Descubra como matar escorpião com métodos caseiros simples!

Descubra como matar escorpião com métodos caseiros simples!

Nesse artigo, você irá conhecer algumas maneiras simples e práticas para matar um escorpião dentro de casa!


O perigo dos escorpiões preto e amarelo!

Escorpião amarelo sobre pedras, close-up.

Presentes no planeta há mais de 450 milhões de anos, os escorpiões são animais extremamente resistentes. Apenas no Brasil, já existem cerca de 185 espécies de escorpiões, sendo que 4 dessas espécies são perigosas, podendo levar ao óbito. Os escorpiões preto e amarelo, por exemplo, são altamente venenosos.

O habitat natural desse animal é o Cerrado. No entanto, ele pode se adaptar aos mais diversos lugares, desde que sejam quentes, escuros e relativamente secos. Portanto, se você mora perto de um lugar com essas características, é importante ficar de olho. Pensando nisso, neste artigo, separamos algumas dicas de como manter a sua casa protegida de escorpiões.

Mas saiba que as medidas a seguir são apenas algumas alternativas em casos de urgência. Contar com a ajuda de profissionais é sempre a melhor escolha a se fazer.

Como matar escorpião com veneno caseiro

Escorpião preto sobre toco de árvore.

Caso você não possua ajuda profissional, uma das melhores formas de se matar um escorpião é utilizando veneno caseiro. Nesse tópico, vamos ensinar algumas das receitas que podem ser eficazes nessa ocasião.

Veneno caseiro de ácido bórico

O ácido bórico é um tipo de veneno caseiro muito eficiente para matar não apenas escorpiões, mas diversos outros insetos. Ele pode ser usado na sua forma pura, que é bastante potente, como também diluído na chamada água boricada.

Para utilizá-lo contra os escorpiões basta espalhá-lo pelos lugares da casa onde os escorpiões podem passar, como cantos escuros escondidos atrás ou dentro dos móveis.

Uma das grandes vantagens desse veneno é que ele serve também para matar outros insetos que poderiam servir de alimento para o escorpião, tornando a vivência dele mais difícil. Mas lembre-se de deixar animais e crianças longe desse produto, pois quando é ingerido ou inalado pode acabar causando intoxicações.

Veneno caseiro para matar escorpião com óleo de cedro

O óleo de cedro é um remédio cruel contra escorpiões. Ao entrar em contato com o corpo do animal, ele o desidrata e sufoca, além de liquefazer sua gordura corporal. Para isso, você deve borrifar o óleo pela casa, em todos os lugares em que o escorpião pode se esconder.

O lado positivo é que esse óleo é inofensivo para humanos e animais. Mesmo assim, é melhor deixar fora do alcance de crianças, porque caso ele seja ingerido em grandes quantidades, pode causar problemas.

Em conjunto com o óleo de cedro, você pode utilizar pedaços do tronco dessa árvore. Polvilhe esses pedaços ao redor de portas e entradas de casa, e utilize como substrato para as plantas que você tiver em casa. Isso também ajudará a manter os escorpiões longe.

Veneno caseiro com terra de diatomáceas

Para quem não conhece, a terra de diatomáceas é um pó branco originado de uma rocha sedimentar, composta de dióxido de silício, uma substância que se parece com a sílica utilizada em embalagens de eletrônicos, para evitar a umidade.

A terra de diatomáceas é facilmente encontrada no mercado e muito utilizada, na agricultura, como como inseticida em pó que controla pragas com um efeito imediato. A maior vantagem desse produto é que ele é ecológico, pois não deixa resíduos tóxicos na natureza. Além disso, ela é inofensiva para humanos, desde que não seja inalada.

Em aracnídeos, como o escorpião, essa substância quebra a queratina e destrói o sistema digestivo deles. Sendo assim, a terra de diatomáceas consegue ser muito mais efetiva do que inseticidas comuns.

Veneno caseiro com lavanda

A lavanda por si só é um veneno natural contra insetos. Quando plantada dentro ou fora de casa, criam um certo tipo de barreira repelente contra animais como os escorpiões, não deixando que eles ultrapassem e entrem dentro do local.

No entanto, ela não mata o animal ou faz mal a ele, apenas o repele. Então não é o método mais eficaz quando utilizado sozinho. O recomendado é que o veneno caseiro com lavanda seja utilizado junto com outros tipos de veneno que tenham a capacidade de matar o escorpião.

A maior vantagem da lavanda é que além dela ser fácil de cuidar, ela é inofensiva para outros animais como cachorros e gatos, e também deixa a casa perfumada e enfeitada.

Outras formas de matar escorpião

Mão segurando escorpião preto.

Além dos venenos caseiros, existem outras formas de tentar matar esses animais. Algumas bastante eficazes são as armadilhas que podem ser feitas de várias maneiras. Veja agora como prepará-las para matar um escorpião.

Armadilha para matar escorpião com cola

Essa é uma das armadilhas mais comuns para matar não apenas escorpiões, mas todos os tipos de insetos que estejam invadindo a sua casa. Para prepará-la, basta colocar uma lata baixa – como aquelas de sardinha – com uma quantidade significativa de cola nos cômodos, ou colocar a cola direto em caixas e sapatos pelos quais eles certamente passarão.

O ideal é deixar a cola ali de um dia para o outro. A cola irá prender o escorpião e impedir que ele possa se mover para fugir.

Essa é uma armadilha que precisa ser muito bem pensada. Se certifique de estar colocando-a no lugar mais propício do escorpião aparecer, ou seja, em lugares escuros e quentes. Outro ponto de atenção é não deixar a cola ali por muito tempo, pois ela pode secar e se tornar inutilizável.

Armadilha para matar escorpião com ratoeiras

As ratoeiras são famosas por servirem para caçar ratos, mas também podem ser de grande ajuda na hora de capturar um escorpião. Basta deixá-la em um local estratégico, em que a possibilidade de aparecer um desses é alta. Ou seja, em locais escuros como dentro de um guarda-roupas, de um sapato ou atrás de móveis grandes.

Uma dica valiosa é deixar junto à ratoeira um inseto morto, como uma barata ou um grilo, que são os preferidos dos escorpiões. Assim, quando ele for até a ratoeira para pegar sua presa, será capturado.

Conte com predadores para matar o escorpião

Uma das maneiras mais práticas de matar um escorpião é contar com a ajuda da própria cadeia alimentar para que isso aconteça. Manter predadores de escorpião por perto vai fazer com que eles não apenas morram quando resolverem aparecer, como também irá espantá-los com o tempo.

Alguns predadores dos escorpiões são as lacraias, sapos, gaviões, corujas, aranhas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos. Caso você more em um local propício para algum desses animais, como áreas verdes e úmidas, mantê-los por perto pode ser de grande ajuda.

No caso de sapos e galinhas, eles não apenas consomem escorpiões, como também outros insetos que poderiam servir de alimento para o escorpião, dificultando a sua estadia nos arredores.

Procure um objeto que possa perfurar o escorpião

Em última instância, caso você tenha muita dificuldade de eliminar um escorpião e decida caçá-lo, você precisará de uma luz negra (ultravioleta) e objetos que possam perfurar o exoesqueleto dele. A luz negra serve para que você consiga enxergar o animal, uma vez que, quando expostos a ela, o escorpião brilha, o que te ajudará a saber onde eles estão sem precisar se aproximar muito.

Junto com a luz negra, leve junto com você um objeto grande, de preferência, que tenha a capacidade de perfurá-lo. Um exemplo de objeto é um espeto comprido, como aqueles que são utilizados para catar folhas e papéis na rua. Com um desses, você conseguirá esmagá-los sem precisar se aproximar muito, e sem correr o risco de quem eles te alcancem antes que você possa fugir.

Use uma bota para matar o escorpião esmagado

Outra opção para matar um escorpião caso você decida procurar por ele dentro de casa é utilizar uma bota nos pés. Assim caso você veja o escorpião, conseguirá pisar nele, sem precisar entrar em contrato diretamente com o animal.

Aqui é importante lembrar que a luz negra também será essencial. Isso porque para procurar pelo escorpião, você terá que estar em locais escuros que é onde eles se escondem. E é preciso que você o encontre antes que ele te encontre, por isso a luz é necessária para que você consiga enxergar bem.

Como acabar com escorpião e manter a sua casa protegida

Close up de escorpião amarelo na terra.

Agora que você já conhece diversas maneiras de matar um escorpião, você precisa saber também que os venenos não são o bastante. Após se livrar de um animal desses é de extrema importância que você mantenha alguns cuidados para evitar a presença de outros indivíduos dessas espécies.

Mantenha o ambiente limpo

Manter o ambiente limpo é uma das medidas mais essenciais não apenas para evitar a presença de escorpiões como também para evitar o acúmulo de outros insetos que podem atrair a presença deles.

Principalmente se você viver em um local com muito verde ou natureza ao redor, tente mantê-lo limpo, fazendo uma manutenção da limpeza pelo menos 2 vezes na semana. Tente utilizar produtos que sejam bons para eliminar a presença de outros insetos, como a creolina, água sanitária e removedor.

Uma substância ótima para limpar os ambientes é a citronela. Ela está presente nos mais diversos desinfetantes e além de evitar a presença de insetos e escorpiões, deixa um cheiro agradável no local.

Bloqueie os locais de entrada do escorpião

Os vãos de portas e janelas são lugares perfeitos para a entrada de escorpiões. Principalmente durante a noite, mantenha esses vãos bloqueados por algum tipo de pano ou material que impeça a entrada deles.

Como o escorpião tem um hábito noturno para se locomover por conta da escuridão, tente colocar telas nas janelas e evitar também deixar as portas abertas durante a noite, pois isso facilita a entrada desse aracnídeo.

Deixe as portas de guarda-roupas sempre fechadas, pois este é um lugar muito propício para um escorpião entrar por conta da falta de luz e da temperatura agradável.

Elimine esconderijos para o escorpião

Como você já sabe, os escorpiões adoram lugares escuros e quentinhos para se esconder. Por isso, é preciso que você elimine esses lugares dentro de casa.

Apesar de parecer improvável, é muito comum encontrar esses animais dentro de sapatos ou caixas. Para que isso não aconteça, antes de guardar um sapato, coloque papel dentro ou algum material que preencha o espaço de dentro, para que o escorpião não tenha espaço para se alojar. Faça a mesma coisa em caixas ou recipientes escuros.

De tempos em tempos, cheque cada um desses possíveis esconderijos e certifique-se de que não tem nenhum animal lá dentro.

Mantenha as luzes externas apagadas

Manter as luzes de fora apagadas é uma ótima tática para deixar os escorpiões longe de dentro de casa. Como eles gostam de ambientes escuros, se as luzes de fora estiverem acesas, eles irão procurar um lugar escuro na parte de dentro de casa.

Sendo assim, principalmente durante a noite, deixe as luzes apagadas para que eles não sintam a necessidade de entrar. E, de preferência, se você tiver algum cômodo com muitas janelas dentro de casa, procure deixar esse cômodo iluminado, mesmo que pouco. Isso ajudará a mantê-los longe.

Combata outros insetos da casa

Outros insetos como baratas, grilos e aranhas podem ser um banquete para o escorpião. Então é importante que você se previna da presença desses outros animais também.

Algo muito comum das pessoas fazerem, e que pode ser um risco, é matar um bicho e deixá-lo lá, parado no chão. Isso é perigoso porque mesmo mortos, eles ainda servem de alimento ao escorpião.

Outro ponto relevante sobre isso é que o canibalismo é uma prática comum entre os escorpiões. Isso quer dizer que eles podem querer se alimentar uns dos outros. Portanto, caso você mate um escorpião, procure eliminar o corpo dele o mais rápido possível, para que isso não atraia a presença de outros.

Acabe com as fontes de água

Apesar de serem naturais do Cerrado, os escorpiões gostam de umidade. Por isso, quando estão em ambientes internos, o primeiro instinto é procurar por esconderijos que tenham fontes de água ou umidade.

Sendo assim, tente ao máximo evitar a presença de umidade dentro de casa. Use tintas impermeabilizantes e deixe os locais sempre bem arejados. Além disso, lugares que tenham fontes de água precisam ser fechados, principalmente durante a noite.

Verifique também a presença de água parada dentro de casa. Além de atrair os escorpiões, a água parada também atrai outros tipos de pragas que podem servir de alimento para esses bichos.

Cuidados ao tentar matar um escorpião

Escorpião amarelo na areia.

Tentar matar um escorpião pode ser uma tarefa bastante desafiadora e, acima de tudo, perigosa. Portanto, caso você se veja na necessidade de fazer isso sozinho, é importante tomar alguns cuidados para não acabar se prejudicando.

Use proteção antes de matar o escorpião

Para capturar um escorpião é muito importante utilizar proteção no corpo todo. Não é à toa que profissionais da área de dedetização possuem trajes específicos para essas tarefas.

Primeiro de tudo, a utilização de macacões impermeáveis ou roupas de pano grosso são extremamente necessárias desde o pescoço até os pés. As botas de borracha das quais já falamos aqui também são de suma importância. Elas irão proteger os seus pés, além de te ajudar na hora de matar o escorpião, caso você precise pisar em cima dele.

Não tente pegar o escorpião

Um aviso mais do que necessário é que caso você veja um escorpião em casa, não tente pegá-lo nas mãos, mesmo que elas estejam protegidas. Isso pode ser perigoso porque você o risco de levar uma picada venenosa.

Mesmo que o escorpião já esteja morto, prefira sempre pegá-lo com uma pá ou um objeto pontiagudo que consiga fisgá-lo, mas nunca pegue com as mãos.

Mantenha os pets longe quando for matar o escorpião

São vários os motivos pelos quais você deve manter os pets longe quando for matar um escorpião, principalmente se o seu pet for um cachorro ou gato. Esses animais gostam de brincar e comer outros insetos. Muitas vezes, eles não conseguem diferenciar um bicho perigoso, de um inofensivo.

Além disso, cachorros gostam de latir para outros bichos, o que pode acabar assustando o escorpião ou fazendo com que ele ataque você ou o seu cachorro.

Portanto, ao tentar matar um escorpião, certifique-se de que seus pets não estão por perto. Eles podem atrapalhar o processo ou, até pior, podem sair gravemente feridos.

Se for picado pelo escorpião, o melhor a fazer!

Caso você seja picado por um escorpião, é muito importante ligar para o pronto-socorro e ir até o hospital mais próximo. No entanto, existem algumas medidas a serem tomadas para que a situação consiga ser controlada até que você consiga a ajuda necessária.

Mantenha o local da picada sempre voltado para cima; não corte, nem tente furar ou apertar o local onde você foi picado, isso pode inflamar o local da ferida.

Outra recomendação é beber bastante água até que você consiga ir para um pronto-socorro, onde será devidamente tratado com soro antiescorpiônico.

Matar um escorpião pode ser uma tarefa desafiadora

Close de escorpião preto.

Os escorpiões são aracnídeos que podem ser muito perigosos. Principalmente os das cores preta e amarela precisam ser rapidamente eliminados dos ambientes para não causarem nenhum mal às pessoas ou aos animais.

Nesse artigo vimos que são diversas as formas para se matar um animal desses. Os remédios caseiros e armadilhas podem ser de grande ajuda, além de serem opções bastante práticas e mais baratas. E é essencial manter os cuidados mesmo depois de conseguir eliminá-los, deixando a casa sempre limpa e inspecionada.

Mas lembre-se, caçar um escorpião é uma tarefa que exige muito cuidado, pois o veneno desse animal pode ser mortal. Portanto, utilize sempre trajes de proteção e procure não chegar muito perto do animal. E caso você seja picado por um desses, procure o hospital mais próximo para receber tratamento.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Dicas Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.