Husky Siberiano pode viver em apartamento?
Os Huskies são lindos cães de grande porte. Mas, a grande dúvida aqui é: eles podem viver em lugares compactos? Bom, para responder essa dúvida e para tratar de tudo que envolve a raça, preparamos este artigo para você. No mais, sabemos que os Huskies são cães que normalmente vivem em lugares frios e espaçosos, que puxam trenós na neve e vivem em grupo. Tudo isso deve ser considerado na hora de responder à pergunta que diz respeito à criação do Husky em um apartamento.
Ter um Husky em um local compacto é, no mínimo, desafiador. Porém, com a devida atenção, é totalmente possível. Certamente, isso exigirá dedicação e bastante tempo para brincadeiras e passeios. A seguir, você verá algumas dicas de como pode ser a criação de um Husky em um apartamento ou em um local compacto. Acompanhe!
Desafios ao ter um Husky Siberiano em apartamento
O Husky é um excelente cão. É muito dócil, inteligente, resistente e chama atenção com sua beleza. Pensando assim, parece o cão ideal para qualquer lar, mas pense: quem trabalha o dia todo precisa estar ciente que, ao chegar, precisará reservar um tempo para ele. Tendo isso em vista, criar um Husky em um apartamento exige empenho constante, mas é compensador e totalmente possível.
■Pouco espaço e cachorro grande
Geneticamente, o Husky é uma raça extremamente resistente e forte, habituada a puxar trenós facilmente por quilômetros! Quem mora em um apartamento ou em qualquer local compacto precisa dedicar diariamente um tempo de exercício com o cão. Não basta uma lenta caminhada de uma volta em um quarteirão, o Husky precisa de muito mais do que isso!
Ele pode ser o cão ideal para quem pedala ou corre diariamente alguns quilômetros, atletas ou até pessoas que realmente precisam de um incentivo a mais para se exercitarem. Outro fator que pode ser complicado é quando ele precisar fazer suas necessidades fisiológicas. Nesse caso, você pode ensiná-lo desde pequeno, ou, ainda, optar pelo adestramento.
■Uivos ou ruídos
Os Huskies são cães que não vivem bem com a solidão. Se você optar por ter um em apartamento, saiba que, em diversos momentos, ele uiva. Isso, se não observado, pode acarretar problemas com vizinhos. Por isso, é bom que ele não fique muito sozinho, ou que ele tenha a companhia de outros pets.
Há algumas alternativas, como oferecer brinquedos, deixar a televisão ligada, ou, ainda, pedir para que alguém fique com ele nesse período. O Husky sente muito quando seu dono sai, logo, é preciso trabalhar isso para que ele não fique estressado, uivando sem parar. O adestramento pode ajudar bastante nesse aspecto também.
■Bagunça no apartamento
Principalmente na fase de crescimento, deve-se evitar deixar calçados e pertences pelo chão. Como todo cão filhote, o Husky tende a morder coisas. Assim, não deixe faltar brinquedos. Outro ponto são os pelos, já que o Husky tem uma pelagem densa e volumosa que o protege do frio, porém, ele solta bastante pelo.
Há quem ensine o cão a usar uma espécie de caixa de areia para fazer suas necessidades sempre no mesmo local, porém, isso pode levar certo tempo, assim, tenha paciência! Outro fator a ser observado por quem mora em apartamento é se o condomínio permite a criação de pets de grande porte, bem como, em caso de imóvel locado, os critérios do contrato de locação.
Dicas para manter um Husky Siberiano em apartamento
Talvez você morava em um local grande anteriormente, teve que se mudar para um local menor, e não quis doar seu grande amigo Husky. Algumas dicas podem facilitar, e muito, tanto para você, como para o seu Husky. A seguir, você verá quais são as melhores opções e estratégias para quem não renuncia a um exemplar dessa linda raça.
■Prepare o espaço adequadamente
Avalie os tipos de móveis que você tem em seu apartamento. Observe também se o local é devidamente fresco e arejado. Os Huskies sentem muito calor devido à sua densa pelagem, você deve estar atento à alimentação e principalmente à hidratação diária.
Se você tem um cômodo vazio como, por exemplo, um quarto, pode ajudar bastante. Provavelmente, algumas mudanças serão necessárias, então, antes de adquirir um filhote de Husky, avalie se o local está minimamente adequado. No mais, compre todos os acessórios e itens necessários para a qualidade de vida do animal.
■Inicie o adestramento desde cedo
É muito importante que, ao decidir ter um Husky, você pense em investir no adestramento. Talvez você não tenha tanto tempo ou os métodos corretos para ensiná-lo. Para que você não se frustre, e também não espere nada além do que seu Husky pode fazer, é muito bom optar pelo adestramento dele ainda filhote.
Apesar de muito inteligente, esta é uma raça um pouco teimosa. Fatores, como fazer as necessidades básicas sempre no mesmo local, não uivar excessivamente e não destruir coisas como almofadas e roupas, são alguns dos problemas que o adestramento certamente resolverá.
■Estimule mentalmente o Husky
O tédio é algo que assola a vida de muitos cães. Para que o seu Husky esteja plenamente saudável, além dos cuidados necessários e da rotina de exercícios físicos intensos, estimulá-lo mentalmente o tornará ainda mais inteligente e ligado a você. Existem brinquedos, como quebra-cabeças para cães, entre outras coisas que podem ajudar.
Atividades com recompensas também podem ser divertidas, tanto para você, como para ele. Esconda objetos e o estimule a encontrar, faça-o correr atrás de uma bola ou ensine-o a te puxar enquanto você está em sua bicicleta. Certamente, são tarefas que ele fará com toda satisfação.
■Leve seu Husky para caminhadas e exercícios
Como já mencionado, o Husky precisa de exercícios diários e intensos. Ao pensar no bem-estar do seu pet, você fará bem também à sua saúde, pois correr um pouco ou fazer longas caminhadas é excelente para a saúde, de modo geral.
Você pode levá-lo a um parque onde tenha grandes campos e brincar de jogar algo para ele buscar. Se você tiver crianças na família, elas podem brincar com ele também, claro, que sempre com supervisão. Se você não é atlético, para acompanhar o Husky, você pode pagar alguém para longas corridas com ele, já que hoje em dia muitas pessoas prestam esses serviços.
■Saiba agir na hora de se ausentar
Um grande sofrimento para o Husky é o momento em que seu dono precisa sair, seja para viajar, trabalhar ou até mesmo uma saída rápida. Nesses casos, uma alternativa é acostumá-lo com suas saídas progressivamente.
Saia do apartamento e entre após 5 minutos, então, aumente o tempo e recompense-o sempre que ele não uivar. Com o tempo, ele entenderá que, por mais que você saia, você sempre volta. Nesse ponto, um adestrador pode auxiliar também. Mas, reforçando, evite deixar seu Husky só por muito tempo.
É possível ter um Husky em apartamento, só depende de você!
Como visto anteriormente, você precisará investir tempo diário com seu Husky. Basta ter uma rotina organizada e o local não será o fator determinante para o pet que você deseja ter ou tem. O Husky é um cão incrivelmente amoroso e companheiro, portanto, usufrua da amizade do seu pet para ter uma vida mais saudável e feliz.
Bons relacionamentos, momentos de brincadeiras, passeios e exercícios são fundamentais para a vida. Pensando no seu Husky você estará fazendo bem a você mesmo, e acredite: é compensador. Agora que você já viu todas as dicas desse artigo, já sabe que o tamanho do local não é tão decisivo. Se você se dedica e ama seu pet, certamente dará certo!