Meu gato não quer comer: o que pode ser e o que fazer?

Meu gato não quer comer: o que pode ser e o que fazer?

Seu gato está evitando se alimentar e você não sabe o que fazer para ele voltar ao normal? Confira este artigo e esclareça todas as suas dúvidas a respeito!


Seu gato não quer comer?

gato negando ração

A ausência de apetite nos animais é igualmente preocupante, mas, no caso dos gatos, é ainda pior, pois a falta de alimento causa inúmeros problemas e pode custar até a vida do seu bichano, porque um gato debilitado é mais sujeito a desenvolver algumas doenças.

Neste artigo, você verá algumas das principais razões que levam um gato a deixar de se alimentar e como você pode resolver o problema da melhor maneira possível. Para te ajudar, será possível aprender a identificar os sinais, comportamentos e atitudes que indicam alguns problemas. Continue a leitura para entender mais sobre o tema!

Entendendo por que seu gato não quer comer

gato negando ração

Quando seu pet não quer comer, é sinal de algum problema, de modo que tal fato deve imediatamente ser investigado para evitar o agravamento da situação. Confira abaixo alguns dos principais motivos para isso acontecer.

Parou de comer por causa de doença

As doenças são os principais motivos pelos quais um gato perde o apetite. E, ao mínimo sinal de que isso está acontecendo, um veterinário deve avaliar a situação e realizar todos os exames necessários.

Na lista de doenças que podem ocasionar a falta de vontade de comer, têm as infecções, problemas renais, intestinais e até mesmo o câncer. Algo que também acompanha a falta de apetite é o desânimo, a tristeza e a falta de vontade de fazer as coisas que seu gato costuma fazer. Isso acontece devido à dor, febre, e à falta de alimento no organismo, principalmente.

Pode ser uma reação adversa a vacinas

Pode ser que você não saiba, mas as vacinas que você deu recentemente ao seu pet podem estar relacionadas à falta de apetite dele. Embora elas sejam muito benéficas para a saúde de vários animais existentes, as injeções podem causar algumas reações e efeitos colaterais nos bichanos. Uma delas é a falta de apetite.

Mas, atenção: essas são reações normais, que não devem causar preocupação, exceto quando os sintomas permanecem por mais tempo, mas, em grande parte dos casos, essa reação some em poucos dias. Pode ficar despreocupado, mas permaneça sempre atento.

Desconforto com ambientes desconhecidos

Os gatos costumam mudar muito o comportamento quando estão em ambientes que não são familiares para eles ou onde eles não se sintam à vontade e bastante seguros. Uma das consequências desse sentimento no seu pet pode ser a falta de apetite, ou até mesmo a recusa em se alimentar por medo do ambiente em que ele está.

Isso vale também para mudanças na disposição dos móveis, para a troca do potinho de comida dele de lugar, acessórios novos, etc. E, para isso, uma dica que pode auxiliar é usar difusores de feromônios felinos, que ajudam a deixar o gato mais calmo com as mudanças.

Problemas psicológicos podem causar perda de apetite

Quando um gato não quer comer, é muito importante começar a observar os sinais que ele dá, como ele age e como se sente. Muitas vezes, o gatinho pode estar sem apetite por estar sofrendo de problemas psicológicos, o que não é uma novidade no mundo animal.

Os miados em maior frequência, as necessidades fisiológicas fora da caixa de areia e a recusa de alimentos estão fortemente associados à depressão felina. Caso isso esteja acontecendo, é fundamental levar o bichano para uma consulta ao veterinário. Lá, o profissional poderá chegar a uma conclusão.

Insatisfação com a ração oferecida

Gatos são animais extremamente exigentes, e com a alimentação não é diferente. Se você trocou de marca ou de tipo de ração recentemente, pode ser que seu pet não esteja gostando da nova refeição e, por esse motivo, esteja fazendo greve de fome.

É importante dizer que a ração jamais deve ser trocada repentinamente, pois isso pode causar problemas de digestão, desconfortos e até mesmo diarreias. Faça essa troca bem gradualmente, misturando a ração antiga com a nova, para que o seu gato e o organismo dele se adaptem gradativamente.

A chegada de animais ou pessoas novas na casa

Não é só um ambiente novo que causa estranhamento ao felino, às vezes, ter uma pessoa estranha na casa ou até outro animal no mesmo ambiente que ele pode fazer com que ele não se sinta seguro para chegar até o pote de comida.

Se isso acontecer, deixe as coisas do seu bichano em um quarto ou local mais isolado da casa que só ele tenha acesso. Isso pode contribuir para que ele se sinta mais seguro, confiante e menos estressado para se alimentar.

Parou de comer por causa de mudanças de temperatura

O calor é sempre bom, mas quando é excessivo, torna--se algo muito chato e incômodo para o gato. Em dias muito quentes, o peludo pode não sentir vontade de comer. Ele acaba ficando mais tempo parado e procurando os lugares mais frescos da casa para se refrescar do calor.

Tranquilizando os donos de pet, essa é uma atitude normal. O gato pode acabar esquecendo de tomar água e de se alimentar. Por isso, é importante deixar o pote de comida e água fresca por perto para facilitar essa lembrança.

Gatos com idade avançadas tendem a perder o apetite

Os gatos mais velhos tendem a perder o olfato temporalmente, o que é um ponto negativo, já que eles identificam a boa comida pelo cheiro dela. Então, eles se sentem menos motivados a se alimentarem.

Outro ponto que pode contribuir para isso é a perda de dentes que eles sofrem nesse período da vida, que acaba dificultando muito a mastigação da ração. Por isso, é muito importante oferecer a ração específica para gatos idosos, para que esse não seja mais um empecilho para que eles se alimentem normalmente.

Seu gato pode estar ingerindo muita bola de pelo

As bolas de pelo são comuns para os gatos. Eles acabam ingerindo-as no processo de limpeza diária, mas elas são rapidamente eliminadas nas fezes do animal. Mas, se essa eliminação não acontece por alguma razão, essas bolas de pelo acabam obstruindo o trato gastrointestinal, causando, assim, uma falta de apetite no felino.

Uma boa dica para que isso não aconteça com o pet é escová-lo com frequência para que os pelos não se acumulem. Além disso, existem alimentos que ajudam a impedir a formação de bolas de pelo e até graminhas para gatos que estimulam o fluxo do intestino.

O que fazer quando meu gato não quer comer?

gato cheirando ração

Agora que você já sabe quais são as razões que fazem com que seu bichano não queira se alimentar, é hora de saber o que você pode fazer para solucionar os vários tipos de problemas existentes. Vamos lá?

Consulte um médico veterinário

O veterinário é a opção mais segura e correta para qualquer sintoma estranho que você esteja observando no seu gato. Como já foi mostrado neste artigo, o gato pode não estar se alimentando pela existência de alguma doença, como infecções e problemas intestinais.

A partir da consulta com um veterinário, será possível identificar qual a causa do problema com uma série de exames e avaliações clínicas para, assim, ser possível a identificação da doença e do tratamento mais adequado.

Verifique se há algo errado com a ração

Não basta que a ração seja saborosa. Para os gatos, o aroma daquilo que ele está comendo precisa ser agradável. Verifique se a ração que você está oferecendo ao seu pet não é a grande culpada de ele não estar querendo comer. Alguns gatos têm o chamado apetite seletivo —que é a dificuldade de comer aquilo que não agrada ao olfato.

Talvez você não saiba, mas isso pode estar acontecendo devido ao armazenamento incorreto da ração. Se ela fica aberta e muito tempo exposta ou em contato com o ar, acaba perdendo o cheiro característico dela, e isso faz com que o gatinho perca o interesse em comer a ração.

É importante a comida estar sempre fresca

No geral, gatos gostam de ração fresca no pote deles. Nada de deixar o alimento por um longo tempo na tigela, pois ele fica velho com facilidade e perde o aroma atrativo que os gatos tanto gostam. É importante lembrar que gatos são muito ligados aos cheiros dos alimentos.

Se puder não misturar a ração velha com a nova, é o ideal. Coloque no potinho do seu pet apenas a quantidade que ele vai comer naquele momento, pois isso evita desperdícios de ração.

Mas, nada impede de você colocar a quantidade total de ração para aquele dia direto no pote —desde que seja a seca. Ela não ficará com o mesmo cheiro, porém, isso acaba sendo mais prático para quem tem a vida mais corrida.

Observe as mudanças de rotina do gato

Mudanças são bem estressantes para seu amigo de quatro patas. Eles geralmente gostam de rotina. Por isso, tente observar se o seu pet não passou por mudanças muito bruscas que tenham afetado seu apetite.

Se esse for, de fato, um motivo, tente oferecer a máxima segurança e tranquilidade ao gatinho no ambiente. Deixe os itens dele em uma sala que só ele tenha acesso para que ele tenha mais privacidade e se sinta seguro. De modo geral, é muito importante fazer o seu gatinho se sentir bem caso a falta de apetite seja comportamental.

Teste outros tipos de rações

Como já vimos aqui, seu gato pode não estar querendo se alimentar porque não se adaptou à nova ração. Pode ser devido à marca, ao sabor ou ao próprio cheiro mesmo. Felinos são muito exigentes quando o assunto é a sua alimentação —e são extremamente atraídos pelos cheiros.

Se for isso mesmo, tente trocar de ração —neste caso, não tem jeito, é necessário testar até encontrar uma ração que o agrade mais. Vale conversar com o veterinário do seu pet para entender qual a melhor opção para ele e o que mais poderá beneficiá-lo —tanto nutricionalmente, quanto na questão do sabor.

Se estiver em dúvida sobre qual ração dar ao seu gatinho que não quer comer, confira também o artigo sobre As 10 melhores rações para gatos de 2021! Com certeza, vai encontrar a ração perfeita para o seu animalzinho.


Ofereça a ração em horários diferentes

Você entendeu até agora que a ração precisa ser a mais fresca possível devido ao cheiro que ela precisa ter para atrair a fome do pet. Então, o segredo aqui é não colocar muita ração no pote para ela não ficar exposta o dia todo.

Distribua a ração em pequenas porções ao longo do dia —em média, umas 6 porções. Isso vai garantir que seu gatinho se alimente na medida certa e que ele tenha à disposição sua comida sempre fresquinha, cheirosa e apetitosa. Essa dica vale principalmente para as rações úmidas, já que elas costumam estragar com mais facilidade quando expostas por muito tempo fora da embalagem.

Ofereça comida úmida

Como os felinos não tomam tanta água, a comida úmida é uma excelente opção para manter seu pet mais hidratado e longe de doenças. Mas, a comida úmida também tem outra função: ela é mais atrativa ao paladar felino.

Oferecer esse tipo de alimentação pode ajudar e muito a fazer com que seu gatinho volte a comer. Mas, atenção: fique atento sempre às informações nutricionais disponíveis nas embalagens para oferecer o alimento correto segundo os nutrientes que seu pet necessita —e sem exageros.

Evite petiscos entre as refeições

Parece meio óbvio falar isso, mas se você quer que o seu gatinho se alimente corretamente, precisa manter uma rotina regrada de alimentação. Petiscos fora de hora podem acabar deixando seu pet sem apetite para comer a ração.

Outro ponto válido de se destacar é que os petiscos devem ser oferecidos com moderação, como uma forma de agrado algumas vezes, porque eles não são tão saudáveis como as rações felinas. Lembre-se de seguir essas regras para manter seu amigo sempre com a saúde em dia.

Mais informações sobre o gato que não quer comer

gato cheirando ração

Agora que você já entendeu algumas razões pelas quais seu gato não quer comer e algumas atitudes que podem resolver essa situação, é importante saber mais alguns detalhes acerca da alimentação do seu gato. Confira abaixo.

Quanto tempo o gato pode ficar sem comer

Talvez tenha passado pela sua cabeça deixar a comida no pote do gatinho até ele ceder e comer por falta de outra opção melhor de ração. Porém, isso não é nenhum pouco recomendado.

Em geral, não é indicado que o gato fique mais de dois dias sem comer. O jejum é muito prejudicial aos gatos, pois ele favorece o desenvolvimento de lipidose hepática, uma infiltração de gordura nas células do fígado. Isso é muito sério e, se não for resolvido a tempo, pode matar o gato.

Observe se o gato está bebendo água

Gatos não gostam tanto de beber água, por isso, esse é outro ponto para se atentar, pois, a falta de hidratação causa algumas doenças sérias no bichano, principalmente renais. Além de oferecer comidas úmidas em lata ou sachês, espalhe potinhos de água pela casa para isso estimular seu pet a beber água.

Os felinos se importam muito com a limpeza do ambiente dele, e com o que eles estão consumindo não difere. Por isso, mantenha a água dos potinhos do gato sempre fresca e limpa para que ele se sinta mais atraído a beber.

Ele não quer comer, fica triste e deitado?

Esse é um sinal que pode mostrar uma possível doença que o gato tenha, ou até mesmo um caso de envenenamento. Esses sintomas também podem vir acompanhados de diarreia, vômitos, salivação, perda de peso, miados constantes, entre outros.

Por isso, é imprescindível levar o seu amigo de quatro patas ao veterinário o quanto antes. Só assim será possível identificar a causa dos sintomas e verificar a melhor forma de tratá-lo.

Fique sempre atento ao comportamento do seu gato

gato negando ração

Como vimos neste artigo, os gatos dão muitos sinais que precisam ser notados quando algo está errado com sua saúde ou com seu comportamento. A sua falta de apetite pode ser originada por problemas de saúde sérios, por mudanças bruscas de ambiente, por novas pessoas ou animais, ou, simplesmente, pelo calor excessivo.

Independentemente do problema, é muito importante perceber se a falta de apetite está atrelada a outros sintomas, como um desânimo. Se isso acontecer, o veterinário é a primeira opção que deve vir à sua cabeça para tentar entender o que se passa com seu amigo de quatro patas. No mais, ofereça sempre uma ração fresca e troque de marca assim que notar que seu pet não está gostando.

Autor deste artigo

Jornalista, redatora e apaixonada por animais.

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Dicas Alimentação

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.