Tem cachorro que parece com Pitbull, mas não é!
O vocábulo “Pitbull” remete a uma das mais famosas raças de cachorros que existem. Oriundo de cruzamentos que envolveram animais de outras raças, esse tipo de cachorro gera muita controvérsia.
A divisão de opiniões acerca do Pitbull gira em torno da sua “utilidade”. Alguns dizem que por terem porte físico privilegiado, os Pitbulls são bons guardiões. Por outro lado, o comportamento por vezes agressivo desses cães já rendeu alguns episódios de ataques a humanos, o que gerou grande temor em algumas pessoas.
Por essas e outras, aqueles que são fãs da aparência do polêmico Pitbull, podem optar por adquirir cães que apenas parecem, mas não são da raça. Nesse artigo, nós apresentamos ao todo 15 raças de cães que se assemelham muito ao Pitbull. Continue lendo e não perca nenhum detalhe!
Raças de cachorro médio que parece com Pitbull
Para iniciar o nosso compilado, trouxemos sete raças de cães que lembram muito o Pitbull, porém, têm porte médio. Saiba tudo sobre o Boxer, o Buldogue Alapaha, o Bull Terrier, o Black Mouth Cur e mais três!
■Boxer parece, mas não é!
O Boxer é um dos cães que mais parecem com o Pitbull, muitas vezes gerando confusão a respeito. Essa raça, que é proveniente da Alemanha, descende de uma linhagem de cães de caça poderosos. O Boxer é muito aclamado por ser um cão calmo, valente, leal e companheiro.
O Boxer é um cão de porte atlético, muito musculoso, de pelo curto e que sempre possui uma “máscara” negra na cara. Suas cores vão de tons tigrados a pastel, como marrom claro. Boxers filhotes podem ser encontrados para compra ou adoção no mundo inteiro.
■Buldogue Alapaha de Sangue Azul
O Buldogue Alapaha de Sangue Azul é uma raça de cães originária do sul da Geórgia, nos Estados Unidos. O nome dado ao animal faz referência à região onde ocorre com mais facilidade. O Alapaha é um ótimo cão de caça, amoroso, protetor e conhecido por seu temperamento ótimo para treinamentos.
Essa raça de Buldogue é classificada como não-exagerada e por não “meter medo” tanto quanto alguns de seus “primos”. Os Buldogues Alapaha podem ser encontrados nas cores branco com marrom, castanho claro, tigrado e etc.
■O Staffordshire Bull Terrier
O Staffordshire Bull Terrier, também conhecido como Staffbull, é um cão de origem inglesa que foi lamentavelmente criado para a prática de rinha de cães, muito comum na Grã-Bretanha antigamente. Hoje em dia, porém, os Staffbulls são considerados um dos melhores cachorros de companhia.
Essa raça de cães é oriunda do cruzamento de antigas raças de cães já extintas, mas que deixaram como herança genética muita força, agilidade e resistência. Os cães da raça Staffordshire Bull Terrier têm, na maioria das vezes, pelagem preta e pelo curto. O seu corpo é musculoso e o crânio alargado, muito semelhante ao de Pitbulls.
■Bull Terrier parece com Pitbull
O Bull Terrier é um icônico tipo de cachorro que tem muitas semelhanças com o Pitbull, principalmente no que diz respeito ao seu corpo. Esses animais são oriundos da Inglaterra, onde são muito populares. Valente, amável e muito dócil, o Bull Terrier é amado por idosos e crianças.
Possuidor de uma cabeça oval inconfundível, o Bull Terrier possui também um corpo musculoso e assimétrico. Outras duas características do animal são as orelhas sempre “apontadas para cima” e, em muitos casos, manchas pretas em volta de um dos olhos.
■Olde English Bulldogge
O Olde English Bulldogge é resultado de uma série de tentativas de trazer de volta à vida o antigo buldogue inglês, feitas nos Estados Unidos. Essa raça de cães é relativamente recente, tendo seu surgimento datado na década de 1970.
O Olde English Bulldogge é amigável, companheiro e raramente apresenta comportamento agressivo. Além disso, o corpo desses animais é incrível. A genética da raça mistura força, agilidade, resistência e vitalidade em um pequeno corpo compacto.
■Black Mouth Cur é parecido
Muito popular no sul dos Estados Unidos, a raça de cães Black Mouth Cur ou Yellow Black Mouth Cur, como também é conhecida, é popular por lembrar o Pitbull em sua fisionomia e por ser um excelente cão de caça, sobretudo de patos.
Possuidores de um corpo musculoso e atlético, típico de cães de caça, os Black Mouth Cur são também ótimos amigos e protetores. São muito ativos e gostam de correr, sobretudo em meio à natureza. É extremamente comum avistar caçadores acompanhados de um desses animais em pântanos e florestas de estados do sul dos Estados Unidos, como Louisiana e Texas.
■Vizsla (Braco húngaro de pelo curto)
O Vizsla Húngaro, ou Braco húngaro de pelo curto, como também é conhecido, é um cão originário na Hungria, um país europeu. Essa raça de cães é antiga, descrita pela primeira vez em 1501 como uma das raças de cães caçadores que eram usadas pela aristocracia húngara em caçadas.
Os Bracos Húngaros são animais dóceis, tranquilos e afetuosos. Nos Estados Unidos, onde também são muito populares, são conhecidos como “velcro dogs”, por terem o hábito de estar sempre perto de seus donos. Possuem um corpo comprido, musculoso e esguio que, na maioria das vezes, possui uma pelagem marrom clara.
Raças de cachorro grande que parece com Pitbull
E agora, para finalizar a nossa lista, apresentamos mais oito tipos de cachorros, agora de grande porte, que possuem muitas semelhanças físicas com o Pitbull e, por isso, são procurados por seus fãs. Você terá informações sobre o Dogo Argentino, o Cane Corso, o Dogue Canário e muito mais!
■Dogo Argentino
O Dogo Argentino, um dos mais semelhantes com Pitbull dessa lista, é uma raça argentina de cão de presa. Sendo criado especialmente para a caça de animais como pumas e javalis selvagens, o Dogo Argentino é considerado o melhor cão do tipo.
Essa raça de cães tem indivíduos totalmente brancos, o que é um fator de diferenciação pensado de forma intencional por seus criadores. Além disso, o Dogo Argentino possui a mesma pujança física de outros cães do gênero “dogue”, de onde vem o Pitbull, com a diferença de que são mais fáceis de lidar e menos agressivos com humanos.
■Cane Corso parece com Pitbull
O Cane Corso é um cão originário do sul da Itália. Lá, essa raça é aclamada como a melhor para guarda pessoal e caça de pragas selvagens, como o javali. A linhagem genética do Cane Corso remonta a antigos cães de guerra do Império Romano. Esse tipo de cachorro possui uma das mordidas mais fortes do mundo canino, ficando atrás apenas do Kangal Turco.
Essa raça molossóide é classificada entre as do tipo “mastim”. Com isso, o Cane Corso possui um corpo formidavelmente musculoso e uma personalidade agitada, comum a cães de caça. A sua cabeça é típica do gênero mastim, contendo as clássicas “bochechas caídas”. O Cane Corso é visto, na maioria das vezes, com uma pelagem em tons mais escuros.
■Dogue Canário
A raça de cães conhecida como Dogue Canário é originária do território espanhol de Ilhas Canárias. Esse animal, tipo molossóide mastim, o mesmo do Cane Corso e do Mastim Napolitano, é resultado de uma série de cruzamento de raças antigas, sendo originalmente usado como cão de caça e “lutador” nas sangrentas rinhas de cães.
Hoje em dia, o Dogue Canário é um estimado tipo de cachorro usado apenas em rodadas de caça esportiva e exposições. Esses cães são dominantes e ativos, e por isso, recomendados apenas para donos experientes. Possuem corpos musculosos e resistentes, a clássica “bochecha caída” e podem ser vistos com pelagem marrom, preta ou em tons de bege.
■Boerboel é confundido, mas não é!
O Boerboel é uma raça de cão molossóide originária na África do Sul. Possuidor de um temperamento lidável, o Boerboel (pronúncia: buerbull), é usado como cão de pastoreio, sendo muito comum em fazendas e pastos de todo o sul africano.
Esse tipo de cachorro, que é mais um daqueles que tem a “bochecha caída”, possui um corpo atlético e musculoso, ideal para as funções de que é incumbido. Sua aparência consiste em uma “máscara” preta na cara e um corpo coberto por uma pelagem curta e densa, sempre em tons de marrom, vermelho e amarelo.
■Bulldog Americano
O Bulldog Americano é o segundo mais famoso do tipo, ficando atrás apenas do icônico Bulldog Inglês. Esses cães têm origem nos Estados Unidos, onde eram usados como caçadores e boiadeiros. Atualmente, indivíduos da raça são usados como cães de guarda e de companhia para idosos.
Esse tipo de Bulldog possui um corpo muito forte e grande. Além disso, destaca-se o seu comportamento imponente e até agressivo com outros cães. Possuem muitas semelhanças físicas com os Pitbulls e podem ser vistos em diversas cores, tanto em texturas tigradas e rajadas, quanto em cor única.
■Fila Brasileiro
O Fila Brasileiro é um cão de guarda de grande porte desenvolvido no Brasil. Os antepassados do Fila Brasileiro são, sobretudo, mastins e bulldogues vindos da Europa com os colonizadores, sendo a raça resultado de cruzamento entre essas e outras espécies. Dados históricos dão conta de que indivíduos da raça foram usados até mesmo por missionários e bandeirantes, como cães de guarda e pastoreio.
Por ter certo parentesco com cães molossóides, o Fila Brasileiro herdou a tal “bochecha caída” tão característica. Esses animais são enormes, considerados uma das maiores raças caninas do mundo. Seu grande e musculoso corpo é coberto por pelos curtos e sempre tingidos em tons de marrom, preto e texturas tigradas.
■Dogue De Bordeaux
O Dogue de Bordeaux, também conhecido como Mastim Francês, é mais um cão molossóide presente na nossa lista. Originado na França, esse animal é considerado dócil, carinhoso, territorialista e protetor fiel de seus donos. Porém, o Mastim Francês pode atacar outros cães e pessoas que tentarem subjugá-lo.
O Dogue de Bordeaux possui uma enorme cabeça e uma cara enrugada que, por vezes, ostenta uma “máscara preta”. Além disso, possui um grande e musculoso corpo que é coberto por pelos curtos e finos geralmente pigmentados em tons de marrom e amarelo.
■Bullmastiff
O último integrante da nossa lista é o poderoso Bullmastiff, um cão molosso inglês muito imponente. Antigamente, indivíduos dessa raça eram usados como cães de caça, mas atualmente o seu temperamento amigável o tornou um cão de companhia perfeito.
Os Bullmastiffs são imensos, sempre ostentando a “bochecha caída”, a cara enrugada e a “máscara” preta. Além disso, possuem corpos musculosos e extremamente poderosos, sempre cobertos por pelos castanhos, amarelados e/ou com textura tigrada.
A busca por cães que parecem com Pitbull mostra a importância dessa raça
Não é incomum que as pessoas procurem cães que “se pareçam com Pitbull” para adotar. Esse interesse demonstra a importância que a raça tem para algumas pessoas, que cultivam uma verdadeira admiração por esses animais.
E apesar de polêmicos e divisores de opiniões, o Pitbull e seus “sósias” são muito parecidos e ostentam várias qualidades. O fator determinante vai ser sempre a forma como eles são criados. Aqui você pode conferir todas essas maravilhosas raças que são parecidas com um Pitbull, e agora é só escolher a que mais te agrada e correr para comprar uma!
Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.