Como tirar cheiro de cachorro de casa (sofá, tapete e mais)

Como tirar cheiro de cachorro de casa (sofá, tapete e mais)

O cheiro de cachorro ou de xixi tem castigado a sua casa ou quintal? Não se desespere, separamos as melhores dicas para se livrar deles definitivamente!


Tirar cheiro de cachorro dá trabalho?

Cães em volta do xixi

É difícil resistir aos pedidos de um cachorrinho e manter o seu pet fora de casa não dá, não é mesmo?! Eles brincam por toda a casa e fazem a alegria da família e mesmo tomando os cuidados adequados, sempre fica aquele famoso cheiro de cachorro dentro de casa.

Mas, se você pensa que tirar cheiro de cachorro é um bicho de sete cabeças, enganou-se redondamente! Este artigo, foi feito especialmente para você que deseja remover o mau cheiro de cachorro de casa, sofá, cama, colchão, quintal e muito mais. Confira aqui todas as dicas para manter a sua casa sem cheiro de cachorro!

O que causa mau cheiro do cachorro?

Cachorro no sofá

Muitos fatores podem estar causando o mau cheiro do seu cachorro, geralmente causado por hábitos de higiene, como por exemplo ausência de banhos ou banho dado de forma incorreta. Mas não são apenas esses os motivos. Veja abaixo as principais causas do cheiro desagradável.

Marcação de território

Quando se sentem ameaçados, os cachorros tendem a marcar território; isso é normal, pois ela faz com que eles se sintam mais protegidos e seguros e por mais que nossos amiguinhos patas sejam muito amados por nós, isso pode causar desconforto para algumas pessoas, devido ao odor que o xixi deixa.

A marcação de território também pode contecer quando o banheiro do cãozinho não é adequado principalmente por falta de higiene, cadela no cio, problemas de saúde, ansiedade por separação, entre outros; sendo necessário cuidado especial por parte do tutor para que este problema possa ser resolvido da melhor forma.

Bactérias

Se o seu cão estiver cheirando mal mais que o normal, bactérias podem ser os principais causadores desse mau cheiro. Isso pode acontecer por falta de higiene tanto do local onde seu pet costuma brincar ou deitar para dormir, como também a higiene inadequada do seu cachorro.

Por outro lado, as bactérias podem atacar o cachorro em caso de limpeza excessiva, por causa do enfraquecimento da proteção natural de seu corpo. Estes microrganismos penetram em áreas úmidas do corpo e na boca, causando o mau cheiro no pet, havendo também o risco de doenças como tártaro, piodermites, gengivite e estomatite.

Orelhas sujas

As orelhas de um cachorro são um ótimo local para alojar inquilinos indesejados como parasitas que em alguns casos não permitem a passagem de vento. Raças de cachorro de orelhas caídas como o Dachshund (famoso salsicha) têm uma tendência maior de acumular umidade e sujeira. por isso elas requerem atenção especial.

A sujeira nas orelhas causa o aparecimento de microrganismos que se proliferam rapidamente no local, causando vermelhidão, coceira, dor na região, secreções e até perda de audição, além do odor. A entrada de água, corpos estranhos (areia, por exemplo) e o acúmulo de cera no ouvido também podem causar estes problemas.

Mau hálito

Todos os cachorros tendem a ter um hálito mais forte e nem sempre isso é sinal de alerta. Porém, odores muito intensos não são normais podem indicar que seu amigo não anda com a saúde muito boa.

O mau hálito pode estar relacionado tanto ao acúmulo de bactérias como a problemas gastrointestinais e falta de alimentação adequada. Por isso os tutores devem ficar atentos, especialmente a algumas raças com focinho achatado e de pequeno porte (como o Pug) e cães com grandes lábios (como os Buldogues) que podem ter mau hálito com mais facilidade.

Como tirar cheiro de cachorro de colchão, sofá ou tapete

Limpando o sofá

Cães são muito divertidos e sobem em camas, sofás, tapete, colchão, etc. Mas nem tudo são flores! Você pode ter problemas com o mau cheiro deixado pelo pet. Aqui estão algumas soluções caseiras que vão te ajudar a tirar o cheiro de cachorro.

Coloque as partes laváveis na lavadeira

Antes de tudo, no caso de tecidos como pano de colchão, cobertas, tapetes ou almofadas, você pode simplesmente lavar na lavadeira ou colocar de molho com produtos que você usa diariamente. A lavagem poderá remover o mau cheiro de cachorro se feita de forma correta.

Mas tenha cuidado com os produtos que irá utilizar para lavar, pois alguns podem ser prejudiciais ao seu amigo, sem contar que pode haver o risco de alergias. Lembre-se também de não misturar muitos tecidos na mesma lavagem, pois isso pode estragá-los.

Use vinagre de maçã

Outra ideia para quem quer limpar tapetes, sofás, colchão ou outros objetos fedidos é utilizar o vinagre de maçã que remove o mal cheiro e é ótimo removedor de manchas, sendo também ideal para remover bactérias e outros parasitas.

Você pode utiliza-lo durante a lavagem da peça, adicionando ¼ de copo do vinagre com o sabão que você costuma usar na sua casa, ele fará um verdadeiro trabalho de limpeza; ou pegar um borrifador e misturar o vinagre de maçã com um pouco de água e sabão líquido, borrifando no local do mau cheiro e esfregando bem.

Se possível, coloque as partes no sol

Se você não tem muito tempo disponível ou não pode usar uma das dicas citadas anteriormente por algum motivo, uma boa ideia é colocar o objeto com cheiro de cachorro para secar no sol. Esta é uma ideia extremamente simples, mas é muito poderosa!

A luz solar, juntamente com a ação do vento, irá aquecer o tecido afetado e tirar o mau cheiro. Pode deixar baste tempo sob a luz. Fazendo isso, você também vai poder combater bactérias, eliminar a umidade e o cheiro forte deixado pelo seu cachorro.

Como tirar cheiro de xixi de cachorro

Limpando sofá

Acredita que dá para eliminar o cheiro do xixi utilizando coisas que você usa diariamente em sua casa? Com algumas receitas caseiras você elimina de vez o odor desagradável. Dá uma olhada nas melhores para você preparar!

Aplique vinagre branco e maisena

Essa receita caseira e muito barata pode te ajudar resolver o problema do cheiro de xixi de cachorro. Para isso, você só vai precisar misturar a maisena com o vinagre branco e aplicar no local desejado.

A quantidade vai depender do espaço que você quer limpar. Se for um espaço pequeno, uma xícara da mistura deve resolver; se for um espaço maior, você vai precisar aumentar um pouco mais a aplicação para cobrir a área. É importante deixar esta misturinha agir por alguns minutos ou 1 hora se possível, depois é só retirar o produto e enxugar o local.

Use vinagre branco, amaciante e álcool

Mais um método caseiro para tirar o cheiro de xixi de cachorro é a mistura de vinagre branco, amaciante e álcool em 1litro de água. Este método é muito econômico e não vai causar problemas com seu cão.

Adicione ¼ copo de álcool, ½ copo de vinagre branco e uma colher de amaciante. Depois passe sobre o local desejado da sua casa. Se você quiser obter melhores resultados, use um borrifador e um pano limpo para aplicar a mistura. Com esta dica, o cheiro de xixi de cachorro não será mais problema em sua casa.

Misture bicarbonato, limão e água

Para eliminar o odor que seu cachorro fez com a mistura de bicarbonato, limão e água. A preparação é muito simples: em um recipiente como um pequeno balde cheio de água, esprema 2 limões, adicione 2 colheres de bicarbonato.

Misture bem e esfregue no local do cheiro de xixi do seu amiguinho. Estes ingredientes farão um excelente trabalho de limpeza e de remoção do mau cheiro e você não terá praticamente custo algum ao aplicar.

Use repelente caseiro para evitar o xixi pela casa

Este é um repelente para afastar o xixi do seu amigo de lugares indesejados. Para fazer este repelente você precisará apenas de álcool, creme a base de cânfora e essência de citronela.

Misture os três em um recipiente e mexa; depois borrife a mistura nos locais onde você não quer que seu pet faça xixi. Esta solução não fará mal para você e nem para seu cachorro, mas certifique-se de que não sejam alérgicos aos produtos.

Tente a lavagem com sal e detergente

Esta também é uma boa maneira de limpar o xixi que os cachorros fazem na casa ou no quintal. Para isso você terá que enxugar o xixi e lavar o local com bastante água limpa.

Em seguida, coloque bastante sal no piso ainda molhado (mais ou menos 2 xícaras), espalhe o sal em toda a parte desejada e espere alguns minutos. Depois desse processo é só retirar o sal. Se você prefere limpar com pano e algum produto de cheiro, como desinfetante, fique à vontade.

Como tirar cheiro de cachorro de casa ou quintal

Cachorro na grama

Apesar de os bichinhos trazerem muita alegria para o lar, sabemos o quanto é difícil manter a casa e o quintal limpinhos e cheirosos. Veja abaixo 5 formas bastante simples de tirar cheiro de cachorro de casa ou do quintal!

Permita a entrada de ar

É sempre bom deixar o ar entrar e sair o tempo todo da casa. Portas e janelas abertas são uma boa forma de levar embora odores que ficam rondando o ambiente. Lembrando que devemos ter bastante cuidado ao abrir portas e janelas, isso porque nossos cães podem ter a brilhante ideia de dar um passeio sem nos avisar.

No entanto, caso o cheiro seja muito forte, a ventilação do ambiente precisa ser aplicada juntamente com outra forma. Basta escolher uma das várias dicas dadas aqui e aplicar com esta, ok?

Limpe o piso adequadamente

Inicialmente, retire toda a parte mais grosseira varrendo, depois esfregue bem com água e sabão. Use também desinfetantes, eles são ótimos para deixar aquele cheirinho de limpeza no ar. Enxugue bem o piso para que não fique com acúmulo de água.

Caso queira, você pode combinar a limpeza do piso com outra dica muito prática e que irá remover de vez o cheiro de cachorro. Veja abaixo com aplicá-la!

Aspire a casa

Aspirar a casa é uma das dicas mais simples, principalmente para aplicação em estofados como sofá, almofadas e outros que seu pet costuma deitar. Locais sem pelos e sujeira darão uma visão melhor ao ambiente, além de remover o cheiro de cachorro de casa.

Passe o aspirador de pó em todos os locais possíveis (embaixo dos móveis, entre almofadas, em frestas, entre outros). A limpeza proporcionada pela aspiração atinge locais que outros limpadores não conseguem alcançar. Por isso você pode contar com esta dica para tornar o ambiente livre do mau cheiro.

Prepare um aromatizador caseiro

Para isso você só vai precisar dos seguintes ingredientes: álcool de cereais, palitos de churrasco, óleo essencial de lavanda ou de sua preferência e um recipiente de vidro. Importante que não use outro tipo de álcool além do de cereais.

Para preparar, coloque 250ml do álcool no recipiente, adicione 65 gotas do óleo de lavanda e mexa delicadamente. Depois é só colocar os palitos de churrasco que precisam ser virados uma vez por dia para difundir o aroma pela casa. Se preferir, para dar um toque mais delicado, acrescente raminhas de lavanda e deixe no ambiente escolhido.

Use óleos aromatizantes

Você irá conseguir deixar sua casa e seu quintal mais perfumados e livres do mau cheiro deixado pelo seu cachorro com óleos aromatizantes.

É possível encontrar vários tipos de óleos, os principais são os de lavanda, hortelã, canela, alecrim, sálvia, entre muitos outros tipos. Escolha o que for mais agradável e viável no momento. Todos eles têm um preço bastante acessível e um rendimento satisfatório. Invista nos óleos com cheiros suaves, que dão um toque de pureza ao ambiente escolhido.

Mais dicas para tirar cheiro de cachorro da casa

Cachorro no sofá

Além das que vimos, há algumas outras dicas para tirar o cheiro de cachorro da casa. Aqui vão mais algumas para te ajudar manter sua casa e seu cachorro sempre limpinhos e cheirosos.

Mantenha o banho regular do cão

Ter um cronograma de banhos definido para o seu pet pode ajudar muito. Use produtos de qualidade e procure o que melhor se adequa ao seu tipo de cachorrinho.

É recomendado escová-los e molhá-lo bem antes de passar o shampoo ou sabonete para cães. Esfregue bem os pelos e sovacos do seu amiguinho, enxágue-o com bastante água até retirar todo o produto e seque bem o seu pelo. O banho, em média, pode ser dado a cada 15 dias e o mantém livre do surgimento de doenças de pele e parasitas.

Escove bem os pelos e os dentes do cão

Para os cães, a escovação dos pelos é um momento prazeroso e que também traz muitos benefícios. Escove bastante seu até retirar todos os seus pelos soltos. Algumas raças, principalmente as de pelo longo e que derramam muito precisam de escovação diária, outras ficarão bem escovadas três vezes por semana.

Na higiene bucal, escove todos os dentes com bastante atenção e usando creme dental para cães. Não use creme dental de humanos, pois eles contêm elementos que podem causar irritação no seu pet. Após estes procedimentos, você pode oferecer um petisco para que seu amigo se acostume com a escovação mais rapidamente.

Mantenha o cão tosado

A tosa traz muitos benefícios para os cães, além de dar a eles um charme, remove o mau cheiro e ajuda nossos amiguinhos peludos a aliviar o calor.

A tosa não precisa ser feita apenas em cães de pelo longo, os tutores de qualquer tipo de cão devem ficar atentos e aparar os pelos do seu pet quando necessário. Você pode levar seu pet a um profissional ou fazer em casa mesmo, desde que a tosa seja feita da maneira correta.

Seque o cachorro quanto estiver molhado

Preste bastante atenção se seu cachorro está com umidade em alguma parte do corpo como as orelhas, entre as dobrinhas e, em alguns casos, no focinho.

A umidade provoca o acúmulo de bactérias e fungos que podem causar aquele fedorzinho no seu animal de estimação, além de acarretar problemas de saúde. Por isso é muito importante que a secagem seja bem-feita após os banhos e sempre que tiver qualquer umidade no corpinho do seu filho de quatro patas.

Higienize os acessórios do cão

Objetos limpos como roupas, almofadas, brinquedos, escovas e caminhas podem evitar o cheiro de cachorro na casa, nos móveis e no quintal. A lavagem pode ser feita com detergente ou, em caso de tecidos, por meio de uma máquina de lavar.

Use uma escovinha para alcançar locais de difícil acesso. Se houver muita sujeira, mergulhe o acessório em uma solução com água e vinagre por 15 minutos. Assim como humanos, os cachorros precisam ter seus objetos limpinhos e desinfetados para que não haja agentes causadores do mau cheiro de cachorro.

Tirar cheiro de cachorro é mais simples do que você pensa!

Cão feliz brincando

Neste artigo, mostramos diversas maneiras de como tirar cheiro de cachorro da casa, do colchão, do quintal e de muitos outros lugares. Também foram apresentadas formas para tornar sua casa um ambiente limpo e perfumado.

Pensando sempre no melhor para você e seu pet, ressaltamos que cães têm aquele cheirinho natural e não é uma boa ideia ficar procurando fórmulas "mágicas" para combater o odor. O mais simples é mais eficaz! Cuide bem do seu amiguinho de quatro patas, pois ele é muito mais que um animal de estimação, ele faz parte da família e estará ao seu lado nos momentos bons e ruins.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


dicas cuidados criar

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.