Como fazer o cachorro parar de chorar: filhote e adulto!

Como fazer o cachorro parar de chorar: filhote e adulto!

Você sabe como fazer o cachorro parar de chorar? Neste artigo entenda as causas e soluções para lidar com cães que choram ou mesmo para evitar esse problema.


Quer fazer seu cachorro parar de chorar?

Cão de pequeno porte chorando.

O choro canino é um comportamento que incomoda muito tutores, mas é um comportamento comum, principalmente quando o pet ainda é um filhote. Mesmo assim cães adultos também podem chorar, já que o choro faz parte da comunicação canina. Porém alguns cães passam dos limites e acabam passando muito tempo chorando e tornando assim esse comportamento inconveniente para o convívio.

Se o seu cachorro chorar e você quer fazê-lo parar de chorar. Entenda que primeiro é importante reconhecer as causas do choro, que pode ser medo, fome, tédio ou até mesmo um estado de alerta, para, a partir daí, conseguir determinar como lidar com a situação, que na maioria das vezes deve ser resolvida a partir da raiz do problema. Entenda neste artigo os motivos do choro canino e como fazer o cachorro parar de chorar, seja filhote ou adulto.

Por que meu cachorro não para de chorar?

Dois cães uivando.

Existem diversos motivos para os cachorros chorarem, no geral o choro é uma forma de comunicação canina e, portanto, o animal geralmente chora para informar que quer ou precisa muito de alguma coisa. O primeiro passo é entender é o motivo. Saiba quais as possíveis causas para o choro canino.

Filhote sozinho e com medo

Na maior parte das vezes que um filhote ficar sozinho ele vai chorar. Principalmente nos primeiros dias na nova casa. O cãozinho está acostumado a passar o tempo todo em matilha, junto com a mãe e os irmãos e muitas vezes até com humanos também, então de repente ele se vê sozinho em um novo lugar.

É de se esperar que nessa situação o filhote fique com medo e comece a chorar. O choro é a única forma que ele conhece de pedir ajuda. Alguns filhotes podem chorar baixinho enquanto outros podem fazer um verdadeiro escândalo.

Pedido

O choro também pode ser um pedido de alguma necessidade básica. A água pode ter acabado ou estar suja, assim como o animal pode estar com fome ou frio. E até mesmo o local de fazer as necessidades pode estar muito sujo.

Esses desconfortos podem sim gerar um choro para pedir que alguém resolva esse tipo de problema e o cachorro receba o que ele precisa. Nem sempre o cão que chora por essas coisas está passando necessidade, às vezes ele só foi condicionado, sendo que sempre recebe comida ou água depois que chora.

Quer atenção

A atenção dos humanos é um recurso muito importante para os cães. É dos humanos que vem a comida, água e carinho. Além disso tudo, cachorros são animais que vivem em grupo, portanto a atenção das pessoas da família é algo muito importante para o equilíbrio mental do animal.

Por isso se o cão tem esse comportamento reforçado, ganhando atenção sempre que chora. É muito natural que ele passe a repetir esse comportamento. Chorando sempre que deseja atenção. Por isso muitas vezes a raiz do problema na verdade são os humanos da família.

Comunicação agitada

Alguns cães tem um tipo de comunicação mais agitada que outros. Embora usem os mesmos recursos: Choro, latidos e linguagem corporal. Cada cão é único e, portanto, o jeito dele de se comunicar também será. Além de é claro, as influências que teve e como foi criado.

Um cão com comunicação mais agitada tende a chorar mais, pular e até mesmo gritar. Se o tutor reforça esse tipo de comunicação ela tende a ser cada vez mais repetida e até mesmo ganhar mais potência.

Sozinho e entediado

Como falamos anteriormente, cães são animais de matilha, eles podem acabar se acostumando a ficar sozinhos. Mas a maioria fica entediado e triste podendo até desenvolver depressão. Eles não gostam de ficar sozinhos, mesmo que alguns tolerem bem essa situação.

Então é importante conhecer bem o seu cão e entender se ele está passando muito tempo sozinho e entediado. Esse pode ser o motivo do choro. Na maioria das vezes os cães que ficam isolados em quintais ou passam muito tempo sozinhos em casa acabam desenvolvendo o comportamento de chorar excessivamente.

Alerta

O cachorro também pode usar o choro, geralmente associado ao latido para indicar algum alerta. Ele pode ter ouvido algum barulho ou algo o assustou e até mesmo algum animal ou outra coisa pode estar por perto.

É mais comum que o cachorro venha a latir nesse tipo de situação. Mas o choro também é uma forma de chamar a atenção da matilha para fazer um alerta de algo que pode representar perigo para ele. Lembrando que mesmo cães pequenos podem fazer alertas, isso não é feito apenas por cães de guarda.

Estado de saúde do cão

A maioria dos cães não gosta de demonstrar que está se sentindo mal. Porém o choro pode ser sim um sinal de que o cachorro sente algum desconforto de saúde. Como alguma dor. Ele pode estar com alguns sintomas de doença, como dor ou fere e o choro acaba sendo causado por esse desconforto.

É importante sempre verificar o estado de saúde do cachorro e verificar se o choro é causado por algum tipo de mal estar físico. Caso perceba que pode ser algum tipo de dor ou não tenha certeza se pode ser uma questão de saúde, o mais indicado é levar o animal ao veterinário.

Como fazer o cachorro parar de chorar

Cão preto chorando.

Agora que você sabe as possíveis causas do choro dos cães, deve saber como evitar essa situação e principalmente, como fazer o seu cachorro parar de chorar. Tornando o seu dia a dia mais agradável e cuidando melhor do seu melhor amigo. Siga as dicas abaixo para resolver esse problema.

Busque identificar o motivo do choro

Baseado nos tópicos acima, tente observar em quais situações o seu cachorro chora e quando ele para de chorar. Observar muito bem tudo isso é a chave para entender e identificar o motivo do choro do seu cachorro.

Fique atento se ele está tendo uma boa rotina e se você está de fato suprindo todas as necessidades do seu melhor amigo. Também fique de olho na saúde do cão, assim você consegue identificar a causa do choro e lidar melhor com ele para melhorar esse comportamento.

Evite incentivar o choro do cão

Como foi falado ao longo do artigo. O choro é um comportamento que persistente e pode aumentar se for reforçado. Por isso dependendo da situação é importante evitar o incentivo desse comportamento. Não dando atenção e recursos enquanto o cão chora.

O mais indicado é incentivar o comportamento desejado. Você pode fazer isso dando recursos sempre que o cão estiver calmo e em silêncio. Esses recursos são: comida, atenção, carinho, acesso à casa ou áreas que ele comumente não tem acesso.

Dê o que ele deseja

Caso o cão esteja realmente com fome, sede ou precisando de algo como preso por muito tempo. O indicado é dar o que ele precisa e deixar para educar o cão apenas quando ele estiver bem e tiver acesso a todos os cuidados que precisa para ter qualidade de vida.

Se, por exemplo, um cão resgatado chora por estar acorrentado ou com fome. Apenas alimente e trate da saúde do animal. Esse cão precisa de cuidados no momento, depois ele aprende sobre comportamentos desejados e indesejados.

Ignore o latido

Se o choro e latido é uma forma de chamar atenção e o animal tem tudo o que precisa. Está alimentado, tem acesso à água e um espaço limpo. Então se o choro é apenas por atenção, o indicado é ignorar o comportamento até que ele pare.

Quando um comportamento não é reforçado ele tende a se extinguir. Por isso se o choro e latido é para ter atenção é importante não olhar, falar ou tocar no animal até que ele fique calmo e em silêncio.

Como prevenir o choro do cachorro

Cão com cara triste.

Se você tem um filhote é mais fácil ensinar esses comportamentos desejados. Mas também é possível caso ele seja adulto. A prevenção do choro é o mais indicado então saiba como prevenir o choro do cachorro e ter um cão mais equilibrado e calmo em casa.

Mantenha o filhote seguro quando estiver sozinho

Os filhotes, principalmente, tendem a chorar quando ficam sozinhos. Eles ficam com medo já que estão acostumados a estar em matilha com a mãe e os irmãos e seu instinto diz que deve estar em grupo.

Então é importante ter certeza que ao ficar sozinho o cão vai estar em um local seguro sem o risco de acidentes. Por ficar sozinho o filhote pode tentar fugir ou mexer em objetos que podem estar ao seu alcance dele e acabar se machucando. Garanta que ele não vai ficar tanto tempo sem supervisão.

Ensine comandos ao cão

Ensinar comandos pode ajudar a prevenir o choro canino. Cães que choram ou latem na hora de receber as refeições, por exemplo. Podem ser ensinados a sentar e ficar antes de ganhar a refeição.

Assim o tutor pode pedir o comando e essa é uma forma de educar o cão ensinando qual o comportamento mais adequado. Afinal, é necessário ensinar ao cão qual o comportamento que ele deve seguir. Ao invés de dar roncas por comportamentos que não são desejados.

Defina uma rotina desde filhote

Quando o filhote chegar em casa é necessário definir uma rotina para o cão e segui-la fielmente. Cães amam rotina, eles gostam de saber o que vai acontecer e não se sentem bem com a incerteza. Você pode até notar que quando faz algo sempre no mesmo horário o cão geralmente já espera por aquilo.

Então ter hora para tudo que o cão vai fazer, seja o passeio, comida ou brincadeira, pode ajudá-lo a se sentir menos ansioso e assim é uma forma de evitar o choro e até mesmo o latido excessivo. Deixando o cão mais tranquilo e melhorando a saúde mental do pet.

Alimente o cão antes de dormir

Se você alimentar seu cão muito cedo antes da hora de dormir, o cachorro pode ficar com fome durante a noite e começar a chorar. Ou mesmo chorar muito cedo acordado você e outras pessoas da casa pedindo comida.

Alimentar o pet em um horário fixo antes de dormir é uma ótima maneira de evitar que ele acorde você em horários inconvenientes por estar com fome. Seguindo a dica do tópico anterior, mantenha um horário fixo para a refeição e também para a hora de dormir.

Deixe água e brinquedos durante a noite

Na hora de dormir é importante deixar o cão ter acesso a brinquedos e comida. Existem cães que dormem a noite toda até mesmo dentro do quarto com o tutor, mas precisam ser educados e acostumados a isso.

Caso contrário, ou se preferir não dormir com ele no quarto, garanta que o pet vai ter acesso a água limpa e deixe brinquedos para ele se entreter durante a noite. Tenha certeza de que os brinquedos que você deixar não são perigosos e também que são brinquedos que ele gosta para passar um tempo. Mordedores de nylon são ideais.

Incentive o cão a gastar energia

Um cão que brinca, passeia, se exercita e gasta energia mental e física é um cão mais equilibrado e, portanto, um cachorro que tende a chorar menos. Pois o gasto de energia ajuda os cães a evitar estresse. Aumentando as chances de que ele fique mais calmo em situações que poderiam gerar estresse.

Faça passeios diários e brinque com o pet, mas além disso, tenha mordedores para relaxamento e também incentive o gasto de energia mental. Isso pode ser feito com adestramento, atividades de farejar e enriquecimento ambiental.

Difusor de feromônio pode ajudar

O feromônio sintético simula a substância liberada pelas cadelas depois de parir. Esse feromônio ajuda a acalmar e diminuir os níveis de estresse nos cães. Então se as dicas anteriores não surtem efeito, a ciência também pode ajudar com um difusor de feromônio.

Caso tenha filhotes em casa ou um cão muito estressado e que chora excessivamente, essa pode ser uma forma de lidar com o problema. Mas não deixe de investir na educação do pet e de fornecer a ele tudo o que ele precisa, desde água e alimentação de qualidade até lazer.

É totalmente possível fazer o cão parar de chorar

Cão com cara triste.

Esse tipo de situação acaba gerando ansiedade até mesmo no tutor. Já que o choro excessivo incomoda e pode até trazer desconforto entre vizinhos. Mas se você está passando por isso deve ter em mente que é totalmente possível fazer o cachorro parar de chorar. E tornar o seu cão mais tranquilo e equilibrado.

Como vimos ao longo do artigo, fique atento para descobrir a causa do choro e será muito mais fácil resolver o problema, pois vai conseguir aplicar as soluções mais adequadas. Além disso, tenha empatia com seu melhor amigo, gritar ou ficar irritado nunca vai ajudar. Sempre fique calmo para passar confiança e para que ele se sinta seguro e tudo vai ser resolvido.

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Palavras-chave relacionadas


Dicas Filhotes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.