Escorpião filhote amarelo e preto: picada, veneno e mais. Veja!

Escorpião filhote amarelo e preto: picada, veneno e mais. Veja!

Você já viu um filhote de escorpião? Neste artigo, você encontrará muitas informações e maneiras de prevenir a infestação do animal! Confira!


Você viu um filhote de escorpião?

Escorpião com filhotes

No Brasil, existem cerca de 140 espécies descritas de escorpião. O animal está presente em diferentes regiões brasileiras como Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Entre as espécies, quatro delas são as mais perigosas que podem até mesmo causar óbitos!

Você viu um filhote de escorpião? Então, tenha cuidado, pois dependendo da espécie, ele pode ser tão fatal como um escorpião adulto. Você quer conhecer mais sobre as suas características? Então continue lendo este artigo para descobrir!

Detalhes sobre o filhote de escorpião

Vários escorpiões

Existem alguns detalhes impressionantes sobre o acasalamento do escorpião. Quer descobrir quais são? Confira abaixo as principais informações!

Acasalamento dos escorpiões

O acasalamento do escorpião acontece quando o macho prende a fêmea em seus pedipalpos, balançando ela por todos os lados até a liberação do espermatóforo, um tubo com esperma. Em sequência, ocorre a penetração desse órgão no opéculo genital da fêmea.

Algumas espécies, como o escorpião amarelo, acontece a partenogênese. Esse tipo de reprodução não envolve a fecundação de gametas. Nesse tipo de reprodução ocorre a formação de clones, que são indivíduos semelhantes aos pais geneticamente.

Gestação e nascimento do pequeno escorpião

Os filhotes de escorpião se desenvolvem dentro da mãe, sendo ela portanto vivípara. Já a gestação dura de 2 a 3 meses. Além disso, o nascimento desse animal ocorre por meio de parto e pode ocorrer a geração de até 20 filhotes por ninhada.

Após o parto, os filhotes ficam sobre o dorso da mãe por cerca de uma semana até conseguirem se alimentar sozinhos. Após esse período, ocorre a primeira ecdise, que é a troca do exoesqueleto, e o animal começa a viver independentemente. Os filhotes atingem a idade adulta com um ano de idade.

A mãe pode devorar o escorpião filhote

O canibalismo é muito comum entre os escorpiões e, por isso, a mãe pode devorar o escorpião filhote. Isso porque a sua alimentação tem como base aranhas, insetos e outros escorpiões. O animal se alimenta de quantidades imensas de alimento, mas consegue viver com apenas 10% de comida.

O aracnídeo consegue ficar até um ano sem comer e com pouca quantidade de água. Mas, quando encontra-se faminto pode devorar outros escorpiões, facilmente. O canibalismo não ocorre apenas entre as fêmeas com seus filhotes, mas também entre adultos do mesmo sexo.

O filhote não é mais perigoso do que o adulto

A verdade é que tanto o escorpião filhote como o adulto são perigosos. O adulto, por exemplo, possui uma maior quantidade de veneno, uma vez que é um animal maior. Já o filhote armazena uma menor quantidade de veneno. Entretanto, a picada de ambos é fatal.

Tanto o adulto como o filhote não utilizam todo o seu veneno em casos de defesa. Isso porque o veneno é utilizado para alimentação. A picada do animal pode causar fortes dores e reações alérgicas devido a composição tóxica do veneno.

Filhote de escorpião é sinal de infestação! Veja como prevenir

Escorpião grande e pequeno

A presença de filhote de escorpião é indicação de perigo e deve ser evitada! Por isso, continue lendo este artigo para descobrir como deve ser essa prevenção.

Bloqueie as entradas

Para evitar que o escorpião entre dentro de casa, uma das formas de prevenção é realizar o bloqueio das entradas de fora da casa. Entre as medidas estão fechar os ralos que não estão em uso e frestas de janelas e portas. Assim, impedirá que o animal venha do ambiente externo.

Tudo o que o escorpião quer é um local escuro para se esconder. Então, há grandes chances dele entrar dentro de casas e estabelecimentos. Outra dica para bloquear as entradas é utilizar telas e vedantes em portas, janelas e ralos.

Remova frestas nas paredes ou no chão

Frestas nas paredes e/ou no chão podem ser excelentes opções de entrada para os escorpiões. Por isso, outra forma de prevenir a infestação de escorpião é eliminando todas frestas nas paredes ou no chão. Uma recomendação é rebocar as paredes para eliminar as passagens para os escorpiões.

Além disso, pode-se colocar protetores em pontos de tomada e telefones. Nas portas pode-se instalar rodo de vedação nas portas. Outra recomendação é manter as fossas sépticas bem vedadas.

Mantenha seu quintal e a casa limpos

A principal recomendação para evitar a infestação de escorpião é manter o quintal e a casa bem limpos. Isso porque o que mais atrai esse animal é a sujeira, como pilhas de entulho, lixões, esgoto e também rede de água, troncos caídos, cupinzeiros e embaixo de pedras. Por isso, deve-se manter tudo limpo e bem organizado.

Então, é indicado manter o quintal bem limpo, não acumular entulhos e lixo e aparar bem a grama do jardim. Deve-se também manter higienizado bebedouros e comedouros de animais de estimação. Ademais, deve-se podar folhagens e plantas perto de paredes e muros para evitar que aquele local se torne um esconderijo de escorpião.

Inspecione roupas e calçados

Apesar de todos os cuidados adotados, como a vedação de aberturas e a higienização dos ambientes, deve-se adotar algumas medidas para evitar a picada do escorpião. Por isso, recomenda-se sempre verificar as roupas e os sapatos antes de se vestir. Deve-se também averiguar as roupas de cama antes de deitar na cama ou até mesmo usá-las.

Os locais escondidos e pequenos também devem ser examinados, como os armários e sob o colchão. Estes locais podem se tornar esconderijos ideais para os escorpiões. Todos os cuidados são necessários para evitar a picada desse animal que pode ser fatal!

Não espante predadores

É muito útil também utilizar o próprio meio ambiente para evitar a infestação de escorpião. Por exemplo, animais como sapo, pequenos macacos, quati, corujas e gansos são predadores naturais desse animal. Logo, manter eles por perto é sempre recomendado para manter o ambiente livre de escorpião.

O sapo, por exemplo, é um animal inofensivo, desde que não se tenha nenhum contato físico com a espécie. Apesar de gerar repulsa nas pessoas, o sapo é um excelente predador de escorpião e de outros insetos indesejáveis. Já o gambá também é inofensivo ao ser humano e se alimenta de filhotes de escorpião, sendo assim útil para inibir a presença desses animais.

Use repelentes naturais

Outra maneira eficaz de prevenir a infestação de escorpião é o uso de repelentes naturais. Estes podem ser plantados em quintais, jardins e até mesmo em vasinhos de plantas. Entretanto, com o uso desses repelentes não deve-se abandonar a higienização dos ambientes.

As plantas como alfazema e lavanda atuam como repelentes naturais ao combate do escorpião. A canela em pó também é uma excelente opção e pode ser utilizada em janelas, rodapés e áreas escuras a fim de manter o escorpião longe do domicílio. A grande vantagem é que essas alternativas não são prejudiciais à saúde.

O que fazer se for picado por escorpião filhote e adulto

Cauda do escorpião

E se você foi picado por um escorpião? Você sabe o que fazer? Continue lendo este artigo para descobrir quais são as medidas recomendadas que devem ser tomadas.

Lave o local onde o veneno foi depositado

A primeira medida a ser tomada ao ser picado por um escorpião em casos de reações leves após a mordida é lavar o local onde o veneno foi depositado. Isso irá reduzir as chances de fortes reações alérgicas à mordida do animal. O local afetado deve ser limpo com bastante água e sabão.

Esse procedimento, remove grande parte das substâncias nocivas do veneno. Além disso, ao lavar com água, você consegue remover também os micro-organismos do local. Dessa forma, evitará o agravamento da lesão e infecções ocasionadas por bactérias.

Eleve a área picada

Outra recomendação ao ser picado por um escorpião é elevar a área picada. Com isso, evitará o deslocamento do veneno do local da picada para o restante do corpo ou tornará esse processo mais lento. Outra consequência dessa ação é que promove a redução do inchaço na região.

Para realizar a elevação da área picada, recomenda-se passar um curativo compressivo sobre o local para reduzir a dor e inchaço. Além disso, deve-se levantar o local picado sobre um travesseiro. E, ainda, o curativo compressivo deve ficar justo, mas não deve cortar a circulação.

Mantenha-se bem hidratado

Para que o corpo humano tenha uma reação menos agravante na picado do escorpião, deve-se manter o corpo bem hidratado. Isso porque ao se hidratar, a pessoa mantém o bom funcionamento das células do corpo, mantém a frequência cardíaca e pressão arterial reguladas.

Além disso, a água ajuda a eliminar as toxinas e resíduos com mais facilidade. A quantidade de água para cada pessoa depende de suas características físicas e de fatores externos. De uma forma geral, recomenda-se a ingestão de 2 litros de água por dia.

Evite práticas não recomendadas

É importante evitar certos procedimentos ao ser picado por um escorpião. Não deve-se aplicar calor no local da picada, uma vez que isso pode acelerar a destruição do tecido e aumentar a dor e inchaço do local. Ademais, gelo e compressa fria também não devem ser aplicados no local da dor, pois aumenta a dor.

Outras recomendações é não fazer torniquete, uma vez que impede o sangue de circular. Não deve-se aplicar produtos como álcool ou ervas naturais. Já os curativos devem ser evitados, pois podem causar infecção.

Procure ajuda médica

Uma vez que a picada pode ser grave ou fatal, no mesmo dia em que for picado, procure um médico. Caso seja possível, leve o escorpião ao consultório médico para a identificação da espécie, pois isso facilitará o diagnóstico. Logo, quanto mais rápido a pessoa procurar por ajuda médica, mais rápido será o tratamento.

Ademais, deve-se deixar o médico tratar a picada e seguir as recomendações dadas pelo profissional após o atendimento. É importante, ainda, marcar um retorno ao profissional para confirmar a ausência de infecções ou complicações. Por isso, deve-se voltar ao médico de três a quatro dias.

Mantenha-se longe de escorpiões

Como você viu neste artigo, tanto o escorpião filhote como o adulto são perigosos. Uma ninhada do animal pode gerar em torno de 20 filhotes. Entretanto, alguns desses filhotes podem ser ingeridos pela mãe, uma vez que o canibalismo é comum entre as espécies.

O animal é muito perigoso e sua picada gera reações gravíssimas. Por isso, ao ser picado pelo animal deve-se procurar ajuda médica. Para evitar o contato com o animal, deve-se eliminar todas as aberturas que permita a entrada do animal no domicílio, usar repelentes naturais e sempre verificar roupas e calçados. A principal recomendação é: mantenha-se longe de escorpiões!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Características Dicas Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.