Melhor amigo do homem! Por que o cachorro é chamado assim?

Melhor amigo do homem! Por que o cachorro é chamado assim?

Você sabe por que o cão é conhecido como o melhor amigo do homem? Descubra as características incríveis dos cachorros e saiba quais são as razões desse apelido!


Onde surgiu "melhor amigo do homem"?

cachorro recebendo carinho

Os cachorros fazem parte da vida humana há muitos séculos, sendo personagens principais em diversos momentos da história. No entanto, eles não ficaram conhecidos como melhores amigos do homem apenas por isso. Foram as suas inúmeras características, incluindo o companheirismo, que os fizeram ganhar esse apelido tão especial.

Quer conhecer a fundo algumas das características dos cães que os fazem serem admirados no mundo todo? Então, continue lendo e descubra não apenas os motivos para eles serem os melhores amigos do homem, como também saiba como retribuir todo o amor que eles podem te oferecer, se tornando, também, um ótimo amigo para eles.

Por que o cachorro é o melhor amigo do homem?

cachorro recebendo carinho

São várias as características que fazem com que esses animais sejam considerados tão amigos. Cada cão é único, mas há algumas peculiaridades comuns à maioria e que fazem esses pets serem conhecidos por esse carinhoso apelido. Conheça algumas delas a seguir.

Eles fazem de tudo por nós

Uma das principais características dos cães é a fidelidade. Não importa a raça ou a idade, todo cachorro está pronto para servir e para fazer tudo pelo seu tutor. Desde acompanhá-los nos momentos mais felizes, até participar de operações de resgates. Não é à toa que não faltam histórias comprovando essa fidelidade, que surpreende pessoas no mundo inteiro.

Muitas dessas histórias viraram filmes, como em "Sempre ao seu lado", que conta a história de Hachiko, um Akita inu que esperou pelo seu dono durante toda a vida em uma estação de trem. Outro exemplo é a história do Boxer Max, que levou dois tiros para proteger seu dono, Osmar Persico, de um assalto. Os cães fazem de tudo pelos seus tutores, arriscando, inclusive, a própria vida.

Tentam nos agradar sempre

Outra característica muito amada pelos amantes de cães é a disposição que esses animais têm em sempre tentar agradar o seu tutor. Essa peculiaridade faz com que esses animais aprendam certos truques que os tutores tentam ensiná-los, justamente para agradar e, logicamente, para receber um carinho.

Os cães doam suas vidas aos tutores e montam uma relação muito forte com eles. Nesse relacionamento, o carinho e a devoção devem ser mútuos, portanto, ao se dedicar ao seu pet, você perceberá o quanto ele irá buscar te agradar e te animar.

Cães são capazes de ensinar muitas coisas

Os cães são animais únicos, por isso, a relação que eles criaram, e ainda criam, com os humanos é tão especial. Além dessa devoção ao próprio tutor, os cachorros possuem uma forma própria de viver a vida, que é bem diferente da nossa. Cães buscam ser o mais feliz possível todos os dias, sempre brincando e aproveitando seus momentos. Por isso, apesar de não viverem por tanto tempo quanto os humanos, eles vivem tão intensamente quanto.

Além disso, eles amam incondicionalmente, e mesmo que você erre, eles estarão dispostos a esquecerem rapidamente, perdoando e voltando a amar. Os cães lembram de muitas coisas, mas não guardam rancor, sempre demonstrando o amor que possuem pela família. Essas são algumas características únicas, que podem nos ensinar como viver, por exemplo, uma vida mais feliz.

Os cães entendem nossas emoções

Você já ficou triste perto do seu cãozinho e sentiu que ele podia te entender, seja oferecendo a patinha ou simplesmente deitando no seu colo? Pois é, eles, de fato, podem e inclusive tentam te ajudar nessas situações, podendo melhorar bastante o seu estado de espírito.

Estudos comprovaram que os cães conseguem entender as emoções dos seus tutores. Cientistas em Budapeste realizaram um estudo com mais de 10 cães e conseguiram perceber que eles detectam nuances até nas risadas dos tutores, captando algumas emoções até pela voz. Ou seja, se você pensar que seu cão está te entendendo, não se preocupe, você não está doido!

Cachorro brincando

São excelentes motivadores

A alegria dos cães contagia a todos ao seu redor. Não importa como tenha sido o seu dia, ele sempre estará pronto para te receber com muitas lambidas, pulos e carinhos. Por toda essa energia infindável, os cães também são ótimos motivadores, pois nunca querem ficar parados.

Se você quer começar algo novo, inicie na companhia do seu amigo canino. Ele, com certeza, irá adorar te acompanhar e te incentivar diariamente a continuar. Ademais, seu espírito livre e sempre feliz nos faz enxergar a vida mais colorida, incentivando-nos a buscar melhorar e a encontrar a felicidade.

Cães perdoam e amam incondicionalmente

Essa é, de longe, a peculiaridade mais admirada pelos amantes de cães: o amor incondicional que possuem. Se você adotou um cão, saiba que ele vai te amar até o fim da vida, dedicando-se integralmente.

Diferente dos humanos, os cachorros amam sem nenhum julgamento. Ou seja, não importa quem você seja, se é rico ou pobre, se fornece tudo de luxo ou apenas o que pode. Basta conquistá-lo que ele estará sempre lá por você.

Esse amor incondicional também conta com a grande facilidade de perdoar que esses animais possuem. Seu cãozinho sempre estará lá por você, mesmo que você falhe com ele ou em qualquer âmbito da sua vida. O amor dele é eterno, o que o torna o melhor amigo perfeito!

Eles adoram a presença dos donos

Esse amor incansável que os cães possuem vem acompanhado de uma intensa vontade de sempre estar perto do seu tutor. Se você possui um cão, com certeza já percebeu que ele faz de tudo para estar ao seu lado. Alguns, inclusive, o seguem durante todo o dia, acompanhando os donos até nas idas ao banheiro.

Essa vontade de estar sempre perto dos donos se torna bem nítida quando eles saem para trabalhar ou ficam um certo tempo longe de casa. Assim que retornam, o cão fará uma verdadeira festa, pois poderá, finalmente, desfrutar da companhia do seu amado tutor.

Eles beneficiam nossa saúde

Além de fornecerem muita alegria aos humanos, os cães também podem ser ótimos para a saúde! Por eles precisarem de exercícios diários, aumentam as chances de os tutores começarem a praticar alguma atividade física. Assim, tanto o cão quanto o dono passam a ter uma saúde melhor.

Estudos também comprovam que mulheres conseguem dormir mais tranquilamente ao lado de um cão do que de outro humano. Como ter um bom sono impacta diretamente na sua saúde, dormir ao lado de um cachorro pode ser muito benéfico. Ademais, no geral, os cachorros deixam tudo ao seu redor bem mais feliz, e isso, por si só, já melhora bastante a nossa saúde.

Cães são uma excelente companhia

Somando todas as características já citadas, fica evidente o quanto os cães são ótimos com os humanos e, consequentemente, também são boas companhias. Não importa se você está triste ou feliz, sempre estará sob a mira dos seus olhinhos cheios de amor para dar.

Escolher criar um cãozinho é ter em mente que você não estará mais sozinho. Algumas raças, como o Bulldog francês e o Chihuahua, são tidos especificamente como cães de companhia. Mas, existem outras que podem ser de trabalho, de guarda, e etc. Não importa qual seja, todos serão ótimos companheiros.

Nossos melhores amigos têm boa memória

É comprovado cientificamente que os cachorros possuem boa memória, conseguindo gravar ensinamentos e ações passados pelos próprios tutores. Por se lembrarem até de pequenas atitudes, a amizade entre cão e humano se fortalecesse ainda mais.

Não se sabe a extensão da memória dos cães, mas as pesquisas comprovaram que eles se recordam de coisas que ocorreram em um certo passado recente, além de se lembrarem dos seus tutores. Ou seja, caso queira ensinar alguns truques ao seu pet, fique tranquilo, pois ele se lembrará.

Como ser o melhor amigo do "melhor amigo do homem"?

dono brincando com cachorro com bolinha

Os cães são excelentes companheiros, mas também precisam de tutores que cuidem deles e que sejam tão amigos quanto eles. Descubra a seguir quais são as atitudes que você pode fazer para ser um bom amigo para o se pet canino.

Proteja o filhote

Os filhotes de cachorros precisam de todo o cuidado possível, pois ainda estão se adaptando à vida fora do útero e, até mesmo, longe da sua mãe. Portanto, caso você tenha algum em casa, trate de providenciar todos os cuidados necessários, como um bom local para dormir, água, comida e muito carinho, pois eles podem sentir falta dos seus irmãos e da própria mãe.

Também é necessário levar os pequenos no veterinário, para checar a saúde deles. Além disso, também é preciso que eles recebam algumas vacinas obrigatórias, como a antirrábica e a polivalente, e que sejam vermifugados. Dessa forma, você garante que seu filhote se desenvolva forte e saudável.

Alimente e hidrate bem seu cão

Assim como para os humanos, água e comida são vitais para que o cãozinho tenha uma boa qualidade de vida. É necessária uma ração de qualidade que forneça todos os nutrientes que o cão precisa, como vitaminais e sais minerais. Além disso, água fresca deve sempre estar à disposição!

Uma dieta balanceada, juntamente com a água fresca, proporcionam não apenas uma boa saúde aos cães, como melhora até a aparência deles. Os pets costumam ficar com os pelos mais brilhosos e resistentes, além de terem seu sistema imunológico fortalecido. Os benefícios são inúmeros, tornando esse um dos principais cuidados caninos.

Cuide da saúde do seu melhor amigo

Como já mencionado anteriormente, para que o tutor dê uma boa qualidade de vida ao pet, é importante que ele se preocupe, principalmente, com sua saúde. Um animal saudável é um animal feliz, que estará mais disposto a realizar todas as atividades do cotidiano.

Além disso, cuidar da saúde do seu amigo canino faz com que ele viva ainda mais anos. Sabemos que os cães costumam viver cerca de apenas 16 anos, sendo poucos aqueles que passam de 18. Portanto, é importante dar a melhor vida possível ao seu pet, pois ele, infelizmente, não poderá te acompanhar por décadas e décadas.

Mantenha a higiene adequada

Para manter o cãozinho saudável, algo extremamente necessário e importante é a atenção à higiene do seu pet. Ele precisa ter um local adequado para suas necessidades fisiológicas, além de tomar banho com certa regularidade.

Algumas raças precisam tomar banho semanalmente, já outras, apenas quando necessário, assim como há algumas que precisam ser escovadas com frequência, e outras nem tanto. Portanto, é interessante consultar o veterinário para saber quais são as condições de higiene ideais para o seu cão.

Cachorro pegando galho

Faça exercícios e brincadeiras

Cães são animais bem ativos, sendo algumas raças mais que outras. Apesar disso, todos precisam de uma dose diária de exercícios físicos. Em alguns casos, apenas uma caminhada uma vez ao dia resolve, mas há algumas raças que precisam de uma dose extra de atividades, para gastar bastante suas energias.

Além desses exercícios, brincar com o seu cãozinho também é de extrema importância. Esse é um momento de conexão entre humano e cão, em que seu pet não vai só se conectar, como também, irá se divertir e demonstrar ainda mais carinho por você. Não pule esse momento, pois ele será maravilhoso para ambos!

Cuidado redobrado com seu amigo idoso

Assim como os humanos idosos, os cãezinhos mais velhos também precisam de cuidados especiais. Muitos deles envelhecem com alguns problemas, como pouca mobilidade, surdez e até cegueira. Mas não se preocupe, há algumas mudanças que você pode fazer para melhorar a vida do seu velhinho.

Uma delas é mudar a ração do cachorro, adotando uma mais adequada à idade do seu animalzinho. Por estarem mais propensos a certas doenças, também é importante eles irem ao veterinário com mais frequência, para que sua saúde seja bem monitorada.

Outra mudança pequena, mas que faz toda a diferença, é ter paciência e respeitar o tempo do seu cão. Pela idade, eles podem começar a se locomover mais devagar, ou podem não serem mais tão ativos. Por isso, forneça o máximo de amor que você puder, sempre com paciência.

Dê muito amor e carinho

Independentemente da idade do seu cãozinho, para você ser um bom amigo, é necessário oferecer muito amor e carinho. Assim como ele fornece amor incondicional ao seu tutor, ele também deve se sentir querido por ele. O cão cultiva uma relação mútua de amor e carinho, logo, quanto mais amor você oferecer, mais ele retribuirá.

Vale ressaltar que os cães vivem pelos seus tutores, colocando a segurança deles acima da própria. Portanto, receber esse carinho é ter a certeza de que seu trabalho está sendo bem feito, além de ser um tipo de recompensa por tudo que seu cãozinho te oferece diariamente. Assim como uma lambida pode mudar seu dia, um cafuné na barriga do seu pet também pode fazer toda a diferença.

Ame o seu melhor amigo incondicionalmente!

dono fazendo carinho no cachorro

Agora ficou ainda mais fácil entender por que o cão é conhecido como melhor amigo do homem. A devoção e amor incondicional que os cães têm pelos seus donos impressionam no mundo todo, sendo frequentemente alvo de vários estudos.

Os cachorros amam com facilidade, e não conseguem guardar nenhum tipo de rancor. Não importa o que você faça, ele sempre estará pronto para te receber com muita alegria e disposição. Não é à toa, que muitos deles são usados em terapias, pois são capazes de melhorar a vida de qualquer um que esteja disposto a recebê-los.

Neste artigo, você pôde não apenas descobrir por que eles recebem tal apelido, como também descobriu formas de ser um bom amigo para ele também. É importante se dedicar a um animalzinho que faria de tudo por você. Portanto, deixe ele ser seu melhor amigo, mas não se esqueça de também ser o dele!

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.