães também dormem mais devido ao tédio, e essa é uma reação que até as pessoas têm quando passam muito tempo paradas sem ter o que fazer. Um cão sem rotina ou com pouca atividade, pode, sim, dormir mais que o normal pelo tédio.

Normalmente, cães que não passeiam tendem a dormir mais por ficarem muito tempo em casa. Eles também podem procurar outras atividades além de dormir, para compensar o tédio.

Cães acima do peso

Cães obesos acabam tendo problemas em relação à energia. O corpo precisa de muita energia para se movimentar e, por isso, pode ser que o cachorro passe a dormir por mais tempo para conseguir guardar energia.

A obesidade também exige mais da respiração e do coração, além disso, o peso pode desencadear problemas nas articulações. Sendo assim, a melhor opção para o cão com este problema é descansar e poupar energias.

O estado de saúde pode interferir

Além dos fatores citados acima, o estado de saúde do cachorro pode interferir na quantidade de tempo que o animal dorme ao longo do dia. É muito comum que os cães que não estão se sentindo em durmam mais.

Assim como nós, humanos, podemos dormir mais quando estamos doentes, os cães também precisam de tempo para se recuperar, e para isso, é melhor que o corpo esteja em descanso, poupando energia. Se o cão dá sinais de não estar bem, o ideal é procurar o veterinário.

Como fazer o cão dormir melhor

cachorro dormindo

Como foi falado ao longo do artigo, um sono de qualidade é muito importante para o desenvolvimento e para a qualidade de vida do seu cachorro. Por isso, saiba como ajudar o pet a dormir melhor e, assim, proporcionar mais saúde e qualidade de vida ao pet. Acompanhe!

Incentive a prática de exercícios e socialização

Na natureza, os cães passariam grande parte do dia caminhando, logo, é muito importante que eles façam atividades físicas para manterem a saúde física e mental. Inclusive, isso ajuda o animal a dormir bem. Por isso, é muito importante passear com o seu cachorro.

Mas, além de passear e de gastar energia, é preciso adequar a frequência de forma adequada para a raça e para o caso de cada cão. Também é importante incentivar a socialização do animal com outros cães e pessoas. Então, se o seu pet é sociável, vale a pena levá-lo regularmente a parques de cães e, caso ele não seja, saiba que isso é algo que pode ser trabalhado.

Ofereça alimento adequado ao cão

Um cão bem nutrido que come bem, seja em relação à quantidade e à qualidade da alimentação, também tem mais chances de dormir melhor. Então, se possível, dedique-se a oferecer a melhor alimentação possível ao seu pet.

Se você oferece ração, é adequado procurar por alimentos com alto valor nutricional, sendo a super premium a melhor opção. Caso você ofereça alimentação natural, é importante procurar a ajuda profissional de um veterinário de confiança.

Promova o enriquecimento ambiental

Atividades de enriquecimento ambiental também ajudam o cão a dormir melhor, já que trabalham a autoestima, autoconfiança, trazem equilíbrio mental e físico e ainda são divertidas para os cães.

Comece aos poucos, com petiscos espalhados para o cachorro farejar. Se o pet não estiver acostumado a essas atividades é importante incentivá-lo, mas sem entregar de bandeja. Resolver problemas e atividades lúdicas também é bom para o cão; com o tempo, aumente os desafios e sempre garanta que o pet se divirta.

Deixe seu cão tomar banho de sol

Os cães, assim como os humanos, precisam de vitamina D, de modo que a melhor fonte de vitamina D é o sol. Por isso, eles gostam de deitar para tomar um banho de sol. É importante que o tutor permita que seu pet tome banhos de sol.

Mas, tenha cuidado com cães brancos, albinos ou com problemas de pele. É muito importante verificar esses casos com o veterinário, e se esse for o caso do seu pet, você deve seguir as orientações do médico veterinário.

O cachorro dormindo bem tem maior qualidade de vida

cachorros dormindo

Como foi visto ao longo do artigo, cachorro que dorme bem se desenvolve bem e consegue ter mais qualidade de vida, saúde e também se torna um cão mais equilibrado e tranquilo. É muito importante cuidar bem do sono do seu melhor amigo para que ele se torne um animal feliz e saudável.

Mas, além disso, o cachorro dormindo também pode demonstrar algumas coisas com suas posições e com outros sinais enquanto dorme, como foi visto no artigo. Então, é extremamente importante sempre ter atenção ao pet e verificar se ele está dormindo bem. Com certeza, o seu melhor amigo vai ter uma vida muito melhor se você colocar as dicas deste artigo em prática para ele ter boas noites de sono.

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.