Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.


Adotar um cachorro salva vidas!

achorro deitado em sofá

Quando alguém diz que um cachorro é um membro da família, não está exagerando. Seja em relação ao amor e companhia que oferece quanto em relação aos cuidados e despesas que o tutor terá para criá-lo, um cão é como um filho.

No artigo a seguir, confira um guia completo sobre os planejamentos que uma pessoa interessada em adotar um cão deve realizar com antecedência, desde a estrutura e atenções que o pet requer às despesas essenciais para uma criação saudável.

Veja também onde buscar um abrigo e como são os procedimentos necessários para concluir a adoção, além das razões para adotar um pet de abrigo e adulto.

O que pensar antes de adotar um cachorro

Casal adotando cachorro pela internet

O ato de adotar é um ato de solidariedade e amor, mas precisa ser precedido de uma série de planejamentos para garantir a qualidade de vida do pet. Confira a seguir o que o adotante deve avaliar.

Você terá tempo e espaço para o cão?

Cães precisam praticar exercícios diariamente para manutenção da saúde física e mental. Caso fiquem ociosos, além de desenvolverem doenças, podem sofrer transtornos de comportamento que vão de agressividade a atitudes destrutivas.

Por isso, quem está interessado em adotar um cão vai precisar dispor, pelo menos, de dois intervalos diários de 30 minutos para levar o pet passear ou então repassar essa tarefa para um passeador.

A maioria dos cães também vive melhor em imóveis com quintal, embora haja raças menores que se adaptam bem a apartamentos, por exemplo.

Você terá paciência e disposição para o pet?

Um cão é um ser vivo com uma série de necessidades, que vão da higiene básica à alimentação. Desde cedo, o tutor precisará ter paciência para ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo e comandos de obediência, por exemplo.

Além disso, precisará ter paciência para fazer o cão se adaptar a rotinas como escovar os dentes e tomar banho, que no início podem ser mais complicadas. Quando ficam idosos, os cães também precisam de cuidados especiais. Portanto, o tutor deve ter em mente que a convivência vai durar vários anos.

Você está pronto para as despesas com o cão?

As despesas para criar um cachorro de forma saudável são diárias. O tutor precisará comprar ração, petiscos, remédios antipulgas, vaciná-lo, vermifugá-lo e microchipá-lo e comprar coleira e brinquedos.

Além disso, serão necessárias visitas de rotina ao veterinário e, caso o tutor não tenha muito tempo livre, precisará contratar um pet sitter para os passeios e um pet shop para o banho e tosa. Cães também precisam estar protegidos das variações de clima e é preciso investir em casinhas e até roupas, dependendo da sensibilidade ao frio.

Como ocorre o processo para adotar um cachorro?

Casal com seu cachorro comendo cenoura

Feitos os planejamentos e avaliações iniciais, é hora de escolher o abrigo e entender como funcionam os procedimentos para receber a tutela do animal. Leia abaixo como funciona essa fase da adoção.

Escolha do local de adoção

A pessoa interessada em adotar deve visitar o local onde estão os animais e se certificar que não há maus tratos e toda a atividade é legalizada, para não incentivar o mercado clandestino.

Há entidades que disponibilizam suas certificações e todas informações a respeito de sua atuação em suas páginas na Internet, como a Ampara Animal e o Instituto Luisa Mell. Também existem plataformas que conectam o interessado a ONGs que abrigam animais, como a Adote Petz ou a Amigo Não se Compra.

Requisitos a cumprir

O adotante precisa cumprir requisitos básicos, como ter mais de 18 anos, apresentar documentos e comprovante de residência, além de permitir visitas de representantes da ONG doadora.

Também haverá uma triagem na qual deve informar o perfil da família, sua rotina, histórico com animais e condições que pode oferecer para segurança e necessidades do cão. As entidades costumam realizar estes e outros procedimentos porque há um alto índice de tutores que se arrependem da adoção e abandonam o animal ou casos de maus tratos.

Preenchimento de formulário

Os abrigos trabalham com a adoção responsável, na qual o tutor conhece suas responsabilidades e se compromete a cumpri-las. Por isso, geralmente, o primeiro passo é preencher um formulário no qual fornece seus dados pessoais, para que a entidade siga acompanhando se a adoção responsável foi cumprida.

Entre as informações a serem preenchidas estão nome, endereço, documentos, forma de contato, links de redes sociais, como é a convivência de sua família, idades de integrantes, estrutura física disponível, entre outras.

Agendamento de visitas

Outro passo fundamental para a adoção é a visita ao local onde vive o animal. Em parte dos casos, é neste momento que o interessado vai escolher o cão.

A outra etapa é a visita de representantes da entidade à casa do adotante para se certificar de que o ambiente é adequado. Estas visitas podem ser repetidas depois da adoção, para checar se está conforme o acordado. No entanto, nem sempre ocorrem os dois tipos de visitas. Os procedimentos variam de acordo com a associação escolhida.

Termo de responsabilidade

No ato da retirada do animal, o adotante assina um termo de responsabilidade no qual se compromete a adotar uma série de medidas para proteção do pet. O adotante se responsabiliza por quaisquer atos praticados pelo animal a partir daquela data e que está ciente em relação a todos os cuidados que o cão exige.

Também garante que vai proporcionar boas condições de alojamento, alimentação e saúde, além de espaço físico suficiente e exercícios. Os termos costumam citar que abandonar ou maltratar animais é crime.

Alguns cuidados após adotar um cachorro

Criança beiando cachorro

Com o cão em casa, o tutor deve passar, então, a colocar em prática os métodos de uma adoção responsável, oferecendo um ambiente e rotina confortáveis e saudáveis. Veja como providenciar isso na sequência.

Prepare uma rotina para o cachorro

O cão deve ser acostumado desde cedo com uma rotina para que se alimente o necessário, se hidrate e saiba quais são os horários de passeio, escovação de dente, banho, entre outras tarefas.

Desta forma, o animal fica menos estressado, tem seu organismo sincronizado a este cronograma e assimila a necessidade de realizar determinadas atividades frequentemente. Saber quais são os horários de passeios e brincadeiras também o deixa menos ansioso com a chegada desses momentos, certamente os mais aguardados do dia!

Separe o espaço dele

É importante que o pet também tenha seu espaço na casa, para saber onde deve buscar comida e água ou possa tirar uma soneca, em sua casinha, por exemplo.

Para alguns cachorros é importante ter um espaço com o qual criem uma relação de proteção e dominação, devido a instintos que herdaram de seus ancestrais. Ter essa área pode aliviar outros tipos de possessividades. O animal também estabelece com seu espaço uma relação de pertencimento e refúgio e é nele onde pode sentir bem-estar e segurança.

Lembre-se da alimentação e hidratação adequadas

Os cachorros precisam receber alimentação adequada e balanceada. A escolha da ração deve levar em conta várias questões, de idade e peso do animal ao tipo de pelagem.

As marcas de rações oferecem na embalagem tabelas para que se calcule a quantidade de ração. Oferecer mais que o indicado pode gerar obesidade. O cão deve ser acostumado desde cedo a se hidratar. Cães cujos ancestrais viviam em altas temperaturas podem beber pouca água e desenvolver problemas renais se isso não for corrigido.

Respeite o tempo de adaptação

Assim como os humanos, cães também precisam de tempo para se adaptar a um novo lar e passar a confiar em seus tutores. Como seres vivos, eles possuem passado e podem carregar inseguranças.

Além disso, esses passados podem envolver traumas, o que gera a necessidade de acolhimento e paciência dos tutores para que isso seja amenizado. Também há cães com maior facilidade de adaptação que outros, o que varia conforme a raça. Relações olfativas com o ambiente também levam um tempo para serem criadas.

Consulte um veterinário

Logo após adotar o animal, o tutor deve consultar um veterinário para verificar todas suas condições de saúde e realizar exames. Deve se certificar se estão em dia todas as vacinas e vermifugação e, caso não estejam, realizar a atualização.

Nesta visita também é importante verificar se há predisposição para alguma doença e a necessidade de microchipagem. As visitas ao profissional devem ser repetidas a cada seis meses ou um ano para nova checagem das condições de saúde do pet.

Dê muito amor e carinho ao seu novo amigo

Cães, geralmente, são animais muito ligados aos seus tutores e gostam de fazer companhia e ganhar carinho. Quando o animal se sente carente, pode apresentar desvios comportamentais que comprometam sua saúde.

Por isso, é importante que o tutor e sua família estejam sempre dispostos e dar carinho para o novo companheiro da casa. Se sentir amado e acolhido vai fazer o animal ficar mais bem disposto, fazendo com que se alimente adequadamente e tenha uma rotina mais saudável.

Razões para adotar cachorro de abrigo

Mulher abraçando cachorro

Adotar um cão de abrigo significa oferecer um novo lar para um animal que, muitas vezes, teve um passado difícil. Veja a seguir motivos para realizar esse tipo de escolha.

Estará salvando uma vida

Há muitos casos em que cães de abrigos que foram resgatados das ruas ou de situações de maus tratos. Assim, a adoção é o último passo para o salvamento da sua vida.

Por este motivo muitas entidades reforçam a importância da adoção ao invés da compra do pet, já que os canis estão cheios de cachorros aguardando um novo tutor. Encontrar uma nova família será uma chance de recomeço para o cachorro, já que estes abrigos nem sempre conseguem oferecer a estrutura ideal, principalmente em relação a espaço.

Uma maneira de combater as fábricas de filhotes

Denúncias envolvendo vendas de cachorros são frequentes na mídia. Isso porque canis clandestinos forçam gestações sucessivas nas fêmeas, comprometendo sua saúde, daí o termo “fábrica de filhotes”.

Geralmente, estes locais possuem instalações insalubres. Ativistas consideram, portanto, que estes locais devem ser denunciados e não financiados com a compra de filhotes. Adotar é uma forma de fugir deste tipo de situação já que, geralmente, entidades que realizam este tipo de trabalho são ligadas ao ativismo em defesa de animais.

Terá um melhor amigo e uma companhia fiel

Todo mundo conhece a expressão que diz que o “cachorro é o melhor amigo do homem”. E a explicação é que a grande maioria dos cachorros possui alto instinto de companhia.

Este apego e a fidelidade são associados ao fato de que a maioria dos ancestrais caninos eram utilizados para caça e, nestas atividades, eram treinados para proteger e auxiliar o tutor. Especialistas também apontam que o cão consegue compreender o estado emocional de seu tutor e até pode agir para tentar animá-lo.

Diminuirá seu sentimento de solidão

Adotar um animal vai ajudar tanto ele a superar o sentimento de solidão ao ser levado para um abrigo como tutores que possam estar se sentindo sozinhos.

Diferente de outros animais, como o gato, o cão gosta de interagir por diversos momentos do dia com o guardião, seja para estar junto descansando como para brincar e passear. Mesmo que tenha traços de independência, a raça terá momentos de busca de troca de carinhos com o humano e sempre vai recebê-lo com muita alegria.

Os custos serão bem menores

Uma série de raças de cachorro possui preços em canis legalizados que ultrapassam a casa dos milhares de reais. Com a adoção, o tutor não terá essa despesa.

Além disso, ONGs e outras instituições que trabalham com adoção costumam entregar o animal já com vacinas e vermifugação em dia, além de microchipá-lo, sem cobrar nada por isso. Outro tipo de despesa que a entidade pode oferecer gratuitamente é a castração do animal quando ele tiver idade para o procedimento.

Razões para adotar cachorro adulto

Cachorro recebendo carinho

Menos procurado por adotantes, o cão adulto também pode se adaptar a um novo lar e oferecer muito amor à sua nova família. Confira abaixo motivos para adotar pets nessa idade.

Encontrar um cão adulto para adotar é mais fácil

A maioria das pessoas costumam procurar por cães filhotes nos abrigos, normalmente por receios em relação à formação de sua personalidade ou sobre o tempo de vida que lhe resta.

Por isso, é comum encontrar cães mais velhos de diferentes raças nos abrigos frequentemente. Por outro lado, há casos de fila de espera por filhotes em algumas entidades. Assim, quem optar por escolher um cachorro adulto pode acabar tornando todo o procedimento de adoção mais rápido do que se escolhesse filhotes.

Estará dando uma nova chance ao cãozinho

Cães adultos podem já estar há mais tempo no abrigo sem que algum adotante tenha os escolhido. Portanto, escolher um pet desta faixa de idade é dar uma chance dele passar o resto da vida com uma família.

Adultos também costumam ser os que mais possuem passados ligados a maus tratos, pelo tempo de vida, portanto, também é uma forma de fazê-los se sentirem acolhidos e esquecerem seus traumas. Cães nestas condições costumam ser muito amáveis ao perceberem que chegaram em um lar onde se sentem seguros, como forma de retribuição.

Filhotes precisam de mais tempo

A infância dos cães é quando o tutor precisa dispor de mais tempo para ensiná-los uma série de tarefas e adequá-los a uma rotina diária. Nesta fase, os cães também são mais bagunceiros e também podem testar mais a paciência do tutor, destruindo coisas ou mesmo fazendo as necessidades onde não devem.

Um cão adulto pode já chegar à nova casa adaptado a algumas rotinas e acostumado a certas rotinas e socializações. O abrigo pode, inclusive, informar como é a personalidade e como ele costuma interagir.

Pode escolher o cão de tamanho ideal

Na fase adulta, o cão já atinge seu tamanho limite. Assim, o tutor poderá escolher seu pet pelo tamanho que apresenta ao conhecê-lo, sem precisar recorrer a estimativas. Por outro lado, quem adota filhotes pode ser surpreendido pelo crescimento além do esperado, por exemplo, até porque em alguns casos a raça pode apresentar algum cruzamento não rastreado.

Além disso, apesar de haver estimativas de quando uma raça pode medir quando estiver adulta, esse padrão de tamanho apresenta uma margem de variação de vários centímetros.

Eles são bons para famílias tranquilas e idosos

Cães adultos tendem a ter menos energia do que os filhotes, por isso costuma ser indicadas para tutores mais tranquilos e idosos. Nessa idade, o animal pode querer mais períodos de descanso do que agitação e pode ser uma ótima companhia para uma soneca, ficar no colo e receber carinho.

Devido a essa tranquilidade, há raças que também são utilizadas para terapias de crianças durante sua fase adulta, como é o caso do Golden Retriever, Border Colie, Fox Paulistinha e Dachshund.

Adotar é um ato de amor, mas requer responsabilidade

Mulher e cachorro com pata e mão unidas

Como você viu neste artigo, a adoção é um ato de demonstração de amor e afeto com animais, mas deve ser precedida de uma série de planejamentos para que o pet tenha uma boa vida no novo lar.

Você entendeu que precisa avaliar se possui estrutura física, orçamento, tempo e outros requisitos que um animal de estimação requer diariamente. Conheceu, também, como funcionam os passos burocráticos do processo de adoção.

Foi possível saber, ainda, uma série de motivos para adotar um cão de abrigo e optar por cães adultos, que são os menos buscados nesses canis. Realizada toda a preparação, o tutor certamente receberá muito carinho e momentos agradáveis em retribuição!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


dicas cuidados criar

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.