Como superar a morte de um animal? Veja dicas para refletir

Como superar a morte de um animal? Veja dicas para refletir

Seu pet morreu e você não consegue seguir em frente? Este artigo te ajudará a superar este momento difícil e de dor.


Está tentando superar a morte de um animal?

A dor do luto é inexplicável, e para quem perde um bichinho de estimação não é diferente, afinal, ele é tratado e amado como se fosse um membro da família. São momentos de convivência, de risadas, de apuros e de felicidade que você passa com seu pet. Por mais que se cuide muito bem do animal, alguma hora ele partirá.

Você verá a seguir como passar pela dor do luto da melhor forma possível, respeitando todo o momento e sabendo lidar da melhor forma possível com esse sentimento de tristeza e vazio.

Como superar a morte de um animal de estimação

Superar a morte de um animal não é uma tarefa simples, principalmente pela carga de sentimentos ruins que se tem com toda a situação. Porém, é possível encontrar maneiras para lidar da melhor forma com essa dor. Confira a seguir.

Expresse e respeite seus sentimentos

Parte do processo de superação da morte de um animal é saber viver cada etapa do luto. Isso inclui chorar se tiver vontade ou não expressar qualquer reação, falar para as pessoas como era a sua relação com o seu pet, o que aquele momento está ensinando a você, contar o quanto você gostava dele e o quanto fará falta na sua vida.

O importante é que você expresse tudo aquilo que quiser e sentir vontade de fazer. Mostrar como você se sente e jogar para fora suas emoções é uma excelente forma de lidar com as emoções e sentimentos de uma maneira mais saudável.

Faça um funeral para seu amigo

Um bichinho de estimação se torna parte da família e pode ser difícil aceitar que ele se foi para sempre. Ao invés de simplesmente enterrá-lo no fundo do quintal ou ligar para a prefeitura vir buscar o corpo do seu animalzinho, uma boa forma de passar por esse luto é fazendo algum rito de passagem para simbolizar a despedida do seu amigo tão querido.

Muitas pessoas já realizam alguns tipos de funerais e, atualmente existem empresas que oferecem esse tipo de serviço especializados em pets. Procure saber mais sobre o tema e os melhores locais para a oferta desta despedida merecida ao seu amigo.

Mude o ambiente após a perda

Provavelmente, se você perdeu um bichinho de estimação, tem algum canto da casa que te lembra muito dele. Você se lembra dos momentos de brincadeiras, de risadas, de descontração, de carinho e de amizade.

Por isso, uma sugestão que pode te fazer muito bem, mentalmente falando, é mudar a reorganização deste ambiente que te faz relembrar do seu amigo e retirar objetos que pertenciam a ele. Não é para te fazer esquecer do pet, mas para que você evite ficar lembrando disso o tempo todo. Guarde ele apenas no seu coração.

Reflita sobre as lembranças materiais do pet

Pode ser bem difícil se desfazer dos objetos do seu bichinho, como do potinho de ração, das roupinhas, dos brinquedos, da casinha, enfim. Mas, é preciso entender que isso já não terá mais utilidade na sua casa.

Por isso, pense em doar para algum animal que não tenha e que precise desses itens. Uma boa é entrar em contato com Organizações Não-Governamentais - ONGs e protetores de animais abandonados para entender como os itens do seu animal podem ajudar essas organizações. Esses objetos com certeza poderão levar muita alegria para os que não tiveram a mesma sorte que seu amigo amado.

Recorde os bons momentos ao lado do pet

Pode ser por meio de uma fotografia, ou até mesmo acessando suas memórias mais profundas. Lembrar de bons momentos entre você e o seu pet é o melhor remédio e consolo para a dor da perda.

Isso poderá te ajudar a viver momentos nostálgicos, expressar o que sente – porque pode ser que te bata uma vontade de falar com alguém sobre isso ou de apenas falar consigo mesma sobre o que está sentindo – e você poderá e começará a assimilar melhor o luto e a perda do seu amigo.

Busque ajuda especializada

A tristeza pela perda do seu melhor amigo é normal e totalmente compreensível. O bichinho é como um ser humano para muitas pessoas e essa dor deve ser sempre respeitada e levada em consideração. Mas, em casos em que o luto e a tristeza permanecem por um grande período de tempo, é um sinal preocupante.

Em geral, a dor do luto por um animal não deve durar mais de um mês, mas cada caso é um caso. Se, com a morte do seu animal, você está sofrendo de ansiedade, insônia, apatia, ou até sente um início de depressão, não deixe de procurar um psicólogo, pois ele poderá te ajudar a lidar melhor com essa situação.

Como ajudar alguém a superar a morte de um animal

Mais sofrido do que ver um bichinho partir é olhar o sofrimento do tutor que fica. Mas você pode oferecer ajuda para quem está passando por esse momento tão difícil. Confira, a seguir, algumas ações que você pode fazer para amenizar a dor de alguém.

Dê atenção especial a crianças de luto

As crianças costumam sofrer muito com a perda de um animal. Dependendo da idade, é muito difícil ela entender o luto. Mas é preciso ouvi-las, é preciso abrir espaço para que elas se expressem e digam o que estão sentindo. As crianças também precisam desse momento de luto para compreender suas emoções.

Um conselho é que jamais esconda a morte de uma criança, por exemplo, falando que o animal fugiu ou foi para um outro lugar. Seja claro com o pequeno desde sempre. Se o luto estiver muito difícil de ser superado pela criança, é necessário buscar ajuda de um psicólogo infantil.

Ouça e entenda o sentimento do outro

Como já falamos aqui, expressar as emoções é muito importante nesse momento tão difícil. Mostre-se para a pessoa de luto o seu ombro amigo. Converse com ela sobre o que está sentindo, deixe que ela fale sobre o seu pet, sobre os bons momentos que os dois viveram juntos.

Por mais que, olhando de fora, alguns achem que é só um animal, ou até sugerindo para comprar outro, os bichinhos são membros da família e isso deve ser levado em consideração nesse momento de conversa. Jamais minimize o sofrimento ou a importância que o pet tinha para o seu tutor.

Ofereça ajuda com algumas tarefas

Como a cabeça do tutor pode estar bagunçada com um monte de coisas para resolver, se ofereça para ajudar em algumas tarefas. Se o trabalho da pessoa está acumulado ou a casa precisa de uma faxina, veja o que é possível ser feito por você.

Ofereça ajuda com o funeral do pet dele – essas cerimônias costumam ser bem semelhantes aos de humanos, por isso, podem dar um certo trabalho. Além disso, se puder, pense em levar lanches, enfeites para o altar, incensos e o que mais julgar útil para esse momento. Com certeza essa pessoa vai se sentir melhor com o seu apoio.

Convide a pessoa de luto para distrações

Muitas vezes, é normal que a pessoa que esteja sofrendo com a perda do seu amigo do coração não queira sair de casa ou não tenha vontade de fazer atividades que antes eram comuns para ela. A tristeza pode fazer isso, e é normal até certo ponto.

Mas, faça com que ela se esforce um pouco e leve-a para passear, para apreciar uma boa comida, para caminhar, para respirar um ar puro no parque, ou, se ela não quiser sair, se ofereça para cozinharem juntos algo especial. Promova pequenos momentos de alegria para que ela comece a voltar à rotina, mas claro, sempre respeitando o processo do luto.

Dê um presente que possa animar a pessoa de luto

Presentes são uma forma bem bacana de trazer um pouco de alegria para uma pessoa em luto. As opções variam conforme o gosto e a personalidade de cada tutor. Mas aqui vão algumas dicas: em geral, algo que seja de comer facilita muito a vida de quem está triste, pois a ajuda a economizar tempo com tarefas de casa (aqui vale uma cesta de café da manhã ou ate mesmo um jantar, sopas, etc).

Algumas outras opções são flores, um pijama, pantufas e até algo que lembre seu bichinho (aí vai da sua imaginação e do quanto você conhece essa pessoa).

7 atividades que ajudam a superar a morte de um animal

O período de luto é totalmente normal e necessário, mas existem algumas ações que podem te fazer muito bem e potencializar a superação da dor e do sofrimento. Confira quais são elas nos próximos tópicos.

Atividades voluntárias

Nada melhor e mais reconfortante para o coração do que ajudar o próximo e os menos favorecidos com boas ações. Além de ajudar você a passar o tempo e distrair sua mente da dor da perda do seu amigão, você promove o bem e se sente mais importante nas suas ações.

Doe o seu amor e o seu tempo a uma instituição de caridade, uma ONG de animais que você conheça, um orfanato, um asilo, um abrigo para acolher moradores em situação de rua, uma igreja que faça algum trabalho parecido, enfim, são infinitas as possibilidades.

Exercícios físicos

Mesmo não sentindo vontade de sair de casa, não é saudável ficar sem se movimentar. Por isso, assim que se acalmar e se sentir melhor, caminhe ou faça exercícios físicos. Isso não é bom somente para o seu corpo, mas para sua mente e sua alma também.

O exercício físico tem o poder de liberar substâncias no seu organismo que te fazer se sentir mais feliz e a pensar mais positivamente. A parte boa de um bom exercício físico é que, se você estiver sofrendo de insônia, ele também melhora essa questão. Ou seja, é o seu aliado número 1.

Meditação ajuda a superar a perda

A meditação é uma excelente maneira de conectar você com o momento presente, de te fazer parar para respirar e tomar consciência do que está acontecendo. Se você está com dificuldade de aceitar o luto, a meditação poderá, com certeza, te ajudar.

Faça isso ficando em uma posição confortável, feche seus olhos, e inspirando e expirando de forma lenta e consciente. Na internet você poderá encontrar meditações guiadas e temáticas para pessoas que estão de luto. Vale a pena pesquisar e colocar em prática o que melhor funcionar para você.

Cultivo de plantas e jardinagem

Esse é um hobby muito comum atualmente e que pode te ajudar muito a passar pelo momento do luto. As plantas, apesar de não se mexerem e não falarem como se sentem, são boas ouvintes das pessoas que as cuidam e as regam, sabia?

Adquira algumas plantas e comece a praticar a jardinagem. Essa é uma excelente terapia, principalmente pelo fato de mexer com a terra, de estar cuidando de um ser vivo e estar em contato direto com a natureza.

Leitura é ótimo para perda de um amigo

A escolha de um bom livro é uma excelente alternativa para te trazer um conforto e um acolhimento que talvez você possa não encontrar em um familiar ou amigo. Uma história envolvente te traz uma reflexão, te faz mergulhar na história, te faz encontrar o momento presente.

Então, escolha um livro com alguma história que te agrade e, até que tenha a ver com o seu momento atual e mergulhe na leitura. Reflita muito sobre os seus sentimentos.

Filme ou série

É difícil encontrar quem não goste de um bom filminho com uma pipoca, não é mesmo? Esse pode ser um momento reconfortante para lidar melhor com essa fase do luto. Escolha um bom filme ou a sua série favorita e aperte o play.

Se quiser, pode até convidar um amigo para assistir o filme ou a série com você. Esse momento é legal, também, para que você converse com ele, fale sobre o seu pet que se foi, e aproveitar o momento.

Adotar um novo amigo

Adotar um novo pet é indicado apenas depois do luto passar e não como uma forma de mascarar a dor da perda. Cada animal é único e merece ser tratado assim. Mas você pode e deve considerar a adoção de um novo amigo quando estiver pronto para dar todo o amor e carinho que ele merece.

Mas lembre-se: não se sinta culpado por estar adotando outro membro da família. O seu pet anterior continuará sendo especial para você e suas memórias serão eternas. Abrir espaço para um novo amor é uma grande etapa para superar o luto.

Não deixe de viver o luto

Vimos aqui que, embora o luto seja um sentimento muito ruim, ele deve ser vivenciado do começo ao fim. Isso é saudável e ajuda no processo de retomada à rotina. Respeitar seus sentimentos, expressar o que sente e conversar com familiares e amigos ao seu redor é uma excelente maneira de superar o luto.

Além disso, você aprendeu que estar em movimento e ocupar sua mente com atividades saudáveis são muito benéficas para seu corpo e psicológico. E, que estar em reflexão constante sobre o momento presente é um jeito muito bom de entender o que está acontecendo e conseguir dar os próximos passos de volta à rotina, mas, claro, sempre lembrando com muito carinho do seu amigo.

Autor deste artigo

Jornalista, redatora e apaixonada por animais.

Palavras-chave relacionadas


Dicas Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.