Pata de gato: veja a importância, como cuidar e curiosidades

Pata de gato: veja a importância, como cuidar e curiosidades

Venha conferir a importância das patas de gato, suas principais funções, os cuidados que você precisa ter e muitas curiosidades que você precisa saber!


A importância das patas de gato!

patas de gato

Talvez você nunca tenha imaginado o quanto as patas dos gatos são importantes para eles, de modo que elas não servem apenas para caminhar. As patas dos gatos precisam, antes de tudo, de alguns cuidados especiais, e o tutor sempre deve dar atenção à sua higiene e saúde. Neste artigo, vamos explicar detalhadamente quais são esses cuidados que o tutor deve ter.

Depois disso, vamos contar um pouco sobre as principais funções das patas de gato. São funções especiais que ajudam o gato no cotidiano, como, por exemplo, no amortecimento contra impactos ou no andar sobre solos ásperos. E, por fim, vamos falar de alguns fatos curiosos sobre as patas de gato que provavelmente você não sabia. Vamos lá?

Como cuidar das patas de gato

patas de gato

As patas dos gatos são muito importantes e desempenham diferentes funções. Portanto, elas precisam de cuidados especiais. Nesta parte do artigo, você vai encontrar as informações necessárias para saber como cuidar das patinhas do seu bichinho.

Mantenha as patas limpas e protegidas

Para manter as patas do seu gato saudáveis, limpe as patas com um pano úmido diariamente. Verifique entre as patas se há lixo ou outros detritos que possam estar presos. O seu gato pode ficar doente ao lamber substâncias tóxicas de suas patas, então certifique-se de limpar imediatamente qualquer líquido estranho que seu gato possa pisar.

Outro detalhe importante, é que gatos de pelagem comprida podem ter pelos entre os dedos que podem incomodá-los. Se o seu gato está lambendo obsessivamente o pelo, você pode apará-lo delicadamente com uma tesoura arredondada.

Deixe as unhas aparadas

Apare as unhas do seu gato a cada poucas semanas para manter suas garras curtas e diminuir o risco de arranhões. Use cortadores de unha afiados, pois cortadores opacos não são tão eficazes. Arrume seu gato confortavelmente antes de começar, pois, você provavelmente terá que se esforçar para deixá-lo confortável com o corte das unhas.

Aperte a pata suavemente para expor as garras. Corte apenas a parte branca translúcida da unha, pois a parte rosa é a espinha, que sangrará se for cortada. Provavelmente, serão necessárias várias sessões para cortar todas as unhas, especialmente no início.

Atenção com sinais de alerta

Fique atento a quaisquer sinais de patas irritadas e de pelos compridos que podem ficar presos entre os dedos do pé do gato, retendo detritos e umidade. Cuide das patas do seu gato se suas almofadas estiverem inchadas, moles, sangrando, ulceradas ou escamosas.

Se o seu gato está mancando ou dando preferência a uma pata, verifique os pés para ver se há algum problema. Se você não observar nenhum problema aparente, mas o comportamento continuar, pode ser necessário levar seu gato ao veterinário.

Coloque arranhadores

Não é nenhum segredo que os gatos adoram se coçar. Os gatos se coçam por muitas razões diferentes, incluindo para afiar suas garras, fazer exercícios e marcar seu território. Se você quiser guardar seus móveis, ofereça ao seu gato diferentes superfícies para arranhar em sua casa. Como regra geral, você deve fornecer tantas superfícies para arranhar, quantos gatos houver em sua casa, acrescido de um.

É interessante adquirir arranhadores com dois ou mais andares, assim o pet, à medida que afia suas garras, se diverte e se distrai. Eles podem ser comprados em pet shops ou você mesmo pode fazer o seu próprio.

Funções especiais das patas de gato

patas de gato

As patas dos gatos têm diversas funções, de modo que explicaremos as principais. Nesta parte do artigo, você vai conhecer todas as funções que as patas do gato desempenham. Por exemplo, você verá que elas são sensíveis, que funcionam como amortecedores, que ajudam na comunicação e muito mais! Acompanhe.

Patas de gato são muito sensíveis a vibrações

As patas de gatos são altamente sensíveis. Tente mexer nas patas do seu gato. É bem provável que ele se sinta incomodado ou que tente fugir. Isso acontece porque as almofadas das patas contêm grandes concentrações de receptores nervosos.

Esses receptores fornecem equilíbrio para o gatinho, mas também são auxiliares de caça. Os gatos sentem a textura do solo, as vibrações e a gravidade através das patas. Essas sensações os ajudam a avaliar suas presas e a manter o equilíbrio. Os felinos amassam objetos macios quando estão felizes e satisfeitos. No mais, suas patas sensíveis também testam a segurança, temperatura e textura dos objetos.

As patas funcionam como amortecedores

Você provavelmente já sabia disso, mas as patas do gato são amortecedoras. As almofadinhas são responsáveis por ajudar os gatos com amortecimento e por auxiliar nos impulsos para os pulos. Em outras palavras, as almofadas das patas suavizam as aterrissagens quando os gatos pulam e andam em pedras, em terrenos cobertos de ervas daninhas e em lugares sólidos.

Essas almofadas macias e multitarefas também ajudam os gatos a se moverem e a caçarem silenciosamente. As almofadas das patas dão maior mobilidade e agilidade para os felinos.

As patas de gato ajudam na comunicação

Gatos usam as patas para se comunicar, sendo que eles arranham objetos para marcar seus territórios e para dar informações sobre si mesmos para outros gatos, ou até mesmo para outros animais. Feromônios são depositados nessas superfícies arranhadas, formando as glândulas odoríferas localizadas entre as almofadas das patas. É como um cartão de visita pessoal.

As almofadas das patas traseiras também têm glândulas odoríferas. Você já deve ter notado que seu gato raspa a areia da caixinha ou o chão depois de urinar.

Ajudam a refrescar o bichano

As patas do seu gato funcionam como um sistema de refrigeração. Elas evitam o superaquecimento em dias quentes. No mais, se o seu gato está assustado ou estressado, ele com certeza suará pelas patas.

Se você levar seu gatinho para algum lugar que seja estressante para ele, preste atenção nas pegadas de gato provocadas pelo suor em suas almofadas. Ademais, repare: em dias muito quentes, os gatos preferem ficar o tempo todo no chão, que é um lugar mais frio. Quando ele fica em contato com as almofadas, ajuda o gato a se refrescar pouco.

Patas de gato têm enorme flexibilidade

As patas podem se dobrar e virar para ajudar os gatinhos a subir em árvores e caçar ratos, apresentando enorme flexibilidade. Assim, repare que os gatos são ótimos escaladores de árvores, porque suas patas dianteiras se voltam para dentro para afundar suas garras afiadas nos galhos. No mais, elas ajudam os gatos a manter a estabilidade.

Fatos curiosos sobre patas de gato

patas de gato

Agora, vamos falar de algumas curiosidades que provavelmente você não sabia sobre as patas dos gatos. Como vimos, elas são muito importantes para os gatos, mas agora vamos ver mais algumas funções que elas desempenham na vida dos felinos.

O gato caminha na ponta dos pés

Aposto que você não sabia que seu gato anda na ponta dos pés. Isso significa que seu gato é um digitígrado, ou seja, um animal que se levanta e anda sobre os dedos dos pés quando quer chamar a atenção ou ganhar um petisco ou carinho. No mais, ainda que para nós tal ato pareça incômodo, para os felinos não é, já que as almofadas protegem as patas com suavidade, proporcionando mobilidade.

Eles podem ser canhotos ou destros

Os felinos, em alguns aspectos, são bem parecidos com os seres humanos. Um dos aspectos é que eles podem ser destros ou canhotos, conforme foi descoberto por pesquisadores da Universidade de Belfast, na Irlanda do Norte.

Foi relatado que as fêmeas são predominantemente destras, enquanto os machos são predominantemente canhotos. Mas, diferentemente dos humanos, que tendem a ser destros, os gatos não têm uma preferência específica. A pata que eles vão usar depende muito da atividade que será realizada.

As patas podem revelar a personalidade

Você sabia que as almofadas na parte inferior das patas de um felino revelam a personalidade do seu gato? A garra, por exemplo, é considerada a linha da vida; a primeira almofada à direita, é sorte; e a segunda almofada à esquerda, significa inteligência. No mais, a terceira almofada é o amor, e a quarta é o apetite.

Divirta-se e tente decifrar o exterior legal do seu gato para descobrir, examinando suas patas, diversos atributos da personalidade do felino. Você pode se surpreender com as informações descobertas.

Elas acompanham o tipo de pelo

Olhe atentamente para as patas do seu gato. Observe que as cores das almofadinhas combinam com os padrões e cores de pelo do gato.

Normalmente, os gatos conhecidos como frajolas vêm com manchas pretas, rosas ou mescladas nas almofadas das patas. Já os gatos com pelo cinza têm as patas com uma coloração cinza ou amarronzada. Por fim, os gatos brancos têm as almofadas de cor rosa-claro. Repare que os pelos combinam com as patinhas dos gatos, sendo bem harmônicos.

As patas dos gatos precisam receber o devido cuidado!

patas de gato

Percebemos aqui quantas funções especiais as patas dos gatos têm, o que faz com que seja fundamental o cuidado do tutor para com elas. Os gatos utilizam as patas o tempo todo para diversas funções, conforme vimos no artigo.

É importante que as unhas estejam bem aparadas, que os pelos estejam bem cortados e, ao menor sinal de que algo não vai bem com as patas, é primordial procurar um veterinário. O uso do arranhador também é importante para os gatos, que têm a necessidade de arranhar as garras em alguma superfície. Portanto, não negligencie os cuidados com as patas do seu pet e procure sempre cuidar delas com muito carinho e atenção.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.