Equitação: entenda o que é, benefícios e dicas para iniciar

Equitação: entenda o que é, benefícios e dicas para iniciar

Descubra a seguir tudo que a arte de montar significa e todos os benefícios que ela carrega, além de saber como começar a praticar a famosa equitação!


Você sabe o que é equitação?

Cavalo em prática de equitação

Quando se fala em equitação, é muito comum pensar primeiramente em hipismo, mas isso é, na verdade, um equívoco. De fato, o hipismo está relacionado, mas um não é sinônimo do outro. Sabendo disso fica a pergunta. Você sabe o que é equitação? Em poucas palavras, ela seria a arte de montar o cavalo, mas ela vai muito além disso.

A equitação está presente na vida dos humanos há séculos, aproximando cada vez mais o homem do cavalo. Quer conhecer melhor essa arte e descobrir tudo que ela envolve? Continue lendo e saiba mais informações, incluindo todos os benefícios que ela traz aos seres humanos, até mesmo na área da saúde.

Entendendo a equitação

Cavalo em prática de equitação

Como já mencionado, a equitação vai além de apenas montar um cavalo com perfeição e sincronia. Conheça a seguir a história dessa arte, assim como suas características e como ela se diferencia de outros esportes.

Origem e história da equitação

A equitação está presente na vida dos seres humanos há tantos séculos, que é difícil saber com precisão quando ela surgiu. O que se sabe é que, no século VIII a.C., a equitação já era usada como entretenimento pelos gregos. Na época medieval, era muito comum haver exposições e até torneios muito populares com os equinos.

A princípio a equitação surgiu como entretenimento, mas com toda sua complexidade, ficou claro que ela é muito mais que um espetáculo. A equitação pode ser dividida em três modalidades: adestramento, salto de obstáculos e concurso completo, que engloba os outros dois mais o cross-country. Atualmente podemos ver a equitação até nas olimpíadas.

Início da equitação no Brasil

No Brasil, como ainda há muita confusão entre hipismo e equitação, também é difícil saber quando surgiu. A primeira competição de hipismo aconteceu em 1641, logo, estima-se que a equitação surgiu no território nacional por volta desse período.

Outra informação sobre a história da equitação no Brasil é que em 1922, foi criado o Centro de Formação de Oficiais Instrutores de Equitação. Ela surgiu para criar mais instrutores de equitação, e, dessa forma, levar essa prática a ainda mais locais do Brasil.

Diferença de equitação e hipismo

Como dito anteriormente, a equitação e o hipismo se confundem como sendo sinônimos, mas, na verdade, há uma ligeira diferença. Equitação é a técnica de montaria dos cavalos, já o hipismo é um maior desenvolvimento do primeiro, mas voltada para saltos e trabalhos de plano.

Pode-se dizer que a equitação é até mesmo mais tranquila, pois o hipismo exige um altíssimo nível de técnica e eficiência. Isso leva o aluno a buscar um maior domínio sob o animal. No geral, a equitação está presente no hipismo, mas de forma mais especializada.

Outros esportes semelhantes à equitação

A equitação gerou outros vários esportes em que o homem e o cavalo se tornam quase um só. Um deles é o volteio, que é como uma ginástica em cima de um cavalo. Nesse esporte, o atleta deve fazer acrobacias enquanto monta o cavalo, testando o equilíbrio e união com o animal.

Outros esportes são a vaquejada e o enduro equestre. O primeiro é muito popular no Nordeste e consiste em dois vaqueiros montados a cavalo que tentarão derrubar um boi puxando-o pelo rabo. Já o segundo é uma corrida de longa distância em trilhas naturais, onde é testada a resistência do cavalo e do montador. Ainda há muitos outros esportes, todos com um toque da equitação.

Benefícios da equitação

Cavalo em prática de equitação

Agora você já sabe que a equitação é muito mais que um mero espetáculo. A pessoa que se aventura a começar a praticar vai encontrar inúmeros benefícios que vão além da diversão. Confira alguns deles a seguir.

Ganhos de força e resistência

Controlar e montar um cavalo não é uma tarefa fácil. Quando falamos de equitação, essa tarefa se torna ainda mais difícil, pois ela vai além da montaria. Com todo o preparo e esforço, o montador exercita os músculos, alguns mais do que outros.

Na montaria os músculos do braço e das costas se fortalecem, o que, consequentemente, aumenta a força daquele que está montando. Além disso, não é fácil manter a postura, força e controle do cavalo por longos períodos de tempo. Portanto, o montador também tem sua resistência aumentada.

Auxílio na perda de peso

A prática da equitação faz com que não apenas os músculos dos braços e das costas se movimentem, mas todo o corpo. Dessa forma, o montador se exercita por completo, assim como o cavalo.

Essa prática de exercícios físicos auxilia na perda de peso, assim como os outros esportes que exigem esforço físico. A princípio pode parecer simples, mas montar um cavalo é algo que exige o trabalho completo do corpo, tanto para se manter em cima dele, equilibrado, como para manter o controle.

Melhora na coordenação motora e equilíbrio

Uma das partes mais difíceis da montaria é se manter em cima do cavalo enquanto ele trota ou corre. Por isso, como citado anteriormente, uma das coisas que a equitação exige é equilíbrio. Com isso, quando estiver treinando equitação, além de fortalecer a musculatura você irá praticar o seu próprio equilíbrio.

Além disso, ao montar um equino, você também treina o seu senso espacial. Dessa forma, o praticante começa a ter um controle motor melhor para lidar com toda a movimentação e o espaço que a equitação proporciona, além de lidar com múltiplas tarefas que ele executará.

Melhora no sistema neurológico e digestivo

Muitos não imaginam, mas praticar equitação também auxilia na melhora do sistema neurológico. Parece até mágica, mas as vibrações produzidas pelo movimento do cavalo estimulam algumas áreas importante do cérebro. Dessa forma, o praticante acaba melhorando sua memória e até a resolução de problemas.

A prática da equitação trabalha todo o corpo do praticante, como já dito anteriormente. Com isso, o montador aprende a controlar o corpo, a relaxar, além de tonificar a musculatura. Todo esse controle também melhora o sistema digestivo, estimulado na cavalgada.

Desenvolve disciplina e reduz o de estresse

Como a equitação exige uma série de ações, comportamento e até postura, ela acaba ajudando no desenvolvimento da disciplina. Sem ela, o praticante não consegue atingir a forma certa de cavalgar, não sabe qual força deve exercer, entre outros. A disciplina é essencial para o bom aprendizado da equitação, portanto se você não possui vai adquiri-la.

Além disso, a interação e o contato entre homem e animal é algo incrível, que pode diminuir a pressão arterial e proporcionar uma sensação de alívio e bem-estar. Como consequência, ao praticar equitação, o montador sentirá uma grande redução do estresse e da ansiedade, sendo esse mais um dos inúmeros benefícios dessa prática.

Ativa o lado criativo do cérebro

Esse é mais um benefício que pode surpreender! Ao praticar a equitação, o montador terá que lidar com diversos desafios. Até porque cuidar e coordenar um cavalo não é uma tarefa fácil, pois você terá que lidar com qualquer adversidade além do temperamento do animal.

Tudo isso faz com que o praticante desenvolva o seu lado criativo para fugir das possíveis adversidades e de desafios que irão surgir, que independe da habilidade dele ou da relação que ele tem com o cavalo.

Traz aproximação com a natureza

Ao entrar em contato com o cavalo e iniciar a equitação, o montador inicia uma forte relação não só com o animal, como com a natureza. Você poderá se ligar de maneira profunda com o cavalo e cavalgar em áreas abertas como fazendas, pastos ou um haras.

Ou seja, o praticante não apenas estabelecerá uma relação com o animal, mas também com a natureza e tudo aquilo que ela pode proporcionar. Desde a tranquilidade de um dia de verão até as adversidades de um terreno irregular.

Dicas para iniciar na equitação

Cavalo sendo montado

Se apaixonou pela equitação e pelos seus benefícios? Então, continue a leitura de descubra dicas de como iniciar tal prática e como se preparar para a ideia de montar um cavalo com maestria.

Utilize roupas adequadas

Assim como em outros esportes, existe uma determinada vestimenta mais adequada para a prática de equitação. Ela não apenas possibilita que você se movimente melhor, como também é adequada para o ambiente em que você irá praticar a equitação, a qual é geralmente praticada em áreas rurais.

Os recomendados são botas texanas, que são confortáveis e impedem o praticante de se machucar no terreno irregular, calças com tecidos grossos, como jeans, e camisetas de manga comprida. Além disso, também é recomendado o uso chapéu ou boné, para proteção do sol.

Conheça o animal que está montando

Ao iniciar a equitação, você não aprenderá apenas a montar, como também a forma correta de lidar com o cavalo, respeitando-o e compreendendo todas as suas necessidades, além da preparação para montá-lo.

Todo esse preparo acontece, pois é importante criar uma ligação entre o praticante e o cavalo. Por isso, uma boa dica é conhecer o animal que você vai montar, dessa forma você saberá melhor o que o estressa ou não, e ele mesmo ficará menos tenso por conhecer o seu montador.

Aprenda os movimentos básicos

Esse é um passo muito importante! Para evoluir e se tornar um excelente montador, é necessário aprender primeiro os movimentos básicos. É através deles que o praticante alcançará a perfeição, pois eles fazem toda a diferença.

No entanto, diferente do que muitos pensam, esses movimentos básicos envolvem respiração, postura e equilíbrio. Antes mesmo de começar a cavalgar, é necessário treinar alguns movimentos para que, só assim, o praticante esteja apto a montar e iniciar a equitação.

Mantenha o cavalo tranquilo

Para que a equitação aconteça de forma tranquila, com uma boa conexão, é necessário que tanto o montador, quanto o cavalo estejam calmos e tranquilos. Um cavalo assustado se torna indisciplinado, o que pode acarretar até em acidentes mais graves.

Portanto, manter o cavalo tranquilo é primordial e ganhar a confiança dele minimiza as possibilidades dele se estressar ou se assustar. Há alguns truques que você pode usar, como massagear o cavalo ou conversar com ele em um tom suave e baixo. O importante é deixá-lo tranquilo e seguro.

Utilize recompensas positivas

Recompensas positivas são sempre bem-vindas para estabelecer ou fortalecer o vínculo entre cavalo e humano. Assim como em outros animais, os cavalos realizam constantemente associações positivas, por isso essas recompensas tornam-se muito eficazes.

Além disso, o cavalo sempre vai procurar fugir da pressão, logo, agradá-lo gera bons resultados. Se em uma situação específica você precisou que seu cavalo fizesse algo e ele obedeceu, um carinho ou uns tapinhas no pescoço são o suficiente para fazer com que ele relaxe.

Não tenha medo de segurar na crina

Muitas pessoas acreditam que segurar a crina do cavalo pode ser algo que irá estressá-lo ou machucá-lo, mas isso é falso. Muitos, inclusive, a utilizam para subir no animal. Apesar disso, deve-se ter cuidado ao fazer isso para não machucar o animal.

Sabendo disso, não tenha medo de segurar a crina do seu companheiro. Cada cavalo tem seus gostos e especificidades, mas, nesse caso, não precisa se sentir receoso de tocar ou segurar essa parte.

Atenção na hora de desmontar

Esse é um momento que muitos não querem, afinal cavalgar é algo tão maravilhoso que não dá nem vontade de parar. Mas, essa hora sempre chega e é importante desmontar de forma segura, para evitar tanto que o montador quanto o cavalo se machuquem ou se assustem.

Para tornar esse mais um momento agradável, faça-o com cuidado, sem movimentos muito bruscos, e recompense o animal no final do processo. Para ajudar, você também pode praticar fora do cavalo ou sair dele com alguém segurando o animal nas primeiras vezes.

Equitação: a arte de montar cavalos presente há séculos na vida dos humanos!

Cavalo em prática de equitação

A conexão entre homem e animal é algo fantástico que possibilita uma incrível relação de confiança e de amor. A equitação diz respeito a essa relação de parceria com o cavalo, traduzida no que chamamos de "a arte de montar". Neste artigo, você pôde descobrir o que é, de fato, a equitação e quais os benefícios que ela proporciona.

Além dos inúmeros benefícios, que envolvem diminuição do estresse, melhoramento de postura e muito mais, a equitação permite que a pessoa se conecte também com a natureza. Agora que você já conhece um pouco desse mundo dos cavalos, já pode pensar em entrar nele, pois também fornecemos dicas para fazê-lo. Divirta-se e permita-se apaixonar pela montaria.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.