Adestrar um pitbull é uma tarefa difícil?
Por ser uma raça muito utilizada como cães de guarda e até mesmo em guerras, se criou um tabu de que o pitbull é um cão feroz e mal. Porém, na verdade, é um animal extremamente dócil, inteligente e protetor com aqueles com quem cria laços.
Adestrar esse animal não seria uma tarefa tão difícil, pois sua inteligência e lealdade, quando depositada em seu dono, facilita esse processo. Porém só quem já teve um filho em casa, sabe o quanto é difícil educar e com filhotes não é tão diferente.
Uma das principais dicas para adestrar esse filhote é primeiramente, ter muito amor para oferecer e a segunda, mas não menos importante, é ter paciência.
Dicas de como adestrar um pitbull desde filhote
A palavra chave de como adestrar um pitbull é ter muita paciência, umas das dicas iniciais, é que no começo, ele possa andar pela casa livremente, assim conhecendo o território onde ele viverá.
■ Estabeleça limites desde cedo
Estabelecer limites desde cedo é essencial para que esse animal entenda a rotina da casa, onde pode ou não subir, onde deve fazer suas necessidades, onde ele dormirá, qual o horário para comer, o horário para passear e para gastar energia, isso tudo dará a este animal uma estrutura, para que ele possa ser educado mais facilmente.
Quando pequenos são muito fofos, mas não perca o foco, deixando que te comprem com choros e dengos. Seja sempre carinhoso, mas firme demonstrando a ele que "NÃO" também é amor.
■Coloque brinquedos e mastigador para o filhote
Colocar brinquedo e mastigador para o filhote de pitbull é de extrema importância, não só para que ele não coma sua casa inteira, mas também esses tipos de brinquedos ajudam a desestressar o animal, estimulam a mastigação e ajudarão no crescimento dos primeiros dentes.
Podem também ser utilizados para estimular o pitbull, quando quiser que ele faça algo, o brinquedo como uma recompensa sempre funciona.
Uma dica bem útil, que também pode ajudar seu amigo contra o estresse do nascimento dos dentes ou troca deles é, pegar o brinquedo, colocar alguns minutos no congelador e depois dar a ele, isso ajudará a aliviar sua dor.
■Permita que o filhote explore a casa
Permitir que seu filhote explore a casa, com segurança, é claro, faz parte da socialização dele com você.
Quando um filhote chega a sua casa, para este filhote ainda é um mundo desconhecido, ele foi retirado do ambiente que estava acostumado, com outros filhotes a sua volta, então tende a sentir falta do que conhecia, sua mãe e seus irmãos.
Por isso demonstre carinho, apresente a ele o seu espaço, onde irá dormir, onde fica a comida, e deixe que ele explore o restante da casa, como reconhecimento do seu novo habitat.
■Como adestrar um pitbull para ter temperamento manso
Para conseguir que um pitbull tenha um temperamento manso, é necessário que ele conviva desde cedo com pessoas, crianças e outros animais.
Essencial é sempre tratar ele com tranqüilidade, mesmo quando ele fizer alguma coisa errada, se posicionar com firmeza e não com agressividade, manter um ambiente calmo é igualmente muito importante.
Evite brincadeiras que tenha mordidinhas ou reações agressivas, para que o animal não desenvolva hostilidade, brincadeiras carinhosas são necessárias para que o pitbull entenda da melhor forma suas intenções.
■Parar de morder
Para que o cachorro pare de morder, existem alguns passos que são recomendados.
Primeiramente quando ele fizer diga um “NÃO” com bastante firmeza, evite também tirar sua mão, como se tivesse com medo, pare de brincar imediatamente e de mostre com clareza que não gostou e sentiu dor.
Caso esteja brincando e não te morda, elogie imediatamente, nesse momento pode dar também incentivos como brinquedos e aperitivos. Caso ele não obedeça, se separe do cão comprovando que não aprovou.
■Não latir com animais e estranhos
Existem alguns fatores que levam um cão a latir com outros animais e estranhos e os motivos mais comuns em que o pitbull faz isso, são quando estão emocionados em ver um novo rosto, falta de socialização com outras pessoas e medo.
Para que não deixe seu amigo pet estressado quando latir, deixe-o fazer durante 5 vezes sem que te incomode, após isso peça que pare com firmeza e, quando o fizer, recompense, demonstrando que gostou de sua obediência e lealdade.
■Fazer necessidades no lugar certo
No começo será necessário eleger um horário para que ajude ao cão a se guiar a fazer as necessidades no lugar certo. A disciplina é algo muito importante que está relacionado ao seu pet. Não será uma tarefa fácil!
Escolha um local que seja o banheiro dele, mantenha a comida e o local onde ele dorme longe de onde ele irá fazer as necessidades, estabeleça o horário de preferência 10 a 20 minutos depois das refeições, antes de dormir, pois nos primeiros 5 meses é muito importante que o animal faça suas necessidades à noite também.
■Como educar para ele andar na coleira
Nesse caso pode utilizar de alguns artifícios para ajudar que seu cão ande na coleira sem puxões e tentativas de fugas.
Comece dentro de casa seu treinamento com seu pet antes de ir para rua, para que ele mantenha o foco, pode utilizar a comida ou aperitivos e ao andar ao seu lado recompense sempre que estiver calmo e sem puxar.
É necessário que não ceda aos puxões e caso ele não se acalme mude de direção, para que ele possa mudar o foco também.
■Ensinar a dormir na cama dele
Para ensinar ao seu pet a dormir na cama dele, tenha paciência e seja persistente, pois o pitbull é muito carente. O primeiro passo é fazer com que ele entenda que se trata do lugar dele, mantendo a caminha na sala, não seda a choros na porta, até que ele concorde que precisa dormir no seu próprio canto.
Abra a porta do seu quarto, traga a cama dele para perto da sua e quando ele for subir na sua cama com carinho desça-o e mostre que a cama esta ali e que lá é o lugar dele.
Como adestrar um pitbull para fazer diferentes coisas
Você deve estar se perguntando como adestrar seu pitbull travesso para que faça diferentes coisas. No começo o ideal é que crie com seu pet uma relação de obediência e confiança. Verá nos trechos a seguir o passo à passo para o sucesso.
■Ser um cão de guarda
Uma boa relação de respeito, confiança e amor, é necessária para essa jornada de fazer seu pet um cão de guarda. Uma socialização com pessoas que convivem ao seu redor também será imprescindível, após isso, comece com pequenos comandos básicos, como senta, deita, venha etc.
O pitbull, por ser um animal territorial, já tem a tendência de proteger seu dono, o importante é que ele nunca desobedeça a seus comandos, ele deve ser confiante, curioso e nunca demonstrar timidez perto de outras pessoas.
■Como treinar o cão para sentar
A melhor forma para ensinar seu amigo a sentar, antes de tudo é pegar um petisco, mova esse petisco do focinho até a trás da cabeça dele, de a ordem “sente” quando ele assim fizer, dê a ele a guloseima agradecendo e demonstrando que ficou satisfeito com sua obediência.
A repetição diária dos movimentos é muito valoroso, para que o pitbull entenda que os comandos são uma rotina e que você fica feliz quando ele obedece, pois esse cão adora agradar a quem ama.
■Para obedecer e ficar de pé
Ensinar que o pitbull fique de pé ao seu comando pode não ser tarefa fácil, por ser um cão bem pesado seus movimentos tem algumas limitações.
Porém, você pode começar tentando pedir que ele fique gradativamente na posição desejada, vá aumentando o tempo de permanência e durante o comando, conforme a obediência dele ou quando ele for liberado, agrade seu amigo, com brinquedos e aperitivos.
Barganhar também com carinhos, abraços e beijos pode ajudar nessa luta.
■Como educar o pitbull para rolar
Nesse trecho vocês irão aprender como ensinar seu pitbull a rolar, com paciência e dedicação tudo dará certo.
Tenha em sua mão um aperitivo, movimente sua mão por cima do ombro dele, para que ele tenha que mover a cabeça e inclinar para o lado em direção de sua mão, solte o petisco e logo pegue outro petisco sem soltar e comece a incentivar seu animal a rolar.
Tenha paciência e dedicação pois não será uma tarefa tão fácil e não estenda muito esse treino para não estressar seu amigo, no máximo 20 min ao dia.
■Pegar um brinquedo
Essa será uma tarefa fácil, pois o pitbull é um cão que tem bastante energia a ser gasta e ao contrário do que dizem, adora brincar e interagir.
Pegue um brinquedo, mostre com o tom de voz alegre, chame seu pet para brincar, jogue este brinquedo, com alegria peça que ele traga de volta para que você repita a brincadeira.
Outra maneira bem divertida é pique esconde, o pitbull adora brincar de encontrar você, se esconda e emita algum som para que ele tenha a curiosidade de procurar, ao te encontrar mostre-se surpreso e acaricie seu animal.
■Treinar o cão para deitar
Sabemos que para todo comando feito ao pitbull, precisa antes criar-se uma relação de amor e confiança. Pode começar aproximando um pedacinho de comida ao nariz dele lentamente abaixe sua mão até o chão, entre as patas dianteiras do seu pet.
Ao seguir a comida, seu cachorro vai abaixar a cabeça, depois os ombros, e finalmente se deitará. Assim que o fizer, parabenize ele com felicitações e carinho, para que ele consiga entender que você adora quando ele obedece aos seus comandos.
■Para dar a pata ou pedir coisas
Primeiramente, seu cão precisa entender quem comanda, sendo assim faça o seu cão sentar, logo depois pegue um petisco com a mão fechada para que ele apenas sinta o cheiro.
Sendo assim ele criará a curiosidade, então espere até que o cachorro estique a pata na sua direção, repita em tom firme o comando “dá a pata” quando ele se aproximar, abra sua mão e dê o petisco como prêmio.
Não esqueça de elogiar o comportamento do seu pet com animação.
Cuidados importantes ao adestrar um pitbull
Ao adestrar um pitbull é de extrema importância que a agressividade não seja utilizada, pois ela não é um veículo de sucesso, o animal precisa criar um laço de confiança e respeito com seu dono e não de medo.
É essencial que todos da casa tratem o pet da mesma forma de quem está adestrando, para que ele não se confunda, ensinar ele a reconhecer seu próprio nome também é muito importante.
A socialização é de extrema importância, se ele for adotado, faça com calma este processo, demonstrando sempre muito amor, pois não se sabe que tipo de experiências ele pode ter tido no passado.
■ Ensine uma coisa de cada vez
Antes de mais nada, é preciso ensinar uma coisa de cada vez, para que não confunda seu pet. Pensar na linguagem de comandos como uma forma de aprimorar a comunicação com o pitbull é essencial, por ser um cachorro dócil e carente.
Geralmente o cão desenvolve alguns hábitos de comportamentos em uma tentativa de passar mensagens ao dono. Ficar atento a esses sinais, com certeza vai melhorar seu relacionamento com seu pet, para que ele possa entender com clareza o que deseja passar também.
■Procure treinar em sessões curtas
Ao adestrar seu pitbull, prefira fazer curtas sessões de treinamentos de mais ou menos 20 min. por dia, para que ele não fique estressado e possa compreender com mais facilidade o comando que deseja passar.
Quando ensinar um comando ao seu pet, tente manter esse comando com frequência, em sessões curtas, mas por pelo menos três dias seguidos, para que ele não esqueça do que aprendeu.
É de suprema importância sempre cultivar, durante os treinamentos, o laço de confiança.
■Evite manipular ou punir o pitbull
Lembre que um pitbul é um animal forte, sensível e muito inteligente, por isso evite punir ou manipular esse cão, pois o laço de intimidade pode ser quebrado automaticamente se ele perceber ou sentir que não pode confiar em você.
Por serem muito sensíveis, tem por hábito serem rotineiros, são observadores e conseguem entender olhares, sinais e sons. Então, cuidado com a manipulação para que ele não se sinta acuado ou traído, isso pode vir a mudar o comportamento do seu pet.
■Tente variar o ambiente de treinamento
Variar o ambiente de treinamento do cão é importante para a adaptação e socialização do animal, ele aprenderá que barulhos podem vir de muitas origens e podem ser altos ou suaves, quanto mais cedo ele aprender a conviver com os barulhos, menos se assustará.
Ele descobrirá que objetos e pessoas se movem, têm muitas formas e velocidades, cores, cheiros e comportamentos. Por isso estar sempre com o seu cão em lugares movimentados, como praças, ajudará na adaptação dos comandos.
É essencial que ele se acostume com o mundo da melhor maneira possível.
■Saiba o que fazer caso o cão não queira obedecer
Primeiramente adestrar um cão está relacionado em uma boa relação entre seu dono e o animal. E com o pitbull não seria diferente, como todo filhote, são levados e muitas vezes não querem obedecer.
Por isso, não entregue nada a não ser que ele tenha um bom comportamento, na hora da refeição ou até mesmo antes de dar qualquer alimento, peça que ele deite ou sente.
Seja seguro e imponente se o cão persistir em não obedecer e sempre corrija-o assim que fizer algo errado.
Benefícios de adestrar um pitbull
Há muitos benefícios em adestrar um pitbull, porque é uma raça extremamente carinhosa, quando amam são leais, protetores e entendem com facilidade o que o seu dono deseja.
E fique tranqüilo se tiver crianças em casa, ele será o maior protetor delas.
■Melhora a relação entre pet e tutor
O amor e a confiança sempre serão a melhor coisa para qualquer relação, seja ela qual for, não é diferente com seu pet, que de alguma forma depende totalmente de você, tanto emocionalmente quanto financeiramente.
Quando o tutor consegue criar uma zona de segurança com um pitbull, ele verá que terá um amigo inseparável, leal e que a mesma confiança que deposita nele, terá o retorno do seu animal.
Carinho, alimentação, vacinas e um bom lar, fazem a diferença na melhora da relação.
■Aproxima o pitbull da família
É de extrema importância que o pitbull, quando chega à casa do tutor, tenha de imediato uma socialização familiar, pois por sua carência e lealdade se o animal não se aproximar intimamente da família, pode causar ciúme.
O Pitbull pode se dar muito bem com crianças e tornar amigos inseparáveis. Esse tipo de comportamento de muita amizade e proteção, por vezes pode levar ao ciúme. O pitbull é leal à sua família, mas com estranhos e outros animais pode se tornar defensivo.
■Ajuda a gastar energia
Para que ajude ao seu cão a gastar energia o passeio é muito importante, não importa a raça, porte ou idade, todo cão precisa passear.
Se seu pet for muito agitado você precisa levá-lo para passear todos os dias, o passeio deve durar em torno de uma hora e pode até mesmo fazer uma parte correndo, outra caminhando, tudo ajudará para que ele canse e gaste a energia necessária, assim ficando mais calmo.
■Adestrar um pitbull quebra tabu
Por causa da fama destes cães, que sempre foram vistos como agressivos, muitas pessoas tomaram antipatia por esse animal, mas depois de alguns anos, o pitbull vem mostrando que tudo depende da forma que é tratado.
Sendo bem tratados e adestrados, são leais, ótimos companheiros, protetores e muito fiel.
Adestrar um pitbull vem quebrando vários tabus, de uma fama que com certeza você já ouviu sobre essa raça. E ter um animal desses, se tiver uma criança em casa, é melhor do que ter um guarda costas.
Adestrar um pitbull é bom para você e para ele!
Neste artigo podemos ver que o adestramento de um cão pitbull, não é tão diferente de qualquer outro cão, mas que são cachorros dóceis e leais.
Muito inteligentes e protetores, quando filhotes podem aprontar bastante, porém se desde cedo for criado um laço de amor e confiança, o tutor deste animal terá um amigo e tanto.
Vimos também o quanto precisam de atenção e carinho, mas ao mesmo tempo ser firme e corrigi-los quando for necessário é essencial.
Também podemos detectar que vários tabus foram quebrados em relação a sua personalidade, onde eram visto por ter fama de agressivos por serem treinado para isso e que quando são criados com respeito e amor, são dóceis e mansos.