Pode dar banho em cachorro com sabão de coco? Descubra aqui

Pode dar banho em cachorro com sabão de coco? Descubra aqui

Você já se perguntou se o sabão de coco é o melhor produto para dar banho em cachorros? Ou se pode fazer algum mal a esses animais? Veja mais sobre isso aqui!


Sabão de coco para cachorro faz mal?

sabão de coco banho

O sabão de coco é uma substância comumente usada para retirar manchas, remover gorduras e exalar perfumes agradáveis. Dessa maneira, algumas pessoas têm a ideia de que ele pode servir para deixar o cachorro limpo e cheiroso. No entanto, seria essa a melhor forma de higienizar um cachorro?

É importante ressaltar que o sabão de coco, apesar de ter ingredientes neutros, e de muitas vezes parecer ser a solução mais comum para essa finalidade, não é a mais adequada para o banho dos cães. Seu pH alcalino pode prejudicar a pele e a pelagem do animal, de modo que pode ocasionas alergias e a queda dos pelos. Ao longo deste artigo, você verá a fundo o que mais o uso do sabão de coco pode causar aos cachorros e quais são os produtos que podem substituir o seu uso. Vamos lá?

Por que não pode dar banho em cachorro com sabão de coco

cachorro tomando banho

O uso do sabão de coco não é indicado para a limpeza do cachorro, de modo que isso ocorre devido às reações que ele pode causar na pele e na pelagem dos cães. Veja a seguir alguns motivos para não usar o sabão de coco no lugar de produtos específicos no seu cachorro.

PH muito alcalino

O sabão de coco possui propriedades necessárias para realizar a higienização de superfícies. Portanto, pode ser agressivo para a pele dos seres vivos. Desse modo, é importante entender que o hábito não é aconselhável, do ponto de vista dermatológico.

O pH, uma escala usada para medir a acidez de uma solução, no sabão de coco, varia entre 9 e 10, o que o torna alcalino. Produtos alcalinos devem ser evitados na higiene pessoal de humanos e seus pets, sendo que se deve dar preferência às soluções neutras que não agridem a pele e que não ressecam os pelos.

Pode irritar os olhos

Além dos possíveis ressecamentos na pelagem dos cachorros, o sabão de coco pode irritar e inflamar os olhos desses animais, caso haja proximidade. Para um banho seguro, é indicado trocar o sabão de coco por um produto neutro, sem cheiro. Isso dificulta o surgimento de alergias, lesões na córnea e irritações.

A higienização dos olhos dos cães deve fazer parte do dia do banho. A atividade auxilia na prevenção de conjuntivite e de outras inflamações. Para isso, o uso de soro fisiológico e de produtos naturais é indicado, com a ajuda de um algodão.

Sabão de coco pode deixar a pele ressecada

Outro motivo para evitar o uso do sabão de coco no banho dos cachorros seria o ressecamento da pele. O pH alcalino contribui para que o couro do animal fique sensível, já que a finalidade do produto é extrair óleo e manchas de tecidos.

O sabão de coco, ao contrário do que muitas pessoas pensam, retira a proteção natural dos pelos, deixando-os mais quebradiços e sem brilho. A pele também pode sofrer com alergias, dermatites ou hipersensibilidade. No caso, são considerados também os sabões de coco de uso veterinário, que se usados com frequência, também podem ferir o animal.

O que usar no lugar do sabão de coco para cachorro

cachorro tomando banho

É comprovado que a finalidade dos sabões de coco não é higienizar os cachorros. Veja, a seguir, o que pode ser usado com segurança na hora do banho desses pets.

Produtos de limpeza próprios para cães

O sabão de coco pode ser um vilão na higiene do cachorro. Uma boa notícia é que há, no mercado, uma vasta opção de produtos próprios para a higiene dos cães. Existem shampoos, sabonetes e sprays com fragrâncias que não afetam a pele nem o olfato desses seres vivos.

Existem, também, muitas receitas de shampoos caseiros. Abaixo você verá, por exemplo, alguns ingredientes naturais que podem ser usados para a limpeza dos cachorros.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um composto químico utilizado para diversas finalidades. Como ele tem ação neutralizante, pode ser um excelente produto para auxiliar no momento de higienização do cachorro. Para isso, basta diluir uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em meio litro de água.

A solução não deixa cheiro, pode ser usada em todas as raças de cães e remove vários parasitas dos pelos desses animais. Outra curiosidade é que ela serve, ainda, para remover o tártaro, mal que em abundância pode provocar insuficiência renal. Assim, os dentes dos cães também podem ser escovados pela mistura.

Aloe vera

A aloe vera, também conhecida por babosa, é uma planta muito comum de ser utilizada na medicina humana e veterinária. Em seu interior, há uma gelatina branca capaz de limpar, tonificar, curar e anestesiar. Um líquido amarelo também pode ser extraído da planta, mas ele deve ser descartado, por ser tóxico.

A planta tem poder contra a dermatite canina porque tem propriedades antibacterianas, o que ajuda na redução de coceiras, além de hidratar e regenerar a pele. Uma pequena haste de babosa rende bastante para a limpeza e, se for o caso, pode ajudar na recuperação dos pelos do animal.

Aveia

A aveia, um cereal comum no café da manhã, pode ser outro aliado no momento do banho em cachorros. Esse ingrediente, rico em proteína, vitaminas B1 e B2, fibras, ferro e magnésio, pode ser usado para higiene e esfoliação.

Esporadicamente, a aveia pode ser usada em pelos de cachorros sem riscos de apresentar irritações. Ao contrário do uso do sabão de coco, esse produto tem propriedades que funcionam como calmantes, e pode ser usado em cães também como remédio para coceiras, erupções cutâneas e pelagem ressecada.

Vinagre de maçã e água

A solução feita pela junção do vinagre de maçã e água é outra indicação para o banho de cachorros, pois auxilia nos casos de coceira, infecções bacterianas e fúngicas, além de impedir proliferação de pulgas. No entanto, preste atenção aos detalhes do líquido.

O vinagre é ácido, fato que ajuda na morte dos parasitas no pelo do cachorro, porém, não deve ser aplicado sozinho. Por isso, a união com a água é fundamental. A proporção usada deve ser 250 ml de água para meio litro de vinagre, dependendo do tamanho do animal.

Alecrim em pó

O alecrim é uma erva aromática usada para chás, banhos e até decoração. Rica em propriedades antioxidantes, a planta é fácil de ser encontrada e seu pó pode ser usado na hora do banho como um sabonete natural.

O alecrim em pó é antisséptico, o que ajuda a cicatrização de feridas no pelo. Além disso, tem propriedades antimicrobianas e, ainda, analgésicas, o que deixará o pet com a sensação de relaxamento. Por isso, é um excelente substituto do sabão de coco.

Não dê banho no seu cachorro com sabão de coco, use outros produtos!

cachorro tomando banho

Neste artigo, você descobriu que o uso do sabão de coco em cachorros pode ser prejudicial. Notou que, apesar de ser um produto de limpeza, seu uso pode provocar irritações cutâneas ou gerar danos mais graves.

Ademais, aqui você leu que podem ser usados ingredientes caseiros que agridem menos os pelos desses animais. Devido ao pH alcalino, o sabão de coco não é, portanto, indicado para ser usado como sabonete para cachorro.

Em resumo, sempre dê uma olhada nos rótulos dos produtos que pretende usar na higiene do pet, evitando misturas ácidas, alcalinas, com cloro e amônia. Soluções alcalinas, como o sabão de coco, devem fazer parte apenas da limpeza de cozinhas, banheiros e jardins.

Autor deste artigo

Formada em Letras - Língua Portuguesa e Brasileira e Literatura Portuguesa e Brasileira pela Universidade Federal do Piauí. Produtora de conteúdo, revisora e professora. Criadora da página "Concurseira do Piauí" no Instagram.

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Dicas

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.