Personalidade do Buldogue francês: veja os principais traços

Personalidade do Buldogue francês: veja os principais traços

Saiba aqui tudo sobre a personalidade do Buldogue francês! Quer saber se esse é o cão ideal para você? Leia este artigo e confira!


Conheça a personalidade do Buldogue francês!

dois Buldogues francês

Que ele é muito diferente, isso ninguém pode negar! Mas será que você conhece a personalidade dele? Bom, neste artigo falaremos tudo sobre os principais traços de temperamento e de personalidade do Buldogue francês, desde os pontos positivos, como sua lealdade e capacidade de adaptação, até os aspectos mais complicados, como sua teimosia e preguiça.

Sabemos que, para escolher um pet —neste caso, um cachorro—, é muito importante saber como tende a ser o temperamento da raça, bem como se é ativo ou pacato, brincalhão ou sério, e se o perfil da raça corresponde ao seu estilo de vida e de sua família.

É importante saber esses aspectos, pois, caso você opte por adquirir um cão da raça, saberá como lidar com ela. Se você deseja ter um Buldogue francês, leia atentamente este artigo e fique por dentro de tudo!

Traços positivos na personalidade do Buldogue francês

Buldogue francês filhote na mão

Sim, o Buldogue francês tem traços positivos de sobra! Quanto a isso, você pode ficar totalmente despreocupado. A seguir, você saberá quais são as maiores vantagens de se ter um exemplar desta raça, acompanhe!

Gosta de crianças

Esta é uma raça bastante indicada para quem tem crianças, pois esses cães são carinhosos, têm instinto afetuoso e gostam de brincar. O seu tamanho compacto permite que eles sejam criados tanto em casa como em apartamento, e isso também colabora para que ninguém saia machucado nas brincadeiras com a criançada, por exemplo.

Pais que querem cães parceiros e companheiros dos seus filhos em suas brincadeiras podem optar tranquilamente por essa raça. Ainda assim, é preciso supervisionar a diversão. Ter um Buldogue francês em casa é a garantia de entretenimento para as crianças e claro, até para os adultos!

É um cão protetor

É uma raça que desenvolve apego e afeto muito intensos, seja pelo seu dono ou até por toda a família. Buldogues franceses são muito protetores, amorosos, fiéis e jamais permitem que qualquer pessoa agrida seus donos. São verdadeiros amigos para todas as horas.

Seu instinto protetor normalmente é ainda mais evidente com crianças, sendo que eles desenvolvem um amor muito grande por elas. É uma raça extremamente sentimental, e isso pode ser muito bom se você se dedica e gosta de estar sempre presente na vida do seu cão.

Lealdade é uma de suas características

Esta é uma raça que é extremamente leal e obediente. Por serem extremamente amorosos, respeitam e valorizam muito seus donos. São muito brincalhões sim, mas são bastante inteligentes e acatam os ensinamentos dos seus donos com certa facilidade.

Se você tem um Buldogue francês bem cuidado, amado e respeitado, certamente ele será um amigo muito fiel e leal a você e sua família. Comportamentos traiçoeiros e agressivos não são características presentes nesta raça.

Inteligente

Como já mencionado anteriormente, o Buldogue francês é extremamente inteligente e motivado. Você pode ensinar diversos tipos de truques e brincadeiras para ele e recompensá-lo por isso, pode ter certeza que ele, além de gostar, ele aprenderá tudo de forma bastante rápida.

Jogos como quebra-cabeças, circuitos, bolas e outros brinquedos são ótimas formas de estimular a inteligência e a motivação desse cão. Inclusive, essa é uma raça que não tem muita dificuldade e resistência com adestramento.

Adaptável

Tanto em relação ao seu lugar de convívio como também às pessoas que estão próximas, o Buldogue francês é bastante flexível quando o assunto é adaptabilidade. Se você mora em uma casa grande e precisa mudar para um apartamento ou um loft, ele não sofrerá muito em fazer essa mudança com você.

Caso você seja o tipo de pessoa que viaja constantemente e pensa em ter um cão desses para levá-lo com você, saiba que ele é muito adaptável e tranquilo nesse aspecto. É o típico cão que preza muito mais pelas companhias, passeios, diversões e atenção do que por lugares específicos, para ele o que importa é vocês estarem juntos!

Buldogue francês é uma raça sociável

Caso sua família esteja esperando um bebê e tema que seu cão não o aceite bem, saiba que essa raça é extremamente receptiva e inclusiva. Até se você já tem um cão dessa raça e quer adotar outro pet, dificilmente você terá problemas com o temperamento do seu Buldogue e com a adaptação dele.

Se em sua casa já tem outros pets —que sejam amigáveis, claro—, e se você ou alguém deseja adquirir um Buldogue francês, a hipótese de haver qualquer tipo de problema é mínima. Essa raça tem um temperamento bastante tranquilo e sociável, tanto com pessoas, como com outros pets.

É receptivo

Você é o tipo de pessoa que gosta de ser notado e que celebrem muito a sua chegada? Então, pode ter certeza, seu Buldogue francês será seu fã número um! Você pode chegar cansado e até um pouco desanimado do trabalho, ele não permitirá que você permaneça assim.

Outro fator muito bom dessa raça é que ela é muito receptiva com visitas também. Se suas visitas não gostam de cachorro, pode até ser um pouco constrangedor, pois, se estiver solto, seu Buldogue certamente fará de tudo para que o notem e retribuam o sentimento amoroso que ele dá.

Amigável e afetuoso

Esta é uma raça extremamente amigável, de modo que você não terá problemas em mexer nos objetos como vasilhas e brinquedos do seu Buldogue francês. Mas vale ressaltar que, por mais que seu cão seja bonzinho, respeite-o e não aja com rispidez.

No mais, ele é muito carente. Se você fizer carinho nele, ele não vai querer que você pare nunca mais! É uma raça que ama abraços, cafunés, beijos e dengos.

Traços negativos na personalidade do Buldogue francês

Buldogue francês deitado

Você já deve estar apaixonado pelo Buldogue francês, não é mesmo? Mas, calma, que nem tudo são flores. A seguir, você vai descobrir os pontos negativos da personalidade desse adorável cão. Ademais, se você está realmente pensando em adquirir um cão desses, atente-se às dicas que seguirão.

Um pouco teimoso

Por mais que ele seja adorável, por vezes pode ser um tanto teimoso. Comportamento típico de raças de cães brincalhões, tente ensiná-lo desde filhote a ser disciplinado, atento aos seus comandos e obediente às regras do seu lar.

Sim, é um ponto negativo, mas, por vezes, você estará bravo com ele por algo que ele esteja fazendo, não aguentará, e logo cairá na risada! É importante ter paciência, mas demonstrar autoridade para ele entender que você é o líder ali. Lembre-se: a teimosia pode ser típica do Buldogue francês, mas agindo corretamente, é possível educá-lo.

Buldogue francês é um cão travesso

Se ele não tiver a devida atenção, pode ter certeza: ele fará de tudo para ter. Principalmente na fase de filhote, o Buldogue francês pode ser bem travesso. Atente-se aos chinelos, controles de televisão, celulares, almofadas e outros itens que ele pode demonstrar interesse.

Para não ter surpresas desagradáveis, é fundamental não deixar faltarem brinquedos para entretê-lo. Ainda assim, você corre o risco de uma coisa ou outra ser mordida por ele. Respire fundo, mantenha a calma, repreenda-o e não dê bobeira com nenhum objeto.

Preguiça é uma de suas características

Por diversas vezes, principalmente quando ele já estiver mais velho, você perceberá que, se você permitir, ele apenas vai comer e dormir, dia e noite. Sim, apesar de alguns exemplares serem muito enérgicos e entusiasmados, há também os sedentários e preguiçosos.

Note que este não é um comportamento saudável e não deve ser ignorado, portanto, é interessante incentivá-lo e dar a devida atenção a ele, pois, muitas vezes, a solidão, a tristeza e a carência podem ser confundidas com preguiça, o que é bem diferente. Tenha atenção quanto a isso.

Mimado

O Buldogue francês pode ser extremamente dengoso e mimado. Como já mencionado anteriormente, trata-se de um cão bastante sentimental e emotivo. Ele pode acabar fazendo drama à toa, principalmente se tiver donos que o mimam demais e o deixam fazer tudo que quer. Saiba lidar com esse comportamento sendo firme, mas sem tratá-lo de forma ríspida.

Nesse caso, é importante que ele seja criado com muito amor, cuidado e respeito, mas cuidado para não tornar esse comportamento dele ainda mais forte. Os cães são muito inteligentes e sabem encontrar os pontos fracos para que os humanos cedam, atente-se às birras que seu Buldogue pode fazer para cortá-las já enquanto filhote.

Como lidar com a personalidade do Buldogue francês

Buldogue francês filhote

Você pôde perceber que, por mais que essa raça seja incrível, é preciso saber lidar com equilíbrio e coerência para não criar um cão muito mimado e complicado. A seguir, você vai ver excelentes dicas de como se pode e deve proceder ao adquirir um Buldogue francês. Acompanhe!

Comece o adestramento desde filhote

Assim como todos os cães, o Buldogue francês precisa ser instruído. Se você mora em apartamento, por exemplo, o adestramento é ainda mais necessário. Sua capacidade e rapidez de aprendizado são ótimos! Dito isso, investir no adestramento do seu cão pode ser algo bastante compensador.

Se você opta pelo adestramento dele ainda filhote, as chances de ele aprender tudo que precisa mais rapidamente é muito maior. Além disso, você gastará menos se optar pelo adestramento dele ainda filhote. Se decidir fazer isso com ele já adulto, é claro que ele aprenderá, porém, se você puder poupar trabalho, dinheiro e otimizar o tempo, é melhor!

Incentive a prática de exercício

Você já sabe, esta raça tende a ser preguiçosa. Invista tempo incentivando o cão a passear junto com você, com a sua companhia, certamente, ele se animará. Respeite o limite dele, esta raça, por ter o focinho achatado, tende a ter dificuldades em respirar.

Opte por brincadeiras com bolinhas e caminhadas mais tranquilas. Os exercícios físicos também são fundamentais para os cães. Isso certamente fará ele se alimentar melhor, dormir melhor e o incentivará a tomar mais água, o que é muito importante para o bom funcionamento de sua saúde.

Separe um tempo para passeios

Caso você trabalhe durante o dia, e seu Buldogue passe o dia sozinho, ao chegar, dedique um tempo a ele, ainda que seja pouco, para apenas estar perto dele. Como já dito acima, os passeios diários ou pelo menos periódicos são fundamentais para uma boa saúde do seu Buldogue francês.

Além dos diversos benefícios físicos, isso o deixará mais ativo, mais ligado a você e fará com que a saúde emocional do pet também esteja em melhores condições. Certamente, ele estará mais satisfeito e feliz.

Mantenha seu cão bem alimentado e hidratado

Atente-se à alimentação do seu cão, posto que o tipo de ração ou alimentação que você oferece a ele é crucial à saúde dele. Ofereça sempre alimentos com ingredientes selecionados, baixos níveis de sódio, ricos em proteínas, fibras e carboidratos de boa qualidade. Há, inclusive, rações feitas especificamente para essa raça.

Observe e troque sempre que necessário a água do seu Buldogue francês. Para que o cão se interesse pela água, ela precisa estar sempre fresca e limpa. Outra alternativa para ele beber é oferecer outros pontos pela casa com tigelas cheias d’água.

Você está pronto para ter um Buldogue francês?

Buldogue francês deitado

Pois bem, você viu aqui que ter um cão desses não é nenhum mistério e não exige nada extraordinário. Sua personalidade e suas características, além de terem certos defeitos, como todos animais, possuem pontos positivos que são muito mais evidentes. Ele pode ser viável principalmente se você quer um cãozinho de companhia ou um pet para brincar com as crianças.

Há quem realmente não abra mão desta raça, por ser dócil, amorosa e muito companheira. Até pelo fato de ser adaptável e com um porte super tranquilo para se criar em apartamentos. Agora, se você está decidido a ter um Buldogue francês, já sabe exatamente o que tem que fazer e quais as melhores formas de lidar com ele!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Características Cuidados Dicas

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.