Seu cachorro fica mordendo o rabo?
Se o seu cachorro fica mordendo muito o rabo você está no local certo. Aqui você descobrirá o que pode estar levando o seu cachorro a ter esse comportamento, seja por questões de saúde, tédio ou até mesmo para chamar a sua atenção.
Você verá que muitas são as causas que levam o seu peludo a ter esse comportamento, mas fique tranquilo, porque tem solução. Existem métodos muito eficazes que podem fazer o cachorro a deixar de ter esse comportamento, desde dar atenção ao pet como buscar ajuda de um profissional.
Continue lendo este artigo, pois aqui você verá em mais detalhes o que causa esse comportamento e como ajudar o seu amigo de quatro patas. Boa leitura!
Cachorro mordendo o próprio rabo: causas comportamentais
Embora seja muito comum um cachorro ficar mordendo o próprio rabo, existem muitas causas que podem estar ligadas a esse comportamento. Veja a seguir mais sobre os motivos que fazem o pet morder o rabo!
■A raça ou a idade podem influenciar
Um dos motivos mais comuns que levam um cachorro a ficar mordendo o próprio rabo é por causa de sua raça ou idade. Algumas raças são mais propensas a ficar perseguindo o próprio rabo, entre elas estão o Bull Terrier e o Pastor Alemão.
Isso é possível devido os cães terem herdado geneticamente essa característica comportamental. Além disso, cães muito novos, como filhotes também podem apresentar este comportamento. Nesses casos, é normal que o cachorro tenha essa atitude, ele estará apenas brincando com o próprio rabo.
■Brincando de correr atrás do rabo
Como dito anteriormente, pode acontecer de seu cachorro está mordendo o próprio rabo por mera brincadeira. Mas, fique atento, porque só será este motivo caso o cachorro nunca tenha feito isso antes ou tenha feito poucas vezes ao longo de sua vida.
Além disso, vale a pena ficar atento para certificar se não houve nenhuma alteração em seu caráter, ou seja, se o animal não está mais agressivo. Bem como, deve-se investigar antes de chegar a uma conclusão definitiva do motivo.
■Mordendo o próprio rabo por tédio
Sim, os cachorros também podem sentir tédio quando ficam sozinhos e sem fazer nada durante o dia todo. Assim como os humanos, quando sem fazer nada os cachorros adotam podem adotar comportamentos típicos.
O tédio pode deixar o pet ansioso e estressado, então, para acabar com esses sentimentos, o cachorro começa a morder o próprio rabo. Sendo assim, nunca deixe seu cachorro muito tempo sozinho ou sem fazer nada, caso contrário ele adotará esse comportamento para se entreter e aliviar a tensão.
■Busca por atenção
Além desses motivos, seu cachorro pode começar a ter esse comportamento para chamar a sua atenção. Se você passar o dia fora e não tem o hábito de passear ou brincar com o seu animal de estimação, pode acontecer de ele começar a morder o próprio rabo.
Entretanto, é válido lembrar que esse motivo só pode ser levado em consideração caso o seu cachorro não tenha o hábito de agir dessa maneira. Caso contrário, o motivo pode ser alguns dos citados acima ou o seguinte.
■Acúmulo de energia
Se você não tem o costume de levar seu cachorro para passear, certamente ele vai ter um acúmulo de energia. Assim como o cachorro pode morder o próprio rabo quando está entediado, quando com muita energia também pode ocorrer.
Lembrando que o nível de energia de alguns cachorros será maior do que outros. Logo, vai depender da raça do animal. Cachorros de médio e grande porte são os que mais necessitam de exercícios, mas no geral, todos podem ter energia acumulada.
Cachorro mordendo o rabo: causas físicas e de saúde
Além dos motivos comportamentais, pode acontecer de seu cachorro morder o próprio rabo por questões físicas e de saúde, logo o animal pode estar com pulgas ou até mesmo com alguma lesão pelo corpo. Confira a seguir!
■Pulgas fazem o cachorro morder o rabo
Caso você note que não é nenhum dos motivos citados acima que está fazendo o seu cachorro ter este tipo de comportamento, a causa pode ser pulgas. Sendo assim, para saber se esta é a causa, basta verificar seu rabo e todo o corpo.
Se você encontrar esse inseto que tem o corpo alongado e a cor castanho claro, elimine-o. Fazer isso é muito importante para que o cachorro pare de morder o próprio rabo, caso contrário será impossível eliminar este comportamento.
■Lesões podem ser o motivo
Cachorros de pequeno porte são mais suscetíveis a terem lesões, devido seus ossos serem mais frágeis. Além disso, é importante levá-lo ao veterinário periodicamente para um exame mais detalhado, onde é possível descobrir o tipo de lesão.
Em geral, seu cachorro pode começar a morder o próprio rabo porque está com alguma lesão, como é o caso de uma fratura no cóccix, a mais comum. Então, o cachorro adota esse comportamento para chamar a sua atenção a fim de sanar essa dor.
■Glândulas anais
Se o seu cachorro começar a morder o rabo sem parar, pode ser que a glândula anal esteja inflamada. Esse problema causará muitas dores na região do ânus e na base da cauda, fazendo com que o cachorro comece a morder o rabo para aliviar a dor.
As glândulas anais é uma região que fica em volta do ânus, que tem como função liberar uma substância para lubrificar enquanto o animal defeca. Porém, quando isso não acontece, pode acontecer uma inflamação.
■Estado de saúde
Além de todas as causas citadas acima, pode ser que seu cachorro esteja com algum problema de saúde físico ou mental. É muito comum que cachorros tenham problemas de pele, que podem ser causados por fungos, sarnas ou alergias, além disso, podem apresentar problemas de coluna.
Conforme um cachorro envelhece pode acontecer de ele apresentar alguns problemas neurológicos que afetam a sua saúde mental. Nesses casos, o seu animal de estimação pode desenvolver uma obsessão por morder o próprio rabo.
O que fazer para o cachorro não morder o rabo?
A seguir você verá que existem muitas maneiras de fazer o seu cachorro parar de morder o próprio rabo. Saiba mais a seguir!
■Dê atenção ao seu amigo
Os cachorros são animais muito sociais, logo viviam sempre em bando. Quando você não passeia com seu cachorro, não dá atenção a ele, será normal ele adotar o comportamento de morder o próprio rabo para chamar a sua atenção.
Além disso, pode acontecer de você deixar muito tempo seu pet sozinho, com o passar dos anos o cachorro pode acabar desenvolvendo um quadro de ansiedade de separação e estresse. Sendo assim, nunca deixe de dar atenção ao animal.
■Mantenha seu cãozinho limpo
Ao ter um cachorro é necessário ficar sempre atento ao animal e cuidar de sua higiene. Ter o hábito de fazer a limpeza do animal a cada quinze dias pode evitar que pulgas e outros tipos de doenças atinjam o animal.
Quando você for dar banho no pet, alterne sempre entre o shampoo normal e o de antipulgas. Além disso, caso o seu cachorro esteja mordendo o rabo por causa de pulgas, dedetize a casa para eliminá-las.
■Ofereça alimento nutritivo
Os benefícios de uma boa alimentação canina incluem uma pele mais saudável, menos chances de ter alergias e uma pelagem macia. Ao saber de todos esses benefícios é hora de oferecer o alimento certo para o animal.
A dieta do seu cachorro pode ser composta por 70% de ração e 40% de frutas e petiscos. Caso a alimentação do seu cachorro não tenha os nutrientes necessários para manter a saúde física dele, ele começará a apresentar problemas de saúde e comportamental.
■Forneça estímulos físicos e mentais
Fornecer estímulos físicos e mentais é muito importante. Quando a causa do comportamento é por excesso de energia, você terá que estimular muito o animal, ou seja, levá-lo para passear e fazer atividade física.
Além disso, o seu pet pode ficar estressado por não fazer nada ou por ficar muito tempo sozinho em casa. Nesse caso, ofereça brinquedos que estimule o cachorro a pensar, como é o caso de esconder uma bolinha junto com um petisco e colocar ele para achar.
■Evite repreensão ou punições
O seu cachorro morde o próprio rabo não é porque quer, afinal, isso pode machucá-lo. Sendo assim, evite ao máximo repreender ou punir o cachorro, pois esses atos só irão deixar o animal mais estressado.
Em vez disso, faça alguns dos métodos citados acima, mas tenha em mente que não será da noite para o dia que o cachorro deixará esse comportamento. Para isso, é preciso que você tenha paciência, pois com o tempo o pet associará o seu comando com o comportamento.
■Coloque um colar elisabetano
Se mesmo depois de testar todos os métodos citados acima você não conseguir fazer o cachorro parar de morder o próprio rabo, o ideal é colocar uma coleira elizabetana no pet. E não precisa se preocupar, esse tipo de coleira não machuca.
Para isso, escolha um material que seja macio ou de almofada, para que o pet não fique estressado. Esse tipo de intervenção é muito usado quando o cachorro tem uma coceira no rabo ou já está com um ferimento no local.
■Busque ajuda profissional
Mesmo tendo lido todas essas dicas para ajudar seu cachorro e você não se sinta preparado para executá-los, o ideal é que você procure ajuda de um profissional. Pode ser que você tente algum dos métodos ensinados aqui e não alcance nenhum resultado, nesses casos procure a ajuda de um profissional.
Pode acontecer de o cachorro começar a apresentar esse comportamento com mais frequência. Durante uma consulta com o veterinário ou um adestrador ele saberá lhe informar se a causa é devido a problemas de saúde, ou não.
Não deixe o seu cachorro ficar mordendo o próprio rabo!
Se o seu cachorro começou a morder o próprio rabo fique atento, pois não é normal e ele pode acabar se machucando com o passar do tempo. Ao longo deste artigo você descobriu o que pode causar esse comportamento, sendo desde o fato de o cachorro querer chamar a sua atenção até um acúmulo de energia.
Além disso, você aprendeu que esse comportamento pode se desenvolver devido a problemas de saúde física e mental. Os cachorros também podem ter lesões em seu corpo, então, para tentar aliviar a dor eles podem começar a morder o rabo.
Logo em seguida, você aprendeu o que deve fazer para ajudar o seu animal de estimação, para que ele não fique sofrendo futuramente com um ferimento no rabo. Sendo assim, coloque em prática todas as dicas e não deixe seu cachorro permanecer com esse comportamento.
Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.