Gato mordendo? Descubra as causas e o que fazer para parar

Gato mordendo? Descubra as causas e o que fazer para parar

Você sabe dizer se é normal o seu gato te morder? As causas podem ser desde brincadeiras até problemas de saúde. Descubra isso e muito mais neste artigo!


Gato mordendo é normal?

gato mordendo

Não é incomum ter um gato que gosta de morder. Os gatos são animais domésticos que ainda compartilham muitas características de seus antepassados selvagens, como o gosto por caçar e por brincar de caça. Existem diversos motivos para que seu bichano esteja te mordendo, desde a fase de filhote, passando por formas de carinho, até por estar com medo.

Mas, uma coisa podemos dizer: é normal que seu gato morda! O importante é descobrir a fonte desse comportamento e tomar a decisão correta, seja através da educação, da distração ou até o levando ao veterinário.

Neste artigo, você irá aprender o porquê do seu gato morder, o que pode fazer para controlar esse comportamento e muito mais! Continue lendo e descubra.

Alguns motivos do gato estar mordendo

gato mordendo

Existem diversos motivos que podem fazer o seu gato querer morder. Muitos deles estão ligados diretamente a esse instinto de caçador que nossos felinos ainda mantêm, entretanto, há casos em que o motivo pode ter origem em algum problema. Veja mais a seguir.

Fase de mordida do gato filhote

Quando o gato ainda está na fase de crescimento, o seu comportamento é muito mais constituído pelos instintos do que pelo o que ele já aprendeu. E, como a caça está presente no DNA do gato, nada mais comum do que os filhotes gostarem de brincar disso, atacando o seu dono (muitas vezes, sua única referência) como forma de brincadeira.

Além disso, o crescimento dos dentes também influencia nessa vontade de morder insaciável dos mais novos de usá-los, contribuindo para o comportamento.

Forma de carinho

Os gatos têm suas próprias formas de se comunicar, e algumas delas envolvem mordidas. Tanto as mordidas esporádicas e não tão fortes, quanto as outras, principalmente em momentos em que ele está ronronando, podem indicar uma mordidinha de carinho!

Esse ato pode indicar seu bichinho dizendo que gosta de você, por exemplo, ou então pode significar um pedido de carinho dele, chamando sua atenção para o momento que está tendo com você.

Domínio

Quando a mordida é mais forte, normalmente em momentos de irritação ou descontentamento do gato com alguma atitude, pode ser que ele esteja tentando dominar a relação. Os felinos podem ser temperamentais e exigentes, ainda mais quando não sabem quem realmente manda na casa!

Essa “disputa” de domínio que ele está tendo com o dono podem gerar mordidas nada agradáveis. É importante deixar bem claro para seu gato que esse não é um comportamento aceitável.

Brincadeiras e empolgação

Os gatos podem se tornam muito eufóricos durante uma brincadeira excepcionalmente prazerosa! E, no meio da empolgação, o instinto caçador dele pode aflorar e ele pode começar a morder.

Mesmo sendo bastante normal, mostrar que isso não faz parte da brincadeira ajuda a diminuir o comportamento nessas horas específicas. Uma boa dica é interromper a brincadeira quando isso acontecer.

Interromper ações indesejadas

Um dos maiores clichês de reclamações sobre os gatos é a mudança repentina de atitude deles durante um carinho: em um momento, estão amando a carícia, e no outro, estão te mordendo! Pode ser difícil entender no começo, mas isso ocorre quando alguma ação indesejada acontece.

Ler a linguagem corporal do seu bichinho ajuda a prever essas mordidas e a respeitar os limites dele. A mordida é uma chamada de atenção para algo que não está mais agradável.

Gato mordendo pode ser medo

Se o seu gato é novo na casa, ou passou por algum evento traumático e está mordendo muito, pode ser sinal de medo. A mordida é uma das defesas corporais do gato para situações em que ele se sente acuado e aterrorizado, se encaixando em vários fatores.

Tente pensar no que pode estar causando isso e, dependendo da gravidade, uma boa dica é procurar um especialista em comportamento felino para resolver o problema.

Estado de saúde do gato

O gato mordendo pode ser sinal de que ele está com algum incômodo gerado por problema de saúde, interna ou externa. Quando é o caso, é possível notar outros sinais como falta de apetite, excesso de sono e mudanças no intestino e nas idas ao banheiro

Se a mordida do seu gato indica alguma doença, o mais recomendado é levá-lo ao médico veterinário o mais rápido possível! Uma das doenças mais associadas com mordida felina é a raiva, de modo que é possível evitá-la com a regularidade da vacina antirrábica! Os problemas causados por esse tipo de doenças podem ser irreversíveis.

O que fazer para o gato parar de morder

gato mordendo

Através de algumas técnicas de educação, o gato começa a entender que não é legal morder. Pode ser complicado no começo, mas os gatos são animais inteligentes e perfeitamente capazes de entender que você que está no comando da relação. Veja abaixo o que fazer para o gato parar de morder!

Evite dar atenção após a mordida forte

Quando o gato começa a morder forte, pelo motivo que for, no momento, o melhor a se fazer é parar de dar atenção. Eles podem ser bem insistentes e ir atrás de você para morder mais, porém, ao continuar o ignorando, o gato começa a assimilar que o fato de ter mordido o seu dono não gerou o esperado, que pode ser desde uma reação de dor (lembre-se que os gatos são caçadores!) ou até mesmo uma tentativa de defesa.

Ao aprender que, mesmo mordendo forte, ele não recebe atenção por isso, é possível que perca o interesse na prática.

Pare a interação com o gato

Às vezes, acontece de estar brincando com o gato e de ele se empolgar de súbito, começando a te morder, não é mesmo? Faça como o exemplo anterior e pare de dar atenção a ele, interrompendo a interação que vocês estão tento no momento.

É essencial que seu bichano saiba que você não gostou dessa atitude e que, por isso, não quer mais fazer carinho ou brincar, assim ele entenderá que a atitude não é uma boa ação. Gatos são animais muito inteligentes, pode ter certeza que, depois de algum tempo tendo essa reação, ele não irá mais fazer!

Ofereça brinquedos para entretenimento

Em muitos casos, a mordida felina está associada a uma fuga de estresse ou ansiedade do gatinho, onde ele sente uma necessidade de extravasar mordendo. Pode ser também que ele esteja com energia acumulada, principalmente depois de uma tarde toda dormindo, e que escolha a mordida para gastá-la.

Nesses momentos, troque a opção de mordida dele, tirando as partes do seu corpo e colocando brinquedos para entretenimento! Existem ótimas opções no mercado que chamam a atenção do gato e oferecem o espaço e material adequado para ele extravasar!

Cuidados extras com o gato mordendo

gato mordendo

Há situações em que, apenas educando com as técnicas, o problema não é resolvido. Em casos que exigem uma atenção maior, é preciso ter alguns cuidados extras com o gato mordendo, como, por exemplo, entender o animal e respeitar seu espaço. Saiba mais aqui embaixo.

Saiba identificar quando o gato quer morder

Identificar a linguagem corporal do gato ajuda a saber quando ele quer morder. Observe, por exemplo, se ele está agitado, com as orelhas baixas, pupilas dilatadas, pelos eriçados e se está emitindo grunhidos ou rosnados.

Essas são características mais gerais, porém, à medida que você observa e conhece seu felino, fica mais fácil dizer quando ele pretende te atacar. Fique atento e não estimule esse comportamento nele! É essencial que ele entenda que não é uma atitude aceitável.

Evite punições

Gatos são animais com instintos aflorados, mas que também são muito inteligentes para aprenderem truques e lições. Como você já viu aqui, o fato do pet morder não é totalmente culpa dele, são reações para determinadas ações dos outros.

Portanto, evite punições e opte pela educação e pelo entendimento do ocorrido. Assim, vai conseguir ver que ele aprende mais quando te respeita do que quando te teme ou passa a desgostar de você! Os gatos têm personalidades muito marcantes que moldam sua forma de se relacionar com as pessoas.

Castração e vacinas são importantes

Um dos diversos benefícios que a castração traz para os felinos é que ela os deixa mais calmos. O gato perde diversos comportamentos naturais que estão diretamente ligados aos hormônios sexuais, como a marcação de território e a agressividade, diretamente associada a morder de forma constante.

Ao se tornar mais calmo, o animal também não fica agitado com grande frequência, sendo essa outra situação comumente ligada às mordidas. Já as vacinas impedem que os gatos tenham doenças que, além de afetarem a saúde do animal, podem fazer com que ele morda mais, como, por exemplo, a raiva.

Evite molhar o gato sem necessidade

Um dos mecanismos populares de se educar um gato sem machucá-lo é espirrando água nele. É defendida essa ideia por diversos especialistas como correta, mas é importante ficar atento com a frequência em que você molha o gato: se a prática for constante, o animal começa a associar o ato com uma agressão ao invés de educação, o que pode gerar o efeito contrário, fazendo com que ele morda mais ainda.

Evite que isso aconteça, opte por outras maneiras de educar! O reforço positivo, isto é, oferecer um petisco quando ele se comporta e para de te morder, pode ajudar.

Respeite o espaço do gato

Às vezes, seu gato apenas não quer a atenção que você o está dando no momento. A mordida pode significar um “me deixe em paz”, mesmo se seu gato tenha fama de carinhoso. Como dito anteriormente, eles são animais de personalidade forte, e respeitar o seu momento e seu espaço é muito importante para uma convivência com eles.

Uma interação forçada pode gerar estresse no animal, que reage com mordidas agressivas. Entenda o que ele quer no momento, respeite isso e, com certeza, esses momentos desagradáveis vão diminuir drasticamente!

Toque-o e acaricie-o levemente

Essa dica é muito útil principalmente para quem convive com gatos esporadicamente! Os felinos possuem uma das características que mais os diferenciam dos cães: eles não gostam de brincadeiras e carinhos tão agitados. Um movimento brusco e surpreendente pode ser entendido por eles como ameaça, gerando mordidas.

Toque e acaricie o gato levemente, com calma e cuidado, e apenas em locais que forem aceitáveis por ele. Pode ter certeza que, ao respeitar o espaço de conhecimento e aceitação do animal com o carinho, ele irá retribuir! Felinos são animais que amam um carinho calmo e silencioso.

Dê atenção ao seu bichano

Muitas pessoas têm uma visão de que os gatos, por serem mais independentes e calados, gostam de estar o tempo todo quietos e sozinhos. São animais que gostam de atenção e carinho como os outros, e a falta disso pode gerar estresse e ansiedade no animal, ou até mesmo depressão felina.

Problemas de saúde mental podem afetar o comportamento deles, e uma das reações pode ser a mordida excessiva. Para prevenir isso, dê mais atenção ao seu bichano! Você pode fazer carinho enquanto descansa, e brincar com ele quando for oportuno. Pequenas mudanças no dia a dia já fazem uma enorme diferença!

Para o gato, morder está no instinto

gato mordendo

Neste artigo, você viu que é normal e natural os gatos morderem, além de descobrir o que pode causar essas mordidas, desde as mais fracas, até as mais fortes. Viu também que alguns cuidados básicos com a educação felina podem solucionar esse comportamento desagradável deles.

Além disso, aqui foram mostrados cuidados extras para se ter com gatos que estão mordendo. Além disso, você aprendeu como identificar quando o gato vai morder, e foi instruído a evitar punições e a manter vacinas em dia, sempre respeitando o espaço do gato.

Mesmo aprendendo como o gato age, como reagir a isso e como evitar as atitudes, é preciso entender que morder está em seu instinto, de modo que não se pode inibir totalmente esse comportamento! Busque compreender as necessidades do seu bichano e substituir as mordidas em você por lugares adequados: o equilíbrio é a chave!

Autor deste artigo

Escritor e redator, apaixonado por animais, pela leitura e por contar histórias. Sou estudante de jornalismo na UFF, onde aprimoro minha prática e alimento minhas paixões profissionais. Escrevo por aqui como troca de conhecimento, inspirado no amor pela minha gatinha Gina.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.