Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Seu cachorro gosta de dormir encostado em você?

cachorro dormindo encostado no dono

Você já deve ter reparado que muitos cachorros gostam de dormir acompanhados ou apoiados em pessoas e, principalmente, nos seus respectivos tutores. Há motivos biológicos e comportamentais que explicam esse hábito.

O melhor amigo do homem não faz isso por mero acaso, e após ler este artigo, você vai entender as possibilidades que fazem seu cão amar dormir encostado em você, mas se prepare para muita fofura, pois essa conduta está sempre ligada a sentimentos afetivos.

No entanto, se isso te afeta de alguma forma, e você se incomoda com seu cãozinho que só dorme na sua cama, não se desespere! Leia e confira aqui algumas maneiras de fazer o seu cachorro evitar isso.

Por que cachorro gosta de dormir encostado em você?

cachorro dormindo encostado no dono

O motivo é simples! Os cachorros gostam de dormir encostados em seus parceiros devido à sua natureza social, ao amor e carinho e à atenção do tutor. Caso seu amigo peludo descanse perto ou encostado em você, saiba que ele confia e quer o seu cuidado. A seguir, além desses, você descobrirá a fundo vários motivos pelos quais os cães têm essa atitude.

Expressão de carinho

Você já deve ter se perguntado o motivo desse comportamento. Não se preocupe, cachorros que fazem isso não são excessivamente carentes ou sensíveis. É um sinal de carinho e confiança, e isso se explica pelo tipo de relacionamento que vocês criaram entre si.

O melhor amigo do homem busca dormir perto de quem ele se sente seguro quando está mais vulnerável. Cachorros são animais sociais, que em estado selvagem se agrupam em matilhas, ou seja, que dormem em grupos. Esse hábito curioso e fofo é de sua natureza. Então, se seu cachorrinho quer dormir com você ou ao seu lado, fique feliz, pois isso é uma grande demonstração de afeto!

Comportamento recompensado

Cachorros são animais muito sensitivos. Eles entendem e sentem o clima de seu tutor e da casa onde vivem. Já percebeu que, quando eles fazem alguma besteira, tornam-se mais carinhosos logo em seguida?

Portanto, quando sentem que o ambiente não está muito bom, a maneira que encontram de demonstrar algum tipo de amor e carinho é se deitar em cima de seu tutor. Assim, eles são companhias constantes e ficam o tempo todo ao lado para consolá-lo.

Cachorro gosta dos pés do tutor

Uma situação bastante comum é o seu cachorrinho descansar aos seus pés. Isso não deixa de ser outra demonstração de carinho e aconchego. No entanto, existem outros motivos para seu pet fazer isso.

Uma explicação pela qual os cachorros fazem isso deve-se ao olfato. Ao se deitar nos pés do humano, o pet deixa um cheiro específico naquele local, principalmente se esse ato se combina às clássicas lambidas nos pés de seu tutor. Se deitar aos pés de seu tutor é uma maneira de marcar território, já que o cheiro deixado serve para mostrar aos outros animais que aquele humano tem dono!

Para perceber quando o tutor for sair

Muitos tutores passam parte do dia longe de seus cães, de modo que este pode ser um comportamento canino para perceber o movimento do tutor ao querer sair.

Lembre-se que os cachorros são sensitivos! Eles conseguem lembrar de hábitos distintos de em sua rotina, por exemplo. Quando você anda em direção a coleira, pode saber que seu cachorrinho já entendeu que vai passear. Então, dormir com o tutor pode ser uma defesa dos cães para entender quando seu tutor vai embora.

Dominância ou medo de algo

É um pensamento bastante equivocado julgar que seu cachorro está com comportamentos dominantes quando ele se senta em seus pés ou se deita em cima de você. A dominância canina ocorre exclusivamente entre cachorros. Ela faz parte da interação social e da natureza desses animais. Isso ocorre de forma dinâmica, o que permite uma organização hierárquica entre dois ou mais cães.

Além disso, um cachorro dominante não é necessariamente assim em relação a todos os outros. Sendo assim, é errado associar esse aspecto canino entre cão e tutor, pois não faz o menor sentido. É mais provável que seu cachorrinho esteja com medo de algo e queira se sentir seguro perto de seu tutor.

Dormindo em cima do humano para ser mimado

Caso você passe muitas horas longe do seu pet ou ocupado o suficiente para não dar um cuidado especial para seu cachorrinho, saiba que haverá consequências. Ou seja, ele vai querer chamar sua atenção.

Uma das formas que ele pode fazer isso é justamente se deitar em cima, do lado ou entre as pernas do seu tutor. Portanto, esse não é um comportamento negativo ou perigoso, é quase sempre em relação ao afeto que o pet demanda.

Dormindo em cima do tutor se aquecer

Como dito antes, esse comportamento é quase sempre relacionado aos sentimentos amorosos do seu amigo peludo. No entanto, dependendo da temperatura do dia, isso pode ser simplesmente uma maneira de se proteger do frio.

Principalmente em relação aos filhotes, é muito comum que eles durmam até mesmo em cima uns dos outros para se aquecerem. Mas, lembre-se: eles não vão procurar alguém em quem não confiem, de modo que eles fazem isso para se sentirem seguros e confortáveis. Até mesmo cachorros grandes estão suscetíveis a buscarem em seus parceiros o calor que tanto desejam.

Como fazer o cachorro parar de dormir encostado em você?

cachorros dormindo encostados no dono

Em geral, muitas pessoas não se incomodam, mas há situações onde o comportamento se torna incômodo e obsessivo. Agora, você vai ler como parar esse hábito e o que fazer para que o seu cão consiga dormir sozinho.

Ignore o comportamento

Uma das condutas mais eficazes que um tutor pode ter para conseguir que seu cachorro não durma encostado nele é simplesmente ignorá-lo. Nessas horas, os cães podem ser perseverantes e fazer de tudo para chamar atenção, mas é importante resistir a fofura e continuar firme na decisão.

Vendo que não consegue o que deseja, alguma hora os cachorros param de tentar. Eles são animais inteligentes e vão entender com o tempo o que podem ou não fazer, e com um bom tutor tudo fica mais fácil.

Não há necessidade de brigas violentas nem castigos exacerbados, com um treinamento adequado, seu cãozinho vai parar de fazer algo que o incomode.

Dê ao cão outro lugar para dormir encostado

Independentemente se seu pet dorme com você ou não, é sempre bom que ele tenha sua caminha própria, principalmente se você deseja que ele pare de dormir com você.

O segredo é fazer com que a caminha do seu cachorro se torne a mais atraente possível, para que seu amigo se interesse pelo lugar onde vai dormir. Portanto, consiga um lugar aconchegante para facilitar a transição, de modo que ajuda ainda mais se ele tiver algum objeto que lembre o tutor. A ideia é que ele fique com algum objeto que o deixe seguro e que o remeta seu tutor.

Treine comandos para evitar

É importante treinar comandos, pois assim o cachorro se torna mais obediente. Praticar esses comandos como "sair", "parar" ou "não", é bastante importante para fazer seu pet entender o que ele pode ou não
fazer.

Na realidade, ao treinar comandos fica mais fácil que seu cachorro respeite todas as outras regras. Isso vai ajudar que ele se torne um cãozinho mais bem-educado e que compreenda as ordens do seu tutor. Mas, lembre-se que isso deve ser feito com amor e carinho, pois também facilita a criação do seu amigo!

Seu cão te ama se ele dorme encostado em você

cachorro dormindo encostado no dono

Neste artigo, aprendemos que, caso o cachorro goste de dormir encostado em seu tutor, isso é devido ao
bom relacionamento afetivo entre vocês. Após ler este texto, pode-se concluir que esse hábito não está ligado à dominância canina.

Na verdade, agora, você já sabe que seu cãozinho nunca vai tentar te dominar, pois, isso só ocorre entre cachorros, e tal comportamento deve-se a motivos amorosos, desde tentar chamar sua atenção e querer ser mimado, até se esquentar e expressar carinho.

Além disso, caso você se incomode com essa atitude de seu amigo peludo, nada como um bom treinamento para evitar ou parar totalmente com esse costume. É possível reverter isso apenas ignorando essa atitude, comprar uma cama atraente e praticar comandos que fazem seu cão o obedecer.

Autor deste artigo

Maria Antonia é jornalista e redatora do Guia Animal. Atualmente cursa a pós graduação em Formação do Escritor na PUC-Rio.

Palavras-chave relacionadas


Características Filhotes Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.