Como limpar orelha de cachorro? Confira a solução simples!

Como limpar orelha de cachorro? Confira a solução simples!

Limpar a orelha de cachorro é mais simples do que parece, mas ainda é uma prática que demanda cuidado. Confira o passo a passo para fazer em casa!


Como limpar orelha de cachorro é importante?

Limpando orelha de cachorro

Banho, tosa e corte das unhas são aspectos muito importantes para manter a saúde e o bem-estar do seu cão. Contudo, muitas vezes é normal esquecer de outro aspecto principal: limpar orelha de cachorro também é uma parte fundamental da higiene e saúde do animal. Além disso, é possível fazer isso em casa!

Abaixo você descobrirá qual o passo a passo para realizar a higienização correta das orelhas e ouvidos do seu companheiro, além do que é preciso evitar na hora da limpeza, que materiais vai precisar e o que fazer caso observe que o animal esteja sentindo dor. Vamos lá?

Como limpar orelha de cachorro: dicas iniciais

Limpando orelha de cão

Limpar orelha de cachorro em casa não é (e nem precisa ser) uma tarefa complicada. Para cada novo hábito de cuidado existem algumas dicas que podem ser muito úteis até que se pegue o jeito! Conheça algumas abaixo.

Prepare a solução e o limpador de ouvido

O primeiro passo para limpar orelha de cachorro é reunir os materiais corretos. Para isso existem diversas soluções de limpeza disponíveis no mercado, inclusive com vários aplicadores diferentes para facilitar o processo, que podem ser encontradas a partir de R$ 10,99 em clínicas e petshops.

Além da solução, é bom ter em mãos uma toalha destinada somente para a higiene do animal, além de gazes e bolas de algodão que auxiliarão na limpeza interna e externa. Uma dica é usar roupas que você possa sujar, já que os cães costumam tentar escapar ou acabar derrubando um pouco do líquido.

Faça a preparação para cortar

Alguns cães possuem orelhas bem peludas, o que pode acabar dificultando o processo de limpeza. Por isso, a indicação é cortar o excesso dos pelos, especialmente os que estiverem ao redor da aba da orelha ou estiverem muito emaranhados. Nessa hora, é importante ter cuidado para não ferir o animal, então espere até que ele esteja calmo.

Não é necessário remover completamente os pelos do canal do ouvido, apenas o suficiente para promover um maior fluxo de ar para aplicação da solução de limpeza. Esse processo vai ajudar na limpeza que o líquido promove quando aplicado.

Acalme seu cachorro

Se o cachorro parece assustado ou confuso, evite repreendê-lo ou usar a força para que ele acabe cedendo. A hora da limpeza precisa ser tranquila para o animal, de forma que ele entenda que é um processo inofensivo que não causará dores ou incômodos. Trate-o com calma e carinho.

Na hora da limpeza pode ser necessário restringir os movimentos do pet: cães menores podem ser facilmente envolvidos com um dos braços, já cães maiores podem ser deitados em uma superfície. Nessa hora, basta se inclinar sobre ele para que o cão não levante. Lembre-se: sempre com calma e paciência.

Como limpar a orelha de cachorro passo a passo

Limpando orelha de cachorro

Agora que você já sabe quais as principais dicas para iniciar o processo de higienização das orelhas de cachorro, vamos descobrir como funciona a prática em um passo a passo? Fique atento a cada etapa para ajudar seu companheiro a ficar cada vez mais saudável e feliz!

Aplique a solução

Uma forma fácil de fazer com que a solução penetre facilmente o ouvido do cachorro é utilizar a própria orelha do animal como funil. Não é recomendado colocar a ampola com a solução direto no ouvido caso ela seja pontiaguda, já que a embalagem pode acabar ferindo o animal.

O líquido, entretanto, deve ser aplicado diretamente na parte interna, em quantidade suficiente para transbordar o produto. A principal função da solução é corroer a cera dos ouvidos, principalmente a que estiver acumulada, por isso deve ser aplicada em boa quantidade.

Faça uma massagem no ouvido

Após aplicar a solução, massageie a base da orelha suavemente, de 30 a 20 segundos. Esse processo vai auxiliar o líquido a atingir a parte interna do ouvido que contém cera e fazer o processo de quebra da sujeira, que será removida depois disso.

Nessa parte é comum que o cachorro queira sacudir a cabeça, já que o líquido incomoda seus ouvidos. Ao invés de contê-lo, deixe que ele se sacuda como quiser, pois isso também ajudará o produto a quebrar a cera. É até possível que, nesse processo, algum pedaço de cera saia junto com o excesso de líquido.

Limpe a parte interna e externa

A limpeza da parte externa não deve ser desprezada: isso porque ela também se suja com facilidade. A solução de limpeza pode ser utilizada nessa parte com o auxílio de um algodão. Se houver sujeira acumulada, embeba o algodão no líquido e faça uma compressa para que ela saia com facilidade.

De volta à parte interna, assim que seu cão terminar de se sacudir, utilize o algodão ou gaze para retirar o excesso de líquido que saiu e possíveis pedaços de cera que também possam ter caído, mas atenção: não enfie o dedo no ouvido do cachorro, pois pode machucá-lo.

Ofereça uma recompensa

Como seu cãozinho se comportou muito bem, é hora de recompensá-lo! Não deixe de oferecer ao seu amigo seus petiscos favoritos e muito carinho para agradecê-lo pela paciência na hora da limpeza. Isso faz com que o estímulo positivo da recompensa cause uma boa impressão no seu pet sempre que precisar de outra higienização.

Dessa forma, ele sempre irá associar a limpeza dos ouvidos a algo bom e não a um momento traumático. Além disso, fazer isso aumenta a confiança entre vocês dois, então aproveite para mimá-lo bastante!

Saiba o que fazer se o cão não deixar

É normal que o novo hábito de higiene seja algo estranho para o cachorro, especialmente uma prática invasiva como a limpeza de ouvidos, por isso, é possível que ele não queira cooperar ou tente fugir.

Entretanto, se o cão chora muito quando é tocado nesse local, fica muito ansioso ou agressivo, a melhor orientação é procurar um médico veterinário para uma consulta, já que pode significar que o animal está doente ou com alguma inflamação. Nesses casos, não force seu bichinho: seja compreensível e observe seu comportamento.

Dicas extras de como limpar orelha de cachorro

Limpeza em orelha de cachorro

Mesmo que limpar orelha de cachorro seja uma prática simples, ainda existem alguns pontos a se destacar sobre o que não fazer para prejudicar seu amigo, como o uso de medicação inadequada, ou o que fazer caso você precise de ajuda. Confira abaixo!

Não use "remédios" caseiros inadequados

Os maiores problemas de se utilizar receitas caseiras para tratar dos ouvidos dos cães são os riscos provenientes de efeitos colaterais causados pelo manuseio incorreto de soluções que podem prejudicar a saúde do cachorro ao invés de tratar eventuais problemas e a não identificação da causa do sofrimento do animal.

O segundo caso é complicado porque sem um diagnóstico o dono não saberá qual o real problema do pet, o que pode implicar em ainda mais complicações. Por isso, use apenas produtos indicados e remédios apenas quando houver aval do médico veterinário.

Evite usar cotonete no ouvido

O cotonete não deve ser usado para a higienização dos ouvidos do cachorro por dois principais motivos: o primeiro é que o canal auditivo do cachorro é extremamente sensível, logo, o uso dessa ferramenta pode machucá-lo com facilidade.

O segundo motivo é que, ao invés de remover a cera, o cotonete tem o efeito contrário. Ele empurra a sujeira para dentro do ouvido do cão, onde ela pode se acumular e acabar se transformando em uma otite, principal causa de infecções de ouvido e de dor intensa ao animal. Ao invés dele, utilize apenas a gaze ou algodão para higienização.

Acostume o cão com a limpeza desde filhote

Acostumar seu cachorro desde pequeno com a higienização das orelhas e ouvidos é uma boa forma de fazer com que ele não tenha aversão ou medo da prática, quando iniciada de forma positiva. Além disso, quando feita pelo próprio dono, acaba virando uma prática simples para ambos, que serve para estreitar os laços de amizade.

Outro ponto positivo é que iniciar a higienização com o cachorro ainda pequeno pode prevenir doenças futuras, como a otite, que ocorre quando há presença de fungos, bactérias e excesso de sujeira. Dessa forma, o cão será mais receptivo à prática e, consequentemente, mais saudável.

Limpe na frequência correta

A higienização correta dos ouvidos e orelhas também possui uma frequência correta para ser realizada, assim como o corte de unhas, por exemplo. A média de limpeza é de uma vez por semana, dependendo do quanto elas estiverem sujas. A dica aqui é sempre inspecionar o animal para saber o momento certo.

Há também casos de cães que tendem a sujar essa região com mais facilidade, como as raças que possuem orelhas compridas. Logo, eles precisam de ainda mais atenção, já que a frequência de limpeza pode aumentar, especialmente na área externa.

Conte com ajuda profissional quando necessário

Caso você queira iniciar a limpar a orelha do seu cachorro, mas tem receio de fazer isso sozinho, nunca descarte a ajuda de um profissional capacitado, pelo menos no começo. Ao levar seu animal a uma clínica, você pode observar como o médico realiza o procedimento e aplicar o conhecimento quando aprender.

Além disso, se observar alguma alteração no comportamento do animal quando tocado na região, como dito anteriormente, aproveite o acompanhamento do médico veterinário para conferir se a saúde do bichinho está em dia. Saber observar também é um ato de cuidado com seu pet.

Viu como é fácil limpar orelha de cachorro?

Cachorro limpando orelha

Depois de aprender qual a forma correta de fazer a higienização dos ouvidos e orelhas do seu cachorro, não deixe de colocar o conhecimento em prática. Isso fará com que seu pet tenha uma melhora na qualidade de vida, uma vez que a limpeza frequente impede futuros problemas na área.

Caso você perceba alguma mudança de comportamento no animal, não deixe de procurar um profissional capacitado para ajudar a resolver o problema. Além de saudável, seu cachorro com certeza ficará ainda mais feliz ao saber que pode confiar em você quando tiver algum problema. Boa sorte e até o próximo artigo!

Autor deste artigo

Formada em Letras - Português pela Universidade do Estado de Minas Gerais, trabalho como redatora freelance e revisora de textos acadêmicos, e-books e artigos. Apaixonada por gatos e roedores.

Palavras-chave relacionadas


dicas cuidados

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.