Como cuidar de um filhote de papagaio? Confira dicas de criação!

Como cuidar de um filhote de papagaio? Confira dicas de criação!

Você quer adotar um filhote de papagaio? Pois fique sabendo que os cuidados necessários com essa ave são vários! Confira tudo aqui!


O filhote de papagaio

Dois filhotes de papagiao

O papagaio é uma das aves mais cobiçadas do Brasil para adoção. Apesar disso, adotar e criar um filhote de papagaio deve ser uma decisão tomada com cuidado. A maioria das pessoas não sabem, mas existem muitas variáveis pelo caminho, desde a adoção até os cuidados na criação.

O papagaio nasce sem penas e cego, totalmente dependentes para sobreviver. O crescimento é rápido, e com dois meses de vida a ave já está com seu empenamento completo. A fase filhote dura 3 meses. Nela, o papagaio já está praticamente com suas medidas de adulto, e entra no que seria chamado de primeira infância.

Como cuidar de um filhote de papagaio?

Filhote de papagaio recebendo alimentação através de seringa

Muitos cuidados são necessários com o filhote de papagaio. Ele precisa de atenção constante, uma temperatura corporal boa e até a alimentação deve ser bem regrada.

Portanto, não adote seu papagaio nesta idade se não for bem informado quanto à criação dele.

A saúde do papagaio filhote

Pra começar, leve seu filhote de papagaio ao veterinário se perceber qualquer mudança física ou comportamental. Mesmo o menor problema de saúde pode virar uma complicação se não tratada, pois a imunidade do filhote é frágil.

Durante esse período também é obrigatório garantir uma temperatura agradável na gaiola de seu papagaio. O ideal é que a gaiola passe a maior parte do tempo na sombra, pegando raios solares apenas em momentos do dia em o calor não seja tão forte.

Alimentação do filhote de papagaio

Você deve alimentar seu filhote de papagaio com um produto específico, uma papa que facilita a ingestão que já é vendida pronta.

O filhote também deve comer mais vezes ao longo do dia do que o adulto: de 6 a 8 vezes. O número de refeições diárias deve ir diminuindo, até que com 60 dias chegue a 4. A partir de então, você deve começar a misturar a alimentação de filhote com a de adulto. Com 90 dias essa papa deve ter sido removida da dieta do papagaio.

A papa deve ser servida morna, nunca quente, e de preferência usando uma seringa ou colher. A embalagem do produto contém a medida das porções a serem servidas.

Ensinar desde filhote

Seja para acostumar o seu papagaio a ficar na sua mão, para receber carinho, ou mesmo para ser treinado, o melhor momento é durante a infância.

O papagaio desenvolve seus costumes enquanto filhote. Por ser uma ave muito inteligente, é capaz de absorver informação com facilidade. Apenas cuidado para não forçar a barra: o papagaio é um animal estressado que desenvolve problemas psicológicos com facilidade.

Como adotar um filhote de papagaio?

Não adote qualquer ave sem o devido preparo. O filhote de papagaio é um investimento caro, portanto algumas precauções devem ser tomadas para garantir que você não está perdendo tempo e dinheiro com uma adoção errada.

Cuidados com a adoção

O papagaio é um animal protegido pelo Ibama. Acontece que a ave é uma das mais cobiçadas para adoção, e por isso o tráfico ilegal dela é bem difundido em todo o território.

A maioria dos papagaios legais para adoção são na verdade animais resgatados ou filhotes destes. Estes filhotes de papagaios não têm mais como se adaptar a seu habitat natural, então são ótimas opções para adoção.

Adote em locais confiáveis

Não adote seu filhote de papagaio em qualquer lugar. O ideal é localizar criadouros autorizados, onde a reprodução já é realizada em cativeiro. O animal nascido e criado em cativeiro já é adaptado a essa vida, portanto não tem perigo de desenvolver quadros de depressão e tristeza.

Além disso, o animal comprado em locais regularizados é devidamente alimentado e tratado, o que aumenta as chances de seu papagaio ser saudável e feliz. O mesmo não pode ser dito de papagaios adquiridos de forma ilícita.

Em caso de dúvida, ligue para a linha verde do Ibama e peça recomendação de locais autorizados próximos a você.

Exija o registro da ave

É essencial o recebimento de um Certificado de Registro na adoção de um filhote de papagaio. Esse documento é expedido pelo órgão competente pela fiscalização e liberação da ave para adoção, o que confirma a legalidade da compra.

Outro detalhe a se atentar é se o papagaio tem uma anilha fechada em uma das patas ou um microchip. Todas as aves legalizadas para adoção possuem um destes dois.

Ao adquirir seu filhote de papagaio, exija também a Nota Fiscal, verificando a presença do CNPJ do criadouro.

Leve ao veterinário

Assim que você fechar a adoção de seu filhote de papagaio, leve-o ao veterinário o quanto antes. Por mais que você seja cuidadoso, precavido e compre em local autorizado e confiável, isso é essencial.

Às vezes o animal pode vir com algum princípio de doença, e o ideal é verificar o quanto antes.

Outros cuidados necessários com o papagaio

Papagaio pousado em galho fino

O papagaio é um animal inteligente e complexo. Existem muitas coisas sobre ele – seja sobre criação, temperamento, alimentação ou oque for – que as pessoas não sabem ou não entendem bem, e isso pode prejudicar na hora de ter um.


A gaiola para o filhote de papagaio

A gaiola para seu filhote de papagaio requer algumas precauções. Pra começar, a ave desde filhote precisa de espaço para abrir suas asas, então garanta uma gaiola grande o suficiente para isso.

Evite gaiolas redondas, pois causam insegurança no papagaio. A gaiola precisa também estar sempre com papel forrando seu fundo. O papel deve ser trocado diariamente e não deve ser jornal, pois sua tinta é tóxica para papagaios.

Quanto ao bebedouro, o ideal é que seja de barro ou alumínio. O poleiro deve ser de madeira. O papagaio costuma derrapar em poleiros de plástico, o que pode causar problemas de artrite a longo prazo.

Alimentação do papagaio adulto

A alimentação do papagaio adulto de estimação tem como base a ração, compondo cerca de 50% da alimentação diária da ave. A ração contém todos os nutrientes necessários para ela, sempre nas medidas exatas.

Além da ração, diversas frutas e verduras são excelentes alimentos na dieta do papagaio. O ideal é diversificar, dando sempre frutas diferentes. Apenas fique de olho, pois algumas frutas são muito nocivas para o organismo do seu bichinho, como o tomate e o abacate.

Animal sensível e sociável

O papagaio é um animal muito sociável, que gosta sempre de estar em contato com pessoas ou outros animais. Por serem muito carentes e sensíveis, eles podem até desenvolver quadros de depressão ou se tornarem agressivos caso se sintam abandonados.

O ideal é você dar atenção para o seu papagaio todo dia por um tempo considerável. Outra opção boa é adotar dois papagaios, que podem fazer companhia um para o outro sem causar estresse.

Um relacionamento para a vida toda

Papagaio

Ter um filhote de papagaio é um compromisso a partir do momento que você decide fazer a adoção. Criação, alimentação e adoção requerem cuidados especiais. Mesmo após essa fase, eles são animais caros de se manter e criar, além de exigirem muita atenção para não ficarem tristes.

Apesar disso, se você estiver realmente disposto a esse compromisso, vale muito a pena: inteligentes, sociáveis, engraçados e bonitos, os papagaios serão companheiros incríveis. Mais que um animal de estimação, um papagaio é um verdadeiro relacionamento, e por viver quase tanto quanto um ser humano em média, é realmente um amigo para a vida toda.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


filhote Papagaio ave cuidados

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.