Cachorro pode comer jiló? Veja benefícios e cuidados!

Cachorro pode comer jiló? Veja benefícios e cuidados!

Você sabia que cachorro pode comer jiló? Conheça os benefícios desse alimento para os cachorro e como você pode preparar para incluir nas refeições do seu pet.


Afinal, cachorro pode comer jiló?

A resposta é: sim. Seu cachorro pode comer jiló, porém, com moderação. O jiló é um alimento que faz parte do cardápio do ser humano há muito tempo. Mas a dúvida que fica entre os cuidadores de cachorros é se o cachorro vai gostar e como tirar o amargo desse alimento.

Se você também tem essas dúvidas, fique tranquilo, porque ao longo deste artigo iremos te falar tudo sobre o jiló para seu cachorro. Possuindo muitos benefícios para a saúde do seu pet, ele ajuda a prevenir doenças e fortalecer os ossos, por exemplo.

Mas, antes de você começar a introduzir o jiló na alimentação do seu pet, você precisa saber mais sobre esse alimento. Confira a seguir mais informações sobre o jiló!

Benefícios do jiló para o cachorro

O jiló é um alimento que tem inúmeros benefícios, não somente para você, mas também para seu cachorro. Confira a seguir quais são os benefícios do jiló para a saúde do seu animal de estimação.

Fonte de cálcio e fibras

O jiló é um fruto que faz parte da mesma família do tomate, da berinjela e do pimentão. Essa fruta se destaca por ser uma grande fonte de vitaminas, como o cálcio, além de fibras. Desse modo, o jiló não beneficia somente as pessoas, mas também os animais, logo é um alimento pouco calórico.

Assim sendo, oferecer esse alimento para seu cachorro vai ajudá-lo a ingerir mais cálcio, evitando que ele venha a ter fraturas ósseas. Como também, as fibras irão auxiliar no funcionamento do intestino do cão.

Contribui para uma boa visão

O jiló é um alimento muito rico em vitaminas. Entre uma das vitaminas que fazem bem para a saúde do seu cãozinho está a vitamina A. Esse nutriente contribui para diversos sistemas do corpo do seu animal de estimação, mas principalmente para a visão do pet.

A vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que a degeneração dos olhos acontece de um modo mais lento conforme o cão envelhece. Não tem como negar que essa vitamina é uma grande aliada à saúde do cão.

Auxílio no funcionamento do sistema nervoso

Ainda sobre a vitamina A, o jiló vai ajudar no bom funcionamento do sistema nervoso do seu cachorro. Inserir uma quantidade adequada de jiló na alimentação do seu cão, vai ajudá-lo ao longo da vida ter um desenvolvimento cognitivo melhor.

Enquanto que em cães idosos, quando ingerem o jiló durante toda a vida , ou seja, ingerem a vitamina A, têm menos tendência de ter doenças degenerativas do sistema nervoso. Neste caso, evitará doenças como Alzheimer e o mal de Parkinson.

Beneficia a respiração celular

Primeiramente, a respiração celular é um mecanismo que as células realizam para obter mais energia, para que ao longo do dia o corpo consiga realizar as atividades necessárias. Porém, para que o organismo consiga captar essa energia ele precisa de glicose, e aqui entra o jiló.

Ao ingerir o jiló, esse alimento vai ajudar as células do corpo do seu cão a controlar a absorção de glicose, ou seja, ele vai evitar que seu cão fique sem energia ao longo do dia. Por isso, se o cachorro apresenta cansaço constante, fique atento.

Melhora o funcionamento do intestino

Como você pôde ler anteriormente, o jiló é rico em fibras. Por isso, se o seu cão tem o intestino preso ou você queira evitar que ele venha a ter, oferecer o jiló para seu pet é uma das melhores soluções.

É importante ressaltar que existem dois tipos de fibras, as que são solúveis a água e as que são insolúveis, ou seja, que não retém a água. Logo, a fibra do jiló é insolúvel, fazendo com que ajude o bom funcionamento do intestino do seu animal de estimação.

Combate ao mal hálito

O mau hálito canino pode ser causado por vários motivos, mas entre eles encontra-se a má alimentação. Existem muitos alimentos que podem ajudar a combater o mal hálito, sendo um deles o jiló. Com certeza só de imaginar o gosto do jiló você deve ter feio uma careta. Devido a essa fruta ser muito amarga ela vai estimular a salivação impedindo que bactérias se proliferam na boca do animal.

Fortalece ossos e dentes

O cálcio é um mineral muito importante para a saúde do seu peludo. É um dos minerais mais presentes no corpo do cão, logo é possível encontrá-lo nos ossos e nos dentes. Assim, a saúde dessas partes do corpo do seu cachorro necessita de cálcio.

Para que seu cachorro não venha a ter problemas de saúde, como a osteoporose e dentes fracos, ofereça o jiló para o seu animal, pois ele é uma rica fonte de cálcio.

Cuidados ao dar jiló para o cachorro

Agora que você já sabe os benefícios do jiló para seu cachorro, chegou a hora de aprender quais cuidados ter ao preparar esse alimento antes de oferecer para o seu peludo.

Cozido é a melhor maneira

Preparar o jiló parece guardar alguns segredos, mas não, é mais simples do que você imagina. Para suavizar o sabor amargo dessa fruta e torná-la mais saborosa e agradável você precisará apenas cozinhar o jiló.

Quando você cozinhar o jiló ele irá liberar na água as substâncias que o fazem ser amargo. Sendo assim, deixe cozinhar na panela de pressão por cerca de 15 minutos e em seguida tire da panela e deixe escorrer a água.

Não sirva o legume quente

Após cozinhar o jiló, não sirva de imediato para seu cachorro, espere esfriar pois pode fazer mal para o seu pet. O que acontece aqui é que os cachorros estão acostumados a comer alimentos em temperatura ambiente, então quando comem um alimento mais quente, seu estômago não aceita.

Como consequência, seu cão pode vomitar, ter mal estar e dores de barriga. Caso isso aconteça, leve o cachorro imediatamente a um veterinário, somente o médico saberá o que fazer.

Cuidado com os temperos

Embora preparar o jiló com alho, cebola e óleo, por exemplo, possa ficar mais saboroso, esses temperos podem fazer mal para seu cachorro. Esses condimentos possuem substâncias tóxicas, que quando ingeridas pelo cachorro podem causar problemas de saúde no cão ou até mesmo levá-lo à morte.

A cebola e o alho, por exemplo, contêm o dissulfeto de n-propil, uma substância que quando o cachorro ingere altera não somente a sua hemoglobina, mas também destrói os glóbulos vermelhos, causando anemia, icterícia e sangue na urina.

Evite grandes quantidades

Assim como todo alimento deve ser oferecido com moderação para o seu pet, como jiló não é diferente. Apesar do jiló não ser tóxico, seu cachorro não pode comer com frequência, afinal, não é o alimento principal da dieta de um cão.

Por isso, ofereça o jiló apenas uma vez na semana para o cão e somente um, como se fosse apenas um petisco. Quantidades maiores podem fazer mal ao seu animal de estimação.

Outros legumes que o cachorro pode comer

São muitos os legumes que os cachorros podem comer, por isso não ofereça apenas o jiló. Assim como o jiló, outros legumes são ricos em vitaminas e sais minerais que faram bem para o seu cachorro.

Lembrando que assim como o jiló, esses legumes que serão citados a seguir devem ser oferecidos com moderação, ou seja, apenas como um petisco. Sendo assim, você pode introduzir na alimentação do seu pet o brócolis, a cenoura, a couve-flor, a batata, o pepino e a alface, por exemplo.

Ofereça jiló para seu cachorro com moderação

Vimos neste artigo o quanto o jiló é benéfico para a saúde dos cães. Esse alimento previne doenças degenerativas, fortalece os ossos e dentes, além de combater o mau hálito canino e ajudar o cão a ter uma boa visão.

Ao longo deste artigo, você também aprendeu a como preparar o jiló para seu cãozinho da maneira certa. Afinal, para que o cão não sofra com o amargo desse alimento o ideal é cozinhá-lo. Mas, lembre-se de não colocar tempero algum na hora de cozinhar e não oferecer o alimento quando ainda estiver quente para o pet.

Além disso, o jiló ajuda no funcionamento do intestino dos cachorros, evitando a famosa prisão de ventre. Agora que você já sabe todas essas informações, ofereça o jiló com moderação para o seu peludo!

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.