Como dar banho em coelho? Saiba se pode e dicas para limpar

Como dar banho em coelho? Saiba se pode e dicas para limpar

A higiene dos animais de estimação é muito importante, no entanto é preciso saber como agir para que o animal não sofra danos a saúde.


Pode dar banho em coelho?

Dois coelhos em mini banheira.

O coelho é um animal que não pode tomar banho. Caso ele tenha contato com a água, duas situações podem acontecer. Uma delas é que pode ocorrer a hipotermia, além disso, a pele do bichinho pode sofrer consequências.

A hipotermia é quando o corpo perde mais calor do que pode produzir sendo causada por ambientes frios ou, no caso do banho, pela a água gelada. Mas aí fica a dúvida, como os coelhos tomam banho? Na verdade, eles são animais extremamente higiênicos e tomam banho sozinhos.

Existem algumas técnicas para que seu animalzinho não fique por muito tempo sujo, mas elas devem ser feitas com cuidado para não prejudicar a saúde dele. No artigo de hoje você irá conhecer algumas delas. Ótima leitura!

Como dar banho em coelho

Coelho cinza na grama.

O coelho pode tomar banho em apenas apenas três situações, são elas, se ele estiver muito sujo, se estiver mudando de pelo e se houver queda de pelo. Por isso, é necessário se atentar. Depois de analisar essas três situações é preciso ver se o animal está calmo.

Levar o seu animal a um pet shop de sua confiança também pode ser um caminho. Há locais em que os produtos são específicos para a situação.

Certifique-se de que o coelho está calmo para o banho

Quem está acostumado com animais domésticos tem o entendimento de que eles precisam de banho com frequência. O coelho ainda é confundido com roedor e na verdade ele faz parte dos lagomorfos.

Um coelho é acostumado com o seu dono desde pequeno, porém em algumas situações ele pode entrar em uma situação de estresse, uma delas é o banho. Por isso, é necessário saber e conhecer o animal para saber se ele está calmo para o banho.

O estresse por várias vezes pode deixar a imunidade do animal baixa, deixando o seu corpo mais apto a desenvolver doenças como por exemplo a dermatite. Outro ponto é que deixar o coelho seco por sua totalidade é muito difícil pela sua pelagem, então o animal úmido por muito tempo pode acarretar em dermatites fúngicas e bacterianas.

Use shampoo adequado

O mais indicado para banho em coelhos é a utilização de shampoos e sabonetes neutros ou sabonetes com ph especial para coelhos. Caso haja queda nos olhos esses produtos irão reduzir a irritação nos olhos do animal.

Outra dica é evitar que o sabão chegue na boca ou no nariz, para que isso aconteça é necessário não molhar o rosto e muito menos as orelhas do seu animalzinho. Também não é indicado usar o próprio sabonete ou shampoo, mesmo que ele seja natural.

Algumas pessoas aproveitam o momento do banho para cortar as unhas do animal, não é indicado, pois ele pode entrar na situação de estresse, já citado acima, e desenvolver uma imunidade baixa e correndo o risco de desenvolver doenças.

Dê banho seco em coelho com amido de milho

Existe uma técnica para que os coelhos não fiquem em estado de choque em contato com a água, o banho a seco. Se a sujeira estiver em grande quantidade é recomendado a utilização do amido de milho. Você vai ter que despejar o amido na região da sujeira e utilizar uma escova específica para coelhos penteando o animal em seguida.

Você vai repetir o processo até que a sujeira saia. Esse método a seco realmente funciona e não necessita molhar seu animal. Pode ser mais trabalhos que as outras opções, no entanto a preocupação com a hipotermia será descartada por ser um banho a seco.

Use algodão ou toalha umedecidos

Os coelhos se preocupam com a própria higiene e ficam se lambendo com frequência como os gatos. A raças de pelos mais longos precisam de um cuidado maior, pois as fezes podem ficar na pelagem do animal, além da formação de nós.

Os animais com idade mais avançada tem dificuldade de realizar a própria higiene devido a falta de mobilidade e problemas na coluna. Nesse caso pode ser utilizado os lenços umedecidos ou algodão. Essa ação é indicada principalmente para a região genital.

Você pode ainda usar um shampoo para auxiliar a limpeza. Com o algodão você retira o excesso do shampoo e deve secar bem com a toalha.

Limpe as glândulas odoríferas

As glândulas odoríferas são glândulas presentes em diversos animais, como em regiões genitais de mamíferos e axilas nos seres humanos, e que está relacionada com a produção de secreções. O coelho pode apresentar nervosismo quando se limpa esse local.

Você irá precisar de alguém para te ajudar a segurar o animal. Evite o uso de sabão. Coloque água morna em um recipiente e algumas gotas de shampoo para neném, logo após molhe o algodão e aplique nas glândulas e evite molhar outras áreas do coelho.

As secreções irão sair depois de várias repetições do processo. O ideal é não deixar restos de shampoo na pele do seu animalzinho para não causar irritação.

Alguns cuidados ao dar banho em coelho

Coelho branco deitado.

Logo abaixo você ficará por dentro dos principais cuidados em que terá que ter para executar o banho do seu animal sem que sua saúde seja prejudicada.

Evite molhar completamente seu coelho

Em nenhuma hipótese mergulhe seu coelho na água, ele pode morrer. Essa dica é de suma importância, pois o que acontece muitas vezes por falta de informação e não por maldade. Por isso a necessidade de se informar.

Uma opção é usar água morna com vinagre branco bem diluído e passar um pano macio. As orelhas não podem serem molhadas por inteiro, elas funcionam como termômetro para os coelhos.

Não dê banho muitas vezes

Os coelhos se limpam sozinhos e o excesso de banho pode prejudicar a sua saúde. O contato com sabão e shampoos com frequência pode irritar a pele do animal. Deixe o banho para quando realmente precisar, em caso de muita sujeira acumulada.

A prática com frequência pode fazer também com que o animal possa engolir pelos, podendo formar uma bola dentro do sistema digestório trazendo danos a saúde do coelho.

Cuidado ao limpar as orelhas e o rosto

Caso seu animal não esteja sujo por inteiro, limpe só a área afetada. Caso ele fique encharcado poderá ter hipotermia. Evite molhar o rosto e as orelhas do coelho, a ação pode levar o sabão até os olhos e causar irritação.

Além disso, se o animal pode ficar assustado e tentar se mexer ou fugir no meio do banho. Uma infecção na orelha pode levar o animal a paralisia facial.

Seque o coelho adequadamente

Depois do processo de banho os coelhos devem serem secados com toalha. O enxágue total também deve ser feito antes se secar o animal. É muito importante que o coelho fique totalmente seco, certifique-se que todo o corpo do animal esteja 100% seco, a umidade pode causar danos ao animalzinho.

Você pode utilizar também um secador de cabelo para secar o seu coelho, mas tome cuidado com a temperatura do secador para não queimá-lo

Faça escovação frequente

A escovação, ao contrário do banho, deve ser feita de forma frequente. Esse processo elimina as sujeiras acumuladas sem que o animal se sinta inibido e nervoso. Escovar seu coelho é parte fundamental da higiene.

Se o cuidador notar fezes ou sujeiras ligadas entre os pelos é sinal de que o animal não está sendo escovado regularmente.

De agora em diante você já sabe como preparar um banho para o seu coelhinho

Filhote de coelho na palma da mão

Se você é apaixonado por coelhos e tem vontade de ter um animal em casa deve-se tomar todos os cuidados necessários para que ele tenha uma vida saudável. O coelho tem a característica de fazer a sua própria higiene, porém quando a sujeira estiver em excesso é necessário um banho adaptado e com todo cuidado.

A utilização de toalhas umedecidas e algodão é fundamental. O uso de shampoos e sabonetes neutros e uma escova para o pelo, também são itens indispensáveis. Evitar água na região do rosto e a secagem do animal encerram o clico de banho.

A dica final é para que o banho seja feito em situações esporádicas para não prejudicar a saúde do animal.

Autor deste artigo

31 anos. Jornalista. Pai da Nala Maria (a da foto) e da Kiara Luísa.

Palavras-chave relacionadas


coelho banho higiene cuidados

Artigos relacionados


Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Sabe quanto custa um Pastor Belga Malinois e os gastos mensais com esse cão? Neste artigo te mostraremos tudo. Boa leitura!


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.


Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Conhecido por pastorear animais mordiscando os calcanhares do rebanho, o Red Heeler é um cão que encanta pela sua personalidade. Confira mais detalhes aqui!


Cachorro mordendo muito? Veja como fazer ele parar de morder!

Cachorro mordendo muito? Veja como fazer ele parar de morder!

Veremos aqui, várias dicas que poderão auxiliar quando o cão está mordendo muito e o tutor já não sabe mais o que fazer. Seja filhote ou adulto, há uma solução.


Ração para gatos castrados: qual a melhor para o seu pet?

Ração para gatos castrados: qual a melhor para o seu pet?

Os gatos castrados precisam mesmo de uma ração diferente dos gatos não castrados? Reunimos aqui tudo o que você precisa saber para escolher a melhor!


Últimos posts


Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Sabe quanto custa um Pastor Belga Malinois e os gastos mensais com esse cão? Neste artigo te mostraremos tudo. Boa leitura!


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.