Cães de guarda de porte médio: Shar pei, Chow Chow e mais

Cães de guarda de porte médio: Shar pei, Chow Chow e mais

Está pensando em adotar um cão de guarda não muito grande para o seu lar? Leia este artigo e fique por dentro das melhores opções de raças disponíveis!


Os melhores cães de guarda de porte médio!

cães de guarda pastores australianos

A relação do cão com o homem existe há milênios. Muito usados para auxiliar na caça e proteger rebanhos, os cães de guarda desempenham um importante papel na vida do homem. Atualmente, cachorros estão muito presentes nas casas de diversas famílias para promover a proteção do lar e desencorajar bandidos que almejam cometer furtos e roubos.

Como muitas pessoas moram em casas médias, apartamentos e locais compactos, hoje em dia os cães de guarda de médio porte são muito requisitados. A seguir você verá as melhores raças de cães de guarda de porte médio e suas principais características comportamentais e físicas. Com certeza, você vai se surpreender!

Você verá opções de diversas raças, com pelagem longa e curta, saberá quais são famosas por seu instinto de guarda e também as que não aparentam ser. Boa leitura!

Cães de guarda de porte médio com pelo longo

Veja os cães de porte médio que são mais usados como guardas devido ao comportamento e ao temperamento da raça. Você verá as opções que possuem pelagem longa, densa e que não brincam em serviço quando o assunto é proteção do lar.

Chow Chow

Chow chow

Embora sua aparência física não seja, sua personalidade é muito similar à dos lobos. Em geral, os Chow Chows são tranquilos, mas podem ser muito ferozes se forem ameaçados ou se cruzarem com estranhos no seu território. Apesar de muitas pessoas apreciarem sua aparência peluda e fofa, nem todas sabem do seu instinto guardião e protetor.

O Chow Chow possui pelagem muito densa e volumosa. Na tosa, há quem o deixe como um leão. Sua personalidade é extremamente forte e ele é um pouco difícil de ser treinado, inclusive, não é uma raça recomendada para inexperientes. Quando se acostuma com seus donos, não costuma gerar problemas.

Akita Inu

akita inu

O belo cão de origem oriental e centenária é um verdadeiro samurai na proteção da sua família e de seu lar. É muito parecido com seu ancestral lobo, é extremamente sóbrio e quase não costuma latir. O Akita Inu é bastante forte e rústico, exigindo apenas cuidados elementares —exceto com sua pelagem, que deve ser devidamente escovada e sempre limpa.

Não é de boa convivência com outros cães, vive só ou em casal. Ele é um pet muito bonito, dócil com crianças e não mede esforços para proteger seus donos. Se precisar, ataca cirurgicamente sem fazer o mínimo barulho.

Pastor Belga

Pastor belga

Fruto de cruzamentos entre alguns cães pastores, o Pastor Belga é semelhante ao Pastor Alemão, possui orelhas eretas, focinho comprido, fino e um olhar bastante atento. Pode ser educado facilmente, pois é muito inteligente e disciplinado.

É um cão bastante ativo e gosta de variados desafios. Não tem comportamento ansioso nem costuma latir muito. Além de ser uma ótima opção como cão de guarda, acompanha muito bem atividades atléticas e esportivas como a corrida, por exemplo.

Border Collie

border collie

Sim, entre os cães, esta é a raça mais inteligente do mundo! Pode aprender inúmeros comandos e palavras, sem dúvidas, é um cão incrível. Tem origem britânica e é fruto do cruzamento entre cães pastores das regiões inglesas.

Possui pelagem lisa e densa, normalmente branca e preta, branca e castanha ou com três cores. É raro, mas há exemplares com pelagem branca e cinza mesclado, com olhos claros. Se dá muito bem com crianças e, se estimulado, é uma potente ferramenta de proteção do lar. Normalmente, tem uma saúde de ferro e uma ótima expectativa de vida.

Pastor Australiano

Pastor Australiano

Pastores Australianos não são dos maiores e pesam cerca de 20 kg, de modo que muitos nem o consideram como cão de guarda. Porém, suas características comportamentais são extremamente eficientes nessa tarefa.

Ele é um pet muito inteligente e rápido. Na Austrália, local onde há maior concentração da raça, é a segunda raça que mais morde, perdendo apenas para o Pastor Alemão. Não é uma raça muito encontrada pelo mundo, porém vale a pena colocá-la no rol de excelentes cães de guarda de porte médio.

Schnauzer Standard

Schnauzer Standard

Para os moradores de locais compactos que não renunciam a um cão de guarda, o Schnauzer pode ser uma ótima opção. São cães muito leais e disciplinados se devidamente ensinados. Ademais, são muito enérgicos e adoram brincadeiras com crianças.

Normalmente, são muito fortes e saudáveis, apesar da aparência, são valentes e não se intimidam com qualquer coisa. Sua cinzenta pelagem exige tosas periódicas. São muito companheiros, fiéis e possuem muita energia, por isso precisam de brincadeiras e passeios diários.

Kerry Blue Terrier

Schnauzer Standard

Essa é uma raça irlandesa não muito comum de ser vista por aí. O nome vem da sua pelagem cinza e levemente azulada. Em geral, é um cão ótimo para promover a proteção da família, do lar e, inclusive, adora brincar com crianças, mas pode apresentar problemas em conjunto com outros cães.

Na Irlanda, devido às suas características comportamentais, alguns até são usados em trabalhos policiais. Infelizmente, costumam apresentar algumas deformidades genéticas, o que torna seu tempo de vida não muito longo.

Boiadeiro Australiano

Boiadeiro Australiano

O Boiadeiro Australiano foi e é muito utilizado como cão de pastoreio de gado, de modo que é bastante rústico e eficaz. Ultimamente está sendo utilizado como cão de guarda e de estimação de famílias devido ao seu comportamento dócil, disciplinado e protetor.

Normalmente, possui pelagem média em cinza mosqueado, aparentemente prateado ou castanho levemente manchado de branco. Possui orelhas eretas, focinho médio e olhos castanhos. É bastante obediente e fácil de educar. Não é muito fácil de encontrar, mas sem dúvidas, é uma ótima opção.

Puli

Puli

Apesar de não aparentar ser um cão de guarda, o Puli é um cão muito ágil, protetor e forte. Sua principal função é de cão pastor, ele está sempre atento a qualquer barulho suspeito, não costuma alarmar e é muito inteligente.

É uma raça bastante territorialista, gosta de estar na companhia dos seus donos e os protege ferozmente de qualquer sinal de perigo. Sua diferente pelagem é um dos aspectos que exige certa atenção e cuidado, além de banhos e tosa higiênica periódica. Seus pelos são semelhantes aos cabelos dreads, longos e volumosos.

Cão d'água Espanhol

Cão d'água Espanhol

Engana-se quem pensa que ele é um cão indefeso e medroso. Esta raça, apesar da aparência, não brinca em serviço quando o assunto é proteger seu lar e quem ama. Sua pelagem é como a do Poodle e, em geral ele é bem dócil com seus donos.

Com uma audição precisa, está sempre atento a qualquer anormalidade que possa ocorrer em seu território. Esse é um cão que possui grande explosão muscular, isto é, alcança qualquer presa e pessoa com extrema facilidade, sem falar que possui energia de sobra!

Pastor Bergamasco

Pastor Bergamasco

Criado em regiões frias e montanhosas, esse cão pastor é cirúrgico quando o assunto é proteção do lar e da família. Mais indicado para regiões frias devido à densa volumosa pelagem, esse cão é muito usado em fazendas para promover a proteção de ovelhas. Pode, inclusive, correr grandes percursos sem demonstrar cansaço.

Pastores Bergamascos não são agressivos sem motivo, mas são receosos com estranhos. Se bem tratados, são muito amorosos com seus donos, inclusive, amam brincar, correr e se divertir, mas nunca perder o olhar atento e protetor. Sua pelagem exige cuidados, como a tosa periódica, pois pode acumular sujeiras e parasitas, além de prejudicar sua visão.

Cães de guarda de porte médio com pelo curto

Depois de conhecer raças de guarda peludas, agora você será apresentado às principais raças de cães de guarda com pelagem curta. São diversas raças, de modo que algumas delas talvez você nem imagine serem consideradas raças de cães de guarda. Confira-as a seguir e se surpreenda!

Shar-pei

Shar-pei

Com uma aparência diferente, esta raça luta ferozmente quando seu território e seu lar são ameaçados. Muitas pessoas consideram tais cães fofos devido à sua aparência e pele enrugada, mas, internamente, eles são ótimos cães de guarda.

Historicamente, o inusitado cão sempre foi usado na China para combate e auxílio na proteção de fortalezas e palácios. Infelizmente, alguns exemplares costumam apresentar certos problemas de saúde, principalmente patologias dermatológicas, contudo, são ótimos cães para proteção da família. No mais, eles requerem certos cuidados, principalmente com a pele.

Boxer

boxer

Seu porte robusto e a musculatura densa fazem do Boxer um excelente cão de guarda. Muito inteligente e extremamente amigável com seus donos, essa raça tem bastante equilíbrio entre ser dócil ou agressivo quando necessário.

Apesar do focinho relativamente curto, sua mandíbula é muito forte, podendo, inclusive, manter uma presa imóvel por muito tempo. Ele é muito tranquilo de ser treinado, e se mostra muito obediente e disciplinado aos comandos que lhe são dados. É uma ótima opção de cão para se ter em casa.

Thai Ridgeback

Thai Ridgeback

Em geral, os Thais Ridgeback são cães altos, atléticos, relativamente magros, com pescoço forte e orelhas eretas. Dos cães de porte médio, é um dos mais altos, sendo que suas características físicas permitem que sejam excelentes corredores. Dificilmente deixam escapar um suspeito e normalmente são receosos com estranhos, observando-os atentamente.

Esses raros cães foram criados na Tailândia, são originalmente feitos para serem cães de guarda exemplares, e possuem grandes focinhos e uma mordida bastante potente. Gostam de passear, correr e brincar. Isso também os ajuda a manter a boa forma para agirem sempre que preciso.

Bull Terrier

Bull Terrier

Outro cão de origem inglesa, o Bull Terrier é um dos cães médios que possui maior potência mandibular, sendo que a abertura de sua boca permite que sua mordida, feita com os dentes do fundo, seja realmente devastadora. Apesar de ser relativamente baixo, possui um físico extremamente forte e resistente, e foi desenvolvido especificamente para combate e guarda.

Este cão tem personalidade forte e adora atividades físicas e passeios. É muito parceiro e motivado, está sempre atento e foi feito especificamente para brigas, logo, não é o tipo de cão ideal para se ter junto com outros pets. Apesar de dócil com seu dono, não tende a se comportar bem se viver com outros cães.

American Pit Bull Terrier

American Pit Bull Terrier

Esta é uma raça que infelizmente ainda é vista negativamente por muitas pessoas. Mais conhecido apenas como Pit Bull, este cão possui uma força e determinação inigualável, é muito resistente e sua mordida é voraz. As aberturas laterais de sua boca permitem que ele também morda com os dentes do fundo, o que torna a mordida mais potente.

É muito amoroso e protetor de sua família, inclusive, com crianças —porém, é necessário supervisionar sempre as brincadeiras feitas. Ele não é o tipo de cão que late muito, e se for ensinado a atacar, ele o fará sem hesitar. É uma raça fácil de lidar e é uma ótima companhia e proteção para toda a família.

American Staffordshire Terrier

American Staffordshire Terrier

Muito semelhante ao Pit Bull, esta raça é extremamente leal e protetora. Normalmente, desconfia de pessoas estranhas e não faz muito alarme, pois é bastante observadora. Os Americans Staffordshire Terriers São capazes de abater e neutralizar facilmente qualquer adulto que ameace seu lar e sua família.

Geneticamente, sua estrutura física tem bastante massa muscular, o que lhe garante resistência e muita força, principalmente em sua poderosa mandíbula. Apesar de toda essa brutalidade, esses são cães extremamente amáveis com sua família, se criados com o devido amor e atenção. Ademais, é uma raça que possui aparência muito semelhante ao Pit Bull.

Boiadeiro de Appenzell

Boiadeiros de Appenzell

De origem suíça, este belíssimo cão possui características dos extintos Mastiffs Romanos. Raramente visto fora da Suíça, este cão possui normalmente uma mescla de três cores: preto, branco e castanho-claro.

É um cão normalmente usado para pastorear rebanhos nas campinas suíças, porém, devido ao bom comportamento e inteligência, vem sendo usado por famílias que querem cães fortes, inteligentes e protetores em seus lares.

Cães de guarda são valentes, porém amorosos!

pit bull

Você viu neste artigo que há diversas raças que são excelentes cães de guarda. Em geral, todas as raças mencionadas aqui são muito fiéis aos seus donos e os protegem do que for preciso, mas é importante mencionar também que, assim como qualquer animal, esses cães precisam ser tratados com amor, respeito, e precisam receber a devida atenção e cuidado.

Todo dono de um cão de guarda, conhecendo a força e potência que ele tem, não deve maltratá-lo e nem o deixar longe do convívio de toda sua família, inclusive, das crianças. Não tenha receio de optar por qualquer uma dessas raças, mas avalie se é a adequada ao seu contexto de vida, bem como se você pode providenciar tudo que ela precisa.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Características Dicas Tipos

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.