Cachorro ou lambendo a pata é normal?
Se o seu cachorro fica mordendo ou lambendo as patas excessivamente, não entre em pânico. Embora esse comportamento não seja normal, existem soluções que podem evitar que seu cachorro se machuque ao ponto de causar graves ferimentos em sua pata.
Os motivos que podem levar um cachorro a ter esse hábito variam desde o tédio até o desequilíbrio dos estados de saúde físico e mental, que podem refletir no ato de se morder. Depois de entender os porquês que fomentam essa atitude, logo em seguida, você aprenderá como fazer seu cachorro parar de se morder e de se lamber através de cinco dias super fáceis.
Por isso, continue lendo este artigo, pois nele você aprenderá tudo o que precisa fazer quando o seu cachorro estiver apresentando esses comportamentos.
Cachorro mordendo a pata: o que pode ser?
Os motivos que levam um cachorro a ficar mordendo ou lambendo a própria pata podem ser vários, desde parasitas até doenças que enfraquecem seu estado de saúde. A seguir, você descobrirá com mais detalhes o que pode ser.
■Tédio
Os cachorros podem sentir tédio quando não possuem nada para fazer. Por isso, se o seu cachorro passar muito tempo sozinho, e se não houver brinquedos para ele poder se distrair, ou se você quase não o levar para passear, ele pode ficar entediado.
Sendo assim, quando não houver nada para fazer dentro de casa, seu cãozinho pode começar a morder a própria pata e até mesmo lambê-la para se distrair. Então, se o seu animal de estimação fica muito tempo sozinho em casa, por exemplo, pode ser devido ao tédio.
■Parasitas
Pulgas, carrapatos e ácaros são parasitas muito comuns em cachorros. Então, para resolver o problema, o seu cão ficará mordendo o local para retirar os parasitas, mas nem sempre ele conseguirá fazer isso sozinho.
Isso acontece devido ao fato de o carrapato ser mais fácil de ser encontrado, enquanto o ácaro e as pulgas são mais difíceis. Se este for o caso do seu cachorro, será normal, com o tempo, que apareçam ferimentos em suas patas, já que ele irá mordê-la até retirar o parasita.
■Pode ser pólen ou poeira
A alergia canina pode ser causada por diversos fatores externos que causam uma hipersensibilidade ao sistema imunológico do pet. Isto é, com o passar do tempo, seu cachorro pode desenvolver alergias tanto ao pólen de plantas, quanto à poeira.
Essa alergia pode levar o pet a ter o comportamento de ficar lambendo e mordendo a pata repetidas vezes. Mas, lembre-se, para que seu cachorro desenvolva alergia ao pólen e à poeira, antes ele deve ter sido exposto várias vezes a esses componentes.
■Sua pele pode estar seca
Assim como nós, os cachorros podem ficar com a pele seca em épocas de frio ou quando o clima está mais seco. Então, para hidratar a pele, o peludo passa a ter o comportamento de lamber as patas para aliviar o ressecamento, o que não ajuda em nada.
Entretanto, a pele do seu cachorro pode estar seca devido a uma má alimentação. Caso ele esteja ingerindo pouco ácidos graxos, será mais difícil manter uma pele saudável e flexível.
■Lambendo ou mordendo uma picada
Ao longo da vida, os cães são picados por insetos várias vezes, principalmente no ar livre, quando estão no quintal ou quando saem para passear. Desse modo, assim como a poeira, picadas de insetos podem causar alergias nas patas do seu amigão.
Alguns cães podem ser mais sensíveis que outros, fazendo com que uma picada cause um incômodo maior. Então, para aliviar o local da picada que pode ficar coçando, o cão lambe e dá pequenas mordiscadas.
■Unha quebrada ou encravada
Unha quebrada ou encravada é um tipo de lesão muito comum em nossos amigos caninos. Isso acontece devido às unhas dos cachorros crescerem muito rápido, indo, muitas vezes, de encontro a tudo que houver pela frente.
Além disso, os cachorros também podem ter unhas encravadas, como os humanos. Quando não cortadas com certa frequência, as unhas do cão irão crescer demais e, provavelmente, se curvarão. Consequentemente, elas entrarão na pele do pet, causando uma inflamação e, logo, um desconforto.
■Estado de saúde do cão
Para finalizar, o estado de saúde físico e psicológico do cão pode influenciar também. É muito importante ficar atento caso seu cachorro comece a lamber a pata, pois ele pode estar sentindo dor. Pode ser que sua pata esteja com algum ferimento que esteja incomodando.
Além disso, a causa das mordidas e lambidas pode ser psicológica. Assim como as pessoas, os cachorros também podem se sentir ansiosos e estressados. Então, para aliviar, eles lambem suas patas, se acalmando.
O que fazer quando o cachorro está mordendo as patas
Agora que você já sabe o que causa esse comportamento em seu cachorro, chegou a hora de partir para a ação. Veja, a seguir, o que fazer quando o seu peludo estiver se mordendo ou se lambendo.
■Proteja as almofadas das patas
Os cães possuem almofadas em suas patas, também chamadas coxins. Elas são muito importantes, pois protegem a pata do animal durante os passeios. Sendo assim, se o cachorro chega a danificar essa parte, pode prejudicar seu bem-estar.
Para evitar que o cachorro fique mordendo o local ferido, é importante proteger essa parte usando pomada e curativos. Primeiramente, faça a limpeza do local e, em seguida, aplique a pomada cicatrizante. Somente depois, enfaixe com uma gaze.
■Tome os devidos cuidados com a pele
Como você pôde ler em tópicos anteriores, pode ser que seu cachorro esteja com as patas ressecadas. Tendo notado que esse é o motivo, o ideal a se fazer é usar cremes próprios para cães ou produtos alternativos.
Para hidratar a pele da pata do seu peludo, passe um pouco de azeite de oliva, óleo de abacate e óleo de coco. Mas, se preferir, você pode comprar o bálsamo, um tipo de creme fabricado especificamente para usar na pele de cachorros.
■Incentive exercícios moderados
Incentivar o cão a fazer exercícios vai ajudá-lo a diminuir o estresse, a ansiedade e o tédio. Sendo assim, passe a fazer mais caminhadas com seu cachorro, não somente no final de semana, mas diariamente, se possível.
Essas atividades irão deixar o cachorro com um nível de energia baixa e cansado. Isso vai fazer com que ele não se lembre de ficar mordiscando e lambendo sua pata. Com o tempo, você notará que o cão abandonará esse comportamento.
■Faça uma massagem
Liberando toda a tensão do peso que as patas suportam ao longo do dia, o estresse e a ansiedade do seu cão serão aliviados. Logo, faça uma massagem nas patas do seu amigo, ele ficará mais relaxado!
Para fazer a massagem, deixe o ambiente confortável. Sempre antes de fazer, fale a palavra “massagem”, para que, com o tempo, o pet associe esse ato com a massagem. Comece a massagem nas pernas e desça até a pata. Depois, movimente os dedos do cachorro para cima e para baixo.
■Conte com apoio veterinário
Após ler todas essas dicas, se mesmo depois de colocá-las em prática, seu pet não parar com o comportamento em questão, o indicado é você contar com a ajuda de um veterinário, já que somente mu profissional poderá lhe ajudar com mais precisão.
A partir de uma investigação mais detalhada, o veterinário poderá descobrir a razão das lambidas ou das mordidas ocorrerem, sabendo intervir devidamente. Por isso, fique sempre atento ao seu cão, já que, caso ele seja tratado desde cedo, ficará mais fácil remediá-lo.
Fique sempre atento ao comportamento do seu pet
Uma das formas de demonstrar carinho pelos cães é através do cuidado, para isso, é preciso ficar atento ao comportamento deles. Desta forma, depois de ler este artigo, quando o seu cachorro apresentar o comportamento de se lamber e de se morder em excesso, você saberá quais são os motivos.
No geral, você pôde aprender aqui que seu cachorro pode se morder quando está com tédio, quando sua pele está seca ou quando está com a pata ferida. Em seguida, você pôde ler que existem algumas maneiras para sanar esse problema, podendo usar pomadas e fazer massagens.
Mas, se mesmo assim você não conseguir mudar o comportamento do seu cachorro, você pelo menos pôde entender que, caso seja necessário, pode contar com a ajuda de um veterinário. Por isso, não perca mais tempo e comece agora mesmo a ajudar o seu peludo.
Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.