Gato escaminha de tartaruga: raças, temperamento e fatos

Gato escaminha de tartaruga: raças, temperamento e fatos

Você já ouviu falar do gato escaminha de tartaruga? Aqui você conhecerá mais sobre esse tipo de gato: suas raças, características, fatos fascinantes e mais.


Já ouviu falar no gato escaminha?

Gato escaminha de tartaruga em fundo azul

Também conhecido simplesmente por "tartaruga", o gato escaminha tem esse nome por causa de sua cor característica, em tons de preto e laranja. Ao contrário do que muitos pensam, o gato escaminha não é uma raça, mas sim uma variação de cor.

O gato escaminha de tartaruga tem esse nome por causa do padrão de cores do animal, que é em tons de preto e laranja, e lembra muito o desenho de um casco de tartaruga. Neste artigo, iremos comentar um pouco sobre a origem do padrão de cores preto e laranja, além das principais características, temperamento, raças, fatos e curiosidades.

Se você tem interesse em adquirir ou adotar um gato escama de tartaruga, não pode perder as valiosas informações que vamos trazer a seguir. Depois de ler, você com certeza vai poder receber e cuidar desse bichano com todo o carinho e cuidado que ele merece.

Raças comuns de gato escaminha

O gato escaminha não é uma raça única, pois pertence a várias raças específicas. A seguir você vai conhecer algumas raças que possuem o belo e variado pelo colorido de laranja e preto.

Persa

Gato persa deitado

O gato Persa é originário do Império Persa e possui uma aparência muito bela e chamativa. A altura varia entre 20 e 25 cm e o peso vai de 3 a 6 kg. Os gatos desta raça costumam ser bastante inteligentes, afetuosos, preguiçosos e gulosos.

É uma das raças mais conhecidas do mundo. A característica mais marcante é o rosto achatado, o focinho pequeno e muitos pelos longos, soltos e de diversas cores, incluindo o laranja e preto característico do gato escaminha. Os gatos Persa são muito silenciosos e não miam muito, às vezes emitem sons baixos e curtos, apenas.

Maine Coon

Os gatos da raça Maine Coon são de origem desconhecida, mas devem ser resultado de um cruzamento entre o gato americano de pelo curto e o gato europeu de pelo longo.

É uma das maiores raças, pois a altura pode variar entre 34 e 44 cm de altura e o peso pode ir de 7 até 11 kg. Possui pelos lisos e macios e, apesar de a cor mais comum ser marrom, ele também pode ser do tom laranja e preto característico do escaminha de tartaruga. Tem um temperamento equilibrado e tranquilo e é companheiro, gentil, sociável e afetuoso.

Cornish Rex

Um dos gatos mais exóticos, o Cornish Rex é um gato que também pode ser encontrado na tonalidade escaminha de tartaruga. Nativos do condado da Cornualha, na Inglaterra, os gatos desta raça têm pelos encaracolados, bigodes enrolados e orelhas grandes, com um tamanho entre 18 e 23 cm de altura e um peso entre 2 e 4 kg.

São ativos, brincalhões, carinhosos, apegados aos tutores e super enérgicos, além de curiosos, inteligentes e destemidos. O Cornish Rex é um gato que ama brincadeiras e jogos interativos, por isso é preciso sempre estimulá-lo para que não fique entediado e sedentário.

Pelo curto americano

Mesmo sendo nativo dos Estados Unidos, o gato de pelo curto americano, também conhecido como American Shorthair, provavelmente se originou de gatos que vieram da Europa. Por ter sido uma raça muito usada para afastar os roedores, o gato de pelo curto americano é musculoso e robusto, pesa entre 5 e 7 kg, tem um tamanho médio entre 20 e 40 cm e uma forte estrutura óssea.

Também pode ser encontrado no tom laranja e preto de escaminha de tartaruga e possui pelos densos e espessos. Tem um temperamento companheiro, calmo e pacato, é bastante carinhoso, mas também aguenta ficar sozinho.

Pelo curto britânico

O gato de pelo curto britânico surgiu quando os romanos invadiram a Grã-Bretanha levando gatos domesticados do Egito, para diminuir a quantidade de roedores ao realizar vários cruzamentos. Possui olhos grandes e redondos, e um corpo esbelto e firme. A altura vai de 20 a 25 cm e o peso vai de 4 a 7 kg.

Estes gatos têm uma cabeça redonda, orelhas pequenas arredondadas e uma pelagem densa, curta, felpuda e nas mais diversas cores, desde branca ou marrom até o laranja e preto de escaminha de tartaruga. Podem ser bem desastrados, sedentários e um pouco arredios, mas companheiros.

Vira-lata (SRD)


Também conhecido como SRD (Sem Raça Definida), o gato vira-lata é aquele que não tem pedigree, isto é, não tem nenhum certificado de linhagem pura.

Por ser resultado da mistura de várias raças, o gato vira-lata não tem características físicas definidas, o que torna muito difícil de determinar até que tamanho ou peso o animal vai crescer e como será a aparência de sua pelagem, mas, entre as diversas tonalidades possíveis, está a escaminha de tartaruga. Costumam ter um porte médio e o temperamento, tal como o tamanho e a aparência, pode ser o mais variado possível.

Fatos que tornam o gato escaminha tão fascinante

A seguir, vamos destacar alguns fatos que tornam o gato escaminha tão fascinante. Por exemplo, mostraremos que eles têm uma genética incrível, as diferentes variedades de cor e muito mais. Confira!

Quase todos são fêmeas

A maioria dos gatos escaminha são fêmeas, pois os cromossomos X, responsáveis por determinar o sexo feminino, também carregam o código genético para laranja ou preto. Os machos são só de uma cor, pois têm um cromossomo X e um Y que não contém código genético para cores.

As fêmeas têm dois cromossomos X com informação genética para a cor. O embrião desliga um cromossomo X de cada célula, o que causa a variação de cor. Em casos raros, um gato escaminha nasce com dois cromossomos X e um Y, mas eles são estéreis e desenvolvem sérios problemas de saúde.

Há diferentes variedades do gato laranja e preto

O gato escaminha tem duas variedades de laranja e preto: o mosaico, que é a combinação de cores tradicional misturada aleatoriamente e o quimera, com uma cor de cada lado do corpo. Enquanto a coloração mosaico traz a combinação tradicional de laranja e preto, a quimera é bem definida: cada lado é de uma cor, na cabeça ou no corpo inteiro.

Uma curiosidade é que 2/3 dos gatos machos escaminha são quimeras e sua coloração possui um mosaico de genes, em alguns locais do corpo o XX está ativado e em outras apenas o XY.

Seu temperamento é único

Mesmo com a grande diversidade de raças, o gato escaminha tem um temperamento único. As gatas no tom de cor preto e laranja costumam ser muito atrevidas, gostam de miar bastante, são carinhosas e muito apegadas aos tutores. De fato, segundo uma pesquisa feita na Universidade da Flórida, nos EUA, a cor do pelo pode influenciar o temperamento do gato.

A palavra "tortitude", é usada nos EUA para caracterizar as gatas escaminha como tendo uma atitude forte e independente, mas ainda não há provas de que essas gatas têm mais tortitude do que as outras.

É muito inteligente e treinável

O gato escaminha, principalmente nas raças Persa e Cornish Rex, é extremamente inteligente e treinável, é preciso sempre estimulá-lo com brincadeiras e adestramentos para que o animal gaste muita energia.

É um gato bastante inteligente e cooperativo, adequado para lares com vários gatos. Muitos também são espertos, calmos e afetuosos, o que os tornam ideais como o primeiro animal de estimação. Mas também é um gato que não desiste nunca. Portanto, o estresse tende a se acumular em lares em que há muitos gatos, por isso certifique-se de aliviar o estresse com brincadeiras e adestramentos.

A expectativa de vida varia bastante

Já que o gato escaminha de tartaruga pode ser de várias raças e possuir vários estilos de temperamento e de estilo de vida, é impossível saber sua expectativa de vida.

Porém, até onde se sabe, a cor de tom laranja e preto não é capaz de influenciar na saúde do bichano, muito menos determinar sua expectativa de vida, apesar de algumas pessoas que tem preconceito e acham que o gato escaminha tem algum problema.

Uma das gatas escaminha mais longevas se chamava Marzipan e foi uma atração turística em Melbourne, na Austrália, até sua morte em 2013, aos 21 anos.

O escaminha tem grande capacidade física

O gato escaminha possui grandes capacidades físicas: os felinos de cor em tom preto e laranja de raças como o Pelo Curto Americano são fortes, robustos e possuem uma forte estrutura óssea, pois era uma raça muito usada para trabalhos pesados, como para caçar roedores.

O gato escaminha da raça Maine Coon também possui uma grande capacidade física, pois é uma raça conhecida pelas habilidades excepcionais de caça. Um dos muitos mitos que cercam o gato escaminha é que ele teria grandes habilidades físicas e seria até capaz de ver o futuro.

Curiosidades sobre gatos escaminha de tartaruga

Gato escaminha de tartaruga

Agora que você já sabe o principal sobre o gato escaminha, vamos descobrir algumas curiosidades sobre esses encantadores bichanos? Vamos ver a seguir o porquê do nome, quais as diferenças entre o gato escaminha e o gato tricolor, os mitos e lendas que cercam o felino e mais. Confira!

O porquê do nome "escaminha de tartaruga"

Nos anos 1970, o casco de tartaruga extraído de tartarugas de verdade era considerado um material nobre, muito utilizado na fabricação de joias, óculos e móveis ou itens de decoração.

O nome escaminha de tartaruga foi baseado nesse material, pois a combinação de laranja e preto do gato escaminha lembrava as cores e o padrão dos cascos de tartaruga. Com o declínio da população de tartarugas, o uso foi casco foi proibido pela Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção e foi criado um casco de tartaruga sintético.

São cercados de mitos e lendas

Por ser muito popular na Europa, nos EUA e na Ásia, o gato escaminha é cercado de mitos e lendas. Na Escócia e na Irlanda, as pessoas consideram que o gato escaminha dá sorte ao entrar em casa.

Nos EUA, as pessoas dizem que o gato escaminha traz dinheiro. Em alguns países asiáticos, as pessoas acreditam que o gato escaminha veio do sangue de uma jovem deusa que nasceu de uma flor de lótus. Já no Japão, os pescadores acreditavam que o gato escaminha macho protegia os barcos de tempestades e fantasmas.

Não confunda escaminha com gato tricolor

Muitas pessoas confundem e acham que o gato escaminha possui três cores, mas isso não é verdade. Quando acontece de eles nascerem com três cores, esses gatinhos são chamados de Piebald (gato malhado) ou Calicos. Há uma diferença entre o gato escaminha e o gato tricolor. Enquanto o gato escaminha possui apenas duas cores, o preto e o laranja, o gato tricolor, como o próprio nome diz, possui três cores.

O gato tricolor pode ser encontrado em combinações de preto, laranja e branco ou em um mosaico de tons de cinza claro e laranja claro.

Gato escaminha pode gerar um "torbie"

O gato escaminha também pode ser gerado na tonalidade "torbie", que é uma combinação de cores sólidas, malhadas ou listradas. Os gatos escaminha de coloração torbie possuem uma pelagem malhada e irregular.

Os gatos escaminha torbie normalmente são pretos com manchas alaranjadas e quem repassa os genes dos tons mais claros são os pais. O preto costuma ser a cor principal e eles têm a maioria das manchas nas costas e nas laterais. Devido à coloração irregular do gato escaminha torbie, muitos sofrem preconceito durante a adoção, pois as pessoas acreditam que eles possuem alguma doença.

O gato escaminha é incrível!

Gato escaminha de tartaruga em fundo azul

Agora que você já sabe como o gato escaminha de tartaruga é incrível, que tal adotar um? O gato escaminha pertence a várias raças, com um pelo em uma combinação de preto e laranja. Ele é representado por raças como Persa, Maine Coon, Pelo curto americano, Cornish Rex, entre outras raças que não foram citadas, como o Ragamuffin.

Além disso, o gato escaminha possui os mais diversos temperamentos e portes físicos mencionados neste artigo. Aqui, mostramos porque a maioria dos gatos escaminha são fêmeas e descobrimos detalhes sobre sua pelagem em tons de preto e laranja, além de vários outros fatos, curiosidades e mitos que cercam o bichano. Pronto, agora você já sabe como o gato escaminha é incrível!

Autor deste artigo

Tradutor e Revisor Freelancer, Jornalista e Redator Web. Apaixonado por livros, filmes, séries, música, comunicação e super interessado no mundo dos animais desde que adotou seus gatos Tom e Kira.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.