Cachorro rosnando: entenda o motivo e o que fazer!

Cachorro rosnando: entenda o motivo e o que fazer!

Seu cachorro não para de rosnar e você não sabe mais o que fazer? Continue lendo este artigo e entenda qual o motivo e o que fazer.


Cachorro rosnando é normal?

Cão rosnando

Muitos cuidadores têm essa dúvida: será que é normal meu cachorro ficar rosnando? E a resposta é sim e não. Ao longo deste artigo você verá que existem muitos motivos que podem fazer um cachorro rosnar, dentre eles você verá que em alguns casos, sim, é normal o cachorro rosnar, mas em outros não.

Nos casos em que o cachorro rosna e não é normal, é preciso tomar medidas para remediar este problema. Sendo assim, continue lendo este artigo, pois ensinaremos o que você precisa fazer para que seu cachorro não tenha mais esse comportamento, além de lhe dar algumas dicas extras para lhe ajudar.

Cachorro rosnando: o que pode ser?

Cão rosnando

São muitos os motivos que podem levar um cachorro a rosnar, desde o peludo está infeliz até com dor. Veja a seguir com mais detalhes o que pode fazer um cachorro rosnar!

Ele pode estar infeliz ou desconfortável

Deixar um cachorro muito tempo sozinho em casa, não o levar para passear ou gritar com ele pode deixar o cachorro infeliz, fazendo com que ele fique rosnando. Lembrando que o rosnado é uma maneira do cão manifestar quando algo lhe desagrada.

Além disso, o seu cachorro pode rosnar por estar desconfortável com alguma situação ou por estar sem fazer suas necessidades fisiológicas. Como também, o pet pode ficar desconfortável com a presença de uma pessoa estranha, por exemplo.

Cachorro rosna enquanto brinca ou come

Se o seu peludo tem o costume de rosnar enquanto brinca, fique tranquilo, porque ele não está sendo agressivo. Neste caso, você não precisará intervir, ou seja, não será necessário repreender o pet para que ele pare.

Também pode acontecer de ele ficar rosnando enquanto come. Se o cachorro está comendo e você tentar pegar a sua tigela, será normal o cão rosnar para você. O ideal é deixar o cão quieto enquanto come.

Ele também pode estar com medo

Um cão pode rosnar quando está com medo de uma pessoa estranha que se aproxima, quando alguém briga com ele ou até mesmo bate no animal. Nesses casos, o rosnado será uma forma de o cão dizer: “afaste-se”.

Como também, alguns cachorros podem ser mais medrosos do que outros, além de ter algum tipo de fobia. Barulho de trovões e fogos de artifícios também pode causar medo nos pets e fazer com que eles fiquem rosnando.

Pode ser sinal de posse por algum objeto

Um cachorro pode rosnar quando alguém ou um outro animal se aproxima de seus brinquedos. Assim como esse animal é muito territorialista, ele também pode ter um sentimento de posse pelos seus objetos, até mesmo por um osso.

Porém, esse comportamento de rosnar por posse de algum objeto, no caso brinquedo, é mais comum entre os filhotes de cachorros. Logo, como ainda são muito novos, ainda não aprenderam sobre a divisão das coisas.

Rosna também para defender o seu território

Os cachorros são animais muito territorialistas, logo herdaram esse comportamento de seus ancestrais, os lobos. Dessa forma, o seu peludo irá fazer de tudo para defender o seu território, ou seja, o local em que ele dorme ou passa o dia.

Quando o cachorro vir alguém que ele não conhece ou um cachorro estranho se aproximando do seu ambiente, ou até mesmo de seu dono, ele irá rosnar. Esse grunhindo é uma forma de dizer para o outro não se aproximar.

Ele também pode estar com dor

Além de todos esses motivos citados acima, seu cachorro pode rosnar por estar sentindo dor. Esse comportamento é mais comum quando o cão está doente ou com algum machucado em seu corpo, nesses casos, quando você tocá-lo ele irá rosnar.

É importante ficar atento, pois caso o cachorro esteja sentindo dor, o seu animal de estimação também poderá apresentar falta de apetite e perda de peso, por exemplo. Caso esse seja o motivo, leve o pet ao veterinário o mais rápido possível.

O que fazer quando o cachorro está rosnando?

Cão rosnando

Agora que você já sabe os motivos que levam um cachorro a ficar rosnando, chegou a hora de saber o que fazer. Confira a seguir!

Evite repreensões inadequadas

Quando um cachorro está rosnando o recomendável é não repreender o cachorro de forma alguma, pois pode deixar o cachorro ainda mais irritado. Por isso, nunca grite, castigue ou bata no seu peludo.

Em vez disso, repreenda o cachorro com reforços positivos. Toda vez que ele rosnar, apenas diga “não” sem gritar em vez de palavras ofensivas e que humilhe o cachorro. Então, quando ele parar de rosnar, recompense o seu animal de estimação com um petisco.

Evite tocar o cão quando estiver rosnando

Para saber se o cachorro está rosnando porque está bravo ou não é preciso observar o comportamento do pet. Quando o pet está rosnando por raiva ele ficará paralisado, com o corpo esticado e suas orelhas não estão baixas, é um sinal de um rosnado agressivo.

Devido os cuidadores terem dificuldade de identificar o motivo de o cachorro estar rosnando, o aconselhável é não tocar no animal. Caso o cachorro esteja machucado ou com raiva, pode piorar a situação.

Estabeleça uma rotina

Cachorros são animais que gostam de ter uma rotina, seja para passear ou para comer. Fazer com que o seu pet tenha uma rotina no seu dia a dia vai deixá-lo menos estressado, mais ativo, além de fazer bem para a saúde do peludo.

Porém, estabelecer uma rotina para seu cão será mais fácil determinar um horário para levá-lo para passear em que ele não fique rosnando. Isto é, caso o rosnado seja causado por questões de territorialidade ou por medo, por exemplo.

Atenda às necessidades fisiológicas do cão

Ainda interligado com estabelecer uma rotina para seu pet, é importante que você atenda às necessidades fisiológicas do cão. Ao estabelecer a rotina, determine horários para levá-lo para urinar e defecar.

Ao fazer isso, você evitará que o seu peludo fique rosnando por causa de algum desconforto ou simplesmente para chamar sua atenção, pedindo que o leve para fazer suas necessidades. Afinal, os cachorros são animais muito inteligentes e que aprendem com muita facilidade.

Busque treinamentos para o cão

Mesmo que você tente todos os métodos ensinados aqui e nenhum deles funcione, o ideal é que você busque treinamentos próprios para cachorros. Pode acontecer que o motivo que leve seu cachorro a ficar rosnando seja por causa da agressividade.

Nesse caso, somente um profissional conseguirá ajudar você e seu cachorro. O adestrador saberá o que fazer para que o seu cachorro pare de rosnar com você, com as outras pessoas e com outros animais.

Dicas extras sobre cachorro rosnando

Cão rosnando

Além de todas as dicas citadas até aqui, descreveremos mais sobre algumas dicas. Tudo isso para que você consiga lidar de uma maneira melhor com o seu cachorro quando ele estiver rosnando. Veja a seguir!

O que fazer com cachorro rosnando para o nada?

Os cachorros são animais que possuem o olfato muito apurado, visto que herdaram essa característica dos lobos. Dessa maneira, pode acontecer de o dono do cachorro não ver nada, mas o cachorro sentirá o cheiro de algum outro animal em seu ambiente e irá rosnar.

A melhor maneira de resolver esse problema é fazendo uma limpeza regularmente no ambiente com um produto de cheiro agradável. Note que esse comportamento sempre acontece depois que uma visita chegar ou quando você comprar um objeto novo para a casa.

Filhote de cachorro rosnando sem parar

Os cães que ainda são filhotes tendem a rosnar mais, principalmente quando estão com algum brinquedo por perto, logo eles ainda não aprenderam a dividir com os outros. Além disso, outro motivo que os levam a rosnar sem parar é o fato de não terem controle em relação às suas reações.

Então, será normal você ver um cachorro filhote rosnando quando está feliz, com medo ou triste. A melhor maneira de acabar com esse comportamento é adestrar desde cedo o animal.

E se o cão ficar mordendo e rosnando para o dono?

Pode acontecer também de seu cachorro ficar mordendo e rosnando com você, mas esse comportamento é mais comum em cães filhotes. Porém, pode acontecer que seu cachorro adulto apresenta esse comportamento.

Caso isso esteja acontecendo com o seu cachorro, o ideal é que você o leve a um adestrador. Quando antes o cão for adestrado, ou seja, for ensinado que esse comportamento não é legal, ele vai parar de morder e rosnar com você o mais rápido possível. Assim, ele não ficará grande tendo esse comportamento que muitas vezes pode chegar a machucar.

Agora você já sabe o que fazer quando seu cachorro rosnar!

Cão rosnando

Não é normal que seu cachorro fique sempre rosnando com você, com outras pessoas ou com outros animais. Como você pôde ler durante este artigo, existem alguns motivos que levam o cachorro a ter esse comportamento.

Você aprendeu que esse comportamento pode ser causado pelo fato de o cachorro estar sentindo dor, por ser muito territorialista ou até mesmo porque está infeliz, ou sentindo algum desconforto. Mas, a melhor parte, é que você aprendeu que existem maneiras de remediar esse comportamento, maneiras essas que você pode estar fazendo em casa mesmo.

Sendo assim, quando seu cachorro apresentar este comportamento de rosnar com você, evite repreendê-lo e tocá-lo. Em vez disso, estabeleça uma rotina para o pet, fique atento às suas necessidades fisiológicas e busque um treinamento para o peludo. A verdade é que existem soluções e você não precisará ficar sofrendo pelo fato de seu cachorro não parar de rosnar.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Palavras-chave relacionadas


causas dicas cuidados criar

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.