Cinofilia: descubra o que é, sua origem, e como funciona

Cinofilia: descubra o que é, sua origem, e como funciona

Se você é um amante de cães, precisa conhecer a cinofilia e tudo que ela engloba! Saiba aqui a definição da palavra e por que ela carrega tanto amor aos cães.


Você conhece a cinofilia?

cinofilia

Inicialmente, a palavra pode parecer estranha, mas, na verdade, ela remete ao amor que os humanos sentem pelos cães, sendo esse literalmente o seu significado. A cinofilia corresponde ao oposto de cinofobia, que seria o medo de cães. Ela envolve todo o mundo canino, envolvendo comportamento, saúde, psicologia das raças e muito mais!

Da cinofilia surgiram associações essenciais para o entendimento e criação de inúmeras raças de cães no mundo todo. Quer saber mais sobre esse mundo de admiração canina? Então, confira abaixo seu significado, sua missão, seu funcionamento, suas associações e até mesmo como fazer parte de tudo isso. Vamos lá?

Entendendo a cinofilia

cinofilia

Como já mencionado, o significado de cinofilia é amor aos cães, mas ela vai muito além disso. Descubra a seguir de onde ela surgiu, quais são os valores defendidos por ela e entenda porquê ela é tão necessária.

O que é a cinofilia?

A cinofilia parte do princípio da admiração que os humanos têm pelos cães. Partindo disso, ela engloba uma série de fatores ligados à criação dos cães, como comportamento da raça, características físicas, entre outros, sempre buscando o aperfeiçoamento da raça.

Todas as informações que nós buscamos quando resolvemos adotar uma determinada raça com certeza já passaram por essa área, pois ela sempre busca estudar ao máximo a melhor forma de se cuidar de um cão.

Origem e história

Não se sabe ao certo quando surgiu a cinofilia de fato. Mas, considera-se que ela se apresentou a todos através do "The Kennel Club" (TKC), que aconteceu em 1859, na Inglaterra. Essa foi a primeira exposição de cães de raça pura, que contava com uma série de critério de avaliação.

Para que esses cães fossem apresentados na competição, era necessário todo um estudo que envolvia beleza, obediência, características esportivas e, claro, a comprovação da raça pura. Ela vinha através de mais estudos, como de acasalamento e seleção de reprodutores, e assim foi surgindo esse mundo canino.

Missão da cinofilia

Os cinólogos sempre buscam o aprimoramento das raças, que surge através de comportamentos e atitudes que os tutores deverão tomar para tornar o seu cão o melhor da raça. Toda essa análise de comportamento visa o benefício do próprio cão, pois ao adquirir conhecimento sobre a raça você poderá cuidar melhor dela.

A missão da cinofilia é buscar compreender ao máximo o mundo dos cães desde a mente, passando pelo comportamento, às características fisiológicas. Além disso, a cinofilia também incentiva a responsabilidade no cuidado com o seu cão, de modo que luta contra maus tratos e a favor dos direitos dos animais.

Atividades da cinofilia

As atividades são inúmeras! Vão desde organizar exposições e competições caninas, até a criação de seminários, artigos e livros sobre tudo aquilo que a cinofilia estuda. Outra atividade muito importante, inclusive, é a de registros de canis e ninhadas, que possibilitarão que um comprador tenha segurança em garantir seu filhote.

Além disso, a cinofilia também categoriza e oficializa as raças caninas existentes no mundo todo, além de levar o máximo de conhecimento àqueles que buscam criar melhor o seu melhor amigo, ou até mesmo a se aprofundar na criação de uma determinada raça.

Como é o funcionamento da cinofilia?

cinofilia

A cinofilia conta com várias atividades divididas entre muitas associações. Para saber mais sobre todo o funcionamento da cinofilia e para descobrir onde esses estudos se aplicam, confira a seguir!

Como as exposições funcionam?

As exposições se dividem em três tipos: gerais, específicas e matches. As gerais englobam todas as raças oficiais que serão comparadas entre si. Esse tipo de exposição possui subdivisões em relação à magnitude, sendo elas: nacional, pan-americana e internacional.

Já as específicas, assim como o nome sugere, são para determinada raça separadamente. Nelas os juízes encontrarão os melhores reprodutores, pois irão avaliar especificamente as qualidade e defeitos daquela raça. Por último, temos as exposições matches que, na verdade, são realizadas para a formação de futuros árbitros.

Como as raças são identificadas?

Há muitos órgãos responsáveis pela categorização e reconhecimento de uma determinada raça. Através de inúmeros estudos, é possível reconhecer uma raça pelas características que o cão vai apresentar. Existem associações cuja função é reconhecer essas raças fornecendo o pedigree.

Para quem não conhece, o pedigree é um registro genealógico de um cachorro de raça pura. É com ele que o tutor participará das competições, pois estará comprovado que seu pet é, de fato, puro e que obedece aos critérios estabelecidos pelas associações.

Relação entre a cinofilia e o pedigree

Como já dito acima, o pedigree é um certificado essencial para aqueles que pretendem entrar em competições ou até mesmo a se aprofundar no mundo da cinofilia. Com ele, você conhecerá melhor toda a árvore genealógica do seu pet, podendo trabalhar ainda mais no aperfeiçoamento dele.

Não é simples adquirir esse certificado. Só os criadores e canis reconhecidos pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) podem fornecer o pedigree na venda dos filhotes. Se você tem ou quer um cão de raça pura, não esqueça de exigir o pedigree!

Associações de Cinofilia

exposição de cinofilia

Como mencionado anteriormente, existem várias associações espalhadas no mundo todo que se responsabilizam a manter as missões defendidas pela cinofilia. Há as internacionais e as nacionais, todas elas com suas respectivas funções na cinofilia. Confira algumas abaixo!

Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC)

A CBCK é a associação da cinofilia mais importante para o Brasil, possuindo inúmeras funções de controle das raças. Uma delas é manter o serviço de registro genealógico de cães de raça pura, algo muito importante, pois o Brasil é o quinto país que mais registra cães na FCI.

Toda a importância da CBKC se deve ao reconhecimento que ela adquiriu no decorrer dos anos, sendo a única federada à FCI, que você conhecerá mais à frente. Além disso, essa confederação mantém relações com as de outros países, além de buscar dirigir toda a cinofilia nacional.

Associação Cinológica do Brasil (ACB)

Essa associação busca oferecer orientações a respeito da documentação de cães e outras questões que aqueles que estão entrando ainda não conhecem. A cinofilia exige muitas regras, e a ACB é ótima para começar a inserir conhecimento nos novos cinófilos.

Além disso, ela também é responsável pelo registro genealógico das raças puras, fornecendo, inclusive, o Certificado de Registro. Ademais, a ACB promove palestras e cursos aos cinófilos que queiram se aprofundar em determinados assuntos.

Sociedade Brasileira de Cinofilia (Sobraci)

Ela é muito similar à CBKC, no entanto, ao invés de ser filiada à FCI ela possui convênio a World Kennel Union (WKU) e Federação Canina do Mercosul (FECAM). A Sobraci é, inclusive, a outra única instituição que fornece o pedigree no Brasil.

Além de fornecer esse certificado, a Sobraci também se compromete a levar informação, por isso, organiza cursos, encontros e palestras com o intuito de fornecer mais informações para um bom aprimoramento da criação.

Federação Cinológica Internacional (FCI)

A FCI foi fundada em 1911 e possui 94 países-membros. Atualmente, ela reconhece 344 raças que se dividem em 10 grupos, cada uma atribuída a um país que dirá quais são as características da raça que lhe pertence.

A FCI permite que suas filiadas troquem informações entre si e assim tenham acesso a conhecimento canino de vários lugares do mundo. O Fila-brasileiro é uma raça nacional reconhecida pela FCI e, consequentemente, mundialmente reconhecida.

Trabalhando com a cinofilia

cinofilia

Agora que você já conheceu o incrível universo da cinofilia, aposto que quer saber como pode entrar, não é mesmo? Descubra a seguir como você pode trabalhar nesse mundo de amor canino.

Como se tornar um cinólogo?

Para isso, você precisará estudar tudo aquilo que envolve os padrões estéticos e físicas das raças puras, incluindo genética, relações evolutivas e muito mais. Você pode iniciar entrando em contato com aqueles que já são cinólogos ou com alguma das associações brasileiras citadas.

A partir daí, você estudará bastante e, assim que se tornar um cinólogo, poderá auxiliar os tutores que querem tornar seu cão um competidor. Além disso, escreverá artigos para seminários e revistas que englobam o mundo canino. É necessária muita dedicação e estudo, portanto, se prepare!

Dirigentes Cinófilos

Como definido pelo Código de Ética e Disciplina Cinófilos, um dirigente cinófilo é aquele que “ocupa cargo em órgão que constitui um dos poderes da CBKC, das Federações, das Entidades Assemelhadas, Ecléticas ou Especializadas”. Ele irá auxiliar em todo o preparo de possíveis eventos ou qualquer programação que envolva as entidades e associações.

Eles costumam trabalhar com os árbitros, garantido que tudo ocorra da forma correta, dentro das normas estabelecidas pela cinofilia. No geral, todo dirigente costuma ser um cinófilo, ou seja, um criador.

Juízes Cinófilos

Para se tornar um juiz, é necessário se qualificar para tal. O interessado deverá fazer cursos preparatórios que podem ser encontrados nas associações já citadas. A Sobraci, por exemplo, fornece um curso de árbitros anualmente, dado por outros juízes.

Os juízes são responsáveis pela emissão do laudo que atestará se determinado cão é de raça pura ou não. Essa emissão só pode ser dada por ele, portanto, é necessária uma ótima qualificação para exercer esse cargo tão importante.

Cinofilia: um mundo repleto de amor e devoção ao cão

cinofilia

Agora você já sabe o que, de fato, é a cinofilia e como ela engloba o mundo todo na sua missão. Escolher criar uma raça nunca é fácil, e você precisa saber até mesmo se está apto para isso. O cinólogo é o responsável por toda o estudo das raças caninas, sempre procurando mantê-las saudáveis, aprimorando-as cada vez mais.

A cinofilia se tornou algo tão sério que existem mais de um órgão internacional responsável por não só garantir a excelência como a difundir cada vez mais informações sobre as raças caninas. Esse mundo repleto de amor canino aceita todos aqueles que admiram e amam esse animal, buscando sempre proporcionar o máximo de saúde e qualidade de vida a ele.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Preço do Curió: qual é o valor e as despesas deste pássaro?

Preço do Curió: qual é o valor e as despesas deste pássaro?

Os Curiós são pássaros muito estimados, por isso sua procura é alta. Mas, você sabe quanto custa um? Leia este artigo e fique por dentro de tudo!


Qual é o preço do Old English Sheepdog? Veja valor e custos!

Qual é o preço do Old English Sheepdog? Veja valor e custos!

Deseja adquirir um Old English Sheepdog? Neste artigo, você saberá todos os custos necessários para a criação desta linda raça de cãozinho.


Últimos posts


Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Sabe quanto custa um Pastor Belga Malinois e os gastos mensais com esse cão? Neste artigo te mostraremos tudo. Boa leitura!


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.