Escova para gatos: confira tipos e dicas para escovar o pelo

Escova para gatos: confira tipos e dicas para escovar o pelo

Utilizar a escova para gatos correta pode ajudar (e muito) na manutenção da saúde do seu animal. Saiba qual é mais indicada para cada tipo de pelo!


Procurando escova para seu gato?

Gato sendo penteado.

Muitos gatos costumam deixar pelos espalhados pela casa: no chão, nos sofás, nas camas e outros móveis, principalmente quando estão em períodos de troca de pelos. Além disso, muitas vezes podem sofrer com bolas de pelos incômodas que podem causar vômitos e mal-estar.

A melhor forma de resolver esse problema é através da escovação frequente, com o uso de uma escova própria para cada tipo de pelo. Conheça as melhores opções de escova para gatos neste artigo para manter seu pet sempre bonito e saudável, além de conhecer formas para evitar quedas de pelo excessivas.

Abaixo você encontrará as melhores indicações para gatos de pelo curto, médio ou longo e como realizar a escovação de forma menos traumática para seu felino, de forma a auxiliar na manutenção da saúde de seu pet!

Tipos de escova para gatos e suas utilidades

Gato sendo penteado em petshop.

Existe uma variedade grande de escova para gatos no mercado que atende a determinadas necessidades de cada felino. Alguns possuem pelos longos, outros possuem pelos curtos e cada uma das escovas resolve problemas diferentes em cada caso. Confira abaixo cada opção para escolher a melhor para seu bichano!

Escova furminator

Escova furminator

Durante algumas mudanças de estações, como outono e primavera, é normal que os gatos façam a troca de pelos. Isso porque serve para se prepararem para épocas mais quentes ou mais frias. Nesse processo, podem restar alguns pelos mortos que ficam presos à nova muda dos bichanos.

A furminator serve exatamente para esse propósito: com cerdas de aço mais finas e precisas, ela remove os pelos mortos que costumam se acumular nos sofás ou que ficam soltos no ambiente e não são retirados por outras escovas. Além disso, possui um botão que auxilia na remoção e deve ser pressionado quando utilizada.

Escova rasqueadeira para gatos

Escova rasqueadeira para gatos

A escova rasqueadeira é uma das mais populares entre os donos de gato e é muito comum em petshops que trabalham com banho e tosa. Ela serve, principalmente, para gatos que possuem pelos longos. Seu material é de aço inox, o que previne ferrugem, além de ter um custo bem acessível.

Apesar de ser de aço, ela não machuca a pele dos gatos e suas cerdas alongadas são excelentes para desembaraçar os fios. Além disso, ela possui variação de tamanho, a depender do tamanho do próprio animal.

Luva para escovar pelo de gato

Luva para escovar pelo de gato

As luvas para escovar pelos têm ficado bem populares nos últimos tempos. Isso porque também auxiliam na retirada do pelos mortos através de uma tecnologia de magnetismo: os pelos grudam na escova e depois podem ser retirados e jogados nos lixos convencionais.

O tamanho das luvas é ajustável ao tamanho das mãos dos tutores, além de serem menos invasivas. A sensação que o pet terá é de ser acariciado, o que ajuda bastante com aqueles gatinhos que não gostam muito de outros tipos de escovas. As cerdas são de silicone, o que também não fere os animais.

Pente removedor de nós

Pente removedor de nós

O pente removedor de nós é indicado principalmente para felinos que possuem pelos longos e médios. Bem parecido com pentes humanos convencionais, ele possui cerdas de aço carbono laterais bem fininhas que auxiliam na remoção de nós formadas ocasionalmente.

Para o uso desse pente é recomendado conferir se o gatinho não possui ferimentos na pele e deve ser manuseado com movimentos suaves e horizontais, para que a retirada dos gruminhos não machuque o animal. Além disso, o excesso de pelos deve ser retirado, já que seu foco principal é desembaraçar o pelo e não tirar o excesso.

Escova para gato com pulgas

Gato sendo penteado deitado sobre tapete.

É comum que alguns gatinhos sofram com pulgas de vez em quando, especialmente aqueles que têm acesso à rua. Entretanto, nem todos os remédios anti pulgas são recomendados para uso felino. Por isso, as escovas anti pulgas foram feitas para melhorar a saúde dos bichinhos.

Quem já teve piolhos na infância deve se lembrar dos pentes finos usados pelas mães para remoção dos parasitas. A escova anti pulgas é a mesma coisa: cerdas de aço inoxidável longas e bem finas que prendem as pulgas e as removem através das passadas. Além disso, são compactas e fáceis de manusear.

Escova dupla face para gatos

Indicada para gatos de pelos curtos, médios ou longos, a escova dupla face é realmente um produto dois em um: de um lado, as cerdas metálicas são indicadas para os pelos longos, do outro, as cerdas macias removem pelos mais curtos.

Ela também auxilia na retirada dos pelos mortos, além de desembaraçar bem os pelos e deixar os gatinhos com uma pelagem brilhante e macia. É semelhante a uma escova de cabelos humana, o que a faz ser bastante resistente e fácil de utilizar.

Escova com dentes largos ou curtos

A escova de dentes largos também é ideal para gatos de pelos longos, já que ela serve para desembaraçar e para retirar o excesso de pelos que eles gatinhos costumam ter. Por ser mais larga, ela não machuca a pele do animal e não causa traumas.

Já as de dentes curtos são ideais para pets de pelagem mais curta, o que também auxilia na retirada de possíveis emaranhados, além de pelos mortos. Dessa forma, os pelos do bichano permanecem sempre brilhantes e sedosos.

Dicas para usar a escova para gatos

Gato sendo penteado deitado sobre cobertor.

Escovar o pelo dos gatinhos é mais fácil do que parece, mas requer prática frequente tanto para a higienização do animal e do ambiente quanto para mostrar ao gato que a ação não apresenta riscos. Saiba como criar uma rotina de escovação nos momentos certos para manter o bichano saudável!

Escolha o momento ideal

Assim como o momento de cortar as unhas, o da escovação precisa ser bem pensado para que não cause traumas no gato, senão ele vai ter uma reação ruim toda vez que se sentir “ameaçado” pela prática. Os melhores momentos são quando os gatos estão tranquilos ou pedindo carinho, já que a escovação corresponde aos afagos.

Algumas vezes eles podem se sentir incomodados, então é bom atender a esses sinais: pare de escovar, deixe o gato se tranquilizar e, mais tarde, tente novamente. Até que o gato se acostume, escová-lo com calma faz com que ele crie confiança no processo.

Escove na direção correta

Para os diferentes tipos de pelos as recomendações de escovação são um pouco distintas: gatos de pelo curto podem ser escovados em apenas um sentido, sempre acompanhando o crescimento do pelo. Isso já é o suficiente para remover os pelos soltos sem incomodá-los.

Já nos casos de gatos com pelos médios ou longos, a escovação deve ser feita da mesma forma, mas, caso haja muitos nós, o tutor pode pentear os pelos de fora para dentro, com calma para não machucar. Ao final, bata pentear no sentido de crescimento novamente para alinhar a pelagem.

Remova os pelos da escova

Assim como outros produtos de higiene pessoal, a escova para gatos deve ser higienizada sempre que a escovação terminar. Isso faz com que ela sempre esteja pronta para ser utilizada novamente sem que os pelos velhos se acumulem nos novos na próxima escovação.

Os pelos retirados podem ser amassados e descartados em um lixo comum. Se forem jogados no ambiente podem acabar se misturando ao móveis e formando bolinhas de pelo pela casa. Além disso, algumas escovas podem ser lavadas para ficarem ainda mais higienizadas, basta conferir se o material de que é feita permite lavagens.

Use petiscos para amansar o gato

Algumas vezes, especialmente no começo da prática de higienização dos pelos, é normal que os gatinhos não cedam de bom grado na hora da escovação. Uma técnica que pode auxiliar é a de oferecer petiscos.

Dessa forma, toda vez que o gato for escovado ele irá associar a higienização ao recebimento de uma recompensa e esperar prontamente pela próxima vez, o que ajuda a não causar traumas que podem dificultar o processo novamente. Assim, a rotina de escovação passa a ser natural para o bichano, que não vai mais estranhar a prática.

Faça a escovação na frequência recomendada

Alguns gatinhos necessitam de mais ou menos ciclos de escovação durante a semana. Os de pelos curtos demandam de uma a duas escovações semanais, já os de pelo longo necessitam de escovação diária. Os de pelos médios podem ser adaptados dentro dessa média.

Como os gatos são animais que prezam muito por uma rotina para não se sentirem estressados, é interessante estabelecer dias e horários certos para escovar os pelos dos animais, assim eles já estarão esperando para serem higienizados em momentos específicos, sem que haja surpresas desagradáveis.

Cuidados com o pelo do gato (além da escova)

Gato sendo penteado.

Fora a utilização da escova, são necessários alguns outros cuidados para manter os pelos dos gatos sempre bonitos e saudáveis, já que eles também servem como indicadores de saúde. Por exemplo, quedas anormais nos pelos podem indicar que algo está errado com seu pet. Conheça outros cuidados essenciais!

Dê banho quando for necessário

Como gatos são conhecidos por serem animais bastante limpos que fazem sua própria higienização regularmente, nem sempre é recomendado dar banhos no felino. Em geral, banhos são desnecessários quando o gato não tem acesso à rua justamente por isso.

Em contrapartida, os que costumam sair normalmente voltam para casa demasiadamente sujos ou podem adquirir problemas de pele, como dermatites. Nesses casos, os banhos podem ser periódicos com objetivos terapêuticos, com propriedades que ajudarão na saúde da pele do felino. Nesses casos, é importante a recomendação de um veterinário.

Ofereça alimento nutritivo

Como dito anteriormente, os pelos do gato podem ser indicadores de saúde e é bom sempre observar se não existe queda anormal de pelos que acabe deixando muitos pontos do corpo do animal expostos. Se isso ocorrer, é importante contatar um veterinário, que pode substituir a ração atual por outra mais proteica.

Quando há uma falta de nutrientes muito grande na alimentação, os fios podem ficar enfraquecidos, quebradiços e opacos, o que resulta nas quedas. Existem rações próprias para o fortalecimento do pelo que ajudam na recuperação de nutrientes e podem evitar problemas de saúde futuros.

Considere tosar seu gato

Assim como os banhos, nem todos os gatos precisam realmente de tosas. Gatos que costumam passear normalmente precisam de tosas de tempos em tempos quando há problemas específicos, mas, no geral, a tosa mais comum em gatos é a higiênica, não a total.

Ela consiste em aparar os pelos da região íntima dos gatos, de forma a evitar acúmulo de sujeira na hora de fazer as necessidades. É bastante comum em gatos mais velhinhos que precisam de auxílio para realizar algumas ações. Fora isso, a tosa deve ser recomendada por um veterinário responsável antes de ser realizada.

Tome cuidado com as bolas de pelo

Quando os gatinhos não são escovados na frequência correta, é comum a formação de bolas de pelos que podem ser incômodas para o animal a longo prazo. Isso ocorre porque, quando tomam banho de língua, os animais acabam ingerindo uma grande quantidade de pelos mortos.

Como os gatos possuem línguas ásperas, com diversos ganchinhos, esse pelo é retirado e se acumula no sistema digestivo do pet e é quando nascem as bolas de pelo. Por causarem muito incômodo, os gatos precisam expelir essas bolas de pelo através do vômito. Por isso, uma rotina de escovação pode ajudar a diminuí-las.

Saiba identificar sinais de problemas

Se o gato apresenta quedas de pelos excessivas e de forma localizada, que deixam espaços do corpo do gato sem pelos, ou aparecimento de feridas no local das quedas, é importante levar o animal a um veterinário. Esses problemas podem ser causados por stress, fungos, desnutrição ou até brigas com outros felinos.

Além disso, é importante observar também a queda de pelos nas orelhas dos gatos: eles podem estar sofrendo com fungos ou outras doenças de peles bastante incômodas.

Agora você já sabe tudo sobre cada escova para gatos!

Gato sendo penteado deitado sobre carpete.

Depois de descobrir qual escova utilizar em cada tipo de pelo, a forma como deve ser manuseada, a frequência adequada para escovação e outras dicas de como manter o pelo do seu gato sempre brilhante e saudável, basta colocar o aprendizado em prática. Ao sinal de algum problema, não se esqueça de prestar atenção no comportamento do seu pet.

Lembre-se sempre de apostar no acompanhamento médico para manter a saúde do seu animal em dia e seguir as recomendações corretas em relação aos banhos e tosas higiênicas. Com todos esses cuidados, seu gato será sempre um animal feliz, realizado e saudável. Nos vemos nos próximos artigos!

Autor deste artigo

Formada em Letras - Português pela Universidade do Estado de Minas Gerais, trabalho como redatora freelance e revisora de textos acadêmicos, e-books e artigos. Apaixonada por gatos e roedores.

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Dicas Felinos Filhotes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.