Cachorro filhote: confira dicas, cuidados e muito mais!

Cachorro filhote: confira dicas, cuidados e muito mais!

Gostaria de ter um cachorro filhote, mas não sabe nada sobre esses pets? Neste artigo, te mostraremos tudo o que você precisa saber para ter um. Confira!.


Prepare-se para cuidar do seu cachorro filhote!

cachorros filhotes

Os cachorros são ótimas companhias para os mais diversos tipos de pessoas, de modo que cada um encaixa com gostos, preferências e características diferentes. A grande variedade de raças e de personalidade dos cães permite que uma pessoa que deseja se tornar tutor de um consiga encontre o ideal, que combina com seu estilo de vida.

Você sempre quis ter um cachorro filhote, mas não sabe nada sobre escolher ou como cuidar de um? Neste artigo, te ensinaremos tudo o que você precisa saber sobre esses filhotes tão adoráveis e como manter um da maneira como você vive, com dicas, cuidados e muito mais. Continue lendo e descubra!

Ainda não escolheu seu filhote de cachorro? Veja estas dicas!

cachorros filhotes

Desde a raça, o porte e a personalidade de um cão, é preciso entender o que melhor se encaixa na sua vida. Existem cães que vivem bem com crianças e apartamentos pequenos, enquanto outros preferem ambientes grandes. Veja a seguir.

Examine seu estilo de vida

Primeiramente, apenas a vontade de ter um filhote de cão não basta. É preciso ter responsabilidade, e para isso, examine seu estilo de vida. Veja se você dispõe do tempo preciso para criar um cachorro, se terá condições financeiras para bancar os cuidados e a alimentação.

O espaço da casa também é muito importante. Descubra se o seu lar é confortável para o tamanho do cão que pretende ter, ou ainda se as crianças ou outros pets da casa vão se dar bem com ele. Tudo isso é fundamental e facilita bastante a adaptação tanto do cão, quanto da família. Afinal, todos devem se sentir confortáveis e à vontade com a chegada de um novo animal.

Escolha entre filhote de raça pura e vira-lata

Essa escolha é importante para se encaixar com suas características! Filhotes de raça pura são mais fáceis de identificar comportamentos predefinidos e o tamanho que vão atingir. Basta pesquisar as principais características do cão da raça que se pretende adotar. Rapidamente, você saberá se ele é quieto, ativo, brincalhão, tímido, entre outros.

Já os vira-latas podem dar menos trabalho em relação a doenças preexistentes e a alguns comportamentos, mas podem ser incógnitas quando se fala de tamanho. Qualquer cachorro vai ter muito amor para te dar, escolha o que mais combina com a sua realidade!

É melhor ter um filhote macho ou fêmea?

Ao definir a raça que deseja, vem outra pergunta: macho ou fêmea? O que ideal varia do gosto de cada pessoa para pessoa, e também da raça de cada cão. Em sua maioria, as fêmeas são mais quietas e menos bagunceiras que os machos, que por sua vez, tendem a ser mais carinhosos.

Isso não é algo concreto, já que cada cachorro tem sua personalidade! Os machos podem dar mais trabalho na questão de marcar território, enquanto as fêmeas podem gerar problemas durante o cio. Na dúvida, procure um especialista sobre a raça que deseja!

Atente-se ao tamanho e a personalidade do cão

Conforme foi dito anteriormente, ao escolher o seu filhote de cachorro, é preciso saber o tamanho que ele vai alcançar e a personalidade que ele pode desenvolver. Algumas pessoas podem gostar mais de cães calmos e independentes, enquanto outras gostam dos agitados e atenciosos.

Observe o que você mais gostaria de ter como companhia, principalmente quando o filhote atingir a fase adulta, e o que melhor se encaixa na sua rotina. É melhor pensar bem antes que se arrepender depois!

Procure locais autorizados

Procurar locais autorizados para adotar ou comprar um cão é crucial. Isso evita situações de maus tratos, exploração animal, evita que explorem cadelas para lucrar com os filhotes e até mesmo que você adquira um animal doente.

Apenas em locais autorizados você terá todas as garantias de que está tudo bem com seu filhote. O cuidado começa antes mesmo de escolher o pet.

Examine o estado do filhote

Tendo em mente apenas os locais autorizados, observe o estado em que o filhote se encontra. Veja se está saudável, no peso adequado, e sem nenhum tipo de problema em relação a isso.

Se for um filhote de raça pura, confira sua linhagem para ver se é pedigree ou observe as características distintas da raça. Também é importante ter o calendário de vacinação com todas as vacinas em dia!

Escolha um lindo nome para o filhote

Agora que você já passou por todas as etapas de escolha do seu filhote ideal, está na hora de escolher o nome! Existem muitos nomes populares de cães, que combinam mais com certas raças —todo mundo conhece um poodle chamado Belinha— do que com outras.

Você pode pedir dicas para conhecidos ou até mesmo procurar na internet! Há diversos portais com os mais variados nomes para cães. Uma dica: nomes curtos são mais fáceis para o cachorro aprender seu próprio nome!

Preparando a casa para cuidar do cachorro filhote

cachorros filhotes

Assim como a chegada de um bebê, a vinda de um filhote de cachorro exige algumas adaptações na sua casa para que o pet viva bem e em harmonia com os outros habitantes. Descubra abaixo como preparar a casa para cuidar do seu filhote!

Separe o lugarzinho para o pequeno

A rotina agitada e barulhenta de uma casa pode incomodar um filhote de cachorro, afinal, tudo no mundo é novo para ele, e essas coisas podem assustá-lo, deixando-o estressado.

Tenha em mente que seu pet precisa de um lugar só para ele, quieto e confortável que o permita fugir de barulhos, situações que o incomodem e até mesmo dos seus donos. Assim como nós, os cães também sentem necessidade de passar alguns momentos sozinhos.

Providencie uma caminha confortável

Cães filhotes estão geralmente acostumados com o conforto do colo das mães, que era seu porto seguro em um mundo novo. Ao perder isso e ir para um novo lar, seus tutores devem oferecer o que seria mais parecido para eles: uma caminha confortável.

Essa cama pode ser colocada no lugar da casa separado para ele, como visto no item anterior. Dar o máximo de conforto para seu pet nos primeiros meses na casa nova é essencial para que ele cresça com uma mente e corpo saudáveis, acostumando-se mais rapidamente com o lar!

Tenha os acessórios necessários

Muito além de comida, os filhotes precisam do auxílio de diversos acessórios em casa! Desde coleira e tigelas para comida e água, até cortadores de unha e shampoo, existem alguns acessórios que se fazem necessários na criação de um cãozinho.

Brinquedos e mordedores, por exemplo, conseguem entreter o animal e tirar sua atenção e energia dos móveis da casa. Os filhotes de cães podem precisar de ajuda em vários momentos do dia, de modo que objetos específicos auxiliam os tutores nessa função.

Coloque alguns itens fora de alcance

É preciso ter bastante cuidado com um filhote em casa. Essa é uma fase da vida do cão em que tudo para ele é muito novo, por isso, a vontade de explorar todos os cantos possíveis é gigante! Por não conhecerem direito os perigos, as chances de acontecerem um acidente são maiores.

É importante colocar alguns itens da casa fora do alcance do seu filhote, como cabos elétricos, plantas tóxicas e objetos que podem quebrar. Faça um trabalho mental e veja o que do seu lar pode oferecer um risco para seu pet!

Como alimentar seu cachorro filhote corretamente

filhotes comendo

Um filhote de cachorro precisa de uma alimentação correta para um bom crescimento e para manter uma vida saudável, mesmo sendo bem novo. O que oferecer e saber qual é a quantidade correta são essenciais para isso! Saiba mais abaixo.

Ofereça o que é permitido para filhotes de cachorro

Os filhotes de cães necessitam de uma alimentação específica em cada fase da infância. Quando muito novos, eles se alimentam apenas de leite próprio para cachorro e de ração úmida, por exemplo. Dependendo de quantos meses de vida o pet possui, ele tem diferentes necessidades alimentares!

Existem muitas comidas que um filhote não consegue digerir e, às vezes, nem mastigar. Assim, veja o que é melhor para o seu filhote em um veterinário e evite diversos problemas com isso!

Evite alimentos ofensivos

Alimentos ofensivos são aqueles que até são permitidos de se comer com uma baixa frequência, mas a longo prazo pode fazer mal. Há também aqueles que são estritamente proibidos, como temperos, chocolate e algumas frutas, como abacate, limão e uva.

O cuidado com o que o cão come é grande, e quando se trata de filhote, é maior ainda! Evite alimentos que podem fazer mal para o seu bichinho, ofereça apenas os alimentos feitos para cão filhote e os indicados por um veterinário de confiança.

Saiba a quantidade e frequência corretas

Como dito anteriormente, em cada fase da infância de um cão ele pode necessitar de certos tipos de alimento. Mas saiba que a quantidade correta também é importante! Nos 3 primeiros meses, o filhote precisa comer pequenas porções de ração pelo menos 5 vezes ao dia. Entre os 3 e 6 meses, esse número pode variar entre 3 e 5.

Após isso, até completar um ano esse número varia entre 3 e 4 refeições. A quantidade varia de acordo com o tamanho e raça do cachorro, sendo nos primeiros meses algo em torno de 200 g e no final da infância em torno de 300 g.

Faça a transição alimentar corretamente

A mudança nos alimentos de um filhote deve ser feita gradualmente. Comece oferecendo 75% da antiga comida e 25% da nova. Depois, esse número fica em 50% de cada, até virar 75% da nova comida, antes de ser apenas ela nas refeições do seu pet.

Esse processo todo pode ser feito em uma semana ou uma semana e meia! Os filhotes são mais fáceis de se adaptar do que os mais velhos.

Como cuidar da saúde e da higiene do cachorro filhote

filhote no veterinário

Aliados à alimentação, os exercícios e uma boa higiene são muito importantes para que seu filhote seja saudável. Algumas dicas de limpeza de cães e idas ao veterinário, por exemplo, são pequenas atitudes que fazem uma diferença enorme na vida deles. Veja a seguir.

Incentive o gasto de energia

A maioria dos filhotes de cachorro gosta de gastar energia naturalmente! Porém, esse é um comportamento que vai diminuindo com o passar do tempo. Os filhotes, por estarem em crescimento, se alimentam muito em relação ao seu tamanho e peso, e acumulam uma energia tão alta que é preciso ser gasta de alguma maneira.

Ao incentivar isso através de brincadeiras com seu pet, com brinquedos e passeios, você mantém o cuidado com a saúde dele em dia, evitando, por exemplo, um sobrepeso no animal.

Faça a socialização correta

A socialização canina é muito importante de ser iniciada nos primeiros dias do filhote em sua casa nova. Ensinar como as coisas funcionam e mostrar um mundo de opções lá fora, dentro da sua realidade, ajuda seu cão a manter a saúde em dia. Se não for feita, futuramente seu cão pode sofrer traumas com coisas simples do dia a dia, como, por exemplo, buzinas de carros.

Leve-o para conhecer tudo ao redor através de passeios, deixe que ele veja e cheire coisas novas! Mas muito cuidado para não confundir coisas novas com qualquer coisa. Existem diversos perigos para seu cão que devem ser evitados!

Dê banho no momento adequado

O banho regular em cães, mesmo que sejam filhotes, ajuda a prevenir diversas doenças e bactérias. Seu filhotinho pode tomar banho depois dos dois meses de vida e com as vacinas completas, mas é recomendado apenas se for necessário —como ter se sujado na lama.

Eles não precisam de banhos regulares. Para um filhote, um banho a cada três semanas é razoável. O shampoo certo, a temperatura da água e a forma de secar são muito importantes! Veja com um veterinário de confiança as melhores indicações para a raça do seu pet.

Escove os pelos frequentemente

Não importa a altura do pelo do seu cachorro, é sempre necessário que ele seja escovado! Quando essa prática começa quando ele é filhote, fica mais fácil que seu pet aceite a escovação. Com o costume, a prática que poderia ser cansativa se torna tranquila tanto para ele quanto para os tutores!

É importante que o animal seja escovado pelo menos uma vez por semana, evitando nós nos pelos e que a sujeira crie camadas na pelugem.

Cuide das unhas e dos dentes do pequeno

Muitos pensam que não é necessário escovar dente de cachorro, ainda mais sendo filhote, e que as unhas não exigem muito cuidado se o pet vive dentro de apartamento. Mas saiba que esse cuidado não é exagero!

Os filhotes passam pela troca de dentes, e se sua boca não for bem cuidada pode ser uma porta de entrada para bactérias. A mesma coisa nas unhas, que estão crescendo e engrossando, e que precisam ser mantidas limpas e aparadas para evitar doenças e acidentes, como arranhões.

Leve o cão ao veterinário regularmente

Escolher um veterinário é tão importante quanto escolher seu cãozinho! Um profissional de confiança estará sempre preparado para qualquer tipo de contato que os tutores precisam ter.

Visitas regulares fazem com que o médico do seu pet o conheça bem e consiga diagnosticar precocemente qualquer tipo de problema que ele possa ter. Leve sempre seu filhote ao veterinário regularmente!

Dicas de adestramento para cuidar do seu cachorro filhote

cachorros filhotes

Que os filhotes têm muita energia e que são bagunceiros todo mundo sabe, não é mesmo? Mas com algumas dicas de adestramento, é possível educá-los desde cedo o que pode e o que não se pode fazer em casa! Saiba mais aqui embaixo.

Saiba que o adestramento leva tempo

Os cachorros são sim, animais considerados inteligentes, mas é preciso ter paciência. Quando se trata de filhotes, tudo na vida deles é rebeldia e bagunça! É normal demorar um pouco para o adestramento começar a funcionar.

Afinal, tudo na vida de um filhote de cão é novidade, e entender comandos, obedecer a ordens e retrair comportamentos também se torna novo. Leva tempo para ele assimilar que o tutor é o “líder” e que deve ser obedecido.

Comece estabelecendo uma rotina

A melhor maneira de o adestramento funcionar é através de uma rotina. Quando ela é estabelecida, o filhote começa a perceber o padrão nas repetições, o que acaba fixando na memória dele.

As lembranças de um cão funcionam em um padrão de ação reação: quando feita várias vezes, ele sabe que ao ouvir um comando, é preciso que ele reaja de uma maneira esperada. Uma rotina é ótima para isso! Com o tempo, seu filhote vai aprendendo.

Imponha limites desde o começo

O adestramento do seu filhote de cão deve começar no momento em que ele chega em casa. Como é novidade para ele, se os tutores já colocarem limites cedo, o pet não tem nem tempo de descobrir e sentir de vontade de contrariar esses limites!

Por exemplo, se você não quer que seu cão suba na cama, não o deixe descobrir que se ele quiser ele consegue subir! Os limites impostos cedo facilitam muito a educação canina.

Evite punições e repreensão inadequadas

Os cães podem ser muito expressivos e passar uma ideia de que estão nos entendendo quando são castigados ou repreendidos fortemente. A verdade é que esse método de correção não é muito eficaz, já que eles só entendem que seu tutor está bravo e não o motivo em si.

Eduque mostrando o certo e repetidamente, assim ele aprende o que se quer ensinar e não pega medo ou raiva de você! 

Use reforço positivo

Que os filhotes de cão adoram carinho e atenção você já sabe, né? Mas saiba que isso também pode ser usado no adestramento! Parabenize-o sempre que fizer algo correto —como xixi no lugar certo—, mostrando que, ao obedecer aos comandos ou seguindo as regras, ele terá recompensas!

O reforço positivo ensina ao cão que também é benéfico para ele ser obediente. Essa é uma ótima maneira de educar seu cãozinho e se divertir com ele em simultâneo.

Todo cuidado com seu filhote é pouco!

cachorros filhotes

Neste artigo, você descobriu tudo sobre criar um filhote de cachorro, desde a escolha de um que se encaixe no seu perfil, passando por cuidados na casa para recebê-lo, pela alimentação correta e por um estilo de vida saudável e higiênico.

Viu também que os filhotes precisam de atenção em coisas básicas, como a quantidade de comida e os perigos que uma casa pode proporcionar. Ainda foi mostrado que, com algumas dicas de adestramento, é possível fazer com que seu pet se comporte mesmo sendo muito novo, evitando estresses e acidentes em casa.

O importante, no geral, é que todo cuidado com seu filhote de cachorro é pouco! Em um momento tudo pode mudar e acidentes acontecerem. O que é normal, mas o que os donos puderem fazer para evitar que isso aconteça, melhor!

Autor deste artigo

Escritor e redator, apaixonado por animais, pela leitura e por contar histórias. Sou estudante de jornalismo na UFF, onde aprimoro minha prática e alimento minhas paixões profissionais. Escrevo por aqui como troca de conhecimento, inspirado no amor pela minha gatinha Gina.

Palavras-chave relacionadas


Características Dicas Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.