Gato com mau hálito é uma coisa normal?
Já reparou se seu gato tem mau hálito? Muitas vezes é comum perceber alguma alteração no comportamento dos felinos ou alguma irregularidade na saúde desses animais que acaba deixando os tutores preocupados, como um inofensivo bafinho, mas já saiba que ele pode ser um indicativo para algo mais grave.
Para saber como proceder em relação às possíveis causas do mau odor bucal dos felinos, confira quais são os motivos mais comuns e como prevenir ou tratar doenças decorrentes do mau hálito desses animais, manter a saúde bucal dos gatos com métodos simples, o que fazer em casos mais graves e como evitar outras doenças para que o animal se mantenha sempre saudável.
Gato com mau hálito: saiba as causas
Ao contrário do que se imagina, o mau hálito em felinos não é um sintoma comum. Ele pode indicar alguma irregularidade na higiene ou até mesmo uma doença mais grave. Para saber quais são e como preveni-las, confira as dicas abaixo!
■Pode ser falta de higiene bucal
A causa do mau hálito nos gatinhos pode ser, por incrível que pareça, falta de higiene na região. A ração molhada, por ser macia, pode acabar alocada na região entre os dentes e gengivas, o que acaba causando um cheiro ruim no local após algum tempo, diferente da ração seca que não tem esse problema.
A falta de higiene nessa área ainda pode contribuir para o aparecimento de doenças bucais, como gengivite e tártaro, que naturalmente causam o mau-cheiro na região devido ao acúmulo de bactérias. Nesse caso, a escovação pode ajudar facilmente a resolver.
■Também pode ser má alimentação
A dieta dos gatos também pode ser um fator determinante para o mau hálito. Isso porque o animal pode ingerir algum alimento que não seja próprio para consumo, como lixo ou fezes. O primeiro passo é observar o que o gato anda comendo para evitar que ele continue.
Se mesmo após constatar que o felino não está comendo algo indevido o mau hálito persistir, uma das causas pode ser a ração molhada. Apesar de ela ser importante para a dieta do animal, não se deve descartar a ração seca do cardápio, que ajudará na manutenção da limpeza dos dentes.
■Pode ser dente de leite que não caiu
Algo em comum que os gatos têm com os seres humanos é a troca de dentes de leite pelos permanentes. Em algumas ocasiões pode ocorrer de o dente de leite não cair, mas o permanente nascer logo acima dele, o que pode causar o crescimento de dois dentes que ocuparão o mesmo local.
Nisso, os dentes acabam acumulando restos de comida que podem causar tártaro e, consequentemente, o mau cheiro. Portanto, a melhor solução é conversar com o veterinário para realizar a remoção do dente de leite.
■Problemas de saúde
O mau hálito pode ser um potencial indicador de outros problemas de saúde, como diabetes, doenças nos rins e fígado, problemas gastro-estomacais, gengivite, tártaro e até problemas respiratórios. Se o tutor não identificar quaisquer mudanças nos hábitos alimentares do animal que justifiquem o mau cheiro, é necessário levá-lo a um veterinário.
Se o animal apresenta outros sintomas além do mau hálito, como sangramentos na região da boca, apatia, dificuldade para se alimentar ou produção excessiva de saliva, as chances da causa ser uma doença são grandes. A orientação principal é encaminhar o gato a um veterinário.
Como escovar os dentes de gato com mau hálito
Muitas vezes o mau hálito felino pode ser resolvido com uma simples rotina de escovação para melhorar a saúde bucal dos bichinhos. Para saber como escovar os dentes do seu gato sem estressá-lo ou causar um eventual trauma, confira as dicas abaixo.
■Use os materiais adequados
Os gatinhos possuem ferramentas específicas para auxiliar na escovação, desde a escova de dentes até o creme dental correto. Dentro disso, existem diversos tipos de escova no mercado: as longas com curvatura, as de cerdas duplas e até as que encaixam nos dedos para facilitar. As melhores são as de cerdas ultramacias que não machucam a gengiva.
O creme dental, por sua vez, também existe de várias formas: sabor carne, com cheiro de menta, anti-tártaro. O importante, no começo, é ir testando até encontrar algum com o qual o gatinho se adapte melhor.
■Mantenha o gato relaxado
Gatos precisam se sentir seguros a todo momento para evitar stress e isso inclui os hábitos novos, como a escovação. Tentar forçar o animal a começar uma rotina a qual ele não esteja acostumado pode causar traumas e aversão à prática, o que prejudica um tratamento a longo prazo.
Os momentos em que o gato estiver tranquilo são os melhores para tentar. Além disso, utilize uma voz calma, carícias e ofereça a escova e o creme dental para que ele cheire e se acostume. Lentamente toque os dentes com os materiais até que ele veja que não há ameaças.
■Escove de forma correta
Assim que o gato ficar mais receptivo com a escovação, comece afastando seus lábios com cuidado para tocar os dentes com a escova. Esse método pode se prolongar por alguns dias até que ele esteja confortável. Depois disso, basta iniciar a escovação suavemente.
A escova precisa estar em um ângulo de 45 graus, abaixo da gengiva, mas sem realmente tocá-la, comente o suficiente para alcançar totalmente os dentes. Faça movimentos de vai e vem lentamente e nunca utilize a força, caso contrário ele sairá machucado e traumatizado, tendo a tendência de fugir sempre que identificar outra tentativa.
■Recompense seu amigo após escovar
Qualquer hábito novo introduzido na rotina dos gatos deve acontecer de forma lenta e muito bem recompensada. A prática da escovação deve ser regular e, para isso, o animal precisa entender que ela não apresenta riscos ou incômodo.
No começo, ao término de cada escovação, presenteie o felino com seus petiscos favoritos para que ele associe o hábito a uma boa experiência. Com o tempo ele se tornará mais receptivo e saberá que escovar os dentes faz parte da sua rotina. Carinho e atenção às reações do animal também são boas recompensas e alimentam o vínculo entre vocês.
Se o gato está com mau hálito, o que mais posso fazer?
Pode ser que nem sempre a principal causa do mau hálito do gato seja apenas a falta de higiene bucal. Caso a escovação não resolva completamente esse problema, saiba o que mais você pode fazer para manter a saúde do seu bichano.
■Ofereça uma alimentação adequada
Se o principal problema para o mau hálito do animal tem relação com a dieta, o tutor precisa ficar atento ao que ele come para evitar doenças intestinais, nos rins e no fígado. Nesse caso, é necessário o acompanhamento de um médico veterinário que indicará a troca da ração ou suplementos alimentares.
Além disso, é importante evitar maus hábitos como a coprofagia (quando ele se alimenta de fezes) ou que ele coma lixo e alimentos da rua. Isso ajudará, inclusive, a evitar doenças posteriores. Existem, inclusive, petiscos que auxiliam na saúde bucal dos felinos que podem fazer parte da alimentação.
■Tratamentos dentários podem ajudar
Caso a principal razão do mau hálito felino tenha relação com doenças bucais, a orientação é apostar em tratamentos em uma clínica veterinária. Por lá ele pode passar por uma limpeza profissional que irá remover a placa bacteriana e evitar tártaros, além de facilitar a remoção de algum dente de leite que não tenha caído.
Se o problema for mais grave, é provável que o animal precisará fazer uso de remédios, como antibióticos, além de passar por uma remoção de tártaro, com direito a sedação. Por isso é importante levar o bichano a um profissional competente nesses casos.
■Brinquedos de mastigar que refrescam o hálito
Além da escovação com os materiais indicados e dos petiscos que auxiliam na saúde bucal dos felinos, existem brinquedos que podem tornar o hábito de limpeza das presas mais prazeroso para os animais.
Por exemplo, existe um brinquedo específico em que se coloca o creme dental ou catnip dentro de um recipiente em formato de peixe com cerdas extra macias que realizam a limpeza dos dentes e gengivas enquanto o gato se diverte com o conteúdo. Eles podem ser facilmente encontrados em clínicas ou petshops na faixa de R$ 29,59.
■Faça visitas frequentes ao veterinário
Os gatos, diferente dos cachorros, são animais de estimação que não choram ou demonstram claramente quando estão com dores ou doenças. O tutor pode reparar alguma irregularidade na mudança de comportamento do animal, mas nunca prescrever sozinho uma causa específica.
Por esse motivo, as visitas frequentes ao veterinário devem ocorrer a fim de evitar eventuais problemas. Mesmo que seja um check-up rápido, é importante que o animal esteja em dia com sua saúde, assim ele poderá viver mais tempo, com uma maior qualidade de vida e muito mais feliz.
Agora você já sabe como evitar o mau hálito do seu gatinho!
Gatos são animais fascinantes, mas que precisam de acompanhamento constante uma vez que não demonstram com facilidade quando não estão se sentindo bem. No caso do mau hálito, muitas vezes pode ser algum problema simples que pode ser evitado com medidas preventivas, como visto no decorrer do texto.
Mesmo que as causas do mau hálito felino sejam mais complexas, é importante detectá-las o mais rápido possível, de forma que elas não se agravem e que sejam facilmente tratadas. Caso perceba uma mudança no comportamento do seu animal, fique sempre atento e busque um especialista assim que possível.
Formada em Letras - Português pela Universidade do Estado de Minas Gerais, trabalho como redatora freelance e revisora de textos acadêmicos, e-books e artigos. Apaixonada por gatos e roedores.