Cutia: veja curiosidades, tipos, alimentação e criação!

Cutia: veja curiosidades, tipos, alimentação e criação!

Você já ouviu falar na cutia? Ela é muito comum em todo o Brasil! Neste artigo te mostraremos tudo o que você precisa saber sobre esse animal!


O que é uma cutia?

Cutia ao ar livre

A cutia é um pequeno roedor muito comum nas Américas do Norte, Sul e Central. Existem, reconhecidamente, 11 espécies de cutia, cada uma com suas características particulares. Mesmo sendo comum no Brasil, popularmente pouco se sabe sobre esse roedor peculiar que consegue viver em diferentes habitats e conviver com diferentes animais, desde aves até animais carnívoros.

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre a cutia, mostraremos a partir das características gerais e específicas de cada espécie, dos seus habitats e distribuição, da criação (bem como sua alimentação e os cuidados) desse roedor e curiosidades sobre ele. Veja mais a seguir sobre a cutia!

Características gerais da cutia

Cutia ao ar livre

Esse mamífero parece uma mistura de porquinho da índia gigante com filhote de capivara, com uma pelagem brilhosa e espessa. A cutia pode ser encontrada em diversos biomas e pode ser domesticada. Descubra tudo sobre as características gerais desse roedor logo abaixo!

Nome e expectativa de vida

Cutia é o nome dado a um grupo de mamíferos roedores de pequeno porte do gênero Dasyprocta e família Dasyproctidae. Há 9 espécies de cutia no Brasil, onde ela também recebe um outro nome: azarae, mais comum de ser falado no pantanal.

As cutias vivem até 20 anos, o que pode ser considerado um tempo longo no mundo dos roedores.

Características visuais

São animais de pequeno porte, medindo entre 49 e 64 centímetros e pesando de 3 kg a 6 kg em média. O corpo é coberto por pelos grossos e não espinhosos, com sua coloração variando conforme a espécie, que pode ser oliváceo-agrisalhar, amarelo-alaranjada, laranja-avermelhada, castanho-escuro ou preta.

A cauda é bem curta (ou ausente), suas patas de 3 dedos apresentam unhas grossas (as posteriores são maiores que as anteriores). Os olhos são pequenos e os dentes, como de um bom roedor, são grandes e fortes.

Distribuição e habitat

São animais típicos de florestas tropicais. A cutia vive em selvas caducifólios (com árvores que perdem as folhas em tempos de seca) e chuvosas, bosques (em galerias) e plantações das Guianas e do Brasil, podendo ser encontrada na América do Norte também, em regiões com clima mais úmido.

Aqui no Brasil, são encontradas desde o nordeste brasileiro até o sul do país, pegando toda a Mata Atlântica. Suas mais variadas espécies estão presentes em quase todas as matas da américa do sul, pegando territórios do Paraguai e Argentina.

Comportamento do roedor

As cutias são terrestres e gostam de passar a noite em tocas entre pedras, raízes de árvores, troncos ocos ou emaranhados no chão da floresta.

Esse roedor passa parte do dia remexendo o solo à procura de frutas e sementes, e possuem um comportamento bem legal: a cutia tem o hábito de carregar as sementes por longas distâncias e as enterrar no chão, uma espécie de estocagem do alimento para comê-lo futuramente. Também gostam de viver em bandos e de reproduzir diversas vezes ao longo do ano.

Diferentes espécies de cutia

Por ser encontrada em uma área muito grande, com diferentes climas, biomas e caraterísticas, a cutia se ramificou e evoluiu em diferentes espécies, adequadas a cada lugar. Veja a seguir as 4 espécies mais comuns de cutia!

Dasyprocta aguti

Cutia ao ar livre

Essa é a espécie de cutia mais conhecida. Com uma pelagem marrom amarelada e se alimentando majoritariamente de sementes, frutas e nozes, a aguti pode ser encontrada no pantanal e por toda a mata atlântica, além das américas norte e central.

Essa espécie é caracterizada por ser gordinha e pequena, vivendo em florestas tropicais, planícies e montanhas. Seu estado de conservação é pouco preocupante, mesmo tendo sida extinta em algumas áreas graças à caça furtiva, como na Argentina.

Dasyprocta azarae

Cutia azarae

Essa cutia é conhecida por cavar galerias (grandes buracos interligados) nas margens de rios, no chão de floresta e nas raízes das árvores. As principais diferenças físicas entre a azarae e a aguti é a coloração e o focinho, sendo a azarae apresentando uma pelagem mais amarelada e um focinho um pouco maior e mais comprido.

Esse roedor é mais encontrado no México, América Central e o Norte da américa do sul, incluindo o Brasil. Vive em florestas densas, que permite que sua alimentação seja baseada em frutas e sementes de todos os tipos que caem das árvores.

Dasyprocta coibae

Cutia coibae

Essa espécie de cutia é também uma das mais raras. Podendo ser encontrada apenas na Ilha de Coiba, no Panamá, a principal característica desse roedor é seu nariz mais protuberante do que de outras cutias. A coibae é um pouco menor e mais magra também, mais acostumada a correr rápido e manter hábitos noturnos. É considerada uma espécie em vulnerabilidade de extensão, muito por conta do desmatamento.

Pouco se sabe sobre esse animal, a maioria dos registros que se têm foram feitos através de armadilhas com câmeras em seu habitat. Segundo pesquisadores, a população da coibae está em aproximadamente 2 mil exemplares.

Dasyprocta fuliginosa

Cutia fuliginosa

Essa cutia é muito comum e conhecida aqui no Brasil, podendo ser encontrada em quase todo o norte da América do Sul, em países como Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Guiana e Suriname.

É mais uma espécie que gosta de florestas densas por causa da grande variedade de comida! Suas principais características particulares são sua pelagem negra e mais escura que as de outros roedores e seu focinho ligeiramente mais curto que o comum. Dentre as cutias, a fuliginosa é considerada grande, mas continua sendo um roedor de porte médio.

Como é a criação de cutia

Cutia ao ar livre

Você sabia que a cutia pode ser domesticada? Não é um animal para se ter em casa, mas é possível que viva em fazendas, parques ou outras grandes áreas verdes da cidade. Aqui embaixo te mostraremos tudo o que você precisa saber para se criar uma cutia corretamente!

Custo para criação

A criação de cutias hoje é normal aqui no Brasil, mas já foi considerada exótica. É visto como um investimento barato, uma vez que as cutias reproduzem rápido e não exigem muitos gastos para se viver.

O mais indicado é comprar um macho e três fêmeas, já que cada fêmea consegue gerar, em média 2 a 4 filhotes por ano. O preço da cutia gira em torno de 800 reais. As instalações de 3 baias podem custar até 3 mil reais.

Instalações para criação

Para se criar um local apropriado para as cutias, é recomendado ter auxílio de um profissional, com objetivo de evitar acidentes e doenças nos animais. Para um começo de criação com um macho e três fêmeas, o ideal é que se tenha um espaço de 3x4 metros para cada animal; a maior parte da área precisa estar coberta e o chão ser cimentado, evitando que os animais cavem a terra e fujam.

Cerque o local com telas e introduza uma toca, de madeira, em cada baia construída nas dimensões de 1,10 m de comprimento X 70 cm de largura. É bom forrar com palha seca, para reter a umidade.

Alimentação

A cutia é herbívora, se alimenta de hortaliças como abóbora, mandioca, milho, cana-de-açúcar, sementes e castanhas. Ela também pode ser alimentada com frutas como banana, maçã e laranja!

É permitido também complementar as refeições com ração para coelho. A cutia se alimenta o tempo todo, por isso é recomendado deixar sempre algum tipo de comida disponível. Para a hidratação, é importante ter um tanque de água de pelo menos 1 m², com profundidade de 25 cm.

Cuidados com o animal

Uma limpeza profunda semanal no cercado das cutias ajuda a prevenir diversas doenças! As mais comuns entre elas são a verminose e a pneumonia. É recomendado também que se mantenha um programa de vermifugação regular no local.

As cutias também gostam de se manterem limpas, por isso procure a ajuda de um especialista para montar e sempre deixar limpa uma piscininha para elas!

Reprodução

A cutia atinge a maturidade sexual aos 10 meses de idade, podendo se reproduzir a partir disso. A gestação dura, em média, 104 dias, onde nascem dois filhotes.

Cada fêmea pode parir até três vezes no ano! Ao completar 3 meses de idade, pode separar os filhotes das mães e os transferirem para outras baias, recomeçando o processo de reprodução.

Curiosidades sobre a cutia

Cutia ao ar livre

Por ser pouco conhecida, é possível que algumas dúvidas surjam a respeito da cutia. São roedores únicos que se assemelham com outros conhecidos em diversos aspectos, como na aparência. Veja a seguir curiosidades sobre a cutia.

Elas armazenam alimento como os esquilos

Assim como os esquilos, a cutia apresenta essa característica tão marcante dos roedores: ela gosta de armazenar seus alimentos! A cutia é conhecida por passar o dia inteiro em busca de comida, e acaba conseguindo tanto alimento que não possível comer tudo logo, não é mesmo?

Elas gostam de enterrar suas sementes e frutas para comer mais tarde! Com isso, acabam se tornando jardineiras da natureza. Por às vezes esquecerem do que enterraram, sua reserva alimentar acaba germinando e se tornando uma nova árvore!

Forma de comunicação do roedor

A cutia gosta de viver em bando, podendo chegar em até 100 exemplares em um grande grupo. Por ter esse estilo de vida, a cutia acaba sendo um animal comunicativo entre seus iguais! A principal forma de comunicação é a expressão corporal.

Manter uma postura indica muito para uma cutia o que a outra quer como, por exemplo ficar em pé sobre as patas traseiras para intimidar. Elas também se comunicam por grunhidos, gritos e guinchos, dependendo da situação.

Não confunda cutia com paca ou com capivara

Mesmo se parecendo com esses dois animais, existem diferenças cruciais entre eles! A paca, por exemplo, tem uma pelagem mais curta e fina, geralmente negra acinzentado com manchas brancas pelo corpo. Apresenta longos bigodes e vive mais perto de rios e lagos.

Já a capivara, é bem maior que a cutia e apresenta uma cabeça mais larga, com uma boca maior e enormes dentes. Seus filhotes podem até se parecer com uma cutia, mas se observar a largura do corpo os moldes da cabeça, é possível ver grandes diferenças! Cuidado para não confundir.

A famosa parlenda "corre cutia"

Parlendas são versos infantis e ritmados, geralmente breves e repetitivos, que se cantam para as crianças. Quem já é um pouco mais velho com certeza, já ouviu a parlenda do “corre cutia”, não é mesmo? Essa é uma variação regional da “pega-pega com ciranda” ou “cirandinha”, muito conhecida na região centro-oeste.

A brincadeira é acompanhada de uma musiquinha marcante na infância de muita gente. A origem é antiga e um pouco incerta, mas tem ligação direta com o animal cutia e o fato dele ser ágil e difícil de se capturar!

Cutia é um dos roedores mais famosos do Brasil!

Cutia ao ar livre

Neste artigo, você aprendeu tudo sobre a cutia, um dos roedores mais comuns do Brasil. Aprendeu como identificar uma a partir de suas características gerais e viu onde elas podem ser encontradas, bem como seu comportamento e os nomes que recebe. Viu também características específicas de cada espécie e onde podem ser encontradas.

O artigo também trouxe os custos para se criar uma cutia e tudo o que se precisa para isso, e tirou algumas dúvidas a respeito de curiosidades sobre o animal. Com isso, é possível deduzir que esse é um dos roedores mais famosos do Brasil!

Autor deste artigo

Escritor e redator, apaixonado por animais, pela leitura e por contar histórias. Sou estudante de jornalismo na UFF, onde aprimoro minha prática e alimento minhas paixões profissionais. Escrevo por aqui como troca de conhecimento, inspirado no amor pela minha gatinha Gina.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.