Conheça 14 tipos de Bulldog: inglês, francês, alemão e mais!

Conheça 14 tipos de Bulldog: inglês, francês, alemão e mais!

Você conhece os principais tipos de Bulldog? Neste artigo, separamos alguns desses cachorros para que possa aprender mais sobre eles. Leia e entenda!


Sabe quantos tipos de Bulldog existem?

Bulldog Continental

Se você se encanta com os cães de cara achatada e babões, conhecer os tipos de Bulldog é a decisão certa. Afinal, não faltam opções para se encantar e já começar a planejar a adoção do seu mais novo companheiro animal.

Além disso, os Bulldogs são animais que tendem a ser muito leais, brincalhões e protetores com os seus tutores, os fazem ser excelentes companhias para as famílias que possuem crianças pequenas e que adoram brincar. Por isso, não se assuste com a sua cara, pois esse é um animal que irá trazer muito amor para a sua vida!

A seguir listamos alguns dos tipos de Bulldog mais populares para que possa compreender o que engloba ter esse pet ao seu lado. Leia aqui!

Tipo de Bulldog inglês

Bulldog Ingles

A versão inglesa do Bulldog é uma das mais populares entre os tutores de pets, por isso não é estranho que essa seja a primeira raça da lista. Continue lendo e conheça todos os detalhes sobre esse animal, confira.

Origem da raça Bulldog inglês

A origem do Bulldog inglês é um pouco cruel, afinal essa é uma raça que foi criada para as lutas com touros na Inglaterra no século XVIII, no qual o objetivo do cão era enfurecer e atacar o animal. Porém, mesmo que essa tenha sido a meta à princípio, essa nunca foi a natureza do cachorro.

Por conta da popularidade do animal e a amabilidade que demonstrava, aos poucos os seus admiradores os adotaram como uma experiência, mas que no final deu certo mesmo com a sua aparência e histórico violento.

Características físicas da raça

Assim como os vários tipos de Bulldog, a raça inglesa é conhecida por ter um corpo cheio de rugas e rosto achado, o que faz com que esse cão seja propenso a ter problemas respiratórios, oculares, além de superaquecimento nos dias mais quentes.

Inclusive, por conta do seu porte pequeno ou médio, o Bulldog Inglês tem propensão à obesidade. Em geral, esse é um animal que tende a ter no máximo 22 kg em seu corpo de pelagem curta e textura fina de 38 cm.

Personalidade deste tipo bulldog

Os Bulldogs ingleses são conhecidos por serem amáveis, calmos e ativos quando pequenos, o que são características que os tornam populares entre as famílias, mesmo que tenham outros animais em casa.

Lembre-se que mesmo com a sua “cara fechada”, esse é um dos tipos de Bulldog que se apegam aos seus tutores, por isso tenha 100% de certeza de que esse é o pet que você quer para fazer companhia todos os dias. Assim, evitando que ele sofra sem realmente precisar.

Tipo de Bulldog francês

Bulldog francês

O Bulldog francês é outro exemplar dessa raça que chama a atenção pela fofura, seja por seu pequeno porte ou por suas expressões que encantam a todos assim que começam a brincar com ele.

Origem da raça Bulldog francês

Mesmo que muitos acreditem que o Bulldog francês se originou na França, essa é somente uma teoria. Afinal, existem estudiosos que dizem que o primeiro cão da raça nasceu na Inglaterra, mas emigrou para a França na Revolução Industrial.

Ao contrário do Bulldog Inglês, a raça francesa sempre foi doméstica e companheira dos humanos. Porém, nos últimos 10 anos a popularidade desse animal cresceu no mundo todo, por isso que hoje esse é um cão que está no ranking de 50 raças mais populares nos Estados Unidos, na 21ª posição.

Características físicas da raça

Pesando no máximo 22 kg e medindo 33 cm, o Bulldog inglês é uma raça de porte médio que atrai diversos admiradores. Seja por seu rosto achatado com orelhas de morcego ou seu corpo gordinho com pelos curtos e finos, esse é um dos tipos de Bulldog que chama a atenção onde passa.

Além disso, você ainda consegue encontrar esse animal em diversas cores e padrões, desde a pelagem branca e vermelha, até a marrom clara e fulva, com ou sem padrões tigrados. Desta forma, aumentando o número de opções que você tem para levar para a casa.

Apesar de ser uma raça sem muitas propensões às doenças genéticas, o bulldog francês possui uma facilidade maior à obesidade e ganho de peso caso estiver se alimentando de rações erradas e controle nutricional. Portanto, confira as 10 melhores rações para bulldog francês de 2022 e veja quais as melhores indicações para esta raça.

Personalidade deste tipo de bulldog

A sua cara engana a muitos! Mesmo com o seu tamanho pequeno, as suas expressões são assustadoras, principalmente se você for um estranho, mas não se preocupe já que ele tem um espírito brincalhão e uma personalidade muito amável.

Assim, se você tem crianças em casa e está procurando por uma raça que seja divertida e que também aceite aqueles afagos mais brutos das crianças que não conseguem medir a sua força, esse é o animal certo para se ter em casa. Afinal, mesmo com o corpo pequeno, não falta carisma!

Bulldog Campeiro: a raça brasileira

Sabia que um dos tipos de Bulldog é brasileiro? Se não, leia os tópicos abaixo e conheça detalhes sobre o Bulldog Campeiro, uma raça que se originou no Brasil, mas que poucos conhecem.

Origem da raça Bulldog Campeiro

O Bulldog campeiro é outro exemplar de cachorro com cara de bravo, mas que não é bem assim. Descendente do Bulldog inglês da Europa que foi extinto, esse é um cão que tem as suas origens nas fazendas nos interiores dos grandes estados.

Por conta disso, ele é um animal que pode ser considerado tanto de porte médio como grande, elevando a sua fama de ameaçada. Além disso, por conta desse histórico de trabalho, o Bulldog Brasileiro possui uma massa de músculos formada, o que lhe dá uma forma fácil de ser identificada.

Características físicas da raça

Mesmo que essa seja um dos tipos de Bulldog, a raça brasileira ainda não é reconhecida por todas as instituições. Porém, não há como não notar o seu corpo de 45 kg e quase 60 cm, além do seu rosto enrugado e com nariz achatado.

A sua pelagem é curta e lisa, o que se assemelha muito aos chamados “vira-latas”. Inclusive, o Bulldog campeiro também tende a ter pelagens de colorações parecidas: fulvo, marrom e tigrada com algumas manchas brancas. Desta forma, não faltam opções para você ter como companhia.

Personalidade deste tipo de bulldog

Ao contrário dos outros tipos de Bulldog, essa é uma raça que adora longas caminhadas e brincadeiras de pega. Por isso, se você tem pouco espaço em casa, é essencial encontrar maneiras para que o seu mais novo amigo possa gastar a energia acumulada.

Agora, tem uma característica que não muda: o carisma e lealdade do Bulldog campeiro. Espertos e protetores, esse é um animal que pode ser um cão de guarda, protegendo quem chegar perto da sua família, porém é importante destacar que eles não são tão carinhosos como as outras versões da raça, por isso leve em consideração.

Tipo de Bulldog americano

Bulldog americano

Se você quer conhecer todos os tipos de Bulldog, o americano não pode faltar na sua lista! Assim, confira logo abaixo algumas das principais características desse animal para conhecê-lo e entender se é a raça mais indicada para a sua família.

Origem da raça Bulldog americano

Assim como a sua outra versão inglesa, o Bulldog americano é uma raça que nasceu do costume de colocar os cães para lutarem com touros no século XVII na Europa. Por conta do seu porte atlético e por serem um cachorro mais alto, muito similares com o Old English Bulldog, eles eram os animais preferidos para esse tipo de tradição.

Porém, quando esse “esporte” foi proibido em 1835, o Bulldog americano passou a ser criado nas casas das famílias nos Estados Unidos que os identificaram como cães gentis, mesmo com o seu corpo musculoso.

Características físicas da raça

Com 72 cm de altura e quase 55 kg, esse é um dos tipos de Bulldog de porte grande que chamam a atenção dos adoradores dessa raça. A sua construção óssea é bem parecida com as suas outras versões: robusta, atarracada e com uma cabeça quadrada que só fazem as suas mandíbulas serem mais poderosas.

É possível encontrar o Bulldog americano com as orelhas cortadas ou ligeiramente caídas, ou eretas. Porém, lembre-se que o costume de modificar o corpo do seu animal é somente por estética, já que os cães não precisam dessas mudanças e sofrem com elas.

Personalidade deste tipo de Bulldog

A personalidade do Bulldog americano é muito gentil e dócil. Por isso, muitas vezes quando você procura por cães que se dão bem com crianças, agindo como os seus protetores, esse é um dos tipos de Bulldog mais recomendados.

A fala popular de que o dono faz o cão é verdadeira. Isso quer dizer que, a personalidade do seu cão irá depender de como o criar, assim se tiver muito amor e carinho envolvido, saiba que o seu Bulldog será manso, protetor e muito leal aos seus tutores.

Olde English Bulldog

Olde English Bulldog

Se a sua intenção é ter um cão de apartamento, saiba que talvez o Olde English Bulldog seja uma opção interessante, afinal ele é menor que as suas outras versões. Leia a seguir e entenda mais sobre essa raça. Confira!

Origem da raça Olde English Bulldog

O Olde English Bulldog que hoje conhecemos se originou de um dos tipos de Bulldog mais antigos no mundo. Na verdade, essa raça moderna surgiu a partir da recriação do Bulldogge que existiu nos séculos XVII e XVIII.

Também chamado pelas siglas OEB, esse cão foi criado com o objetivo de ver o animal livre das principais doenças que afetam esses animais, como a dificuldade de respirar. Além disso, o parto também costuma ser normal, por isso tende a ser um cachorro muito popular entre os cientistas e tutores.

Características físicas da raça

O Old English Bulldog é um animal de porte médio que costuma ter um peso máximo de 40 kg e altura de 50 cm. Como ele é o resultado do cruzamento entre as versões americanas, inglesas, American Pit Bull Terrier e o Mastiff, ele possui um pouco de todos esses animais.

Isso quer dizer que o seu corpo está cheio de músculos e com a cara e o focinho enrugado. As suas orelhas são caídas, dando um aspecto mais amável ao seu porte de cão de guarda.

Personalidade deste tipo de bulldog

São várias as características emocionais do Old English Bulldog. Em outras palavras, esse é um animal que pode ser descrito como amigável, seja com crianças pequenas ou outros animais, atlético, já que adora o clima quente ou frio para fazer as suas caminhadas. Além disso, também é hipoalergênico, o que quer dizer que os seus pelos não causam alergias.

O que é mais interessante é que eles aceitam muito bem o treinamento, por isso o seu adestramento tende a ser mais rápido e fácil. Assim, evitando problemas de comportamento.

Buldogue Alemão (extinto)

Já ouviu falar que as raças são originadas por outras já extintas? Então, o Buldogue Alemão é um exemplo. Mesmo que não existam mais, a seguir separamos algumas informações para você conhecer esse animal, veja!

História do Buldogue Alemão

Também chamado de Bullenbeisser, a primeira vez que o Buldogue Alemão foi em 370 d.C., quando houve a migração dos assírios da Ásia para a Europa. Isso porque, por conta do seu grande porte, eles eram usados na caça e na luta pela sobrevivência durante essa viagem.

Mesmo que tenham nascido na Alemanha, esse é um dos tipos de Bulldog que também podia ser encontrado no Sacro Império Romano, que foi o primeiro passo para a popularização da raça.

Características físicas da raça

É claro que hoje existem vários tipos de Bulldog, mas a primeira raça, o Buldogue Alemão tinha uma altura máxima de 71 cm e o peso de 45 kg. Um tanto diferente dos 40 cm que os cães apresentam atualmente.

Esse é um cão que tinha pelagem curta, lisa e que podia ser encontrado com uma ampla gama de opções de cores, desde o marrom e preto até o bronze claro que é uma pelagem que hoje em dia chama muito a atenção. Mas saiba que a coloração mais popular na época era o tigrado.

Personalidade deste tipo de bulldog

O Buldogue Alemão foi um cachorro que foi criado para ser cão de guarda, afinal o usavam para caçar e até mesmo espantar inimigos, por isso que nos princípios eles podiam ser ameaçadores, mas não com os seus familiares. Eles também não tinham o costume de latir, já que o seu porte já era ameaça suficiente.

Muito brincalhões e cheios de energia, esses animais eram fiéis aos seus donos, aceitando comandos de primeira. Porém, é importante lembrar que eles não eram fáceis de domar, mas assim que conquistava a confiança, você já os tinha.

Tipo de Bulldog australiano

 Bulldog australiano

Outro dos tipos de Bulldog que você deve conhecer e já colocar na sua lista é o Bulldog australiano. Com um porte menor que os outros, eles tendem a ser chamados de fofinhos, mesmo com a sua cara fechada. Entenda mais a seguir.

Origem da raça Bulldog australiano

Também conhecido pelo nome de Aussie Bulldog, essa raça foi desenvolvida na Austrália em 1990, um tanto nova se comparada aos outros tipos de Bulldog. Assim como Old English Bulldog, ele também foi o produto de uma pesquisa entre criadores que queriam uma animal sem os problemas inerentes da raça, como os problemas respiratórios.

Somente são considerados um Aussie Bulldog aqueles que foram certificados pelos Estados Aussie Bulldog Associação, que atestam a sua legitimidade. Por isso é tão incomum encontrar um Bulldog australiano com pedigree certificado.

Características físicas da raça

O Bulldog australiano é um baixinho, medindo somente 50 cm, porém o seu corpo é muito atlético. Por isso é incomum encontrar animais em que o seu peso passe 35 cm. Afinal, as brincadeiras estão no seu repertório.

A sua pelagem é lisa e curta. Além disso, é possível encontrar esse “pequeno gigante” em várias cores, desde o fulvo e damasco até o vermelho, mogno, tigrado e branco. Com certeza a aparência do seu pet não será um empecilho para se encontrar e levar para casa.

Personalidade deste tipo de Bulldog

Mais saudável que os outros tipos de Bulldog, eles não deixam que nada impeça a sua natureza brincalhona, nem o calor ou a respiração mais ofegante. Além disso, o Bulldog australiano é muito leal, inteligente e se dá bem com as crianças e seus carinhos mais brutos.

Porém, se engana que ele é um bom cão de guarda. Pode ser que a sua cara fechada espante os seus inimigos, porém ele tende a ser muito simpático para proteger o seu lar.

Mais tipos de Bulldog para conhecer

Como pôde perceber, existem muitos tipos de Bulldog, mas não se preocupe que o que falamos acima são somente os mais populares. A seguir mostraremos mais detalhes sobre outras versões dessa raça popular, veja.

Bulldog Ca de Bou

Bulldog Ca de Bou

Já ouviu falar na raça Ca de Bou? Então, na tradução catalã da ilha espanhola, Maiorca, quer dizer “Bulldog”, por isso também é chamado de Mastiff de Maiorca ou Bulldog Mallorquin e, assim como é sugerido possui várias características da raça, como o seu porte e cara quadrada.

São quase 60 cm de altura em seu corpo de no máximo 40 kg. Mas isso não é de estranhar com a sua personalidade trabalhadora, independente e territorial. Por isso, não é a raça mais indicada para os tutores iniciantes.

Bullmastiff

Bullmastiff

O Bullmastiff é uma raça que se originou do cruzamento do Old English Bulldog e o Mastiff, por isso esse é um cão que possui as características dos dois animais: porte médio e musculoso — 70 cm e 60 kg.

Muito amigável, esse é um dos animais que você deve colocar na sua lista se tiver crianças ou outros animais. Além disso, ele também pode ser um candidato a guardião da casa, por conta do seu tamanho e fácil adestramento.

Bulldog Alapaha Blue Blood

Os seus 68 cm e quase 45 kg podem assustar à primeira vista, mas o Bulldog Alapaha Blue Blood é muito leal aos seus donos, por isso que essa é uma raça muito utilizada para guardar a casa.

Porém, lembre-se que esse é um cão barulhento, ou seja, gosta de latir muito e não gosta de fazer amizade com outros cães, mas como ele tem uma inteligência bem aparente, o Bulldog Alapaha Blue Blood consegue pegar comandos de treinamentos muito rápido.

Victorian Bulldog

Victorian Bulldog

Mesmo com o seu corpo musculoso, o Victorian Bulldog é um animal que é difícil não se encantar de primeira. Afinal as suas expressões amigáveis encantam a todos. Também chamado de Olde Victorian Bulldog, esse é um cão de recriação extinto, que ressurgiu em 1985.

Com 34 kg e mais de 48 cm, ele pode até enganar, mas esse é um animal dócil e muito protetor com a sua família, por isso que se você está procurando um pet que cuide de quem você ama, essa é a raça ideal.

Bulldog Catahoula

Bulldog Catahoula

Esse é mais um dos tipos de Bulldog que surgiu a partir do cruzamento entre duas raças distintas: o Catahoula Leopard Dog e o Bulldog Americano. Porém, ao contrário de suas outras versões, o Bulldog Catahoula é um animal muito enérgico e que não gosta de ficar parado.

Mas isso não quer dizer que eles não são boas companhias, pelo contrário. Eles amam os seus tutores e os protegem como se fossem da matilha, por isso a sua lealdade merece grande destaque.

Bulldog Continental

Bulldog Continental

É a raça mais recente criada, afinal somente em 2005, o Bulldog Continental foi oficialmente reconhecido na Suíça. Também chamado de Conti, esse é um animal de pelo liso, tamanho médio e que possui uma presença muito silenciosa, por isso não há problemas em tê-lo em apartamentos.

Além disso, ele possui somente 30 kg em seu corpo de 44 cm, o que leva a crer que são animais muito enérgicos e que não gostam de passar as suas manhãs deitados sem nenhuma atividade.

Valley Bulldog

O Valley Bulldog é uma raça que nasceu no Vale de Annapolis no Canadá, por isso esse é um animal que tende a suportar baixas temperaturas, mesmo com a sua pelagem lisa e rente ao corpo.

Originada pelo cruzamento de Bulldogs ingleses e boxers, eles são muito amigáveis, atléticos e até mesmo “patetas”, o que faz com que muitos tutores ignorem o seu corpo musculoso e ameaçador de até 45 cm e 36 kg, e se encantem por sua “fofice”.

Que tal ter um dos tipos de Bulldog em casa?

Valley Bulldog

Como pôde perceber não há limites de raças na lista de tipos de Bulldog que você pode ter em casa, mas é claro que antes de tomar a decisão de ser um tutor é essencial levar em consideração as necessidades de cada raça, afinal assim como a sua família precisa estar confortável o animal também necessita disso.

Agora, se isso não é um problema já que escolheu o seu novo companheiro, não hesite em tê-lo em sua casa! Esse animal irá te oferecer uma lealdade invejável entre os humanos, além de muito amor e proteção com você e a sua família.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


características tipos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.