Seu cachorro urina onde dorme? Veja as causas e como cuidar!

Seu cachorro urina onde dorme? Veja as causas e como cuidar!

Seu cachorro está urinando onde dorme? Entenda os motivos desse tipo de comportamento e também como você pode lidar com isso para extinguir esse comportamento.


Cachorro urinando onde dorme é normal?

Primeiro é preciso entender que o seu cachorro não faz isso para deixá-lo com raiva, mas que ele precisa de ajuda. Esse não é um comportamento comum, mas pode sim acontecer de um cachorro urinar onde dorme. Esse tipo de comportamento, embora não seja o mais natural, pode acontecer por diversos motivos.

Quando um tutor se depara com um problema que incomoda tanto como o cachorro urinando onde dorme, é normal se sentir preocupado achando que não tem como resolver isso. Porém é totalmente possível resolver esse tipo de situação. Ao longo deste artigo conheça os motivos de o cachorro urinar onde dorme e saiba como lidar com esse problema.

Entenda porque o cachorro urina onde dorme

Embora não seja tão comum, como falamos início deste artigo. Pode sim acontecer do cachorro urinar onde dorme. Entenda os motivos desse tipo de comportamento para conseguir lidar melhor com ele.

Para um filhote é normal

Filhotes não possuem controle total da bexiga como um adulto. Assim como um bebê humano, eles podem sim acabar urinando onde dormem. Nesse caso o xixi na cama não é proposital e sim algo que acontece pelo fato de o filhote não conseguir segurar para chegar no local correto.

Nessa fase da vida, principalmente nos primeiros meses, assim que chega em casa, os filhotes tendem a fazer em qualquer lugar assim que sentem vontade. Mas é um comportamento que muda ao longo do tempo.

Falta de banheiro adequado

Quando o tutor não ensina adequadamente onde o cachorro deve fazer o xixi é possível que o cachorro simplesmente passe a fazer em outros lugares. Não ter um local limpo também pode ser um motivo.

Cães no geral não gostam de fazer as necessidades em locais sujos. Então é possível que ele opte por fazer em outro local e mesmo não sendo a escolha mais lógica, esse lugar pode ser a caminha. O mesmo pode acontecer se o banheiro do pet não for de fácil acesso para ele.

Mudanças hormonais após castração

As mudanças hormonais em fêmeas após a castração podem causar incontinência urinária. Mas isso não acontece com todas as cachorras e a maioria não apresenta esse problema.

Esse tipo de incontinência pode aparecer anos após o procedimento cirúrgico. E no geral acontece durante o sono, quando a cadela está completamente relaxada e então não consegue controlar a própria bexiga.

Medo pode provocar o xixi na cama

O medo é um sentimento que pode provocar comportamentos não desejados nos cães. É muito comum que um cão assustado faça xixi involuntariamente, assim como também pode acontecer pelo contrário, ou seja, excitação.

No caso do medo o cãozinho pode buscar refúgio em um local onde ele se sente seguro, que pode ser a caminha acabar urinando na cama por medo de algum estímulo. Sendo assim ele não teve controle da situação e o que acontece é involuntário.

Estado de saúde do cachorro

Além das questões comportamentais, também existem explicações que podem estar ligadas à saúde do cachorro. Problemas renais podem sim causar a urina na cama ou em outros locais inadequados. E nesse caso é extremamente importante levar o pet ao veterinário e fazer exames para identificar o problema.

Vale a pena observar se o seu cão apresentou outras mudanças comportamentais. Se no geral ele continua agindo igual, então pode sim ser um problema de saúde. E o indicado é sempre o levar o mais rápido possível a uma consulta.

Como fazer o cachorro não urinar onde dorme

Agora que identificou os prováveis motivos para o cachorro estar urinando na cama, entenda que existem algumas formas de lidar com isso. Saiba quais as formas de fazer o seu cachorro parar de urinar onde dorme.

Ofereça um lugar adequado para urinar

A primeira medida que qualquer tutor deve tomar é separar um lugar adequado para o pet fazer as necessidades dele. Esse espaço deve ser longe da caminha e de onde ele come ou bebe água.

O banheiro do seu pet também deve estar sempre limpo. Verifique se o tapetinho ou banheiro estão cheios e troque por volta de cada 3 ou 4 xixis. Se você tiver uma área como quintal ou área de serviço para o pet fazer as necessidades, esse espaço deve ser lavado pelo menos uma vez ao dia.

Arrume a cama do cão

A cama do seu cãozinho deve estar limpa sempre. Retire o cheiro de xixi e garanta que ela vai estar em um local seco e agradável para ele. Se necessário troque por uma cama com tecido impermeável.

Garanta que essa caminha é de fato confortável para o pet e do tamanho adequado para ele. Nunca deixe o animal comer em cima da caminha. Isso pode fazer com que ela fique com cheiro de comida, e isso pode fazer o cão tentar destrui-la em busca de alimento.

Forneça uma dieta adequada

Uma boa alimentação ajuda a garantir mais saúde para o seu melhor amigo. E um cão saudável tem menos chances de desenvolver comportamentos não tão comuns como o de urinar na cama.

Então forneça uma boa alimentação ao seu cãozinho, seja com uma ração de qualidade superior, premium ou super premium, ou com alimentação natural. Neste último caso é importante consultar o veterinário para receber orientação sobre a dieta indicada para o caso do seu cachorro especificamente.

Mantenha o cão hidratado

Para evitar problemas renais e manter a saúde do seu cãozinho em dia, tente assegurar que o pet está se hidratando adequadamente. Manter a água sempre limpa e fresca é importante para o pet gostar de beber água, já que muitos não bebem água suja ou com a própria saliva.

Se necessário forneça picolés de frutas ou coloque gelo na água. Esse tipo de truques ajuda a deixar o pet mais interessado na água, já que alguns não gostam muito de beber água. Sachês também ajudam a aumentar a hidratação.

Leve o cão para passear

O passeio é a principal ferramenta para evitar o estresse em cães. Animais que não passeiam ou passeiam pouco podem apresentar comportamentos estranhos por conta do estresse e da energia acumulada. Então vale a pena investir em passeios diários de qualidade.

Se não tiver tempo ou não conseguir passear todos os dias com seu pet. Vale a pena contratar um passeador profissional para realizar essa atividade e garantir mais saúde e qualidade de vida para o seu melhor amigo.

Conte com ajuda profissional

É indicado ir ao veterinário verificar se o problema não tem origem física. Descartado um problema de saúde, é necessário se atendar a questões comportamentais. Mas mesmo nesse caso alguns tutores não conseguem resolver o problema sozinhos.

Para isso existem adestradores, não tenha vergonha em pedir a ajuda de um profissional, de preferência positivo, para te ajudar a resolver o problema. Ele pode indicar uma rotina mais adequada ao seu cão e vai te ensinar a lidar com diversas situações.

Cachorro urinando onde dorme tem solução

Como vimos ao longo do artigo, embora seja uma situação desconfortável e que não é natural. Se o seu cachorro está urinando onde dorme você deve manter a calma e seguir as indicações dadas ao longo do artigo. Pois o problema tem sim solução e às vezes a solução pode ser muito mais simples do que você imagina.

Apontamos novamente que esse comportamento do cão de urinar onde dorme não é uma afronta ao tutor. Os cães não possuem noção de vingança, rancor ou remorso. Eles não tomam atitudes baseadas em afrontar humanos. Por isso não fique com raiva do seu amiguinho e jamais grite com ele. Pois o cachorro não está urinando onde dorme propositalmente.

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Palavras-chave relacionadas


dicas causas cuidados

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.