A planta Hydrocotyle Tripartita
Ela pode até ter um nome complicado, mas cuidar dela é mais fácil do que você imagina: assim é a Hydrocotyle Tripartita, com suas pequenas e delicadas folhas verdes claras em formato de trevos e caules rastejantes essa planta virou febre nos aquários japoneses, europeus e tem tudo pra conquistar um espaço também na decoração do aquário da sua casa ou fora dele, já que suporta ficar totalmente fora d’água!
Um charme enorme para uma planta tão pequena. E agora você vai conhecer tudo sobre a Hydrocotyle Tripartita: como cuidar, quanto custa,outros tipos dessa planta, curiosidades e muito mais.
Curiosidades sobre a planta Hydrocotyle Tripartita
As plantas da família Araliaceae, cuja qual a Hydrocotyle pertence, possuem uma característica em comum: são anfíbias, o que significa que elas se adaptam tanto a ambientes aquáticos quando terrestres, porém devem ser sempre cultivadas em ambientes úmidos, até porque o limite de calor que essa família de plantas suporta é de 30ºC, podendo ser também totalmente submersas dentro de aquários.
■A grande família da Hydrocotyle
A Hydrocotyle Tripartita é uma planta do tipo carpete, ou seja, plantas baixas ideais para forrar o chão de aquários, mas não é a única a participar dessa família: além da Hydrocotyle Tripartita existem também a Hydrocotyle bonariensis Lam, conhecida popularmente como erva-capitão e sendo encontrada em dunas do litoral no Sul brasileiro e a Hydrocotyle pusilla A.Rich., também encontrada na região sul do Brasil em localidades próximas a limbos, riachos e regiões úmidas.
Está presente nessa 'família' também a Hydrocotyle umbellata L., popularmente conhecida como acariçaba, barbarosa, acariroba ou pára-sol, possui efeitos medicinais como calmante, enquanto seu suco é diurético e tônico.
■Hydrocotyle Tripartita vs Hydrocotyle Verticillata
Enquanto a Tripartita é uma planta do tipo carpete, ou seja, baixa e ideal para forrar o chão de aquários, crescendo de 3 a 5cm, a Verticillata consegue atingir de 5 a 15cm, mas seu crescimento é horizontal, o que a permite ser usada também para forrar aquários, porém ambas são similares na maior parte dos outros critérios, como o cultivo: basta enterrar o caule poucos centímetros abaixo do substrato úmido.
■Mudaram as estações e a folhagem da Hydrocotyle Tripartita também muda!
Tanto a Hydrocotyle Tripartita quanto suas similares podem ser totalmente submersas, mas fique atento: a planta passará por uma troca de folhagens, logo, por alguns dias ficará com um aspecto de estar ‘morrendo’, mas é apenas uma fase, não se assuste que após alguns dias uma nova e linda folhagem nascerá.
■A Hydrocotyle Tripartita sabe em aquários, mas será que cabe no seu bolso?
Afinal de contas, um exemplar de planta Tripartita cabe no bolso? Cabe! Além de fácil de cuidar, uma Hydrocotyle Tripartita pode ser encontrada para ser adquirida por um valor a partir de 6 reais a unidade – e não serão necessárias muitas para forrar seu aquário ou decorar algum cantinho da sua casa. Ou seja, fácil de cuidar, fácil de comprar... quer mais motivos?
Vale a pena incluir essa planta no seu aquário!
Tem como dizer não pro charme dessa plantinha linda? Se você procura decorar seu aquário essa é a melhor alternativa. A ideia de ‘jardim submerso’ é algo que sempre esteve no imaginário popular, sendo descrito até mesmo em ‘The Little Mermaid’, o livro de Hans Christian Andersen que viria a inspirar o clássico filme da Disney ‘A Pequena Sereia’!
Então, o que você está esperando para ter seu próprio jardim submerso no seu aquário? Seus peixinhos agradecem! Ah! E você ainda pode manter ela fora d’água, só não se esqueça que plantas desse grupo necessitam de muita umidade.