Como saber se o cachorro está com dor: conheça os sinais!

Como saber se o cachorro está com dor: conheça os sinais!

Você sabe quais são os sinais de dor dos cães? Se você tem ou quer ter um cachorro deve saber identificar quando ele está com dor. Confira o que fazer!


Você sabe identificar se o seu cachorro está com dor?

Cão com cara triste.

A maioria dos tutores já teve um pet doente em casa, e muitas vezes eles estão sentindo dor. Mesmo assim nem todo mundo sabe identificar quando um cachorro está com dor.

No geral, os cães não gostam de demonstrar que estão sentindo dor e podem até evitar o contato. Isso acontece por um fator instintivo, já que na natureza um animal que demonstra estar fraco seria presa fácil por estar ferido. Além disso, o cachorro se sente mais inseguro ao sentir dor e, portanto, pode dar alguns sinais comportamentais dessa situação.

Em todo caso, não se preocupe. Ao longo deste artigo você aprende como identificar que um cachorro está com dor e vai saber como agir no caso do seu melhor amigo estar sentindo alguma dor, como mudança de postura, falta de apetite ou respiração diferente.

Mudanças no corpo do cachorro que está com dor

Cão com cara triste.

O cachorro que está com dor dá o que chamamos de sinais físicos, esses sinais físicos são os sinais que o tutor pode perceber observando o seu cachorro. Saiba quais são os sinais físicos de que o seu cachorro está com dor.

Aspectos de locomoção

Os cães com dor podem apresentar problemas na locomoção, mancar é o mais comum. Sendo que não necessariamente vão mancar o tempo todo. Podendo andar normalmente por um tempo e mancar apenas quando a dor ficar mais intensa.

Outro sinal é o cão diminuir o ritmo. É preciso conhecer o cão, saber qual o ritmo do pet é muito importante. Assim, você poderá observar caso ele passe a caminhar mais devagar ou mesmo corra menos em passeios e parques do que ele geralmente se dispõe a correr e brincar.

Mudança de postura

Outro sinal de dor no cachorro é a mudança de postura. Observe se o cão costuma se sentar ou se deitar de algum jeito e repentinamente mudou. Deitando ou se sentando para outro lado ou sobre outra pata. Esse tipo de mudança de postura é um sinal claro de dor.

Pois o animal passa a evitar posturas que intensifiquem a dor. Lembre-se que mesmo não mancando, por exemplo, é possível que o pet faça essa mudança de postura. Esse comportamento evita a dor e, portanto, também diminui as chances de ele mancar.

Respiração diferente

Dependendo do local e da intensidade da dor do seu pet, a respiração dele pode sim ficar mais pesada ou mais lenta. Então ele pode preferir passar mais tempo deitado e apresentar certa dificuldade de respirar.

Geralmente esse tipo de sinal indica que o problema é um pouco mais sério, ou que o animal já está em fase de uma dor mais aguda, então é muito importante estar atento a mudanças de respiração do seu melhor amigo.

Sinais nos olhos

Dores nos olhos são geralmente mais fáceis de identificar em cães. Pois os sinais são muito mais visíveis no geral. É possível observar vermelhidão e coceira excessiva. O animal também pode esfregar o rosto em alguma superfície como a caminha ou um sofá para aliviar o incomodo.

Também é possível observar um inchaço, leve ou moderado. Se os sinais citados estiverem muito intensos então muito provavelmente o problema já está em um nível mais avançado. Sendo assim o animal precisa de cuidados específicos.

Mudanças no comportamento do cachorro que está com dor

Cão com cara triste.

Além dos sinais físicos também é possível observar mudanças comportamentais em cães com dores. Eles podem manifestar diversas mudanças no comportamento para se defender ou se preservar, já que a dor faz eles se sentirem mais vulneráveis.

Agressividade

Cães com dor podem ter comportamentos considerados agressivos por muitas pessoas. Isso acontece pelo fato de o cachorro estar com medo e tentar se defender. É possível que um cão com dor aguda morda alguém. Principalmente ao ser tocado no local onde dói.

Mas esse tipo de comportamento não é agressividade. É apenas um reflexo instintivo. O cão com dor aguda também pode em muitos casos passar a rosnar para que outras pessoas ou animais se afastem dele.

Falta de apetite

Quando sente dor os cães também podem se recusar a se alimentar. Como nós humanos, a dor dependendo da localização e da intensidade, pode nos fazer deixar de comer ou comer menos. E o mesmo acontece com os cães.

Às vezes comer também significa sair de onde o cão está e ir até outro cômodo, precisando se locomover. Então o cão com dor acaba preferindo se poupar desse gasto de energia e de sentir mais dor. Por isso a falta de apetite é um sinal claro de que o cachorro pode estar com dor.

Inquieto

Assim como nós, quando um cachorro sente dor é normal que ele fique inquieto. Buscando por um jeito mais confortável de se sentar ou deitar. O cão pode também ficar caminhando de um lado para o outro. Outra coisa que demonstra inquietação do cachorro é ficar se levantando e deitando de novo na hora de dormir.

O cão pode não demonstrar dor nas patas, mas pode estar com alguma dor interna. Como um desconforto estomacal. Então tenha bastante atenção para esse tipo de sinal que pode indicar dor.

Mudanças no sono

O desconforto pode fazer o cão dormir muito mal, mas a dor também pode ter efeito contrário e fazer o cachorro dormir mais. Neste último caso o cachorro dorme mais para poupar energia e tentar evitar que a dor fique mais intensa.

Esse sinal é bem complicado, já que muita gente fica até grato pelo cão estar mais parado, sem ficar agitado ou pedindo para brincar o dia todo. Então a dica é ter muita atenção a esse tipo de sinal e mesmo que o dia a dia esteja mais calmo, considere que o pet pode estar sofrendo.

Barulhos diferentes

Quando o cão começa a fazer barulhos diferentes e estranhos, seja ao se coçar ou caminhar. Esses barulhos podem ser um sinal de dor. Você certamente já soltou algum som diferente ao sentir dor, a mesma coisa acontece com os cães.

E no caso deles pode ser um som fino e agudo. Esse chorinho pode acontecer quando o cachorro sente dor e ao se mover pode soltar esse som de forma involuntária. Esse tipo de sinal é muito importante e você deve dar atenção a coisas assim.

Evitando contato em diferentes áreas

Se o cão não costuma se importar em ser tocado e agora está evitando que você toque em determinadas regiões do corpo. Como barriga, cabeça e patas. Ele pode estar sentindo dor e tenta evitar o toque por se sentir inseguro e não querer sentir mais dor.

É normal nesse caso ficar com medo de que o toque aumente a dor e assim evitar o toque é uma reação instintiva. Assim é comum que o cachorro que sente dor tente evitar ser tocado por pessoas e até mesmo por outros animais.

Observe suas necessidades

Quando o cachorro está com dor ele pode demonstrar isso ao fazer as necessidades fisiológicas, ou seja, xixi e cocô. Isso pode ser observado esteja o cão realmente demonstrando incomodo na hora de evacuar, ou ao aparecer sangue nas fezes ou xixi.

Esse tipo de sinal é muito claro e pode indicar uma dor interna e provavelmente intensa, com certeza resultado de algum problema de saúde que deve ser avaliado e tratado por um veterinário de confiança. Jamais tente medicar em casa ou ignorar os sinais.

O que fazer se o seu cachorro estiver com dor

Cão com cara triste.

Ao perceber que o cachorro está sentindo dor, muitos tutores entram em pânico e ficam perdidos. A dica principal é manter a calma para conseguir fazer tudo o que é necessário. Saiba quais as medidas que o tutor deve tomar ao perceber que o seu cachorro está sentindo dor.

Analisar os sinais

A primeira atitude que o tutor deve tomar é analisar os sintomas, se necessário anote tudo. Quais são os sintomas, há quanto tempo estão durando ou duraram. Observe o seu pet com toda a atenção possível, isso vai te ajudar a ser mais preciso na hora de contar ao médico veterinário o que o seu animal está passando.

Saber passar corretamente todos os sintomas que o animal demonstrou ajuda muito o veterinário a conduzir de forma mais precisa e adequada a investigação sobre o que está causando a dor no animal.

Procurar um veterinário

O auxílio de um veterinário de confiança é essencial para cuidar de um cachorro com dor. Mesmo as dores que aparentam ser mais leves devem ser levadas à sério e precisam ser investigadas por um profissional adequado.

É extremamente importante saber tudo o que se pode saber sobre a saúde do seu cão e os sintomas que ele está demonstrando para ajudar o melhor possível o veterinário a encontrar e tratar o problema.

Não dar remédios de humanos

Os cães não podem em nenhuma hipótese tomar remédio para humanos sem prescrição médica. Muita gente acredita que oferecendo um analgésico vai ajudar o cachorro, mas pode causar uma intoxicação. Então jamais medique o seu pet por conta própria.

Existem medicamentos adequados para animais, e mesmo os usados em humanos que podem ser oferecidos aos cães precisão de orientação de veterinário capacitado. O médico vai saber qual tratamento o seu cão pode ou não receber dependendo do estado de saúde dele.

Dar carinho e atenção

O animal que se machuca ou está com alguma dor vai se sentir mais vulnerável. Então como foi falado ao longo do artigo é importante que ele se sinta seguro. Por isso é muito importante que o tutor ajude o animal a ficar mais calmo e a se sentir mais seguro.

Um tutor que tem uma boa relação com seu cão pode fazer isso com mais facilidade. Se o animal aceitar ofereça carinho e atenção, mostre que está sempre presente e cuidando dele. Assim será mais fácil para o seu pet aceitar o manuseio e ficar mais calmo.

Cães com dor precisam de cuidados especiais e mais compreensão

Pata sendo enfaixada

Como vimos ao longo do artigo, existem sinais que os cães acabam dando de que estão com dor, seja sinais físicos ou comportamentais. É importante o tutor ter atenção a esses sinais para identificar se o seu pet está com algum desconforto ou mesmo alguma dor mais grave.

Mas além disso, o tutor precisa ter atenção para o fato de que um cão com dor precisa de cuidados específicos e principalmente, precisa da ajuda de um veterinário qualificado. Como foi visto ao longo do artigo, animais podem ficar mais desconfiados e inseguros ao sentir dor, por se sentirem mais vulneráveis. Então é muito importante a compreensão por parte do tutor. Para o pet se sinta acolhido e mais seguro.

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Palavras-chave relacionadas


cuidados causas dicas

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.