É verdade que ratos sobem nas paredes?
É verdade que ratos sobem paredes, mas apenas as que não têm superfície lisa e que não têm azulejos, por exemplo, pois eles precisam de pontos de apoio na parede para fazer a escalada até o alto.
Mas não vamos falar apenas disso. Vamos te dar soluções para evitar que ratos subam paredes, como te ensinar quem são os inimigos naturais contra eles, que você pode criá-los.
Ensinaremos também a colocar aparelhos de ultrassom onde o rato anda; a aplicar soluções para afugentar ratos do ambiente, como amônia, pimenta, cravo-da-índia e hortelã-pimenta; além de ensinar sobre a importância de manter o ambiente limpo para não atrair esses roedores, confira!
Como evitar que ratos subam na parede?
Agora que você sabe que ratos sobem parede, descubra também o que pode te ajudar para evitar que eles façam isso e não tomem conta do ambiente, inclusive nos lugares mais altos do local. Vamos lá?
■Rato não escala parede lisa
Os ratos não conseguem escalar paredes lisas, que tenham azulejos ou ladrilhos, por exemplo, nem superfícies como portas de vidro. O que impossibilita esses animais de fazer isso são as pequenas patas que eles têm.
As patas dos ratos possuem calosidades plantares e garras que, juntas, dão a esses roedores a capacidade de escalar paredes, porque é por meio delas que os ratos se apoiam e encontram pontos de equilíbrio durante a escalada. Como as superfícies lisas e verticais não oferecem pontos para o rato se apoiar, eles acabam impossibilitados de subir, pois, as suas patas não dão conta de fazer isso.
■Crie inimigos naturais
Gatos são predadores dos ratos. Esses roedores são desconfiados por natureza e temem bastante o risco de predação, portanto, ter um gato em um local onde há presença de ratos ajuda no combate a esse tipo de praga, já que apenas o miado e a presença de urina do felino são o bastante para espantar esses roedores e fazê-los fugir do local.
Quem também preda os ratos são os cachorros, graças ao instinto de caça que esses caninos têm. Por querer correr para pegar os ratos, os cachorros acabam assustando esses roedores, que fogem e deixam o local.
■Coloque aparelhos de ultrassom onde o rato anda
Se você não conhece o repelente eletrônico ultrassônico para espantar ratos, então você precisa conhecê-lo e colocá-lo onde o rato costuma andar, inclusive em lugares altos.
Esse dispositivo repele os ratos emitindo ondas ultrassônicas e frequências sonoras imperceptíveis ao ouvido humano. Essas ondas e frequências funcionam agindo no sistema nervoso do roedor, que fica perturbado e acaba deixando o local.
Esse aparelho tem eficácia comprovada e você pode encontrá-lo à venda por preços que vão de R$ 25,00 a R$ 300,00 em lojas de material de construção, pet shops, lojas virtuais e até mesmo em lojas físicas de varejo.
■Faça uma limpeza no ambiente
Limpeza acaba com as chances de atrair ratos, portanto, nunca deixe a casa suja, até mesmo os cômodos de cima, para o rato não querer escalar paredes e chegar até lá; evite deixar restos de comida no chão; tampe bem os alimentos e guarde-os em locais totalmente fechados e que não deixem cheiro, além disso, limpe bem os locais e os objetos onde o seu animal de estimação costuma se alimentar.
Tome cuidado também com o lixo. Mantenha-o longe da sua casa, para que o rato não seja atraído pelo mau odor e acabe aproveitando a oportunidade para querer entrar. No mais, dê uma atenção especial à cozinha, pois lá há insumos visados pelos ratos e, ao menor sinal de bagunça, eles podem ser atraídos.
■Aplique amônia ou cebola no ambiente
A amônia é uma boa alternativa para espantar o rato do seu ambiente, pois ela tem um cheiro parecido com a urina de seus predadores, como a dos gatos, e faz com que o roedor acabe fugindo. Basta você pôr amônia em quaisquer recipientes pequenos e deixá-los em locais por onde o rato já passou, pode passar ou que tenha deixado excrementos.
Mas você pode usar cebola em vez disso, pois essa hortaliça tem um cheiro que provoca repulsa nos ratos. Basta deixar pedacinhos cortados ou amassados onde eles se escondem ou costumam aparecer.
■Use hortelã-pimenta para espantar
O cheiro da hortelã-pimenta repele os ratos, então, se você está querendo fazer um repelente por conta própria para acabar com a presença deles em casa, então misture três xícaras de água morna com uma colher de chá de óleo de hortelã-pimenta, coloque-o em um borrifador e borrife nos locais por onde o roedor passou ou foi visto.
Mas você pode também usar bolas de algodão embebidas em óleo de hortelã-pimenta e deixá-las nos locais descritos no parágrafo acima. Garantidamente, sua casa vai ficar livre dos ratos e com um cheiro de menta fresquinho no ar.
■Pimenta e cravo-da-índia
Esses dois ingredientes juntos são mais uma alternativa para quem quer se ver livre dos ratos no ambiente. Para isso, basta colocar sacos de musselina com um pouco de pimenta caiena e cravos-da-índia dentro e espalhá-los pela casa.
Isso vai repelir a presença dos ratos, pois esses dois ingredientes tem um odor forte o bastante para incomodá-los e fazerem-no sair do local e buscar outro lugar para ficar. Mas fique atento: troque a pimenta e o cravo-da-índia sempre que eles começarem a perder o odor.
Rato sobe parede, mas é um problema fácil de resolver
Após a leitura deste artigo, você viu que ratos podem, sim, escalar paredes, mas que eles não conseguem fazer isso em qualquer superfície vertical. No entanto, o que foi muito proveitoso aqui foram as dicas, que servem para evitar que eles apareçam nos lugares mais altos do ambiente e também para proteger todo o local contra a presença deles.
Agora que você sabe tudo isso, é hora de aplicar pelo menos uma dessas dicas, caso os ratos estejam aparecendo no seu ambiente. Se esse não é o caso, pelo menos você vai estar preparado para prevenir que eles apareçam, pois já sabe o que fazer para evitar essa situação.